sexta-feira, 17 de julho de 2020

A GAROTA DO ADEUS - THE GOODBYE GIRL (1977) - ESTADOS UNIDOS


UMA ELEGANTE COMÉDIA ROMÂNTICA DE COSTUMES

Paula Mcfadden (Marsha Mason), uma ex-corista da Broadway, divorciada, vive com sua filha Lucy (Quinn Cummings) em um apartamento em Manhattan e descobre que seu namorado a abandonou,  viajando para o exterior e sublocando o apartamento ao seu amigo Elliot Garfield (Richard Dreyfuss), um egocêntrico ator teatral de Chicago. Valendo-se do direito de sublocação, Eliott  se recusa a reconhecer o direito de ocupação de Paula, ao mesmo tempo em que esta se recusa a desistir das instalações. Necessidades monetárias lhes obrigam a dividir despesas e apartamento onde tentam conservar a lucidez e o bom humor em acaloradas discussões.



Com cinco indicações ao Oscar (Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro e Melhor Filme) dando o Oscar a Dreyfuss, A Garota do Adeus é uma comédia romântica que fez muito sucesso à sua época ao mostrar um casal diametralmente opostos cujas circunstâncias os obrigam a dividir um apartamento onde vivem rusgas diárias e passam a competir pela última palavra. Aos poucos o gelo começa a se derreter, insultos dão lugar a compreensão e compaixão. O inteligente roteiro do dramaturgo Neil Simon, na época Marido de Marsha e um dos nomes mais famosos do teatro norte-americano,  nos traz momentos divertidos e criativos abrangendo os caminhos da solidão e desafeto em uma elegante comédia de costumes. A direção de Herbert Ross, ex-bailarino e ex-coreografo, de filmes como de “Flores de Aço” e “Sonhos de um Sedutor” conseguiu imprimir ritmo aos diálogos nos mostrando um ator de Chicago querendo ganhar os palcos de Nova Iorque, uma mulher escaldada por uma série de fracasso amorosos  e uma menina, modelo de precocidade, que interage com a dupla fornecendo o ponto de equilíbrio que a estória precisava.


Outro ponto interessante é a mudança do papel da mulher na sociedade  mostrado nessa produção. O filme fora realizado em 1976, sendo levado aos cinemas americanos em 1977 e chegando ao Brasil em 1978. Se observarmos que a lei do divorcio em nosso país (um dos últimos por sinal a realizar essa prática) saiu em 26 dezembro de 1977 após forte oposição (só existia o desquite e a pessoa não podia casar de novo) e que mulher divorciada não era bem vista na sociedade, nem filhos de casais separados, muito se explica porque algumas análises criticavam o filme sem tocar nesse motivo como sendo o principal. A personagem Paula representava o papel da nova mulher na sociedade: divorciada, independente financeiramente, trabalhando e cuidando sozinha da filha.Mãe em tempo integral. Paula vive com a filha pequena que possui inteligência e amadurecimento precoces para sua idade e teve um relacionamento com um namorado que lhe abandonara. Um novo homem, um estranho, surge para dividir um cômodo na casa. Se hoje essas questões são comuns, na década de 70 não eram e foi uma maneira da Academia do Oscar mostrar que estava sintonizada e apoiava os novos tempos que viriam. Mas não foi uma decisão política já que o filme, por sua temática ousada e atual para a época,  tinha realmente muitas qualidades que o classificavam à disputa da estatueta.


Richard Dreyfuss (aos 30 anos de idade) teve uma atuação carismática que mostroua evolução de seu personagem que, no início, se mostra um “mala”, e aos poucos se revela uma pessoa compreensiva, amiga e afetuosa que começa a derreter o coração de Paula. Dreyfuss fora o ator mais jovem a ganhar o Oscar. Este recorde foi quebrado por Adrien Brody ao ganhar o Oscar de Melhor Ator em 2003 por seu papel principal em “O Pianista” (2002), aos 29 anos. Marsha Mason (aos 35 anos) conseguiu a química necessária com Dreyfuss e sua personagem transita entre a falsa durona e a romântica, que precisa do apartamento para manter sua vida e dar um lar para sua filha. Mas, aos poucos, o espectador começa a ver que seus sentimentos são fruto de suas escolhas amorosas erradas, a quem sempre é relegada o papel de vítima rejeitada, mas Paula começa a ver em Elliott uma nova oportunidade, só que o medo de novamente ser “a garota do adeus” é um grande empecilho. Quinn Cummings, em sua estreia no cinema, foi outra que concorreu ao Oscar por sua elogiada atuação “roubando” as cenas nos momentos em que foi exigida. 



A Garota do Adeus é indicado aqueles que gostam de comédias românticas de qualidade. Apesar de feito nos anos 70 não envelheceu em sua temática e se mostra um passatempo bem divertido com a bela canção final "The Goodbye Girl" na voz de David Gates (vocalista do grupo Bread na época).

Trailer:




The Goodbye Girl - David Gates 




Cartazes:




Curiosidades:
A produção desastrosa de "Ricardo III" de Shakespeare, na qual Elliot Garfield (Richard Dreyfuss) interpreta o personagem-título como gay, foi baseada em uma produção real em que Marsha Mason estava (como Lady Anne) e contou ao marido, Neil Simon.

Quando a Warner Bros. ignorou o roteiro reescrito de Neil Simon após o desastroso início das filmagens (sob o título inicial de "Bogart Slept Here"), o estúdio ainda estava bastante desconfortável em fazer o filme, mas concordou em seguir em frente depois de fazer um acordo com a Metro-Goldwyn -Mayer para dividir os custos. O filme foi um dos primeiros co-produzidos por dois estúdios de Hollywood, incomum na época, mas comum agora.

Um dos cinco filmes escritos por Neil Simon que mostravam sua esposa Marsha Mason. Os filmes incluem A Garota do Adeus (1977), O Detetive Desastrado (1978), Capítulo Dois: Em Busca da Felicidade (1979), O Doce Sabor de um Sorriso (1981) e A Volta de Max Dugan (1983).

O filme foi inicialmente intitulado "Bogart dormiu aqui", com Robert De Niro como protagonista e Mike Nichols como diretor. A história foi supostamente baseada na vida de Dustin Hoffman como um ator em dificuldades.  Hoffman queria o papel principal no filme, mas foi recusado. As diferenças artísticas finalmente forçaram De Niro e Nichols a sair duas semanas depois das filmagens, depois de várias leituras na mesa. Outros atores que também foram candidatos ao papel foram Jack Nicholson, James Caan e Tony Lo Bianco. Dreyfuss foi trazido para testar ao lado de Marsha Mason.

Richard Dreyfuss baseou seu personagem de Elliot Garfield em seu amigo Harlan Ellison.

Fontes apontam para este filme como a primeira comédia romântica a arrecadar 100 milhões de dólares.

O filme foi refilmado para a televisão cerca de 27 anos após a sua primeira produção e lançamento. Jeff Daniels desempenhou o papel de Richard Dreyfuss, enquanto Patricia Heaton assumiu o papel de Marsha Mason. O remake "atualizado" envolveu pouca reescrita deste filme. O roteiro do remake da TV é literalmente palavra por palavra e cena por cena do roteiro original deste filme, com exceção de algumas palavrões removidas para torná-lo mais apropriado para a televisão

Segundo Neil Simon, ninguém esperava nada de especial nas bilheterias do filme. "Tinha apenas uma estrela de verdade, Richard Dreyfuss; uma estrela em ascensão, Marsha Mason; e uma fofa de dez anos, Quinn Cummings, com uma ligeira história de amor dirigida extremamente bem por Herbert Ross ...”

A versão musical deste filme, também intitulada "The Goodbye Girl", estreou no Marquis Theatre em 4 de março de 1993 e concorreu para 188 apresentações até 15 de agosto do mesmo ano. Foi indicado a cinco prêmios Tony em 1993, incluindo Melhor Musical, Melhor Direção de um Musical e Melhor Coreografia. Bernadette Peters fez    Marsha Mason e Martin Short atuou no papel de Richard Dreyfuss.

Em um ponto do filme, Richard Dreyfuss personifica Humphrey Bogart. O filme foi originalmente intitulado "Bogart Slept Here".

Primeiro de dois filmes escritos por Neil Simon, estrelados por Richard Dreyfuss. O outro é Proibido Amar (1993).

Robert De Niro foi originalmente escolhido como Elliot McFadden e demitido logo antes do início das filmagens. Richard Dreyfus foi chamado no último minuto e convidado a fazer um teste. "Eu não podia acreditar!" Disse Dreyfus. "Ninguém despede De Niro!" De Niro se recusou a falar sobre a experiência em entrevistas.

O único indicado ao Oscar de Melhor Filme naquele ano a não ser indicado para Melhor Diretor.

Incluído na lista do ano de 1998  pelo American Film Institute, indicados para os 100 melhores filmes americanos.

Incluído na lista do ano de 2000  pelo American Film Institute dos 100 filmes americanos mais engraçados

Filmografia Parcial:
Marsha Mason



Amantes em Veneza (1973); Licença Para Amar Até a Meia-Noite (1973); As Duas Vidas de Audrey Rose (1977); A Garota do Adeus (1977); Promessa ao Amanhecer (1979); Capítulo Dois: Em Busca da Felicidade (1979); A Volta de Max Dugan (1983); Presa do Silêncio (1986); O Destemido Senhor da Guerra (1986); Stella, uma Prova de Amor (1990); Noiva e Preconceito (2004); De Volta à Estrada (2004); Uma Família Perdida no Meio do Nada (seriado 2010 a 2017); Grace and Frankie (seriado 2016 a 2019)


Richard Dreyfuss











A Primeira Noite de um Homem (1967); Os Jovens Fugitivos (1968); Dillinger: Inimigo Público nº 1 (1973); Loucuras de Verão (1973); Tubarão (1975); A Sentinela dos Malditos (1977); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); A Garota do Adeus (1977); De Quem é a Vida Afinal? (1981); Um Vagabundo na Alta Roda (1986); Conta Comigo (1986); Tocaia (1987); Querem me Enlouquecer (1987); Luar sobre Parador (1988); A Grande Barbada (1989); Além da Eternidade (1989); Lembranças de Hollywood (1990); Meu Querido Intruso (1991); Nosso Querido Bob (1991); Uma Nova Tocaia (1993); Testemunha do Silêncio (1994); Meu Querido Presidente (1995); Mr. Holland: Adorável Professor (1995); Sombras da Lei (1996); Mafiosos em Apuros (2000); O Alvo Errado (2001); Poseidon (2006); W. (2008); Falando Grego (2009); Irmãos de Sangue (2009); Piranha (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); Do Jeito que Elas Querem (2018); Astronaut (2019); Daughter of the Wolf (2019)


Quinn Cummings











Night Terror (1977); Intimamente Estranhos (1977);  A Garota do Adeus (1977);  Família (seriado 1978 a 1980); A Enviada do Mal (1980); Desencontros (1989)


Nicol Williamson (1936–2011) 











Hamlet (1969); Conspiração Violenta (1975); Robin e Marian (1976); A Garota do Adeus (1977); Excalibur  - A Espada do Poder (1981); O Mundo Fantástico de Oz (1985); O Mistério da Viúva Negra (1987); O Exorcista III (1990); Amigos Para Sempre (1996); Spawn - O Soldado do Inferno (1997).


Powers Boothe (1948–2017)











A Garota do Adeus (1977); O Confronto Final (1981); O Senhor das Águias (1984); Amanhecer Violento (1984); A Floresta das Esmeraldas (1985); O Limite da Traição (1987); Rajada de Fogo (1992); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Morte Súbita (1995); Homens de Honra (2000); A Mão do Diabo (2001); Sin City: A Cidade do Pecado (2005); The Avengers: Os Vingadores (2012);  Sin City: A Dama Fatal (2014); Agentes da S.H.I.E.L.D. da Marvel (seriado 2015 a 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre