sábado, 25 de setembro de 2021

ENCHENTE: QUEM SALVARÁ NOSSOS FILHOS? / THE FLOOD: WHO WILL SAVE OUR CHILDREN? (1993) - AUSTRÁLIA / ESTADOS UNIDOS

ENTRE A REALIDADE E A FIÇÇÃO

Após uma semana em uma colônia de férias no “Rancho Pot O 'Gold”, em Hill Country, fiéis da “Igreja Batista Seagoville Road” são surpreendidos, na véspera da partida, com a notícia de uma forte tempestade que se aproxima. Apesar de convocarem todos os membros a saírem mais cedo, o grupo é obrigado a pegar um desvio de rota, próprio para estes incidentes, porém quando o comboio chega à beira de um rio percebe que as águas estão subindo, mas o nível ainda está baixo o suficiente para atravessarem.  A travessia se inicia, porém, um dos  ônibus, dirigido pelo Reverendo Richard Koons, recebe água no motor, parando, o que ocasiona  também a parada da van que vinha logo atrás. Koons toma a atitude de descer com a esposa Lavonda e os jovens para que, junto com os ocupantes da van, realizem uma corrente humana e consigam retornar com segurança à parte seca. As águas, porém, sobem rapidamente desfazendo a corrente e arremessando todos no forte dilúvio que arrasta os veículos. Agora todos terão que tentar sobreviver agarrando-se em arvores, enquanto as águas elevam-se à altura das árvores e sua força torna-se intensa. 

Dirigido pelo neozelandês Chris Thomson (1945–2015) de “Trucks: Comboio do Terror” (1997), “Enchente...” aborda um caso real ocorrido em 17 de julho de 1987 em Comfort, Texas, quando uma enchente tirou a vida de dez adolescentes que estavam a caminho de casa ao saírem do acampamento da igreja após uma semana de confraternização.  E talvez maioria dos espectadores deva se perguntar por que Koons insistiu em atravessar o rio levando crianças e as expondo a perigos? Aí entra a realidade dos fatos contra a ficção (leia-se visão deturpada) criada pelos envolvidos do filme, um recurso comumente utilizado, para dramatizar mais a história.

A verdade, conforme publicado pelos jornais Washington Post e Los Angeles Times, na época, foi que Koons não atravessou o Rio Guadalupe. Eles estavam na estrada quando as águas do rio invadiram o local. Ao todo eram 43 pessoas, em quatro ônibus e uma van, quando os dois últimos tiveram problemas e ficaram presos no meio do caminho vendo as águas subirem e os arrastarem, obrigando cada um a tentar sobreviver até a chegada do resgate.

Conforme alguns depoimentos de sobreviventes e informações dos jornais: Jerry Smith (Norm Skaggs) nunca ficara zangado com seu filho e nunca lhe dissera que este seria o responsável direto em cuidar de suas irmãs no acampamento; o jovem que salvou vários amigos antes de ser visto pela última vez e, aliás, nunca foi encontrado, recebeu o prêmio “Medalha por Bravura” do “Young American”, concedido pelo presidente Bush e foi retratado como um jovem “sem noção” no filme; quando os bombeiros voluntários e outros chegaram, a forte torrente marrom já havia varrido o ônibus e a van para fora da estrada; uma menina de 14 anos, que foi retirada de uma árvore por um helicóptero, caiu para a morte antes que pudesse ser baixada para terra firme; outra filmagem mostra um socorrista em uma corda tentando inutilmente alcançar outra garota. Ela também se afogou; o helicóptero de filmagem realmente tentou ajudar nos resgates até que o combustível acabou; uma centena de outros voluntários que vieram de todo o país ajudaram a vasculhar as margens do rio (foram 2 semanas), 21 quilômetros de estrada (com cerca de 500 pessoas, apoiadas por helicópteros, guardas nacionais, mergulhadores e cães especialmente treinado). Todos os corpos foram encontrados menos o de John Bankston (no filme com o nome de Jeff Bowman); várias famílias processaram os proprietários do "Rancho Pot O 'Gold" pela morte de seus filhos. Os casos foram resolvidos fora dos tribunais; a esposa de Koons, Lavonda, foi arrastada um quilômetro rio abaixo; os policiais disseram, em uma entrevista coletiva, que o ônibus estava a 56 metros da passagem de baixa-mar quando tentou virar à esquerda, paralelo ao rio, e seguir três outros ônibus para uma estrada pavimentada mais alta; um jovem disse que foi ajudado a ficar em segurança pegando uma carona com um cervo assustado que nadava pelo rio turbulento. Quando as águas baixaram foram encontrados objetos nas árvores a cerca de 12 metros de altura. 

Do elenco, os mais conhecidos são: Joe Spano, como o Reverendo Richard Koons e Renée O'Connor como Leslie. Renée se tornaria conhecida pelo seriado neozelandês “Xena: A Princesa Guerreira” (1995-2001) no papel de Gabriele. O restante do elenco é conhecido por participações em telefilmes e séries.

“Enchente ...”, uma produção da rede NBC americana, estreou por aqui na TV Globo em 1996, no Intercine, tendo uma reprise na “Sessão da Tarde” de 1997. Posteriormente, foi para o SBT que passou a reprisar em várias ocasiões em sua sessão “Cinema em Casa”, onde o filme ficou mais conhecido dos espectadores. É um bom filme, bem dirigido, com ótimos atores, que acrescentou alguns pontos e não acentuou outros, mas que a crítica disse ter sido bem próximo aos eventos.


Trailer:



Curiosidades

Disponível no YouTube

Joe Spano conquistou um Emmy por sua participação no seriado Midnight Caller (1988–1991) e uma indicação pelo seriado Chumbo Grosso em 1981;

Renée O'Connor já trabalhou como diretora em cinco produções, duas do seriado Xena;

David Lascher (no papel de Brad Jamison) participou dos seriados: Barrados no Baile (1991-1992); Blossom (1992-1995);As Patricinhas de Beverly Hills (1996-1997); Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira (1999-2002);

Michael A. Goorjian (como Scott Chapman) esteve em Eternamente Jovem (1992); Chaplin (1992); Despedida em Las Vegas (1995) e no seriado O Quinteto (1994-2000) participando esporadicamente de vários outros seriados. Tornou-se diretor com 14 produções até o momento;

Norm Skaggs (1955–2013) faleceu de câncer, aos 58 anos, em 2013. Ele fez o papel de Jerry Smith, pai de Mike (Scott Michael Campbell);

Filme de estreia da atriz Holly Brisley no papel de Tonya Smith;

O Rev. Richard Koons agora é pastor de outra Igreja Batista na área de Dallas.


Joe Spano em NCIS: Investigações Criminais








Renée O'Connor no seriado Xena









Os atores / atrizes atualmente














Cartaz:












Filmografia Parcial:

Joe Spano







Esposas Abandonadas (1972); Loucuras de Verão (1973); Sem Medo da Morte (1976); A Incrível Mulher que Encolheu (1981); Chumbo Grosso (seriado 1981-1987); O Grande Terremoto de Los Angeles (1990); Enchente: Quem Salvará Nossos Filhos? (1993); Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995); As Duas Faces de um Crime (1996); Uma Chamada do Passado (1997); A Guerra de Logan: Em Nome da Honra  (1998); Uma Questão De Fé (2000); Texas Rangers - Acima da Lei (2001); Terror em São Francisco (2001); A Guerra de Hart (2002); Nova Iorque Contra o Crime (seriado 2001-2003);  Um Crime de Mestre (2007); Frost/Nixon (2008); NCIS: Investigações Criminais (seriado 2003-2021)


Renée O'Connor







Tudo pelo Poder (1989); Um Assassino na Noite (1989); A Fúria do Justiceiro (1991); As Aventuras de Huck Finn (1993); Enchente: Quem Salvará Nossos Filhos? (1993); Hércules em Busca do Reino Perdido  (1994); Rio da Coragem (1995); Arquivo Confidencials: A Blessing in Disguise (1995); Darkman 2: O Retorno de Durant (1995); Hércules (seriado 1997-1999);  Xena: A Princesa Guerreira (seriado 1995-2001); Alien Apocalypse (2005); Ghost Town: The Movie (2007); O Pesadelo 2 (2007); Perigosas (2009); Ark (seriado 2010); Uma Questão de Fé (2017) Watch the Sky (2017)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre