domingo, 30 de junho de 2024

A MARCA DE UM ASSASSINO / DIA DO JULGAMENTO: A HISTÓRIA DE JOHN LIST / JUDGMENT DAY: THE JOHN LIST STORY (1993) - ESTADOS UNIDOS

TELEFILME DE QUALIDADE

O pequeno John Emil List vivia com mãe que o impedia de brincar com outras crianças por considera-los uma péssima influencia. Sua mãe, uma religiosa luterana fervorosa, trata o filho com fortes conceitos de ordem e disciplina, além de dogmas bíblicos a fim do mesmo obter uma vida de sucesso quem nem o pai e nem o avô conseguiram.   John (Robert Blake),  agora adulto e casado, se mostra uma pessoa com dificuldades de se relacionar com os demais. Ele se torna um contador, mas sua vida não é o que imaginara. 

Certo dia, um vizinho suspeita de que algo está ocorrendo na casa da família List. A polícia pega o homem rondando e ele comunica que algo está estranho: a mulher não tem dado notícias, a música está sempre alta e as luzes constantemente acesas. Quando a dupla de policiais consegue entrar na casa descobre a mãe, a esposa e os três filhos de John mortos a tiros e nenhum sinal do patriarca da família, apenas uma carta endereçada ao reverendo local confessando o crime. Logo, um perfil é traçado: John era considerado um homem muito rígido, pacato e que dava aulas aos domingos na igreja. Ele desaparece, assumindo uma nova identidade, e o chefe de polícia Bob Richland (David Caruso) resolve que se empenhará a todo custo para levar o assassino à prisão. Os anos passam e John, com uma nova identidade, trabalha como contador e frequenta normalmente a igreja, sem arrependimentos do que fizera. Quando conhece Eleanor (Melinda Dillon), planeja uma nova vida, mas Richard consegue um modo de tentar expor John, caso este ainda esteja vivo depois de dezoito anos. 

A Marca de um Assassino estreou em nossas tevês com o título: "Dia do Julgamento: A Hitória de John List" e pouco foi reprisado depois na tevê aberta. Dirigido por Bobby Roth, conhecido por ter dirigido 15 episódios do seriado “Prision Break” (entre 20005 e 2009), foi um eficiente telefilme produzido pela rede americana CBS em 1993 e trazendo a frente o ator Robert Blake (1933-2023) do famoso seriado “Baretta” (1975-1978), na qual o ator chegou a ganhar um Emmy.

Baseado em fatos reais, o filme se aproxima muito do que realmente ocorreu, algo raro no gênero, e conjectura através de ocasionais flashbacks o motivo que teria levado List a cometer o brutal assassinato. O filme inicia com John ainda criança preso a uma mãe dominadora. E isso iria refletir em sua vida. Seu casamento, com uma jovem viúva (que nunca esquecera o marido falecido na Guerra do Vietnã), começa bem, mas aos poucos começa a afundar. A educação que recebera da mãe, tenta repassar aos filhos e novos conflitos surgem. Quando John resolve levar a mãe (que lhe ajudará financeiramente) para morar com sua família na mansão, que comprara pressionado pela esposa, uma mulher de valores bem diferentes dos seus, a atmosfera para John começa a se tornar insuportável: agora ele vê a esposa e a mãe como as culpadas por sua vida enfadonha (ele vê outras pessoas sempre sendo promovidas e recebe feedbacks que sua falta de capacidade de lidar com outras pessoas é o grande problema). Ele perde o emprego e as dívidas se acumulam (mas finge estar trabalhando) e os filhos se tornam um obstáculo a ser feliz. Quando John, agora com o nome de Robert Clark, conhece Eleanor, anos depois, parece que conseguirá deixar o passado para trás e sua vida tomará um novo rumo acreditando que poderá ser feliz, mas um programa na tevê chamado “America's Most Wanted” (nós tivemos em nosso país um programa similar: "Linha Direta")  relembra o caso.

O que a produção tenta passar é que List seria um homem que cometeu o massacre acreditando estar fazendo a coisa certa e que acreditava seria perdoado por Deus, preso a uma noção deturpada de certo ou errado criado por sua mãe e interpretações equivocadas da bíblia. Na vida real, os advogados de List tentaram argumentar que ele sofria de “Transtorno Pós-traumático” por ter servido na Segunda Guerra Mundial e na Coréia. List foi condenado a cinco prisões perpétuas. Sua alegação para o massacre foi que sua família iria para “um lugar feliz”, sem dor ou sofrimento, na qual um dia se reuniriam com ele. E que não cometera suicídio, pois não entraria no céu. John morreria na prisão aos 82 anos. O curioso é que na mansão comprada pela família (que sofreu um incêndio não esclarecido três meses depois) foi encontrada um lustre que já estava no local antes da compra e o valor dele (100 mil dólares na época) resolveria todos os problemas financeiros de List. 

O elenco é muito bom, o que contribuiu para a qualidade da produção. Robert Blake fez uma composição bem interessante de List, com uma aparência bem diferente da época do seriado. Blake, em sua vida particular, teve sua imagem arranhada com a morte da esposa, assassinada a tiros em um estacionamento na qual ele também estava. O ator foi tido como suspeito e levado a julgamento, mas foi inocentado devido a arma que possuía ser diferente da usada no crime e porque a esposa teria se envolvido em possíveis transações fraudulentas que poderiam ter gerado uma vingança.  Beverly D'Angelo é uma atriz com carreira extensa em cinema e televisão. Ele fez a esposa Helen, que perdeu o marido que amava e viu em List um casamento seguro, mas da qual nunca viria a ter. Na verdade, ela nunca foi feliz e seu relacionamento com a mãe de seu esposo era o pior possível. Carroll Baker, famosa atriz da “época de ouro” de Hollywood interpretou Alma, mãe de List. O filme a colocou como uma mulher manipuladora e que mantinha controle sobre o filho até na fase adulta.  Nunca concordou com o casamento do filho e odiava a nora. A criação que dera a List, conforme o filme, o transformou em uma pessoa sem capacidade de conduzir a própria vida, inseguro e sem capacidade de adaptação, um homem que apesar de possuir uma formação (em Administração com mestrado em Contabilidade), nunca conseguiu manter-se durante muito tempo em um emprego. David Caruso interpretou o obstinado chefe de polícia, que não aceitou encerrar o caso e Alice Krige fez a irmã de Helen List.  Melinda Dillon interpretou Eleanor, uma mulher divorciada que conheceu List em uma reunião social da igreja e se casou com ele, sem saber que este assumira uma nova identidade. O restante do elenco não é muito conhecido em nosso país. 

A Marca de um Assassino é um telefilme muito interessante com uma história que prende o espectador. Robert Blake fez uma composição muito interessante, apoiado por um elenco muito bem representado. É um telefilme da época em que as emissoras americanas investiam em obras de qualidade e concorriam entre si. Um telefilme que merece ser redescoberto.

 

Promocional:


Curiosidades (contém spoilers):

 Há , até o momento desta postagem, uma cópia no YouTube no idioma original, mas que permite acionar legendas traduzidas automaticamente

O filme estreou em 06 de julho de 1996 no Supercine da rede Globo e resurgiu em 1998 no Intercine

Frank Bender, o renomado escultor forense da Filadélfia, PA, recriou e envelheceu a cabeça de John List. Quando foi exibido no America's Most Wanted, ele foi capturado poucos dias após a exibição por um informante que o reconheceu como um morador de sua comunidade.

Antes dos assassinatos, List escreveu uma carta às escolas de seus filhos dizendo que a família estaria fora da cidade por algumas semanas para cuidar de um parente doente. A polícia foi chamada quando vizinhos notaram as luzes da casa se apagando uma a uma. Como não se sabia se a mãe idosa de List estava com a família, a polícia entrou na casa e descobriu os corpos. A polícia também encontrou uma carta manuscrita de 5 páginas escrita por List e endereçada ao seu pastor. Nesta carta, List fez uma confissão completa.

Carroll Baker, que interpreta a mãe de John List, era menos de dois anos mais velha que Robert Blake, que interpretou seu filho.

Quando a casa dos List pegou fogo em 1972, foi descoberto que o vitral da claraboia sobre o salão de baile foi feito por Louis Comfort Tiffany e valeu cerca de US$ 100.000,00.

John List afirmou em uma entrevista que originalmente planejava matar sua família em 1º de novembro de 1971, porque era o "Dia de Todos os Santos", um dia que ele considerou apropriado para mandá-los para o céu. No entanto, devido a uma interrupção nos seus planos de viagem, ele adiou os assassinatos para oito dias depois, 9 de novembro.

List deixou todas as luzes da casa acesas e a música tocando para dar à casa uma aparência de habitada e dissuadir quaisquer intrusos.

O aniversário de John List era 17 de setembro (1925), e o de Robert Blake, 18 de setembro (1933).

Blake nasceu em Nutley, NJ, a aproximadamente 25 minutos de Westfield, NJ, onde ocorreram os assassinatos de List.

O ator que interpretou John List, Robert Blake, foi acusado do assassinato de sua esposa Bonnie Lee Bakley em 4 de maio de 2001. Blake foi absolvido em 16 de março de 2005.


Robert Blake em Baretta









Beverly D'Angelo em Férias Fustradas









David Caruso  em CSI Miami








Alice Krige em Jornada nas Estrelas : Primeiro Contato








Carroll Baker em Assim Caminha a Humanidade









Cartaz:



 

 

 







Filmografias Parciais:

Robert Blake (1933-2023)






Não Se Ama por Encomenda (1939), Joy Scouts (1939), Nem Só os Pombos Arrulham (1940), Um Assassino de Luvas (1942), Demônio de Palmo e Meio (1942), Paixão Oriental (1942), A Dupla Vida de Andy Hardy (1942), Senhorita Ventania (1943), Assim é a Glória (1943), O Anjo Perdido (1943), Bandoleiros Encobertos (1944), Faca Traiçoeira (1944), A Sétima Cruz (1944), O Valentão de Santo Antônio (1944), A Bomba (1944), Um Retrato de Mulher (1944), O Barba-Azul do Oeste (1945), Acusado Inocente (1945), Dakota (1945), A Luta pelo Ouro (1946), Acordes do Coração (1946), Quadrilha do Vale (1947), The Return of Rin Tin Tin (1947), O Último Rodeio (1947), O Tesouro da Sierra Madre (1948), A Mão Negra (1950), O Príncipe de Bagdá (1953), Trindade Violenta (1956), Frutos da Violência (1956), A Fera de Budapeste (1958), Fúria de um Condenado (1958), Os Bravos Morrem de Pé (1959), Aqui Tombaram os Bravos (1959), A Quadrilha Escarlate (1959), A Maior História de Todos os Tempos (1965), Esta Mulher é Proibida (1966), A Sangue Frio (1967), Ambição Cega (1972), A Polícia da Estrada (1973), Mãos Sujas Sobre a Cidade (1974), Baretta (1975-1978), A Grande Corrida (1980), Ratos e Homens (1981), Cidade do Inferno (seriado - 1985), A Marca de um Assassino (1993), Assalto Sobre Trilhos (1995), Estrada Perdida (1997)

Beverly D'Angelo






A Sentinela dos Malditos (1977); Doido para Brigar... Louco para Amar (1978); Férias Frustradas (1983); Férias Frustradas II (1985); Cinderela às Avessas (1987); Férias Frustradas de Natal (1989); Morando com o Perigo (1990); Olho Por Olho (1996); Entre Amigos (1998); A Outra História Americana (1998); Madrugada Muito Louca 2 (2008); Deixa Rolar (2014), Amor por Acidente (2015), Férias Frustradas (2015), Chevy (2015), Dreamland (2016), A vida em espera (2016), Lady-Like (2017), Diversão a Três (2018), The Pack Podcast (2020), Electri-vacation (2020), Regresso ao Amor (2021), Noite Infeliz (2022)

Carroll Baker






Fácil de Amar (1953), Assim Caminha a Humanidade (1956), Boneca de Carne (1956), Da Terra Nascem os Homens (1958), Beijos que não se Esquecem (1959), O Milagre (1959), Ponte para o Sol (1961), Quando a Vida é Cruel (1961), A Conquista do Oeste (1962), Os Insaciáveis (1964), Crepúsculo de Uma Raça (1964), A Maior História de Todos os Tempos (1965), Na Vastidão da África (1965), Harlow: A Vênus Platinada (1965), O Harém (1967), O Doce Corpo de Deborah (1968), O Louco Desejo (1969), Tão Doce Quanto Perversa (1969), Os Ambiciosos Insaciáveis (1970), A Quarta Vítima (1971), Capitão Apache (1971), O Diabo das Sete Faces (1971), A Lâmina de Aço (1972), Baba Yaga: A Bruxa Maldita (1973), O Corpo (1974), Uma Professora Muito Particular (1975), Caça â Mala Preta (1976), O Ciclone (1978), Mistério no Bosque (1980), Star 80 (1983), O Diário Secreto de Sigmund Fred (1984), Herança de Sangue (1986), Ironweed (1987), Um Tira no Jardim de Infância (1990), Seu Maior Desafio (1991), A Marca de um Assassino (1993), O Segredo de um Homem (1993), Viagem pelo Perigo (1995), Dalva - O Desafio de uma Mulher (1996), Pacto de Morte (1997), Vidas em Jogo (1997), Traídos pela esperança (1997), O Espírito do Crime (1998), O Marido da Minha Amiga (2000) 

David Caruso 





Sem Aviso (1980); A Força do Destino (1982); Rambo: Programado para Matar (1982); Ladrão de Corações (1984); Irmãos Gêmeos (1988); Rei de Nova York (1990); Hudson Hawk, o Falcão Está à Solta (1991); Uma Mulher Para Dois (1993);  O Beijo da Morte (1995); Jade (1995); O Preço Da Ambição (1997); A Arte de um Crime (1998); Prova de Vida (2000); CSI: Miami (seriado 2002 a 2012)

Alice Krige






Carruagens de Fogo (1981); Histórias de Fantasmas (1981); Rei David (1985); Barfly: Condenados pelo Vício (1987); Sonâmbulos (1992); Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996); O Pequeno Vampiro (2000); O Chamado do Anticristo (2000); Reino de Fogo (2002); A Sombra do Medo (2004); Stay Alive: Jogo Mortal (2006); Terror em Silent Hill (2006); O Contrato (2006) O Cativeiro (2008); Solomon Kane - O Caçador de Demônios (2009); O Aprendiz de Feiticeiro (2010); Thor: O Mundo Sombrio (2013); O Príncipe do Natal (2017); O Príncipe do Natal: O Casamento Real (2018); The Bay of Silence (2019)


Fontes:

Jornal O Globo

Jornal do Brasil

IMDB

terça-feira, 25 de junho de 2024

ARMADILHA PARA UM ASSASSINO / IN THE COMPANY OF DARKNESS (1993) - ESTADOS UNIDOS


ACIMA DA MÉDIA

Gina Pulasky (Helen Hunt) é uma policial das ruas em busca de maior espaço, em um trabalho dominado por colegas masculinos. Ao atender um caso de agressão doméstica, acaba atirando na perna de num homem enfurecido que pretendia atirar em seu parceiro. Sua atitude termina rendendo elogios, mas quando uma situação termina em tiroteio os policiais envolvidos são encaminhados a uma psiquiatra em 48 horas.

No dia seguinte, o garoto Timmy é encontrado morto em uma floresta. Uma jovem chamada Sasha (Kim Klutznick) é interrogada, pois sempre passava pelo bosque. A princípio ela nega, mas depois ela confessa a Gina que vira um homem em uma árvore cujo retrato falado leva a Kyle Timler (Steven Weber). Ao virem no noticiário a foto do suspeito, um casal de idosos alega que ele pode ter sido o responsável pela morte de seu filho há muito tempo, visto que mantivera amizade com este e depois desaparecera. Quando dois investigadores vão a casa de Kyle, o oficial Will McCaid desconfia do modo como o jovem lida com a abordagem, muito solícito, e por sua negação de se submeter a um polígrafo.  Will pergunta a Kyle porque um rapaz que é considerado com um alto QI trabalha em uma cozinha de restaurante. O jovem se esquiva da pergunta com uma resposta pouco esclarecedora. 

Convencidos de que Kyle é o assassino, o departamento resolve colocar Gina, infiltrada, no restaurante onde o rapaz trabalha. Ela deve colher a amizade deste, mostrando-se com um perfil rebelde e de uma pessoa com caráter dúbio, possivelmente sociopata. Em pouco tempo, Kyle demostra interesse (Gina trabalha sempre com uma escuta). Ela cria um passado com problemas de desajuste social e atitudes reprováveis, inicialmente, mostrando-se propositadamente arredia com as investidas e algumas perguntas de Kyle. Aos poucos, o jovem começa a revelar coisas do seu passado, mas Gina quase põe tudo a perder quando a escuta causa uma queimadura em sua pele, para desespero de Will, seu parceiro. O grande medo é se Kyle descobrir o ardil e for realmente o que aparenta: um perigoso serial Killer.

Armadilha para um Assassino foi um telefilme lançado pela rede americana CBS em 1993 baseado em alguns pontos da vida de Jon Scott Dunkle, serial killer americano, responsável pelo assassinato de três meninos em Belmont, na Península de São Francisco, Califórnia, entre 1981 e 1985. Foi sentenciado à morte, porém até o momento cumpre prisão perpetua.

Já o telefilme teve a direção de David Anspaugh de “Momentos Decisivos” (1986) e que foi produtor do seriado Hill Street Blues (81-83). O roteiro coube a John Leekley roteirista de alguns episódios da série animada “Spawn” entre 1997–1999. E isso já nos mostraria que seria um indício de qualidade acima da média, mas “Armadilha para um Assassino” (título brasileiro bem interessante para “In the Company of Darkness”) nos traz uma história muito bem construída, com ótimos momentos, que nem parece produzido para a tevê. Vamos conhecendo os personagens aos poucos, junto com Gina, que monta um personagem e sempre tenta criar em Kyle uma cumplicidade, enquanto o serial Killer parece ter encontrado uma alma gêmea a ser lapidada. Ele revela segredos, mas mostra-se por vezes desconfiado. Gina confidencia algumas transgressões que fazem Kyle acreditar que ela pode ser como ele, só precisando “acordar”. O problema é quando Gina mistura suas “histórias” com fatos de sua vida fazendo com que Will McCaid (sempre na escuta) comece a perceber que Gina tem problemas com seu passado e essa missão pode desestabilizá-la emocionalmente. 

Helen Hunt já tinha uma carreira desde a época de infância quando aparecia em seriados como “A Família Robinson” (em um papel fixo), além de rápidas participações em seriados como “ARK II”, “A Mulher Biônica”, “Mary Tyler Moore” e telefilmes. Após este filme, estouraria em “Twister” (1996) e conquistaria o Oscar por “Melhor Impossível“ (1997). A atuação de Helen aqui é muito boa, mas ela também estava cercada de um ótimo elenco. Steven Weber funcionou muito bem no papel de um serial killer que muda de temperamento de acordo com a situação: sonso com os agentes, amável com Gina e, por vezes, ameaçador em seus relatos. O ator vinha de “Mulher Solteira Procura” (1992) e, após esse filme, entre outros trabalhos, estrelou a minissérie para a TV de “O Iluminado” (1997). O ator continuou em séries, telefilmes e emprestando sua voz para narrações de desenhos e criação de personagens. Jeff Fahey fez Will McCaid, um homem casado, que alega não mais amar a mulher, acabando por se envolver com Gina, que aceita manter com reservas essa relação. Ele é o apoio de Gina, ficando na escuta e aguardando um momento em que Kyle acabe confessando algo sem querer. Também se mantém de prontidão caso a situação dê errado. O restante do elenco não é muito conhecido em nosso país.

Armadilha para um Assassino é um passatempo muito interessante que prende do início ao filme. O filme teve escassas aparições em nossas tevês principalmente em sessões da madrugada, infelizmente com exibição em metragem reduzida para caber dentro da programação. Há uma versão dublada no YouTube com cerca de oito minutos a menos (mas que ainda assim não atrapalha o seu andamento) e uma versão original com legendas automáticas e metragem completa: 1h30 min.

 

Curiosidades:

Muitas das crianças figurantes eram da área de Riverside/Brookfield, incluindo Tim Shannon, que interpretou o pequeno Timmy Curtis. Tim cresceu em Riverside, não muito longe de onde o corpo do pequeno Timmy Curtis foi encontrado no início do filme.

Também conhecido como Em Companhia da Escuridão

 

Cartaz:


 

 

 









Filmografias Parciais

Helen Hunt


 




A Família Robinson (série 1975-76); Terror na Montanha Russa (1977); The Miracle of Kathy Miller (1981); Desperate Lives (1982); Trancers: O Tira do Futuro (1984); Peggy Sue, seu Passado a Espera (1986); Projeto Secreto: Macacos (1987); Gritos de Revolta (1988); Marcados Pelo Ódio (1989); O Tira do Futuro (1991); Bob Roberts (1992); Armadilha Para um Assassino (1993); O Beijo da Morte (1995); Twister (1996); Melhor é Impossível (1997); Louco por Você (seriado 1992 a 1999);  Dr. T e as Mulheres (2000); A Corrente do Bem (2000); Náufrago (2000); Do que as Mulheres Gostam (2000); O Escorpião de Jade (2001; Quando Me Apaixono (2007); Uma Segunda Chance (2010); As Sessões (2012); Uma Razão para Vencer (2018); Mad About You (seriado 2019); The Night Clerk (2020) 


Steven Weber






Jogo da Vida (1984), Prisioneiro de um Sonho (1985), Hamburger Hill (1987), Kojak: Fatal Flaw (1989), No Cumprimento do Dever (1990), Mulher Solteira Procura (1992), Armadilha Para um Assassino (1993), Ambição Fatal (1993), Um Passo em Falso (1994), Despedida em Las Vegas (1995), Drácula, Morto mas Feliz (1995), O Iluminado (minissérie 1997), De Pernas Pro Ar (seriado 1990-1997), Os Sortudos (1998), Relação Explosiva (1998), Dia da Minha Morte (1998), À Primeira Vista (1999), Aconteceu Naquela Noite (1999), Os Maiorais (2005), Intimidade Revelada (2005), Desespero (2006), Tudo por Você (2009), Pronta para Amar (2011), O Grande Ano (2011), Superando o Passado (2012), O Despertar de Uma Mulher (2014), Lutando Pela Vida (seriado 2014), Um Motorista em Apuros (2016), Ultimate Homem-Aranha (animação - narração 2012), Handsome: Um Filme de Mistério Netflix (2017), NCIS: Nova Orleans (seriado 2014–2017), Natal no Riacho (2018), 13 Reasons Why (seriado 2017-2020), Allan - Uma Súbita Paixão (2020), Chicago Med: Atendimento de Emergência (seriado 2021–2024)

 

Jeff Fahey 






Silverado (1985); Psicose 3 (1986); Punhos de Vencedor (1988); Sangue de Vingança (1989); Vingança Infernal (1990); Coração de Caçador (1990); Anatomia de um Assassino (1991); O Passageiro do Futuro (1992); Retrato Falado (1992); Armadilha Para um Assassino (1993), Matadora de Aluguel (1993); Wyatt Earp (1994); Olhos da Escuridão (1995); O Limite da Realidade (1995); Marshall, Justiceiro Implacável (seriado 1995); Darkman 3: Enfrentando a Morte (1996); Assassinato em Manhattan (1999); Sem Amanhã (1999);  Devastação em Los Angeles (2000); Fuga Cega (2001); Atração Sem Limite (2001); Outlaw (2001); O Poder da Mente (2002); Fallen Angels (2002); Operação Águia: Ponto De Impacto (2006); Grindhouse (2007); Planeta Terror (2007); Lost (seriado 2008 a 2010); Machete (2010); Não há Vagas (2010); Tráfico Humano (2015); Alita: Anjo de Combate (2019); Badland (2019);


sexta-feira, 21 de junho de 2024

A OUTRA FACE / THE NAKED FACE (1984) - ESTADOS UNIDOS

PRIMEIRO ROMANCE DE SIDNEY SHELDON

Judd Stevens (Roger Morre) é um psiquiatra de Chicago que vive sua rotina de atender seus pacientes, até que um dia, após um destes sair de seu consultório, termina por ser esfaqueado na rua, vindo a falecer. No dia seguinte, batem à porta de seu consultório os detetives McGreavy (Rod Steiger) e Angeli (Elliot Gould). Eles trazem uma jaqueta de chuva e Stevens reconhece como a que emprestara a seu paciente no dia anterior. Stevens reconhece o nome do inspetor McGreavy e descobre que este possui forte ressentimento contra si, devido a um julgamento em que Stevens livrou o assassino de seu parceiro de uma possível sentença de prisão, ao emitir um parecer de loucura. Enquanto Stevens conjectura que ele pode ser o alvo, mesmo que não sabia porque, McGreavy prefere seguir a linha de que Stevens possa ter algum envolvimento. 

Logo, outra vítima surge: a secretária de Stevens é encontrada no consultório morta com sinais de tortura. McGreavy quer acesso aos arquivos dos pacientes, mas Stevens nega, alegando sigilo profissional, o que irrita mais ainda o detetive, que passa a considera-lo o verdadeiro assassino, enquanto seu parceiro acredita que a investigação de McGreavy não é imparcial. Mas uma pergunta surge: quem seria o assassino? qual a sua motivação? Por que Stevens se tornou o alvo? Diante da percepção de Stevens de que há pouco empenho em mantê-lo vivo, ele contrata um decadente detetive particular com grande experiência nas ruas e o que este descobre não é nada bom.

Escrito e Dirigido por Bryan Forbes (1926-2013) de “Farsa Diabólica” (1964), "The Naked Face" é uma adaptação do primeiro romance do famoso escritor Sidney Sheldon escrito em 1970. Produzido pela Cannon, foi uma tentativa da produtora em lançar um filme que fugisse um pouco do estereótipo de focar frequentemente em um grande volume de produções, de artistas como Charles Bronson, Chuck Norris e Van Damme. E nada melhor que conseguir lançar uma versão de um livro de sucesso com um elenco de respeito: Roger Moore (um ano antes de seu último filme a frente do famoso agente inglês, “007 Na mira dos Assassinos”), Rod Steiger (Oscar por “O Calor da Noite”), Elliot Gould (“O Perigoso Adeus” ; “M.A.S.H”), David Hedison (o seriado “Viagem ao Fundo do Mar”) e Anne Archer (“Atração Fatal”). Mas um ótimo elenco é garantia de um bom filme? Nem Sempre.

O filme funciona? Em alguns aspectos sim, em outros deixa a desejar. A Outra Face demora muito a emplacar, ainda que mantenha a dúvida na mente do espectador, não de quem é a chave do enigma, mas o que o psiquiatra saberia que o colocasse como um alvo direito (logo no início o vemos na mira de um atirador). E esse ritmo cadenciado refletiu um pouco na atuação de Roger Moore, apesar de mostrar que sempre foi mais do que 007. Talvez o que prenda o espectador na tela sejam algumas reviravoltas que ocorrem e um final que não é fácil de se prever, bem atípico. Muitos consideraram um anticlímax. Particularmente, gostei.

A trilha sonora ficou muito bem encaixada e agregou ao filme. O orçamento não foi divulgado nem sua arrecadação. No Brasil, chegou apenas em VHS (pela Globo Vídeo) e depois ficou esquecido por décadas. Agora com o lançamento em Blu-Ray nos EUA, pode trazer mais exposição à obra. A bem da verdade, foi que a Cannon (tradicionalmente) não investiu no filme com recursos mais adequados, mas queria migrar para o mercado de filmes de alta qualidade (o que obviamente não conseguiu). A produtora reduziu o orçamento (que não estava sendo ultrapassado) em virtude de algumas de suas produções não arrecadarem o previsto e antecipou em semanas o término das filmagens. E tudo ficou um pouco pior quando o diretor Bryan Forbes, concedeu a Moore uma semana para que este visitasse a mãe que adoecera na Inglaterra (e faleceria no ano seguinte). Forbes concedeu-lhe uma semana de folga para visitá-la. Quando o ator voltou às filmagens, descobriu que os produtores Menahem Golan e Yoram Globus, chefes da Cannon ( The Cannon Group, Inc.), haviam criticado Forbes por sua gentileza. A partir de então, o estúdio tratou mal o elenco e a equipe técnica. Claro que tudo isso influenciou o resultado final.

O elenco, como já citado, é muito bom. Roger Moore entregou um personagem bem oposto ao seu agente 007. Um homem pacífico, temeroso por sua vida e preso a situações da qual não tem controle. Rod Steiger interpretou um irascível tenente da polícia, que detesta Stevens por este ter dado boa vida a um criminoso ao mandá-lo para um manicômio e não a uma prisão, algo contestado por Stevens que ali viu um homem completamente louco, apenas dando o seu depoimento (decisivo para a sentença) como profissional. Elliot Gould fez um detetive mais jovem e menos experiente, que não gosta da conduta de seu colega e acredita que o psiquiatra realmente fala a verdade. Ele resolve ir contra McGreavy e o denuncia por má conduta, o que muda os rumos da investigação. Art Carney interpretou o detetive particular Morgens, que parece um homem já aposentado e sem motivações. Apesar de desagradar aos investigadores, seus métodos e conduta chegam a salvar a vida de Stevens em determinado momento. Anne Archer fez uma das pacientes de Stevens na qual expõe os medos e inseguranças que permeiam sua vida. David Hedison surge como o amigo de profissão de Stevens, que oferece ajuda em alguns momentos. John Kapelos (o zelador do filme “Clube dos Cinco”) faz um homem perigoso.

A Outra Face é um misto de filme policial com suspense, sendo considerado mediano. Tem um ótimo elenco e algumas situações que funcionam e outras não, com reviravoltas bem interessantes, onde nem tudo que parece, é. Como passatempo rápido, vale a pena, assim como para os fãs do saudoso ator Roger Moore.


Trailer:


Curiosidades:

John Kapelos (o zelador do filme “Clube dos Cinco”) faz um homem perigoso.

Quando Rod Steiger apareceu no set, a equipe de maquiagem teve que se mexer rapidamente, porque ele acabara de fazer uma cirurgia plástica para esconder sua idade e as feridas ainda estavam frescas em seu rosto.

Apesar do fato de o filme estar sendo executado dentro do cronograma e do orçamento, o The Cannon Group, Inc. e o gerente de produção reduziram várias semanas de filmagem e tiraram uma grande parte do orçamento. Tudo isso se deveu ao fato de que a linha anterior de filmes de Cannon teve um desempenho muito inferior.

Rod Steiger foi escalado para o papel, devido à sua atuação vencedora do Oscar em "No Calor da Noite" (1967), como Chefe de Polícia Bill Gillespie.

Este filme foi feito apenas porque o The Cannon Group, Inc. queria há algum tempo fazer um filme com Roger Moore, a fim de lucrar com sua popularidade de James Bond. Moore conseguiu persuadi-los a apoiar este filme do romance de Sidney Sheldon de 1970 e a contratar dois de seus melhores amigos, o escritor e diretor Bryan Forbes e o ator David Hedison. Este filme foi feito em Chicago, com o elenco de apoio obtido em sua maioria (de forma muito barata) entre atores de teatro locais, alguns dos quais estavam fazendo seu primeiro filme.

Último longa-metragem como diretor de Bryan Forbes.

Roger Moore acreditava que, embora o filme tenha sido bem avaliado pela imprensa do Reino Unido quando foi lançado, ele acabou fracassando, porque recebeu a restritiva classificação 18 pelos censores do país.

Roger Moore fez este filme entre 007 Contra Octopussy (1983) e 007 - Na Mira dos Assassinos (1985), seus dois últimos filmes de Bond.

David Hedison e Roger Moore apareceram em Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973) e Resgate Suicida (1980).

O elenco do filme inclui dois vencedores do Oscar: Rod Steiger e Art Carney; e dois indicados ao Oscar: Anne Archer e Elliott Gould.

Primeiro filme conhecido do The Cannon Group, Inc. a usar seu familiar logotipo metálico e melodia de sintetizador. No entanto, parecia ser um experimento único, já que o logotipo anterior continuaria a ser usado por mais um ano antes que aquele visto neste filme se tornasse o padrão (o trailer também apresentaria o logotipo anterior do Cannon).

Lançado quatorze anos após a publicação do romance em que foi baseado.

Elliott Gould e Roger Moore apareceram em Fuga para Athena (1979).

Indicado para "Melhor Filme" no festival de filmes de mistério Mystfest.

Uma das duas adaptações filmadas de um romance de Sidney Sheldon lançada em 1984. A outra foi para a televisão, Brilho do Poder (1984).

Este filme estrelou dois vencedores do Oscar de Melhor Ator: Art Carney, que ganhou por Harry, o Amigo de Tonto (1974) e Rod Steiger, que ganhou por No Calor da Noite (1967).

O Cannon Group, Inc. quase não gastou nenhum dinheiro em publicidade para o lançamento deste filme no Reino Unido.

A série Jeannie é um Gênio (I Dream Of Jeannie) foi criada e produzida por Sidney Sheldon

SPOILER:

Uma cena inicial do filme mostra Roger Moore visitando um túmulo, enquanto a cena final do filme mostra ele segurando uma mulher, que acaba de levar um tiro. Moore era, na época, conhecido por interpretar James Bond, e as duas cenas de suporte de livro mencionadas acima refletem duas cenas dos filmes de Bond. Quando Moore estrelou 007 - Somente para seus Olhos (1981), ele visitou o túmulo de sua falecida esposa em uma das primeiras cenas; e no final de 007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969), a esposa de James Bond é morta a tiros.


Cartaz:




















Filmografias Parciais

Roger Moore (1927–2017)






Melodia Interrompida (1955);  Diana da França (1956); O Milagre (1959); Um Raio em Céu sereno (1961); O Homem Que Não Era (1970); Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973); 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974);  A Maldição do Ouro (1974); 007 - O Espião Que Me Amava (1977); Selvagens Cães de Guerra (1978); 007 Contra o Foguete da Morte (1979); Resgate Suicida (1980); Espionagem em Goa (1980); 007 - Somente Para Seus Olhos (1981); Quem Não Corre, Voa (1981); 007 Contra Octopussy (1983); 007 - Na Mira dos Assassinos (1985); O Desafio Mortal (1996); O Santo (1997); Cruzeiro das Loucas (2002); O Príncipe e Eu (2011). 

 

Rod Steiger (1925–2002) 






Sindicato de Ladrões (1954); A Trágica Farsa (1956); Al Capone (1959); O Mais Longo dos Dias (1962); O Homem do Prego (1964); Doutor Jivago (1965); No Calor da Noite (1967); Waterloo (1970); Quando Explode a Vingança (1971); Mussolini - Ascensão e Glória de um Ditador (1974); F.I.S.T. (1978); Horror em Amityville (1979); O Leão do Deserto (1980); A Outra Face (1984); Criação Monstruosa (1987); O Jogador (1992); O Especialista (1994); Hurricane: O Furacão (1999); O Fim dos Dias (1999); Corpo e Alma (2000); Uma Grande Jogada (2001) 


Elliot Gould 





Bob, Carol, Ted E Alice (1969);  M.A.S.H. (1970); Um Perigoso Adeus (1973); Dois Vigaristas em Nova York (1976); Uma Ponte Longe Demais (1977); Capricórnio Um (1977); Fuga para Athena (1979); Uma Ponte Chamada Esperança (1984); Trama Fatal (1986);  O Telefone (1988); Bugsy (1991); Resgate Implacável (1991); O Jogador (1992); Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); Marcado pela Violência (1995); Tempo de Decisão (1995); Cidade do Ódio (1997); A Outra História Americana (1998); Onze Homens e um Segredo (2001); Friends (seriado entre 1994 e 2003);  Doze Homens e Outro Segredo (2004); À Espera da Felicidade (2006); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); A Redenção de Sarah Cain (2007); O Pequeno Hércules (2009); Contágio (2011); Ruby Sparks - A Namorada Perfeita (2012); Ray Donovan (seriado entre 2013 a 2016);  Oito Mulheres e um Segredo (2018); Caminho dos Sonhos (2018); Mentiras Perigosas (2020)


Art Carney (1918-2003)





O Rolls-Royce Amarelo (1964), Harry, o Amigo de Tonto (1974), Um Grito de Morte (1975), Katherine (1975), Ton Ton, o Cachorro que Salvou Hollywood (1976), A Última Investigação (1977), Um Viúvo Trapalhão (1978), Ringo (1978), Guerra nas Estrelas Especial (1978), O Novo Princípio (1979), A Morte Ronda a Pantera (1979), Vivendo com Estilo (1979), Souls: Liderança Desafiada (1980), Epidemia (1981), A Fúria do Vulcão (1981), Antes Tarde do que Nunca (1983), O Terrível Joe Moran (1984), História de um Médico (1984), Chamas da Vingança (1984), A Outra Face (1984), Os Muppets Conquistam Nova York (1984), Papai Noel Existe (1984), Vovô Adolescente (1985), Um Milagre do Coração (1986), Asas para o Céu (1990), O Último Grande Herói (1993) 


Anne Archer 






Cavalgando com a Morte (1972); A Marca do Zorro (1974); Os Bons Se Vestem de Negro (1978);   A Taberna do Inferno  (1978); O Resgate do Titanic (1980); Inferno Verde (1981); A Outra Face (1984); Atração Fatal (1987); De Frente Para o Perigo (1990); Jogos Patrióticos (1992); Corpo em Evidência (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Perigo Real e Imediato (1994); A Cilada (2000); A Busca (2005); End Game: Crime Perfeito (2006); Felon (2008); Minhas Adoráveis Ex-Namoradas (2009); Trafficked (2017).


David Hedison







A Raposa do Mar (1957); A Mosca da Cabeça Branca (1958); Arqueiro Misterioso - O Filho de Robin Hood (1958); O Mundo Perdido (1960); O Amor Custa Caro (1961); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Viagem ao Fundo do Mar (seriado 1964 a 1968); Kemek (1970); Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973); O Amuleto Egípcio (1973); The Lives of Jenny Dolan  (1975); Resgate Suicida (1980); A Outra Face (1984); Hollywood - Sonhando Com a Fama (1986); 007 - Permissão para Matar (1989); Megiddo (2001); Superman and the Secret Planet (2013)


John Kapelos






Profissão: Ladrão (1981), Doutor Detroit e suas Mulheres (1983), Uma Questão de Classe (1983), Gatinhas e Gatões (1984), A Outra Face (1984), Clube dos Cinco (1985), Mulher Nota 1000 (1985), Executivos em Apuros (1985), Policial por Acaso (1986), Roxanne (1987), Vibes: Boas Vibrações (1988), Tensão (1988), Justiça Cega (1990), Sem Defesa (1991), Unidas pela Vingança (1992), O Cão de Guarda (1992), Tão Culpado Como o Pecado (1993), Sangue Mortal (1994), O Sombra (1994), Traição Fatal (1994), Maldição Eterna (seriado 1992-1995), Trapaças no Horário Nobre (1996), Jovens Bruxas (1996), O Homem da Máfia - O Filme (1996), A Relíquia (1997), O Chantagista (1998), Nas Profundezas do Mar sem Fim (1999), Legalmente loira (2001), Contagem Regressiva (2001), Mutação 3 - O Sentinela (2003), Aurora Boreal (2005), McBride - Cúmplice de Assassinato (2005), Mistério em River King (2005), Virada Radical - Desafio e Conquista (2006), Um Jovem em Apuros (2006), Reféns do Mal (2007), Resgate Vôo 29 - O Hotel Tango (2007), Snow Buddies: Uma Aventura no Gelo (2008), Família Por Acaso (2012), As Delícias da Tarde (2013), O Assassino do Labirinto (2013), Turma da Luta (2015), A Forma da Água (2017), Estrada do Crime (2018), Um Golpe de Amor (2018), O Mistério das Palavras Cruzadas: Um Enigma para Morrer (2019), Mistério das Palavras Cruzadas: Segredos Mortais (2019), Mistério das Palavras Cruzadas: Abracadáver (2019), Days of Our Lives (serie 2009-2024) e participação em várias séries.