domingo, 10 de fevereiro de 2019

CLUBE DOS CINCO / THE BREAKFAST CLUB (1985) - ESTADOS UNIDOS


"E ESSAS CRIANÇAS, EM QUE TU COSPES, ENQUANTO TENTAM MUDAR SEUS MUNDOS, SÃO IMUNES AOS TEUS CONSELHOS. ELES SABEM MUITO BEM O QUE ENFRENTAM"
.                                                                                  David Bowie (Changes)


As 7:00  do dia 24 de maio de março de 1984, cinco adolescentes chegam a escola para passarem  um sábado inteiro na biblioteca do colégio por cometerem atos de indisciplina e terem sido suspensos. Sob a vigilância do professor Vernon (Paul Gleason) recebem a incumbência de escrevem, até as 16 horas, uma redação sobre o que pensam a respeito de si próprios.  Em meio a discussões com Vernon e entre si os 5 adolescentes terão uma experiência que carregarão para toda a vida.

 
Iniciando com a citação de um trecho da música de David Bowie (Changes) e ao som da poderosa canção "Don't You (Forget About Me)" do grupo "Simple Minds",  Clube dos Cinco foi um filme que chegou sem muita expectativa, no Brasil nem foi exibido nos cinemas. Seu diretor, John Hughes,  havia dirigido o interessante "Gatinhas e Gatões", um filme sobre adolescentes e agora escreveria e dirigiria um dos filmes mais cultuados pelos adolescentes do anos 80 (e por muitos adultos até hoje).  Um filme que definiria uma geração e colocava os jovens dentro do contexto que o cinema relutava em mostrar.
 


Andrew Clark (Emilio Estevez) é "o atleta";  Brian Johnson (Anthony Michael Hall ), "o cérebro";  Claire Standish (Molly Ringwald) "a princesa";  Allison Reynolds  (Ally Sheedy) "a loucae  John Bender (Judd Nelson) "o rebelde". O que eles tem em comum? Nada... e tudo.  Não se entendem e são completamente diferentes, mas aquela convivência forçada de algumas horas começa a mostrar uma outra faceta de suas personalidades e, entre uma discussão e outra, começam a trocar expectativas e frustrações em uma época que as pessoas conversavam e resolviam seus problemas cara a cara, amavam e odiavam e não se escondiam atrás de dispositivos eletrônicos.  E as opiniões formadas sobre tudo começam a se transmutar (como dito na canção de Raul Seixas). Eles passam a se compreender, a se aceitarem e terem empatia com a dor de cada um. Décadas se passaram e até hoje o filme é considerado como "definitivo" sobre a juventude e diversidade. Muitos se aproximaram, mas ninguém conseguir traçar com tão poucos atores, em um único local, um painel divertido que em nenhum momento cansa o espectador.  Uma comédia adolescente com sensibilidade e inteligência, estilo que desapareceu ao longo das décadas.



John Hughes soube delinear os personagens dando oportunidade a cada um de brilhar em um determinado ponto. Jovens atores que foram chamados de "A Geração Brat Pack" (algo como "bando de fedelhos"; "turma de pirralhos) que ainda incluiu Tom Cruise, Rob Lowe, Robert Downey Jr, Mathew Broderick entre outros jovens atores que participaram dos filmes do diretor ou estiveram nessa produção e em "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas".  Durante a projeção podemos ver as incertezas, as angústias que se projetam por trás de cada personalidade onde todos tem algo a dizer.
 


Do elenco nem todos tiveram carreira brilhante. Emilio Estevez fez alguns filmes, mas não conseguiu ser um astro que atraísse o público como Tom Cruise. Molly Ringwald era a queridinha do diretor e havia feito com Anthony Michael Hall "Gatinhas e Gatões" e conseguiu estrelar "A Garota de Rosa Schocking" depois foi desaparecendo. Atualmente aparece em seriados e filmes. Hall faria "Mulher Nota Mil" e, anos mais tarde (e bem mais velho), o ótimo seriado "O Vidente". Continua na ativa.  Judd Nelson fez escolhas ruins e conseguiu, em 1996, fazer um sitcom de sucesso. Alterna participações em séries, filmes e telefilmes. Ally Sheedy vinha de "Jogos de Guerra", mas tinha um histórico de problemas de drogas que atrapalhou sua carreira. Afastou-se dos holofotes por um tempo e tem feito algumas aparições em seriados e telefilmes. O diretor tornou-se recluso por mais de uma década, dizem, em parte por não ter o reconhecimento de seus filmes. Hoje os seus filmes são sempre lembrados .
 


Clube dos Cinco é um daqueles filmes atemporais.  Quanto mais amadurecemos, mais camadas descobrimos por baixo da história. Hughes disse, certa vez, que filmava adolescentes porque não tinham experiência como ele, por isso se sentia mais tranquilo e que parte das histórias eram retiradas de grupos de pessoas que havia conhecido em sua juventude, mas na verdade podemos dizer que pela sua filmografia nunca faltou criatividade ou talento.

Trailer:





Don't You (Forget About Me) - Simple Minds



 The Midnight - Memories 




Curiosidades

A cena em que todos os personagens estão em um círculo no chão da biblioteca e contam histórias sobre porque estavam detidos não foi roteirizada. O escritor e diretor John Hughes disse a todos para improvisar.

Originalmente, apenas Claire deveria dançar, mas Molly Ringwald se tornava desconfortável e sozinha, então John Hughes criou uma dança para o elenco.

Judd Nelson (como John Bender) permaneceu no personagem  fora da câmera, intimidando Molly Ringwald. John Hughes quase o demitiu por causa isso, mas, ironicamente, Paul Gleason (Richard Vernon) defendeu Nelson, dizendo que ele era um bom ator, e estava tentando entrar no personagem.

John Hughes escreveu o roteiro deste filme em apenas dois dias (4 e 5 de julho de 1982).

Judd Nelson improvisou a parte no encerramento do filme, onde Bender levanta o punho em desafio. Ele deveria apenas entrar no pôr do sol, por assim dizer, e John Hughes pediu para ele brincar com algumas ações. Quando terminou, Nelson jogou seu punho. Todo mundo adorou, e também se tornou um símbolo dos anos 80. 

Foi genuíno quando Bender estremeceu ao Vernon fingir um soco. Judd Nelson realmente achava que Paul Gleason iria atingi-lo.

Molly Ringwald foi originalmente convidada para interpretar Allison, apesar de querer interpretar Claire. Ela convenceu John Hughes e o estúdio, e recebeu o papel.

A mãe de Anthony Michael Hall (Brian Johnson), Mercedes Hall, e sua irmã mais nova, Mary Christian, interpretaram a mãe e a irmã de seu personagem no filme.

A citação de David Bowie no início do filme é retirada de sua música "Changes". Pode ser encontrado em seu álbum de 1971, "Hunky Dory". Ally Sheedy (Allison Reynolds) sugeriu a citação a John Hughes, que gostou, e assim incluiu na abertura.  

Molly Ringwald (Claire Standish) e Anthony Michael Hall (Brian Johnson) namoraram por um tempo depois do filme. 

As idades de todos no elenco principal no momento das filmagens eram: Judd Nelson (25), Molly Ringwald (16) (seu décimo sétimo aniversário foi apenas três dias após o lançamento do filme), Emilio Estevez (23), Anthony Michael Hall (16) e Ally Sheedy (23). 

Anthony Michael Hall (Brian Johnson) teve um surto de crescimento durante a produção. De acordo com Judd Nelson (John Bender), Hall era mais baixo que ele no início da produção, mas no final, ele estava mais alto que ele.

A música tema,  "Don't You (Forget About Me)", foi escrita para o filme por Keith Forsey e e Steve Schiff. Foi o hit número um do Simple Minds. Billy Idol e Bryan Ferry recusaram ofertas (embora em 2001, Billy Idol gravou Don't You Forget About Me" como uma faixa bônus para seu álbum Greatest Hits). A música também foi recusada por Chrissie Hynde de The Pretenders, que então sugeriu que eles a oferecessem para a banda liderada por seu marido na época, Simple Minds.
Forsey, que também co-escreveu "Shakedown" para Um Tira da Pesada  II e a música título de Flashdance ... What a Feeling, Schiff foi guitarrista da banda de Nina Hagen e co-escreveu uma de suas maiores canções, "New York / N.Y." Forsey e Schiff escreveram algumas outras canções para o filme também, incluindo "Fire in the Twilight" de Wang Chung e "Didn't I Tell You" de Joyce Kennedy. "Don't You (Forget About Me)" foi o único hit da trilha sonora, mas foi um grande sucesso, chegando a # 1 nos Estados Unidos.


Nicolas Cage foi originalmente considerado para o papel de John Bender, mas a produção não podia pagar seu salário no momento   
 
Ally Sheedy fez o primeiro teste para fazer "Samantha Baker" em "Gatinhas e Gatões" (1984), que foi para Molly Ringwald. Quando Sheedy fez o teste, ela tinha os dois olhos negros de um acidente de construção. Os olhos negros deram-lhe uma imagem escura e gótica, que ficou com John Hughes. Quando chegou a hora do papel de Allison, Hughes lembrou-se e ligou para Sheedy.

John Hughes disse a Ally Sheedy que fosse para a cama e acordasse no dia seguinte como Allison. Sheedy disse que pensava: "Eu não preciso acordar como Allison. Eu sou Allison".

O álbum que Allison (Ally Sheedy) está olhando durante o almoço é "1999" do  cantor Prince

Jim Carrey fez o teste para o papel de John Bender.

Jodie Foster foi considerada para interpretar Claire, e Brooke Shields foi considerada para fazer Allison. 

A música que Judd Nelson (Bender) faz no refrão de guitarra no início do filme é a abertura de "Sunshine of Your Love", de Cream. A música de Cream, "Badge", também é apresentada em Fandango (1985). Nelson também estrelou este filme.

O seriado The Goldbergs fez uma homenagem ao filme no primeiro episódio da 4ª temporada chamado The Breakfast Club

Se John Hughes não conseguisse fazer com que Emilio Estevez fizesse o papel de Andrew Clarke, ele teria pensado em escalar Michael J. Fox, Jim Carrey, Tom Cruise, Matthew Broderick ou Rob Lowe.  

Judd Nelson (John Bender), Ally Sheedy (Allison Reynolds), Molly Ringwald (Claire Standish) e Anthony Michael Hall (Brian Johnson) apareceram em pelo menos um episódio da série americana Psych (2006). 

A seguir estão as razões pelas quais cada personagem está detido no sábado: Andrew (Emilio Estevez): colou as nádegas de um cara no vestiário. Brian (Anthony Michael Hall): sinalizador disparou em seu armário, Bender (Judd Nelson): acionou um falso alarme de incêndio. Claire (Molly Ringwald): abandonou a classe para fazer compras. Allison (Ally Sheedy): não fez nada, ela não teve nada melhor para fazer em um sábado (no entanto, essa afirmação é provavelmente falsa, e é parte da mentira compulsiva de Allison. Lembram-se que ela se revelou mitômana?). 

Passado / Presente
























Filmografia:
Emilio Estevez
 










Tex: Um Retrato da Juventude (1982) ; Vidas Sem Rumo (1983);Repo Man - A Onda Punk (1984); Clube dos Cinco (1985); O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas (1985); Comboio do Terror (1986); Tocaia (1987); Os Jovens Pistoleiros (1988); Jovens Demais Para Morrer (1990); Freejack: Os Imortais (1992); Máquina Quase Mortífera (1993); Uma Nova Tocaia (1993); Bobby (2006); O Caminho (2010); The Public (2018)

Molly Ringwald












Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983); Gatinhas e Gatões (1984); Clube dos Cinco (1985); A Garota de Rosa-Shocking (1986);O Rei da Paquera (1987);  O Casamento de Betsy (1990); Caçada Implacável (1995); Mente Paranóica (1997); Tentação Fatal (1999); Cut: Cenas de Horror (2000); Não é Mais um Besteirol Americano (2001); A Vida Secreta de uma Adolescente Americana (seriado 2008 a 2013); King Cobra (2016); A Barraca do Beijo (2018); Siberia (2018); Tales of the City (seriado 2019)    

Ally Sheedy












A Rebeldia Mortal (1981); Juventude Em Fúria (1983); Jogos de Guerra (1983); Clube dos Cinco (1985); O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985); Cidade Corrompida (1986); Cinderela às Avessas (1987); O Casamento de Betsy (1990); Instinto Fatal (1990); Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (1992); Max: Fidelidade Assassina (1993); Em Defesa da Honra (1996); Amnesia (1997); Enterrada Viva (1997); Dando A Volta Por Cima (1999); A Guardiã (2001); Segunda Vida (2002); Morte Certa (2003); Marco Zero (2007); Perestroika (2009); Corações Perdidos (2010); Irmã (2016); X-Men: Apocalipse (2016);  

Anthony Michael Hall












Férias Frustradas (1983); Gatinhas e Gatões (1984); Clube dos Cinco (1985); Mulher Nota 1000 (1985); Chuva de Chumbo (1986); Edward Mãos de Tesoura (1990); Eu e a Máfia (1994); Um Adolescente em Apuros (1997); Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício (1999); Visões de um Crime (2001); A História De Um Recorde (2001); Amigos por Acaso (2002); O Vidente  (seriado 2002 a 2005); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Aftermath (2013); Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014); Resultados (2015); Seleção Natural (2016); A Lei da Noite (2016); Máquina de Guerra (2017); Bodied (2017)

Judd Nelson











Fandango (1985); Clube dos Cinco (1985); O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985); Cidade Corrompida (1986); Este Advogado É Uma Parada (1987); Obcecado para Matar (1989); Hiroshima - A Guerra da Sobrevivência (1990); New Jack City - A Gangue Brutal (1991); A Sombra de um Passado (1994); Atos de Obsessão (1994); Steel - O Homem De Aço (1997); Suddenly Susan  (seriado 1996 a 1999); The Spiral Staircase (2000);De Volta ao Lago da Morte (2001); Código Mortal (2005); Buraco Negro (2006); O Pequeno Hércules (2009); Santos Justiceiros II - O Retorno (2009); Nurse: A Enfermeira Assassina (2013); Private Number (2014); Stagecoach: The Texas Jack Story (2016); Dead Water (2018); The Downside of Bliss (2019) 

Paul Gleason (1939–2006)













Doc Savage: O Homem de Bronze (1975); Força Vigilante (1976); O Grande Santini - O Dom da Fúria (1979); Trilha de Corpos (1980); Inferno no Bronx (1981); Arthur, o Milionário Sedutor (1981); A Perseguição (1981); A Força do Carinho (1983); Trocando as Bolas (1983); Clube dos Cinco (1985); Caravana da Coragem 2: A Batalha de Endor  (1985); Para Sempre Lulu (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Duro de Matar (1988); O Anjo Assassino (1990); Maniac Cop 3 - O Distintivo do Silêncio (1993); Tudo Por Dinheiro (1997); Não é Mais um Besteirol Americano (2001); O Dono da Festa (2002); Abominável (2006) e várias participações em séries

4 comentários:

  1. Nossa!Suas análises sobres os filmes são tão aprofundadas e surpreendentes.Tanta coisa que não sabia sobre o filme.Realmente é um fime atemporal e inesquecível.

    Fabiana.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Fabiana.
    Clube dos Cinco é um dos filmes mais celebrados dessa época. Volta e meia recebe uma homenagem de algum seriado que faz uma reprodução sutil dessa bela obra.
    As análises são feitas sempre sob pesquisas em veículos sérios como revistas do gênero tanto nacionais quanto importadas, sites oficiais, livros e jornais. Dá certo trabalho juntar todo o material e escrever de modo que não fique um texto muito grande, nem cansativo de ler. Por isso tento colocar as informações mais essenciais. Obrigado por mais este comentário e volte sempre. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá. Parabéns pela análise. Esse filme é um clássico juvenil, lembro que assisti já com meus 20 e poucos anos, meses antes do falecimento de Hughes, em 2009, e tive a mesma sensação de quando havia lido, anos antes, O Apanhador, do Sallinger. Assim como na obra literária, ele mostra que mesmo em um ambiente hostil, cercado de pessoas inicialmente odiaveis, é possível descobrir afinidades, criar conexões e, no final, quem diria, sentir saudade.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite (você esqueceu de citar o seu nome)
    Interessante sua analogia ao livro "O Apanhador no Campo de Centeio" (1951) de Jerome David Salinger . O livro é muito bom, um clássico que pega de surpresa aqueles que desconhecem o seu conteúdo. Sabia que o ator que interpreta o personagem título do filme "Capitão América" (1990), Matt Salinger, é filho do autor desse livro ?
    Que bom que análise agradou. Obrigado por Comentar, um grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre