sexta-feira, 21 de junho de 2024

A OUTRA FACE / THE NAKED FACE (1984) - ESTADOS UNIDOS

PRIMEIRO ROMANCE DE SIDNEY SHELDON

Judd Stevens (Roger Morre) é um psiquiatra de Chicago que vive sua rotina de atender seus pacientes, até que um dia, após um destes sair de seu consultório, termina por ser esfaqueado na rua, vindo a falecer. No dia seguinte, batem à porta de seu consultório os detetives McGreavy (Rod Steiger) e Angeli (Elliot Gould). Eles trazem uma jaqueta de chuva e Stevens reconhece como a que emprestara a seu paciente no dia anterior. Stevens reconhece o nome do inspetor McGreavy e descobre que este possui forte ressentimento contra si, devido a um julgamento em que Stevens livrou o assassino de seu parceiro de uma possível sentença de prisão, ao emitir um parecer de loucura. Enquanto Stevens conjectura que ele pode ser o alvo, mesmo que não sabia porque, McGreavy prefere seguir a linha de que Stevens possa ter algum envolvimento. 

Logo, outra vítima surge: a secretária de Stevens é encontrada no consultório morta com sinais de tortura. McGreavy quer acesso aos arquivos dos pacientes, mas Stevens nega, alegando sigilo profissional, o que irrita mais ainda o detetive, que passa a considera-lo o verdadeiro assassino, enquanto seu parceiro acredita que a investigação de McGreavy não é imparcial. Mas uma pergunta surge: quem seria o assassino? qual a sua motivação? Por que Stevens se tornou o alvo? Diante da percepção de Stevens de que há pouco empenho em mantê-lo vivo, ele contrata um decadente detetive particular com grande experiência nas ruas e o que este descobre não é nada bom.

Escrito e Dirigido por Bryan Forbes (1926-2013) de “Farsa Diabólica” (1964), "The Naked Face" é uma adaptação do primeiro romance do famoso escritor Sidney Sheldon escrito em 1970. Produzido pela Cannon, foi uma tentativa da produtora em lançar um filme que fugisse um pouco do estereótipo de focar frequentemente em um grande volume de produções, de artistas como Charles Bronson, Chuck Norris e Van Damme. E nada melhor que conseguir lançar uma versão de um livro de sucesso com um elenco de respeito: Roger Moore (um ano antes de seu último filme a frente do famoso agente inglês, “007 Na mira dos Assassinos”), Rod Steiger (Oscar por “O Calor da Noite”), Elliot Gould (“O Perigoso Adeus” ; “M.A.S.H”), David Hedison (o seriado “Viagem ao Fundo do Mar”) e Anne Archer (“Atração Fatal”). Mas um ótimo elenco é garantia de um bom filme? Nem Sempre.

O filme funciona? Em alguns aspectos sim, em outros deixa a desejar. A Outra Face demora muito a emplacar, ainda que mantenha a dúvida na mente do espectador, não de quem é a chave do enigma, mas o que o psiquiatra saberia que o colocasse como um alvo direito (logo no início o vemos na mira de um atirador). E esse ritmo cadenciado refletiu um pouco na atuação de Roger Moore, apesar de mostrar que sempre foi mais do que 007. Talvez o que prenda o espectador na tela sejam algumas reviravoltas que ocorrem e um final que não é fácil de se prever, bem atípico. Muitos consideraram um anticlímax. Particularmente, gostei.

A trilha sonora ficou muito bem encaixada e agregou ao filme. O orçamento não foi divulgado nem sua arrecadação. No Brasil, chegou apenas em VHS (pela Globo Vídeo) e depois ficou esquecido por décadas. Agora com o lançamento em Blu-Ray nos EUA, pode trazer mais exposição à obra. A bem da verdade, foi que a Cannon (tradicionalmente) não investiu no filme com recursos mais adequados, mas queria migrar para o mercado de filmes de alta qualidade (o que obviamente não conseguiu). A produtora reduziu o orçamento (que não estava sendo ultrapassado) em virtude de algumas de suas produções não arrecadarem o previsto e antecipou em semanas o término das filmagens. E tudo ficou um pouco pior quando o diretor Bryan Forbes, concedeu a Moore uma semana para que este visitasse a mãe que adoecera na Inglaterra (e faleceria no ano seguinte). Forbes concedeu-lhe uma semana de folga para visitá-la. Quando o ator voltou às filmagens, descobriu que os produtores Menahem Golan e Yoram Globus, chefes da Cannon ( The Cannon Group, Inc.), haviam criticado Forbes por sua gentileza. A partir de então, o estúdio tratou mal o elenco e a equipe técnica. Claro que tudo isso influenciou o resultado final.

O elenco, como já citado, é muito bom. Roger Moore entregou um personagem bem oposto ao seu agente 007. Um homem pacífico, temeroso por sua vida e preso a situações da qual não tem controle. Rod Steiger interpretou um irascível tenente da polícia, que detesta Stevens por este ter dado boa vida a um criminoso ao mandá-lo para um manicômio e não a uma prisão, algo contestado por Stevens que ali viu um homem completamente louco, apenas dando o seu depoimento (decisivo para a sentença) como profissional. Elliot Gould fez um detetive mais jovem e menos experiente, que não gosta da conduta de seu colega e acredita que o psiquiatra realmente fala a verdade. Ele resolve ir contra McGreavy e o denuncia por má conduta, o que muda os rumos da investigação. Art Carney interpretou o detetive particular Morgens, que parece um homem já aposentado e sem motivações. Apesar de desagradar aos investigadores, seus métodos e conduta chegam a salvar a vida de Stevens em determinado momento. Anne Archer fez uma das pacientes de Stevens na qual expõe os medos e inseguranças que permeiam sua vida. David Hedison surge como o amigo de profissão de Stevens, que oferece ajuda em alguns momentos. John Kapelos (o zelador do filme “Clube dos Cinco”) faz um homem perigoso.

A Outra Face é um misto de filme policial com suspense, sendo considerado mediano. Tem um ótimo elenco e algumas situações que funcionam e outras não, com reviravoltas bem interessantes, onde nem tudo que parece, é. Como passatempo rápido, vale a pena, assim como para os fãs do saudoso ator Roger Moore.


Trailer:


Curiosidades:

John Kapelos (o zelador do filme “Clube dos Cinco”) faz um homem perigoso.

Quando Rod Steiger apareceu no set, a equipe de maquiagem teve que se mexer rapidamente, porque ele acabara de fazer uma cirurgia plástica para esconder sua idade e as feridas ainda estavam frescas em seu rosto.

Apesar do fato de o filme estar sendo executado dentro do cronograma e do orçamento, o The Cannon Group, Inc. e o gerente de produção reduziram várias semanas de filmagem e tiraram uma grande parte do orçamento. Tudo isso se deveu ao fato de que a linha anterior de filmes de Cannon teve um desempenho muito inferior.

Rod Steiger foi escalado para o papel, devido à sua atuação vencedora do Oscar em "No Calor da Noite" (1967), como Chefe de Polícia Bill Gillespie.

Este filme foi feito apenas porque o The Cannon Group, Inc. queria há algum tempo fazer um filme com Roger Moore, a fim de lucrar com sua popularidade de James Bond. Moore conseguiu persuadi-los a apoiar este filme do romance de Sidney Sheldon de 1970 e a contratar dois de seus melhores amigos, o escritor e diretor Bryan Forbes e o ator David Hedison. Este filme foi feito em Chicago, com o elenco de apoio obtido em sua maioria (de forma muito barata) entre atores de teatro locais, alguns dos quais estavam fazendo seu primeiro filme.

Último longa-metragem como diretor de Bryan Forbes.

Roger Moore acreditava que, embora o filme tenha sido bem avaliado pela imprensa do Reino Unido quando foi lançado, ele acabou fracassando, porque recebeu a restritiva classificação 18 pelos censores do país.

Roger Moore fez este filme entre 007 Contra Octopussy (1983) e 007 - Na Mira dos Assassinos (1985), seus dois últimos filmes de Bond.

David Hedison e Roger Moore apareceram em Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973) e Resgate Suicida (1980).

O elenco do filme inclui dois vencedores do Oscar: Rod Steiger e Art Carney; e dois indicados ao Oscar: Anne Archer e Elliott Gould.

Primeiro filme conhecido do The Cannon Group, Inc. a usar seu familiar logotipo metálico e melodia de sintetizador. No entanto, parecia ser um experimento único, já que o logotipo anterior continuaria a ser usado por mais um ano antes que aquele visto neste filme se tornasse o padrão (o trailer também apresentaria o logotipo anterior do Cannon).

Lançado quatorze anos após a publicação do romance em que foi baseado.

Elliott Gould e Roger Moore apareceram em Fuga para Athena (1979).

Indicado para "Melhor Filme" no festival de filmes de mistério Mystfest.

Uma das duas adaptações filmadas de um romance de Sidney Sheldon lançada em 1984. A outra foi para a televisão, Brilho do Poder (1984).

Este filme estrelou dois vencedores do Oscar de Melhor Ator: Art Carney, que ganhou por Harry, o Amigo de Tonto (1974) e Rod Steiger, que ganhou por No Calor da Noite (1967).

O Cannon Group, Inc. quase não gastou nenhum dinheiro em publicidade para o lançamento deste filme no Reino Unido.

A série Jeannie é um Gênio (I Dream Of Jeannie) foi criada e produzida por Sidney Sheldon

SPOILER:

Uma cena inicial do filme mostra Roger Moore visitando um túmulo, enquanto a cena final do filme mostra ele segurando uma mulher, que acaba de levar um tiro. Moore era, na época, conhecido por interpretar James Bond, e as duas cenas de suporte de livro mencionadas acima refletem duas cenas dos filmes de Bond. Quando Moore estrelou 007 - Somente para seus Olhos (1981), ele visitou o túmulo de sua falecida esposa em uma das primeiras cenas; e no final de 007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969), a esposa de James Bond é morta a tiros.


Cartaz:




















Filmografias Parciais

Roger Moore (1927–2017)






Melodia Interrompida (1955);  Diana da França (1956); O Milagre (1959); O Homem Que Não Era (1970); Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973); 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974);  A Maldição do Ouro (1974); 007 - O Espião Que Me Amava (1977); Selvagens Cães de Guerra (1978); 007 Contra o Foguete da Morte (1979); Resgate Suicida (1980); Espionagem em Goa (1980); 007 - Somente Para Seus Olhos (1981); Quem Não Corre, Voa (1981); 007 Contra Octopussy (1983); 007 - Na Mira dos Assassinos (1985); O Desafio Mortal (1996); O Santo (1997); Cruzeiro das Loucas (2002); O Príncipe e Eu (2011). 

 

Rod Steiger (1925–2002) 






Sindicato de Ladrões (1954); A Trágica Farsa (1956); Al Capone (1959); O Mais Longo dos Dias (1962); O Homem do Prego (1964); Doutor Jivago (1965); No Calor da Noite (1967); Waterloo (1970); Quando Explode a Vingança (1971); Mussolini - Ascensão e Glória de um Ditador (1974); F.I.S.T. (1978); Horror em Amityville (1979); O Leão do Deserto (1980); A Outra Face (1984); Criação Monstruosa (1987); O Jogador (1992); O Especialista (1994); Hurricane: O Furacão (1999); O Fim dos Dias (1999); Corpo e Alma (2000); Uma Grande Jogada (2001) 


Elliot Gould 





Bob, Carol, Ted E Alice (1969);  M.A.S.H. (1970); Um Perigoso Adeus (1973); Dois Vigaristas em Nova York (1976); Uma Ponte Longe Demais (1977); Capricórnio Um (1977); Fuga para Athena (1979); Uma Ponte Chamada Esperança (1984); Trama Fatal (1986);  O Telefone (1988); Bugsy (1991); Resgate Implacável (1991); O Jogador (1992); Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); Marcado pela Violência (1995); Tempo de Decisão (1995); Cidade do Ódio (1997); A Outra História Americana (1998); Onze Homens e um Segredo (2001); Friends (seriado entre 1994 e 2003);  Doze Homens e Outro Segredo (2004); À Espera da Felicidade (2006); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); A Redenção de Sarah Cain (2007); O Pequeno Hércules (2009); Contágio (2011); Ruby Sparks - A Namorada Perfeita (2012); Ray Donovan (seriado entre 2013 a 2016);  Oito Mulheres e um Segredo (2018); Caminho dos Sonhos (2018); Mentiras Perigosas (2020)


Art Carney (1918-2003)





O Rolls-Royce Amarelo (1964), Harry, o Amigo de Tonto (1974), Um Grito de Morte (1975), Katherine (1975), Ton Ton, o Cachorro que Salvou Hollywood (1976), A Última Investigação (1977), Um Viúvo Trapalhão (1978), Ringo (1978), Guerra nas Estrelas Especial (1978), O Novo Princípio (1979), A Morte Ronda a Pantera (1979), Vivendo com Estilo (1979), Souls: Liderança Desafiada (1980), Epidemia (1981), A Fúria do Vulcão (1981), Antes Tarde do que Nunca (1983), O Terrível Joe Moran (1984), História de um Médico (1984), Chamas da Vingança (1984), A Outra Face (1984), Os Muppets Conquistam Nova York (1984), Papai Noel Existe (1984), Vovô Adolescente (1985), Um Milagre do Coração (1986), Asas para o Céu (1990), O Último Grande Herói (1993) 


Anne Archer 






Cavalgando com a Morte (1972); A Marca do Zorro (1974); Os Bons Se Vestem de Negro (1978);   A Taberna do Inferno  (1978); O Resgate do Titanic (1980); Inferno Verde (1981); A Outra Face (1984); Atração Fatal (1987); De Frente Para o Perigo (1990); Jogos Patrióticos (1992); Corpo em Evidência (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Perigo Real e Imediato (1994); A Cilada (2000); A Busca (2005); End Game: Crime Perfeito (2006); Felon (2008); Minhas Adoráveis Ex-Namoradas (2009); Trafficked (2017).


David Hedison







A Raposa do Mar (1957); A Mosca da Cabeça Branca (1958); Arqueiro Misterioso - O Filho de Robin Hood (1958); O Mundo Perdido (1960); O Amor Custa Caro (1961); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Viagem ao Fundo do Mar (seriado 1964 a 1968); Kemek (1970); Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973); O Amuleto Egípcio (1973); The Lives of Jenny Dolan  (1975); Resgate Suicida (1980); A Outra Face (1984); Hollywood - Sonhando Com a Fama (1986); 007 - Permissão para Matar (1989); Megiddo (2001); Superman and the Secret Planet (2013)


John Kapelos






Profissão: Ladrão (1981), Doutor Detroit e suas Mulheres (1983), Uma Questão de Classe (1983), Gatinhas e Gatões (1984), A Outra Face (1984), Clube dos Cinco (1985), Mulher Nota 1000 (1985), Executivos em Apuros (1985), Policial por Acaso (1986), Roxanne (1987), Vibes: Boas Vibrações (1988), Tensão (1988), Justiça Cega (1990), Sem Defesa (1991), Unidas pela Vingança (1992), O Cão de Guarda (1992), Tão Culpado Como o Pecado (1993), Sangue Mortal (1994), O Sombra (1994), Traição Fatal (1994), Maldição Eterna (seriado 1992-1995), Trapaças no Horário Nobre (1996), Jovens Bruxas (1996), O Homem da Máfia - O Filme (1996), A Relíquia (1997), O Chantagista (1998), Nas Profundezas do Mar sem Fim (1999), Legalmente loira (2001), Contagem Regressiva (2001), Mutação 3 - O Sentinela (2003), Aurora Boreal (2005), McBride - Cúmplice de Assassinato (2005), Mistério em River King (2005), Virada Radical - Desafio e Conquista (2006), Um Jovem em Apuros (2006), Reféns do Mal (2007), Resgate Vôo 29 - O Hotel Tango (2007), Snow Buddies: Uma Aventura no Gelo (2008), Família Por Acaso (2012), As Delícias da Tarde (2013), O Assassino do Labirinto (2013), Turma da Luta (2015), A Forma da Água (2017), Estrada do Crime (2018), Um Golpe de Amor (2018), O Mistério das Palavras Cruzadas: Um Enigma para Morrer (2019), Mistério das Palavras Cruzadas: Segredos Mortais (2019), Mistério das Palavras Cruzadas: Abracadáver (2019), Days of Our Lives (serie 2009-2024) e participação em várias séries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre