quinta-feira, 18 de novembro de 2021

CAPRICÓRNIO 1 / CAPRICORN ONE (1977) - ESTADOS UNIDOS

FORMENTANDO A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Charles Brubaker (James Brolin), Peter Willis (Sam Waterston) e John Walker (OJ Simpson) são três astronautas que embarcarão em um foguete na primeira missão tripulada ao planeta Marte, sendo televisionada para o mundo inteiro. Minutos antes da decolagem, os três tripulantes são surpreendidos por James Kelloway (Hal Holbrook) que lhes solicita que abandonem seus postos rapidamente, pois foi descoberto um dano no sistema de suporte de vida que os levaria a óbito em poucos dias.

Kelloway conduz o trio, secretamente, para longe do local de lançamento, um complexo no deserto, porém a contagem regressiva permanece como se os três tripulantes ainda estivessem no foguete.  Kelloway lhes informa que o desmantelamento da missão teria um efeito devastador na corrida espacial e na imagem que a opinião pública tem da NASA, lhes informando que serão mantidos incomunicáveis e que planejam naquele local transmitir o pouso em Marte ‘‘ao vivo’’, com a “colaboração do trio” que será forçado a se comunicar com a ''Terra'' de sua cápsula no ''espaço” mantendo o engodo até a viagem de volta, cujo módulo vazio desembarcará com segurança em um local “não planejado”, dando tempo dos três entrarem novamente no aparelho para serem "resgatados". Com a ameaça a integridade de suas famílias, os três astronautas são obrigados a passar meses mantendo a farsa. Enquanto planejam uma fuga e a divulgação do ardil, a capsula perde seu escudo térmico sendo desintegrada na reentrada. Agora eles foram dados como mortos e precisam ser eliminados, pois nunca mais poderão surgir em público ou retornar para suas famílias, ainda que o governo planeje lhes dar um funeral de heróis.

Capricórnio 1 era um  roteiro que circulava por Hollywood há anos sem que nenhum Estúdio se interessasse pelo projeto, pois consideravam a ideia inverossímil demais. Tudo mudaria da noite para o dia com o caso “Watergate”, em 1972, nos Estados Unidos, cujas investigações culminaram com a renúncia, em 1974, do presidente Richard Nixon. A América que vira John Fitzgerald Kennedy ser assassinado em 1963, em um atentado, que gera especulações ainda nos dias atuais, descobria no cerne de sua nação um caso de corrupção que pararia uma nação. “Todos os Homens do Presidente” (1976) mostrava a Hollywood que levar às telas o lado pouco glorioso do país e instigar a desconfiança em seu povo podia trazer bons dividendos. O momento era propício para Capricórnio 1, que trazia à tona uma outra questão bem interessante: e se a chegada  do homem à Lua não passara de um blefe tecnológico? E se tudo não fora montado apenas para iludir os concorrentes? A tecnologia dispõe de meios para nos fazer acreditar em quase tudo. Teria o governo americano enganado a todos por meio de truques de Hollywood? Há quem acredite que o primeiro passo de Neil Armstrong na lua não passou de uma farsa.

É fato que o cinema americano sempre trouxe elementos de forma direta ou indireta que pudesse inserir em seus filmes e mexer com a descrença e o medo imaginário. Podemos citar alguns exemplos: “Vampiros de Almas” de 1956 (o medo do comunismo);  “A Guerra dos Mundos” de 1953 (o medo do que “vem de fora”, o estrangeirismo); "Assassinato de um Presidente" (1973); “Todos os Homens do Presidente” (o caso Nixon); Chinatown (1974); “JFK- A Pergunta que não quer Calar” (um pretenso complô no caso kennedy escondido de seus cidadãos); “Rede de Intrigas” (a manipulação do público pela mídia); A Conversação (1974); A Trama (1974), Três Dias do Condor (1975), “Matrix” (as pessoas não percebem a verdadeira realidade que estão inseridas, tudo é manipulado, tudo é controlado)... Fora livros como “A Terra Oca” (há uma civilização altamente desenvolvida  que vive no centro da terra!) e “Eram Deuses Astronautas?” (nossos antepassados teriam interagido com alienígenas que trouxeram conhecimento, para depois voltarem às estrelas!).  Houve até uma lenda de que Stanley Kubrick (diretor de  “2001 - Uma Odisseia no Espaço”) teria coordenado a farsa do Homem à Lua! E o livro “We Never Went To The Moon” colocou mais lenha na fogueira ao afirmar que as viagens feitas foram todas fruto de uma grande farsa.

Mas aonde se posiciona Capricornio1? Muitos o classificaram como uma perfeita alusão de como a humanidade foi enganada, outros o viram como um roteiro bizarro levado às telas com uma mensagem de deturpação da realidade com fins unicamente lucrativos. Podemos dizer que no meio desse tiroteio o filme pode ser considerado como interessante, tendo  aspectos tanto positivos quanto negativos. Curiosamente, a NASA ajudou a produção, cedendo equipamentos, como fizera em diversos filmes, uma maneira de ganhar uma boa imagem pública. Mas, após o lançamento do filme, a agência se posicionou de forma contrária ao que era exibido em tela. Bob Shafer, vice-diretor de Relações Públicas para Serviços de Mídia da NASA, chegou a afirmar “o ponto (do filme) é uma falsificação total de uma missão. Não é apenas fantasia, é muito pior do que isso”, ao contrário do filme “Ano 2003 - Operação Terra (Futureworld)”, na qual os mesmos produtores tiveram apoio da NASA e que se transformou em uma respeitada e elogiada produção. O que teria acontecido foi que a NASA aceitou uma nova parceria sem saber exatamente a mensagem central que o filme distribuiria.

Talvez um dos grandes problemas do filme esteja em seu roteiro: a direção demonstrou-se indecisa sobre o que estaria propondo ao espectador: uma história fantástica, uma sátira ou os limites que a realidade impõe. Esse percurso, por três planos indistintamente, pode ter desviado a atenção do espectador quanto à mensagem central. Ou seja: o que deveria ser um grande filme de ficção científica desmembrou-se em um filme de thriller político, ação, com uma pitadas de sarcasmo. Ainda assim, muitos apreciaram a condução do filme desse modo. E há momentos interessantes: a parte técnica, de efeitos, é muito bem realizada; há um clima de suspense no início; há certa tensão quando um analista de monitoramento da NASA descobre que as transmissões parecem vir não do espaço, mas algum lugar “mais próximo”, conseguindo uma indesejada atenção; o carro do repórter que fica “desgovernado” em um ótimo trabalho de câmera, colocando em alguns momentos o espectador na perspectiva de quem está ao volante, em uma sensação de descontrole, fora a perigosa e ousada cena de perseguição dos helicópteros. Para não dizermos que tudo são flores, há um complicador quando o idealismo fica em segundo plano, diante da intriga. Kelloway diz que a operação é secreta e de conhecimento de poucos, mas o que se revela aos olhos dos espectadores é um aparato bem consistente que envolve construção em estúdio de um módulo; o cuidado e vigília dos astronautas (aparentemente passaram meses com a mesma roupa!); o monitoramento de um dispositivo explosivo controlado por rádio, plantado em um avião que está levando as famílias dos astronautas em caso de  não colaboração do trio  e até agentes prontos para dar cabo em quem suspeite de que há algo de estranho no ar. E há um momento que não é muito esclarecido: quando em “Marte” os astronautas “transmitem” para a Terra, não deveria haver um atraso de tempo, conforme explicado no meio do filme?

Vamos ao elenco: James Brolin faz, Brubaker, o líder dos astronautas e um dos que está empenhado em enfrentar a agência governamental não identificada, expondo toda a farsa. Sam Waterston (que teria seu grande momento em “Gritos do Silêncio”) aparece pouco, tendo maior tempo em cena perto do fim.  O.J Simpson (“Goldie e o Pugilista”) era um famoso profissional do Football Americano, no auge da carreira esportiva pelo “Bufalo Bills”, e muito popular,  com algumas atuações e sendo um bom chamariz considerando que a data de estreia do filme coincidia com o início do campeonato. Elliot Gould faz o repórter investigativo Robert Caufield, com um passado de bebidas e desacreditado. Sua inclusão na história criou um segundo elemento narrativo levando o filme a transitar entre a ficção-científica e o thriller de investigação, não se definido e tentando um equilíbrio narrativo. Hal Holbrook empresta cinismo e frieza necessários ao vilão que interpretou.  A introdução de Telly Savalas (no auge com o seriado Kojak), como o piloto de um biplano pulverizador, deve ser considerado como um alívio cômico, além de uma solução tirada da cartola (deus ex-machina) para um final meio anticlímax e abrupto. Karen Black surge e desaparece, retornando sem muito propósito no filme. Elliot Witter (Robert Walden) é o incauto analista que descobre o que não deveria. Ainda temos Brenda Vaccaro como a esposa de Brubaker e David Doyle (o “Bosley” do seriado “As Panteras”) como o chefe pouco amigável de Caufield. 

Dirigido por Peter Hyams (também responsável pela escrita), Capricórnio 1 é um produto característico do cinema diversão que poderá ser apreciado por aqueles que gostam de ficção-científica recheada de certa ação e suspense. Tem bons momentos, conseguindo prender o espectador do início ao fim, porque seu tema especulativo é muito interessante e ainda hoje bem atual. Hyams soube aproveitar o uso dos efeitos em prol do filme. E talvez uma metragem menor permitisse a história evoluir de uma forma mais compacta. O filme mexe com imaginário de muitas pessoas que nunca estudaram a fundo o assunto (uma tendência bem atual); apenas acreditam que certos eventos são o resultado de maquinações governamentais com propósitos desconhecidos. Cabe a cada um formular sua própria teoria sobre o assunto. Produção que desapareceu das emissoras e que, de forma sazonal, resurge em alguma programação semanal da TV a cabo.


Trailer:




Curiosidades:

Disponível no Youtube

Apesar de ser retratado como um vilão, a NASA forneceu assistência técnica, incluindo maquetes de espaçonaves, cenários, veículos e experiência em projeção na tela frontal.

Um dos pilotos de dublês, Frank Tallman, que pilotou o avião stearman vermelho, afirmou que esse filme foi o mais perigoso para o qual ele já voou. Ele morreu em um acidente logo após o término das filmagens.

Na época do lançamento do filme, o especialista em aviação de Hollywood Frank Tallman disse sobre o final do vôo em combate aéreo entre um biplano e dois helicópteros: "É a sequência aérea mais perigosa e complexa já executada para um filme".

O roteirista e diretor do filme, Peter Hyams, já havia respondido ao pouso da Apollo 11 na lua dizendo: "Houve um evento de enorme importância que quase não teve testemunhas. E a única verificação que temos ... Veio de uma câmera de TV".

A sequência do carro em fuga fez tanto sucesso que foi usada em outros filmes e programas de TV.

Telly Savalas interpreta um piloto, mas na vida real ele tinha medo de voar.

A cobra que Charles Brubaker come estava recheada de peixe cru.

O ex-marido de Barbra Streisand (Elliott Gould) e o futuro / atual marido (James Brolin), estrelam juntos neste filme.

Jerry Goldsmith escreveu a trilha sonora de "Capricórnio Um (1977)" e também de "Jornada nas Estrelas: Insurreição (1998)". Se você ouvir a trilha sonora de 'Insurreição' por volta das 3: 30-3: 45 minutos, você ouvirá o tema distinto de 'Capricórnio Um'.

O roteirista e diretor Peter Hyams disse certa vez sobre a reação do público a este filme: "O público apenas se levantou e aplaudiu em um ponto do filme. Não era porque era um filme tão bom, é só que certos filmes tocam certas coisas nas pessoas . Em um filme de sucesso, o público, quase antes de vê-lo, sabe que vai gostar. Lembro-me de estar no fundo do cinema e chorar porque sabia que algo havia mudado em minha vida. Sentado da sala de projeção, senti que meu rosto estava molhado de lágrimas. Um homem inteligente, David Picker (executivo do estúdio David V. Picker) veio até mim e disse: "Você vai ter muitos novos melhores amigos amanhã . É melhor você saber como lidar com isso."

O filme independente de maior sucesso de bilheteria no ano de 1977.

A cena em que o Mustang sabotado sai do controle e bate na baía foi usada como um arquivo de imagens para um episódio o seriado Duro na Queda (1981).

Embora as teorias da conspiração sobre os pousos na lua sendo falsificados tenham começado em meados dos anos 1970, elas ganharam muita força após o lançamento deste filme devido à forma cientificamente confiável como o filme retrata como os pousos em Marte na linha da história foram falsificados. No entanto, é interessante que a União Soviética e toda a sua divisão do programa espacial tenham estado notavelmente silenciosos sobre o assunto (quando se alguém pudesse mostrar que foi fingido, seriam eles). Além disso, as sondas não tripuladas chinesas e japonesas, desde 2008, fotografaram a superfície lunar com câmeras de alta resolução e mostraram a presença de artefatos da Apollo (como hardware) nos locais de pouso.

O diretor Peter Hyams havia escrito originalmente o roteiro logo após o primeiro pouso na lua em 1969, cerca de nove anos antes do filme estrear nos cinemas. Hyams não conseguiu encontrar nenhum apoio ou interesse no projeto. Mas então, após o escândalo político Watergate em 1972, Hyams vendeu o roteiro e colocou o filme em desenvolvimento. Demorou mais alguns anos para produzir o filme finalmente sendo lançado nos cinemas em 1978.

O elenco do filme inclui seis indicados ao Oscar: Karen Black, Sam Waterston, Brenda Vaccaro, Hal Holbrook, Elliott Gould e Telly Savalas.

Candice Bergen recebeu originalmente o papel de Judy Drinkwater, mas recusou. O papel final ficou com Karen Black.

O filme visto e referido por Caulfield e Loughlin, onde Loughlin se lembrava erroneamente de Alan Hale Jr. e corrigido por Caulfield com James Stewart, é Sublime Devoção (1948).

Quando Peter Hyams escreveu e dirigiu "Capricórnio Um", sua inspiração veio das acusações de que os pousos lunares do Projeto Apollo eram farsas. Estes foram desacreditados porque, entre outras razões, a tecnologia que teria sido necessária para falsificar os pousos lunares não existia de fato na época.

Quando os helicópteros OH-6 Cayuse estão atirando no biplano, as 'armas' são na verdade apenas caixas de luz que piscam com luz branca. Não há fumaça do disparo real da munição.

Um de vários filmes de espaço / ficção científica / fantasia do escritor e diretor Peter Hyams. Os filmes de ficção científica / fantasia são: Outland: Comando Titânio (1981), O Guardião do Tempo (1994), Capricórnio Um (1977), Fim dos Dias (1999), Fique Ligado em Paranoias Parabólica (1992), 2010: O Ano em que Faremos Contato (1984) e A Relíquia (1997).

O personagem de Elliott Gould interage com uma pessoa que cita e cita filmes da mesma forma que o personagem de Gould fez em Um Perigoso Adeus (1973).

O título do filme "Capricórnio Um" é o codinome oficial da missão fictícia da NASA a Marte. 


James Brolin com o filho Josh Brolin ( o vilão Thanos de Os Vingadores)










OJ Simpson em Corra Que a Polícia Vem Aí









Sam Waterston em Os Gritos do Silêncio










Hal Holbrook  em Wall Street: Poder e Cobiça









Elliot Gould  em A Outra História Americana









Telly Savalas em Kojak









David Doyle no seriado As Panteras










Karen Black em O Peixe Assassino










Cartazes:





Filmografia Parcial:

James Brolin







O Expresso de Von Ryan (1965); Flint Contra o Gênio do Mal (1966);  Viagem Fantástica (1966); Um Biruta em Órbita (1966); O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); Vôo 502: Em Perigo (1972); Westworld: Onde Ninguém tem Alma (1973);  Os Dobermans Atacam (1973); O Carro, a Máquina do Diabo (1977); Capricórnio Um (1977); Terror em Amityville (1979); Alto Risco (1981); Mae West - A Deusa do Amor (1982); Hotel  (seriado 1083 a 1988); Traição (1990); As Areias do Tempo (1992); Visões Assassinas (1993); Gunsmoke, A Longa Cavalgada (1993); Os Segredos de Adam (1994); Vítimas da Justiça (1994);  Execução Sumária (1995);  Enfrentando o Passado (1996); Casamento de Conveniência (1998); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); A Caçada (2007); Elsa & Fred: Um Amor de Paixão (2014);  Irmãs (2015); Estarei em Casa para o Natal (2016); Life in Pieces  (seriado 2105 a 2019) 


Sam Waterston







Um Casal Prá Frente (1969); Savages (1972);  O Grande Gatsby (1974); Jornada do Pavor (1975); Doce Vingança (1976);  Capricórnio Um (1977); O Espião Trapalhão (1980); Portal do Paraíso (1980); Os Gritos do Silêncio (1984);  A Volta Por Cima  (1985); Sinal de Perigo (1985); O Submarino da Morte (1986); Somente Entre Amigas (1986); Setembro (1987); Regresso do Vietnã (1989); Crimes e Pecados (1989); Ponto de Mutação (1990); Inferno no Polo (1990); No Mundo da Lua (1991); Julgamento em West Point (1994);  Prisioneiro do Silêncio (1994); Ninho de Cobras (1994); Nixon (1995); O Regresso (1996); Conspiração (1997) Lei & Ordem (seriado 1994-2010);  Armas na Mesa (2016); Suprema (2018); The Man in the Woods (2020); Grace and Frankie (seriadp 2015-2022).


OJ Simpson







The Dream of Hamish Mose (1969); Os Homens Violentos do Klan (1974); Inferno na Torre (1974); A Travessia de Cassandra (1976); Só o Amor Perdoa (1977); Raízes (seriado 1977); Capricórnio Um (1977); Goldie e o Pugilista (1979); Detour to Terror (1980); Goldie e o Pugilista em Hollywood (1981);  Cocaine and Blue Eyes (1983); Intercâmbio de Alunos (1987); Corra que a Polícia vem Aí! (1988); Corra que a Polícia vem Aí! 2 1/2 (1991); CIA: Operação Alexa (1992); Sem Refúgio (1992); Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); Frogmen (1994). 


Hal Holbrook 







Violência nas Ruas (1968); A Grande Esperança Branca (1970); Suddenly Single (1971); Magnum 44 (1973); Todos os Homens do Presidente (1976); A Batalha de Midway (1976); Capricórnio Um (1977); A Lenda do Revolver Dourado (1979); A Bruma Assassina (1980); O Difícil Regresso (1980); O Sequestro do Presidente (1980); O Assassinato de Randy Webster (1981); Creepshow: Arrepio do Medo (1982); O Esquadrão da Justiça (1983); Os Três Desejos de Billy Grier (1984); Terrorismo em Washington (1986); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); Pecado Mortal (1988); Os Senhores do Holocausto (1989); A Vida por um Fio (1989); A Firma (1993); A Perry Mason Mystery: The Case of the Lethal Lifestyle (1994); Coragem de uma Mulher (1995); O Olho de Deus (1997); Força Delta (1997); O Terceiro Gêmeo (1997); Procura-se uma Noiva (1999); Amor Maior que a Vida (2000); Homens de Honra (2000); Cine Majestic (2001); The Event (seriado 2010 a 2011); Água para Elefantes (2011); Lincoln (2012); Terra Prometida (2012); O Protetor (2015);


Elliot Gould 








Bob, Carol, Ted E Alice (1969);  M.A.S.H. (1970); Um Perigoso Adeus (1973); Dois Vigaristas em Nova York (1976); Uma Ponte Longe Demais (1977); Capricórnio Um (1977); Fuga para Athena (1979); Uma Ponte Chamada Esperança (1984); Trama Fatal (1986);  O Telefone (1988); Bugsy (1991); Resgate Implacável (1991); O Jogador (1992); Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); Marcado pela Violência (1995); Tempo de Decisão (1995); Cidade do Ódio (1997); A Outra História Americana (1998); Onze Homens e um Segredo (2001); Friends (seriado entre 1994 e 2003);  Doze Homens e Outro Segredo (2004); À Espera da Felicidade (2006); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); A Redenção de Sarah Cain (2007); O Pequeno Hércules (2009); Contágio (2011); Ruby Sparks - A Namorada Perfeita (2012); Ray Donovan (seriado entre 2013 a 2016);  Oito Mulheres e um Segredo (2018); Caminho dos Sonhos (2018); Mentiras Perigosas (2020)

Telly Savalas (1922–1994)








O Terror de uma Cidade (1961); Juventude Selvagem (1961); Círculo do Medo (1962); O Homem de Alcatraz (1962); Mercado de Corações (1963); O Mensageiro da Vingança (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Genghis Khan (1965); Uma Batalha no Inferno (1965); Beau Geste (1966); Os Doze Condenados (1967); Os Corruptores (1968); O Sindicato do Crime (1969); O Ouro de Mackenna (1969); 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969); Cidade Violenta (1970); Expresso do Horror (1972); Trinity... Os Sete Magníficos (1972); Pancho Villa (1972); Implacável Perseguição (1973); The Marcus-Nelson Murders (1973); Lisa e o Diabo (1973); Capricórnio Um (1977); Kojak (seriado 1973-1978); Fuga para Athena (1979); Dramático Reencontro no Poseidon (1979); Alcatraz: The Whole Shocking Story (1980); Um Rally Muito Louco (1984); O Preço da Justiça (1987); Os Doze Condenados: Missão Mortal (1987); Os Doze Condenados: Missão Fatal (1988); The Hollywood Detective (1989); Kojak: Ariana (1989); Kojak: Fatal Flaw (1989); Kojak: Flowers for Matty (1990); Kojak: It's Always Something (1990); Kojak: None So Blind (1990); Brincando com o Perigo (1993); Loucademia de Bombeiros (1995)

Brenda Vaccaro







Palácio do Vício (1969); Perdidos na Noite (1969);  Árvore da Solidão (1971);  A Mancha do Passado (1971); Um Dia de Sol (1973); Uma Vez só não Basta (1975); Território Brutal  (1976); Aeroporto 77 (1977); Capricórnio Um (1977); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); As Duas Faces de Zorro (1981);  A Long Way Home (1981);  Supergirl (1984); No Coração da Noite (1988); A Máscara da Morte Rubra (1989); A Idade do Lobo  (1990);  Segredos do Coração (1994); Buscando a Felicidade (1994); O Espelho tem Duas Faces (1996); O Clube da Feliz Idade (2005); Você não Conhece o Jack (2010); Era Uma Vez Em... Hollywood (2019)


David Doyle (1929–1997)










Feliz Aniversário (1959); Um Tigre de Alcova (1967); Uma Face para Cada Crime (1968); Meu Nome é Coogan (1968); O Caminho da Felicidade (1971); Miracle on 34th Street ( 1973); Um Estranho Ser  (1974); Força Vigilante (1976); Capricórnio Um (1977); As Panteras (seriado 1976 -1981);  A Mulher Invisível (1983); A Última Dança de Salomé (1988); Quero um Bebê  (1988); As Mulheres de Archie (1990); Rugrats: Os Anjinhos (animação -voz - 1991 -2001)


Karen Black  (1939–2013)







Agora Você é um Homem (1966); Sem Destino (1969);  Cada um Vive como Quer (1970);  Duelo de Bravos (1971); Morte Silenciosa (1971);  O Grande Gatsby (1974); Aeroporto 75 (1974); O Dia do Gafanhoto (1975); Nashville (1975); Trama Macabra (1976); A Mansão Macabra  (1976); O Estranho Caso da Senhora Oliver (1977); Capricórnio Um (1977);  O Assalto (1978); O Peixe Assassino (1979); Caminhos Separados (1981); Chanel - A Solidão de uma Mulher (1981); James Dean, o Mito Sobrevive (1982); Inferno ao Vivo  (1984); Crepúsculo Selvagem (1985); Invasores de Marte (1986); A Ilha dos Monstros (1987); A Voz Assassina (1988); Reflexo do Demônio (1990); Anjo da Noite (1990); Síndrome do Medo (1990); Prisão Oklahoma (1991); Crianças da Noite (1991); Espíritos do Demônio (1991); O Jogador (1992); 00 Kid, Um Espião Muito Especial (1992); Colheita Maldita 4: O Encontro (1996); Dogtown (1997);  Malaika (1998); Mascara (1999); O Guardião das Almas (2001);  A Casa dos 1000 Corpos (2003); Escritor Fantasma (2007); Aquarela - As Cores de Uma Paixão (2008); Dark Blood (2012); Wild in Blue (2015)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre