terça-feira, 8 de dezembro de 2020

TERROR EM AMITYVILLE / A CIDADE DO MEDO / AMITYVILLE HORROR (1979) - ESTADOS UNIDOS



VERDADE OU EMBUSTE ?

Em novembro de 1974 o jovem Ronald DeFeo assassinou seis membros de sua família em uma mansão na Avenida Ocean 112 em Long Island, Nova York. Sua alegação teria sido que vozes o obrigaram a executar tal massacre.  Treze meses depois o casal  George (James Brolin) e Kathleen Lutz (Margot Kidder), juntos com os filhos de um casamento anterior, aproveitam a chance de comprar a mansão por uma bagatela, mesmo sabendo do incidente, visto que desde então não houve interessados na compra. Mas, 28 dias depois, o casal fugiu do local com a roupa do corpo alegando ter experimentado uma sucessão de terríveis eventos paranormais.

"Terror em Amityville" ou "A Cidade do Horror" deriva do livro  de Jay Anson, publicado em 1977, que narra os fatos ocorridos com a família Lutz que até hoje suscinta teorias sobre o que realmente teria ocorrido e se esses eventos realmente aconteceram. Discussões não faltam: Ronald DeFeo alegou a principio que teria sido vítima de possessão. Décadas depois teria dito que planejara com a irmã a morte dos pais e, por ela ter matado também os irmãos, em meio a uma discussão, acabou ceifando sua vida e assumindo todas as mortes.  O casal Lutz se separou no final dos anos 80 e ambos faleceram entre 2004 e 2006. Muitos disseram que a dupla resolveu tirar proveito dos eventos anteriores criando um mito em torno do local para atrair a imprensa e lucrar com os fatos. Até o casal Ed e Lorraine Warren, também já falecidos, estão ligados à casa, ao Lorraine ter declarado que existia realmente um mal aterrador no local que a teria perseguido até sua residência.  O que realmente aconteceu na casa ficou perdido em algum lugar e a verdade enterrada com os envolvidos. Apenas uma das crianças dos Lutz, o mais velho, Daniel Lutz, reascendeu a polêmica ao revelar cicatrizes psicológicas com a casa em um documentário intitulado “My Amityville Horror” de 2012.

 

Analisando propriamente o filme e saindo do campo especulativo, temos como diretor Stuart Rosenberg (1927–2007) de "Rebeldia Indomável" com Paul Newman, "Meu Nome é Jim Kane" e "Brubaker".   Rosenberg, um diretor que começou dirigindo seriados nos anos 50, migrou para o cinema nos anos 60. Para dirigir este filme teve parceria na figura do produtor executivo Samuel Z Arkoff de filmes de terror como “O Abominável Dr. Phibes” e sua sequência; “Criaturas que o Tempo Esqueceu” e “O Império das Formigas”.  A dupla queria aproveitar o momento que o cinema trazia produções de respeito que aterrorizam o publico em geral como “O Exorcista”, “ A Profecia” e “O Bebê de Rosimere”, e nada como pegar  uma história pronta, de um evento tido como verdadeiro, e apresenta-lo à moda de Hollywood.  Mas, como veremos, não logrou o mesmo sucesso de seus pares, ainda assim gerou uma continuação que contaria a história de Ronald DeFeo e sua mortífera experiência com a casa e um terceiro exemplar em 3-D (lançado por aqui sem este recurso) que nada tem a ver com os dois primeiros exemplares, além de dezenas de spin-offs que cairiam de qualidade sucessivamente e que apenas eram feitos para gerar trocados às produtoras que iam adquirindo os direitos de filmagem. Até que, em 2005, uma produção traria uma nova abordagem que agradaria ao público e, novamente, criaria um filão de continuações descartáveis.

Quanto às atuações, James Brolin faz um homem pacífico que, aos poucos, vai se tornando (literalmente) frio, mostrando sua descida gradual à loucura, com direito a um machado sendo constantemente  afiado (inspiração em O Iluminado?) e seu semblante sendo transformado em uma pessoa totalmente diferente de quando pisara na casa. O ator é casado com a atriz / cantora Barbra Streisand e é ex-sogro de Diane Lane (Ruas de Fogo). Quase fez o papel de coronel Trautman em “Rambo IV”, quando Richard Creena faleceu e quase foi James Bond em “007 Contra Octopussy” quando Roger Moore recusara a princípio reprisar o papel. Hoje é mais conhecido por ser pai de Josh Brolin, que fora um dos "Goonies" no filme homônimo, e que fez o papel de Thanos (na franquia "Os Vingadores"). A atriz canadense Margaret Ruth Kidder  ou "Margot Kidder" (1948–2018) colhia o sucesso de “Superman: O filme”, ao lado de Christopher Reeve e se mostrou bem a vontade ao lado de Brolin. Kidder apareceu bem em Irmãs Diabólicas (1972) e foi colhendo boas críticas em suas atuações posteriores.  A partir de 1996 começou a apresentar sérios transtornos que a levaram a ser diagnosticada como possuidora de Transtorno Bipolar e (alegam) Esquizofrenia. A causa de sua morte não foi oficialmente divulgada, mas, extraoficialmente, foi dito que falecera em decorrência do uso de álcool e drogas. Rod Steiger, que faz o padre que tenta abençoar a casa sendo atacado e atormentado fisicamente e psicologicamente pela mesma, foi acusado de exagerar em sua atuação, mas deu ao filme o clima que era exigido.  Como o filme tomou várias liberdades em relação aos fatos, a cena de seu personagem na igreja e suas consequências não ocorrem na vida real, serviram apenas para realçar a dramatização.  Temos ainda o padre progressista, que para tudo há uma explicação, na pele do ator Don Stroud do seriado" Mike Hammer"e de participação em diversos filmes, além da atriz Helen Shaver com seu personagem ocultista que “sente” algo na casa. Shaver pode ser lembrada como o interesse romântico do personagem de Paul Newman em "A Cor do Dinheiro" e a repórter bisbilhoteira de "Nova York: Terra de Ninguém", ao lado de Tommy Lee Jones. O restante do elenco funciona a contento. 


Indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, "Terror em Amityville" é uma produção que sofreu certo envelhecimento com o passar dos anos, mas, devido ao ótimo elenco e a direção eficiente de Stuart Rosenberg ainda consegue oferecer um bom entretimento. O filme faz uma mistura de “relatos reais” com dramatização usada para causar medo em alguns bons momentos como a babá no armário; o estranho gato na janela; e o que seria o real motivo da casa (aqui o personagem principal) possuir tal malignidade (neste caso outra “liberdade poética” dos envolvidos).  O filme acerta em nunca nos mostrar fisicamente  alguma entidade,  deixando que cada espectador construa em sua mente o que / quem atuaria naquele lugar. Bom passatempo de terror que hoje está mais para um suspense sobrenatural.

Trailer:



Curiosidades: (contém spoilers)

Devido a toda a fama indesejada que o livro e o filme trouxeram para a casa real em Amityville, os atuais proprietários substituíram as janelas dos "olhos do mal" por janelas normais em formato de retângulo.

O filme esteou na TV aberta em 21 de outubro de 1987, na antiga TVS (atual SBT), com o título "Amityville - A Casa Mal-Assombrada"

Embora James Brolin tenha feito amizade com George Lutz e seus filhos, ele tinha muitas dúvidas sobre a história deles.

Como James Brolin, a estrela Margot Kidder também declarou publicamente que também não acreditava na história de Amityville.

Como o filme foi feito com um orçamento relativamente modesto, James Brolin recebeu menos dinheiro adiantado, mas com uma promessa de 10% das vendas brutas após seu lançamento. Depois que o filme se tornou um sucesso de bilheteria inesperado (na época, ele estava entre os dez primeiros de todos os tempos), ele acabou recebendo cerca de US $ 17 milhões. Se ajustado pela inflação, isso equivaleria a pouco mais de 55 milhões em dólares em 2014.

James Brolin estava hesitante quando lhe foi oferecido o papel de George Lutz. Disseram-lhe que não havia roteiro e que ele deveria obter uma cópia do romance de Jay Anson e lê-lo o mais rápido possível. Brolin começou o livro uma noite às sete horas e ainda estava lendo às duas horas da manhã. Ele tinha pendurado um par de suas calças no quarto mais cedo e em uma parte realmente "tensa" do livro, a calça caiu de onde quer que estivesse pendurada. Brolin saltou da cadeira, quase batendo a cabeça no teto. Foi então que Brolin disse: "Há algo nesta história." Ele concordou em fazer o filme.

As cenas externas do filme não foram filmadas em Amityville, Long Island, mas sim em Toms River, New Jersey. A polícia local e os trabalhadores das ambulâncias atuaram como figurantes.

O irmão de James Brolin foi realmente usado para a imagem do homem barbudo visto aparecendo do 'quarto vermelho' no porão. O estúdio queria alguém que tivesse uma grande semelhança com Brolin e descobriu que ele tinha um irmão que compartilhava uma forte semelhança com a estrela. O irmão de Brolin foi equipado com uma barba postiça para o papel.

Na época de seu lançamento, o filme foi um dos filmes independentes de maior bilheteria de todos os tempos e o maior sucesso da American International Pictures.        

Em 1979, o advogado William Weber (advogado de defesa de Ronald DeFeo) moveu uma ação contra George Lutz e Kathy Lutz, acusando-os de fraude e quebra de contrato. Ele alegou que eles renegaram um acordo para colaborar com Weber no livro (e no filme subsequente). Em uma entrevista à Associated Press, Weber admitiu que ele e os Lutzes haviam arquitetado o golpe da história de terror "... por causa de muitas garrafas de vinho".

Enquanto lava a louça, ouve-se a personagem de Margot Kidder cantarolando o tema de amor de Superman: O Filme (1978) que ela estrelou como Lois Lane.

Na esperança de criar mais publicidade para o filme, o estúdio inventaria histórias de ocorrências "estranhas" no set do filme.

James Brolin disse que não conseguiu um emprego por dois anos após fazer este filme por causa da crueldade de seu personagem: no entanto, ele estrelou Noite do Malabarista (1980) um ano depois, Alto Risco (1981) um ano depois disso e dois filmes feitos para a TV em 1982.

 filme foi originalmente planejado para ser uma produção feita para a TV para a CBS até que o produtor executivo Samuel Z. Arkoff comprou os direitos após ler o livro de Jay Anson em uma sessão.

Margot Kidder deixou claro para seus amigos que odiava o filme.

Durante anos, circularam rumores de que o filme seria filmado na própria casa em Amityville, NY, mas a equipe de produção estava com muito medo de filmar dentro de casa. A realidade é que a cidade de Amityville negou permissão à American International Pictures para filmar qualquer cena em Amityville em uma tentativa de se distanciar de qualquer publicidade. Portanto, a AIP encontrou uma casa colonial holandesa de dois andares em Toms River, NJ, para filmar o exterior. Uma fachada no terceiro andar foi adicionada, junto com as janelas em forma de lua crescente em ambos os lados da casa. Quase todas as cenas internas foram filmadas nos estúdios MGM em Culver City, CA. Algumas cenas internas foram filmadas dentro da casa real de Toms River, incluindo a cena em que George retorna da casa de barcos no meio da noite e vai até a varanda para acender um cigarro. Nessa cena você pode ver que não há papel de parede e nem porta na sala, enquanto no estúdio a sala tem papel de parede e uma porta perto da estante.

Quando Ron DeFeo Jr. foi questionado sobre o motivo do assassinato de sua família, sua resposta foi: "As vozes me mandaram."

Harrison Ford foi considerado para o papel de George Lutz após o sucesso inesperado de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977). Burt Reynolds, James Caan e Christopher Reeve também foram considerados para o papel.

O porão apresentado neste filme, é mostrado ser uma sala escura e assustadora como uma masmorra. Na realidade, a verdadeira casa em Amityville tem um porão acabado que era usado como sala de recreação quando a família DeFeo morava na casa. A outra parte da cave é utilizada como lavandaria e arrecadação. A casa original também teve uma piscina, até que um novo conjunto de proprietários a mandou preencher.

 Ao contrário da crença popular, a partitura de Lalo Schifrin para este filme não foi a lendária partitura rejeitada composta para O Exorcista (1973). A partitura rejeitada de "Exorcist" foi posteriormente lançada em CD e é completamente diferente em todos os aspectos.

Margot Kidder foi escalada com base em sua atuação em Superman (1978), um filme em que sua co-estrela Brolin fez o teste para o papel-título. Christopher Reeve, que interpretou o Superman, foi considerado para o papel de Brolin neste filme.

 A verdadeira história do filme guarda uma relação especial com dois filmes de terror modernos: Invocação do Mal (2013) e Annabelle (2014). Ed e Loraine Warren, também estiveram envolvidos na investigação da casa real e serviram como Conselheiros de Demonologia para Amityville II: The Possession (1982). Estranhamente, a boneca de Amy é uma Raggedy Ann, que é o que a verdadeira Annabelle é.

O filme nunca deixa claro o que estava acontecendo com Carolyn depois que ela finalmente viu o quarto vermelho no porão da casa. Era comumente acreditado entre os fãs e espectadores que ela estava experimentando a possessão. Helen Shaver, que interpreta Carolyn, é frequentemente questionada e responde que ela não estava experimentando uma possessão demoníaca, mas sim uma sobrecarga sensorial. Carolyn é uma clarividente e sensível ao sobrenatural, então ela estava experimentando a dor, a tortura e a tristeza de todas as almas presas no inferno sendo jogadas de uma vez, já que o quarto vermelho é considerado a entrada do inferno. Ela tapou os ouvidos na cena porque podia ouvir os gritos de agonia pertencentes a todas as almas punidas no inferno, causando-lhe uma sobrecarga sensorial.


Cartazes:
















Sequências:

Amityville 2: A Possessão (1982)

Amityville 3: O Demônio (1983)

Amityville 4: A Fuga do Mal (1989 TV)

Amityville 5: A Maldição de Amityville (1990 Video)

Amityville 6: Uma Questão de Hora (1992 Video)

Amityville 7: A Nova Geração (1993 Video)

Amityville 8: A Casa Maldita (1996 Video)


Novos Filmes:

Horror em Amityville (2005)

Amityville: The Final Testament (2010 documentário)

The Amityville Haunting (2011 Video)

  My Amityville Horror (2012 documentário)


Outros títulos com "Amityville"

O Hospício de Amityville (2013)

Amityville Death House (2015 Video)

Amityville Playhouse (2015)

Amityville: Vanishing Point (2016)

The Amityville Legacy (2016)

The Amityville Terror (2016)

Amityville: No Escape (2016)

Amityville: O Despertar (2017)

Amityville Exorcism (2017)



Filmografia Parcial:

James Brolin







O Expresso de Von Ryan (1965); Flint Contra o Gênio do Mal (1966);  Viagem Fantástica (1966); Um Biruta em Órbita (1966); O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); Vôo 502: Em Perigo (1972); Westworld: Onde Ninguém tem Alma (1973);  Os Dobermans Atacam (1973); O Carro, a Máquina do Diabo (1977); Capricórnio Um (1977); Terror em Amityville (1979); Alto Risco (1981); Mae West - A Deusa do Amor (1982); Hotel  (seriado 1083 a 1988); Traição (1990); As Areias do Tempo (1992); Visões Assassinas (1993); Gunsmoke, A Longa Cavalgada (1993); Os Segredos de Adam (1994); Vítimas da Justiça (1994);  Execução Sumária (1995);  Enfrentando o Passado (1996); Casamento de Conveniência (1998); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); A Caçada (2007); Elsa & Fred: Um Amor de Paixão (2014);  Irmãs (2015); Estarei em Casa para o Natal (2016); Life in Pieces  (seriado 2105 a 2019) 


Margot Kidder (1948–2018)







Uma Certa Casa em Chicago (1969); Nichols (seriado 1971 a 1972); Irmãs Diabólicas (1972); Noite do Terror (1974); Quando as Águias se Encontram (1975); A Reencarnação de Peter Proud (1975); Superman: O Filme (1978); Terror em Amityville (1979); Willie e Phil - Uma Cama para Três (1980); Superman II: A Aventura Continua (1980); Um Herói Diferente (1982); Superman III (1983); Morte no Cinema (1984); Trama Fatal (1986); Perseguição Mortal (1986); Superman IV: Em Busca da Paz (1987); O Segredo do Quarto Branco (1990); O Obsceno (1994); Ivanhoé - A Primeira Batalha (1995); Henry & Verlin (1996); Berço Silencioso (1997); O Palhaço Assassino (1998); Forças Diabólicas (2000); Segredos E Confissões (2000); Alguém na Escuridão (2000); A Single Woman (2008); H2: Halloween 2 (2009); Something Evil Comes (2009); For Robbing the Dead (2011); Os X-Mercenários (2014); The Neighborhood (2017); Puppy Swap: Love Unleashed (2019)

Rod Steiger (1925–2002) 








Sindicato de Ladrões (1954); A Trágica Farsa (1956); Al Capone (1959); O Mais Longo dos Dias (1962); O Homem do Prego (1964); Doutor Jivago (1965); No Calor da Noite (1967); Waterloo (1970); Quando Explode a Vingança (1971); Mussolini - Ascensão e Glória de um Ditador (1974); F.I.S.T. (1978); Horror em Amityville (1979); O Leão do Deserto (1980); A Outra Face (1984); Criação Monstruosa (1987); O Jogador (1992); O Especialista (1994); Hurricane: O Furacão (1999); O Fim dos Dias (1999); Corpo e Alma (2000); Uma Grande Jogada (2001) 

Don Stroud 







O Terceiro Tiro (1967); A Indomável (1967); Meu Nome é Coogan (1968); Os 5 de Chicago (1970); Águias em Duelo (1971); Joe Kidd (1972); Fim-de-Semana Mortal (1976); Instinto Homicida (1976); A História de Buddy Holly (1978); Terror em Amityville (1979); Sweet Sixteen (1983); Murder Me, Murder You (1983); More Than Murder (1984); Gidget's Summer Reunion (1985); Mike Hammer (seriado 1984 a 1987); Armados e Perigosos (1986); 007 - Permissão para Matar (1989); Twisted Justice (1990); O Rei dos Kickboxers (1990); Dragnet (seriado 1989  a 1991); Alvo Fatal (1991); A Vingança dos Sapos Assassinos (1992); Carnossauro 2 (1995); Mistério no Fundo do Mar (1995); Detonator (1996); Um Amigo Diferente (1997); Uma Aventura na América Selvagem (1997); Django Livre (2012)


Helen Shaver









El Hombre Desnudo (1976);  A Estrada do Medo (1978);  Horror em Amityville (1979); O Casal Osterman (1983); A Melhor Defesa é o Ataque (1984); Nova York - Terra de Ninguém (1985); A Cor do Dinheiro (1986); Adoradores do Diabo (1987); O Ataque dos Vermes Malditos 2: Os Vermes Estão de Volta (1996); Jovens Bruxas (1996); Poltergeist: The Legacy (seriado 1996-1999);  O Resgate de Emily (2000); D.C. Sniper: 23 Days of Fear  (2003); Down River (2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre