Gina Pulasky (Helen Hunt) é
uma policial das ruas em busca de maior espaço, em um trabalho dominado por
colegas masculinos. Ao atender um caso de agressão doméstica, acaba atirando na
perna de num homem enfurecido que pretendia atirar em seu parceiro. Sua atitude
termina rendendo elogios, mas quando uma situação termina em tiroteio os policiais
envolvidos são encaminhados a uma psiquiatra em 48 horas.
No dia seguinte, o garoto Timmy é encontrado morto em uma floresta. Uma jovem chamada Sasha (Kim Klutznick) é interrogada, pois sempre passava pelo bosque. A princípio ela nega, mas depois ela confessa a Gina que vira um homem em uma árvore cujo retrato falado leva a Kyle Timler (Steven Weber). Ao virem no noticiário a foto do suspeito, um casal de idosos alega que ele pode ter sido o responsável pela morte de seu filho há muito tempo, visto que mantivera amizade com este e depois desaparecera. Quando dois investigadores vão a casa de Kyle, o oficial Will McCaid desconfia do modo como o jovem lida com a abordagem, muito solícito, e por sua negação de se submeter a um polígrafo. Will pergunta a Kyle porque um rapaz que é considerado com um alto QI trabalha em uma cozinha de restaurante. O jovem se esquiva da pergunta com uma resposta pouco esclarecedora.
Convencidos de que Kyle é o assassino,
o departamento resolve colocar Gina, infiltrada, no restaurante onde
o rapaz trabalha. Ela deve colher a amizade deste, mostrando-se com um perfil
rebelde e de uma pessoa com caráter dúbio, possivelmente sociopata. Em pouco
tempo, Kyle demostra interesse (Gina trabalha sempre com uma escuta).
Ela cria um passado com problemas de desajuste social e atitudes reprováveis, inicialmente, mostrando-se propositadamente arredia com as investidas e algumas perguntas de
Kyle. Aos poucos, o jovem começa a revelar coisas do seu passado, mas Gina
quase põe tudo a perder quando a escuta causa uma queimadura em sua pele, para
desespero de Will, seu parceiro. O grande medo é se Kyle descobrir o ardil e
for realmente o que aparenta: um perigoso serial Killer.
Armadilha para um Assassino foi um telefilme lançado pela rede americana CBS em 1993 baseado em alguns pontos da vida de Jon Scott Dunkle, serial killer americano, responsável pelo assassinato de três meninos em Belmont, na Península de São Francisco, Califórnia, entre 1981 e 1985. Foi sentenciado à morte, porém até o momento cumpre prisão perpetua.
Já o telefilme teve a direção de David Anspaugh de “Momentos Decisivos” (1986) e que foi produtor do seriado Hill Street Blues (81-83). O roteiro coube a John Leekley roteirista de alguns episódios da série animada “Spawn” entre 1997–1999. E isso já nos mostraria que seria um indício de qualidade acima da média, mas “Armadilha para um Assassino” (título brasileiro bem interessante para “In the Company of Darkness”) nos traz uma história muito bem construída, com ótimos momentos, que nem parece produzido para a tevê. Vamos conhecendo os personagens aos poucos, junto com Gina, que monta um personagem e sempre tenta criar em Kyle uma cumplicidade, enquanto o serial Killer parece ter encontrado uma alma gêmea a ser lapidada. Ele revela segredos, mas mostra-se por vezes desconfiado. Gina confidencia algumas transgressões que fazem Kyle acreditar que ela pode ser como ele, só precisando “acordar”. O problema é quando Gina mistura suas “histórias” com fatos de sua vida fazendo com que Will McCaid (sempre na escuta) comece a perceber que Gina tem problemas com seu passado e essa missão pode desestabilizá-la emocionalmente.
Helen Hunt já tinha uma carreira desde a época de infância quando aparecia em seriados como “A Família Robinson” (em um papel fixo), além de rápidas participações em seriados como “ARK II”, “A Mulher Biônica”, “Mary Tyler Moore” e telefilmes. Após este filme, estouraria em “Twister” (1996) e conquistaria o Oscar por “Melhor Impossível“ (1997). A atuação de Helen aqui é muito boa, mas ela também estava cercada de um ótimo elenco. Steven Weber funcionou muito bem no papel de um serial killer que muda de temperamento de acordo com a situação: sonso com os agentes, amável com Gina e, por vezes, ameaçador em seus relatos. O ator vinha de “Mulher Solteira Procura” (1992) e, após esse filme, entre outros trabalhos, estrelou a minissérie para a TV de “O Iluminado” (1997). O ator continuou em séries, telefilmes e emprestando sua voz para narrações de desenhos e criação de personagens. Jeff Fahey fez Will McCaid, um homem casado, que alega não mais amar a mulher, acabando por se envolver com Gina, que aceita manter com reservas essa relação. Ele é o apoio de Gina, ficando na escuta e aguardando um momento em que Kyle acabe confessando algo sem querer. Também se mantém de prontidão caso a situação dê errado. O restante do elenco não é muito conhecido em nosso país.
Armadilha para um Assassino é um passatempo muito interessante que prende do início ao filme. O filme teve escassas aparições em nossas tevês principalmente em sessões da madrugada, infelizmente com exibição em metragem reduzida para caber dentro da programação. Há uma versão dublada no YouTube com cerca de oito minutos a menos (mas que ainda assim não atrapalha o seu andamento) e uma versão original com legendas automáticas e metragem completa: 1h30 min.
Curiosidades:
Cartaz:
Filmografias Parciais
Helen Hunt
Steven Weber
Jeff Fahey
Silverado (1985);
Psicose 3 (1986); Punhos de Vencedor (1988); Sangue de Vingança (1989);
Vingança Infernal (1990); Coração de Caçador (1990); Anatomia de um Assassino
(1991); O Passageiro do Futuro (1992); Retrato Falado (1992); Armadilha Para um Assassino (1993), Matadora de
Aluguel (1993); Wyatt Earp (1994); Olhos da Escuridão (1995); O Limite da
Realidade (1995); Marshall, Justiceiro Implacável (seriado 1995); Darkman 3:
Enfrentando a Morte (1996); Assassinato em Manhattan (1999); Sem Amanhã
(1999); Devastação em Los Angeles (2000); Fuga Cega (2001); Atração Sem
Limite (2001); Outlaw (2001); O Poder da Mente (2002); Fallen Angels (2002);
Operação Águia: Ponto De Impacto (2006); Grindhouse (2007); Planeta Terror
(2007); Lost (seriado 2008 a 2010); Machete (2010); Não há Vagas (2010); Tráfico
Humano (2015); Alita: Anjo de Combate (2019); Badland (2019);
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