quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

MAGNOLIA / MAGNOLIA (1999) - ESTADOS UNIDOS




METAFÓRICO

Big Earl Partridge (Jason Robards) é um produtor de Tv que está doente, no fim da vida. Casado com uma mulher mais nova,  Linda (Juliane Moore), pede a seu enfermeiro, Phill (Phillip Seymour Hoffman), que localize seu filho,  Frank (Tom Cruise), com quem rompeu relacionamento. Frank tornou-se um popular apresentador / guru sexual machista.  


Jimmy Gator (Philip Baker Hall)  apresenta um programa de Tv de perguntas. Encontra-se com câncer em fase final e tenta conversar com sua filha Cláudia, uma jovem depressiva e usuária de drogas pesadas. Claudia tem aversão ao pai e não aceita nenhum tipo de diálogo. 




Donnie Smith (William H. Macy) é um homem que tem uma vida solitária e ficou famoso, quando criança, por participar do programa de Jimmy. 

Jim Kurring (John C. Reilly) é um policial que acredita que sua função antes de tudo é fazer o bem às pessoas e auxiliá-las da melhor forma possível. Certo dia vai à casa de Claudia para responder a um chamado e se apaixona pela problemática jovem. O que eles tem em comum? Suas vidas estão entrelaçadas.


Quem já viu Short Cuts do diretor Robert Altman e Babel deve pensar que esta produção segue a mesma linha. O roteiro escrito pelo diretor, porém, nos traz um filme cheio de metáforas. Somente os que estiverem com os sentidos bem aguçados perceberão as sacadas inseridas na trama.


O diretor Paul Thomas Anderson soube construir muito bem as personalidades dos personagens: Tom Cruise faz um guru, cheio de verdades, egocêntrico, megalomaníaco, cuja temática é instruir homens a saírem com mulheres sem compromisso e tratá-las como objeto. A performance do ator está ótima e ele realmente parece um desses personagens reais que frequentam nossas TVs falando um monte de bobagens e conquistando uma leva de seguidores. A máscara começa a cair quando uma entrevistadora o confronta com seu passado cheio de lacunas.
Julianne Moore criou uma personagem forte.  À beira de um colapso, Linda não sabe como conduzir sua vida, rezando para que um milagre aconteça ou que alguém a ampare.


John C. Reilly apesar de raramente protagonizar filmes como personagem principal dificilmente deixa escapar a chance de se destacar. Reilly consegue pegar papéis aparentemente sem grande importância e engrandecê-los em cena. Aqui não é diferente. Suas cenas prendem o espectador.



William H. Macy (Celular: Um Grito de Socorro) é outro ator que faz filmes em papeis secundários e rouba as cenas. Seu personagem Donnie Smith é uma pessoa confusa em seus sentimentos, preso ao passado e o medo de revelar-se. Podemos citar também a jovem Claudia (Melora Walters) que protagoniza ótimas cenas. 



Todos os personagens carregam uma espécie de mea culpa, um sentimento de angústia e dor em maior ou menor escala. Todos têm seus problemas e alguns procuram entrar na trilha da vida novamente e seguirem com suas vidas. Para alguns não há redenção, somente um breve alívio.




ATENÇÃO: NO FINAL, APÓS AS FILMOGRAFIAS DOS ARTISTAS, HÁ SPOILERS E EXPLICAÇÕES SOBRE DETERMINADAS SITUAÇÕES:


Com cenas no início e no final do filme, que retratam coincidências ocorridas na história, o diretor criou uma história riquíssima em detalhes e personagens e os interagiu de alguma forma entre si. 



Mesmo que depois de tudo isso a explicações (reveladas no final do post) não convençam, o filme pode ser visto como uma ótima diversão para aqueles que gostam de roteiros bem amarrados onde personagens e ótimos atores fazem toda a diferença.

Trailer:





Curiosidades:

Paul Thomas Anderson foi diretor dos filmes Sangue Negro 2007 e Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997)

Jason Robards (1922–2000) ganhou 2 Oscars: Melhor ator Coadjuvante por Júlia (1977) e Melvin e Howard (1980).

Tom Cruise já foi indicado ao Oscar 3 vezes: Como Melhor Ator por Nascido em 4 de Julho (1989)e  Jerry Maguire: A Grande Virada (1996) e como Melhor Ator Coadjuvante Magnólia (1999

O filme foi indicado a três Oscars: Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante (Tom Cruise) e Melhor Canção Original (Save me - Aimee Mann)

Julianne Moore foi indicada 4 vezes ao Oscar: Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997);  Fim de Caso (1999);  As Horas (2002) e Longe do Paraíso (2002) . Conquistou a estatueta por : Para Sempre Alice (2014)

John C. Reilly  concorreu ao Oscar por Chicago (2002).



Filmografia Parcial:
Tom Cruise










Amor Sem Fim (1981); Toque de Recolher (1981); Vidas Sem Rumo (1983); Porky 3 (1983); Negócio Arriscado (1983); A Lenda (1985); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); A Cor do Dinheiro (1986); Rain Man (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Dias de Trovão (1990); Questão de Honra (1992); A Firma (1993); Entrevista Com o Vampiro (1994); Missão: Impossível (1996); Jerry Maguire: A Grande Virada (1996); De Olhos Bem Fechados (1999); Magnólia (1999); Missão: Impossível 2 (2000); Vanilla Sky (2001); Minority Report: A Nova Lei (2002); O Último Samurai (2003); Colateral (2004); Guerra dos Mundos (2005); Missão: Impossível 3 (2006); Trovão Tropical (2008); Operação Valquíria (2008); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Jack Reacher: O Último Tiro (2012); Oblivion (2013); No Limite do Amanhã (2014); Missão: Impossível - Nação Secreta (2015); Jack Reacher: Sem Retorno (2016); A Múmia (2017); Mission: Impossible 6 (2018)

Julianne Moore









Contos da Escuridão (1990); Feitiço Mortal (1991); A Mão Que Balança o Berço (1992);Corpo em Evidência (1993); O Fugitivo (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Assassinos (1995); O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); O Grande Lebowski (1998);Magnólia (1999); Hannibal (2001); As Horas (2002); Filhos da Esperança (2006); O Vidente (2007); Ensaio Sobre a Cegueira (2008); Identidade Paranormal (2010); Carrie, a Estranha (2013); Sem Escalas (2014); Mapas para as Estrelas (2014); Para Sempre Alice (2014); O Sétimo Filho (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015).

John C. Reilly
 








Pecados de Guerra (1989); Não Somos Anjos (1989); Dias de Trovão (1990); Neblina e Sombras (1991); Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993); O Rio Selvagem (1994); Eclipse Total (1995); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); Além da Linha Vermelha; (1998); Nunca Fui Beijada (1999); Magnólia (1999); Mar em Fúria (2000); Gangues de Nova York (2002);As Horas (2002); O Aviador (2004); Água Negra (2005); Quase Irmãos (2008); Cyrus (2010); Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011); Guardiões da Galáxia (2014); Kong: A Ilha da Caveira (2017).

Philip Seymour Hoffman (1967–2014)










Fé Demais Não Cheira Bem (1992); A Fuga (1994); Quando Um Homem Ama Uma Mulher (1994); O Indomável - Assim É Minha Vida (1994); Twister (1996); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); O Grande Lebowski (1998); Patch Adams: O Amor é Contagioso (1998); Magnólia (1999); O Talentoso Ripley (1999); Dragão Vermelho (2002); Cold Mountain (2003); Quero Ficar com Polly (2004); Capote (2005); Missão: Impossível 3 (2006); Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (2007); Sinédoque, Nova York (2008); O Mestre (2012); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013); O Homem Mais Procurado (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015)   
          
William H. Macy:











Em Algum Lugar do Passado (1980); O Último Dragão (1985); O Jogo de Emoções (1987); As Coisas Mudam (1988); Homicídio (1991); Neblina e Sombras (1991); Lances Inocentes (1993); O Cliente (1994); Sem Suspeita (1995); Fargo (1996); Fantasmas do Passado (1996); Força Aérea Um (1997); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); A Qualquer Preço (1988); Magnólia (1999); Pânico (2000); Jurassic Park III (2001); Spartan (2004); Celular: Um Grito de Socorro (2004); Obrigado por Fumar (2005); Motoqueiros Selvagens (2007); O Quarto de Jack (2015).

Thomas Jane










Buffy - A Caça-Vampiros (1992); Nemesis - O Exterminador de Androides (1992); O Corvo: A Cidade dos Anjos (1996); Sem Limite (1997); A Outra Face (1997); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); Do Fundo do Mar (1999); Magnólia (1999); Sob Suspeita (2000); Além da Linha Vermelha (1998); O Apanhador de Sonhos (2003); O Justiceiro (2004); O Nevoeiro (2007); A Era da Escuridão (2008); A Máquina (2015).
 

Jason Robards (1922–2000)









Crepúsculo Vermelho (1959); O Amor Tudo Vence (1961); Suave é a Noite (1962); Longa Jornada Noite Adentro (1962);  A Hora da Pistola (1967); Quando o Strip-Tease Começou (1968); Era uma Vez no Oeste (1968); A Morte Não Manda Recado (1970); Júlio César (1970); Tora! Tora! Tora! (1970); Johnny Vai à Guerra (1971); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); O Menino e seu Cachorro (1975); Todos os Homens do Presidente 1976); Furacão (1979); Cabo Blanco (1980); O Resgate do Titanic (1980); Melvin e Howard (1980); A Lenda do Cavaleiro Solitário (1981); A Volta de Max Dugan (1983); The Day After: O Dia Seguinte (1983); O Mercador de Almas  (1985); O Preço da Paixão (1988); O Tiro que não Saiu pela Culatra (1989); Não Tenho Troco (1990); Mark Twain e Eu  (1991); As Aventuras de Huck Finn (1993); Filadélfia (1993); O Jornal (1994); Maré Vermelha (1995); Inimigo do Estado (1998); Magnólia (1999)

William Mapother:
Prova de Fogo (1998); Magnólia (1999); Missão: Impossível 2 (2000); A Senha: Swordfish (2001); Vanilla Sky (2001); Os Reis de Dogtown (2005); A Outra Terra (2011); Intocável : A História de Drew Paterson (2102); O Universo no Olhar (2014), O Misterioso Caso de Judith Winstead (2015) e participações em vários seriados 


MAGNÓLIA - EXPLICAÇÃO

As metáforas são várias e, claro, nem todos perceberão as sutilezas. Na plateia aparece uma carta com a inscrição 8:2. Isso remete direto à bíblia em Êxodos: " Disse o SENHOR à Moisés: Vai ao Faraó e diz-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Mas se recusares a deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos”... Isso explica um pouco a famosa cena (da chuva) do filme que muitos detestaram e classificaram de absurdo. Na verdade no absurdo da vida cotidiano (como alguns classificam), onde cada personagem tem sua cota,  uma chuva de sapos não seria afinal de contas, tão absurdo assim (essa pode ser a ideia do autor saindo do lado religioso)

Os números 8 e 2 aparecem dezenas de vezes: como no letreiro do tempo (82% de probabilidade de chuvas), na presidiária Marcy, na caixa postal de Jimmy, o piloto no avião vermelho 82, no jogo de cartas em que o jogador precisa de 8 e sai o número 2 (8+2). No pôster do filme há 10 sapos (8+2). 23 de março, o dia em que Sydney salta é o 82º dia do ano e assim vai (deve ter, no mínimo, umas 20 referências com os números). A questão da famosa chuva inicia-se ao Frank ver seu pai morto. Até o último momento Frank destilou seu ódio para, de repente, pedir que seu pai não fosse. Qual a frase mesmo de Êxodos?

O menino, que Jim encontra na rua e lhe canta uma música, parece estar inserido na trama com um propósito bem mais amplo e espiritual. O garoto canta dois versos interessantes: "eu sou o profeta" e "Quando tudo se complica, Deus faz chover", lembram de Êxodos 8:2? 

Ainda a respeito do garoto há um diálogo no bar entre três personagens que dizem: “É perigoso confundir crianças com anjos” e, posteriormente, “não é perigoso confundir crianças com anjos”. A cena parece referir-se a uma quarta pessoa no bar, porém o diretor fez uma armadilha que para que os espectadores não percebessem que estes estavam, na verdade, falando do garoto. Logo, podemos pensar que o menino poderia ser um anjo, porque ele aparece no acidente de Linda e quando pega a arma de Jim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre