terça-feira, 28 de julho de 2020

UM TIRA DA PESADA - BEVERLY HILLS COP (1984) - ESTADOS UNIDOS



BEM REALIZADO, DIVERTIDO E INTELIGENTE.

Axel Foley (Eddie Murphy) é um detetive de Detroit que tem um modo todo especial de conduzir suas investigações. Certo dia encontra, no corredor de seu apartamento, seu amigo Mikey Tandino (James Russo) que saíra da cadeia e agora trabalha em uma galeria de artes em Berverly Hills com outra amiga de Axel: Jenny Summers (Lisa Eilbacher). Durante a conversa, Axel acaba sendo atingido pelas costas e, quando acorda, percebe que Mikey fora assassinado. Impedido de investigar o caso por seu chefe, o inspector Todd (Gilbert R. Hill), solicita férias e é advertido: se resolver investigar por conta própria será sumariamente despedido, pois Todd já não aguenta mais os modos pouco ortodoxos de seu subordinado. Axel parte secretamente para Berverly Hills e inicia uma investigação que o leva até Victor Maitland (Steven Berkoff), um rico negociante de artes e dono da galeria onde Jenny trabalha. Ao confrontar Victor, Axel termina por ser preso e conhece o Tenene Bogomil (Ronny Cox) da força policial local que lhe adverte que ele se encontra fora de sua jurisdição, colocando o detetive Billy Rosewood (Judge Reinhold) e o sargento Taggart (John Ashton) para acompanharem os seus passos. Só que Foley não descansará enquanto não desmascarar as ações de Victor e capturá-lo.


Em “48 Horas” (sua estreia no cinema) e “Trocando as Bolas”, Eddie Murphy ainda atuava como coadjuvante, mas já mostrava que se tornaria astro em pouco tempo: as cenas em que participava sempre traziam boas gargalhadas, assim como seus trejeitos e modo acelerado e desbocado de se expressar. Mesmo o fracasso do filme “A Melhor Defesa é o Ataque” (ao lado de Chevy Chase), no mesmo ano, não impediria que o ator se colocasse no topo das bilheterias. Um Tira da Pesada era um projeto escrito há anos e que tinha Stallone, inicialmente, à frente do elenco. Mas o ator não conseguiu se entender como os envolvidos e desistiu, abrindo caminho para Murphy finalmente brilhar. Sua aparência de maltrapilho e um estilo de “malandro carioca”, contrastando com a sofisticada força policial de Berverly Hills, em uma cidade tão diferente de onde o detetive vem, se torna um obstáculo natural para que Foley as contorne com ideias suis generis, de modo insolente e engraçado.


Os produtores Don Simpson / Jerry Bruckheimer se tornariam famosos por várias produções: “Flashdance: Em Ritmo de Embalo” (1983), “Top Gun: Ases Indomáveis” (1986); “Um Tira da Pesada II” (1987), “Dias de Trovão” (1990), “Maré Vermelha” (1995), “A Rocha” (1996) ... e Eddie Murphy, aqui,  apostou suas fichas se aliando a dupla com sua “Eddie Murphy Productions”. O resultado foi um sucesso estrondoso. A partir de um orçamento de 14 milhões de dólares, o filme alcançou uma renda de 234 milhões só nos Estados Unidos e uma bilheteria global de pouco mais de 316 milhões. Um Tira da Pesada se tornaria a comédia de maior sucesso comercial da história do cinema na época e Murphy, aos 23 anos, assinaria um contrato em que receberia 25 milhões para fazer seis filmes. Nada mal para uma pessoa que até os 19 anos ganhava seu sustento em programas de calouros, posteriormente conseguindo trabalhar no famoso programa americano, da rede NBC, “Saturday Night Live”, onde, em 1980, ganhava 750 dólares por programa. No segundo ano passou para 30 mil por aparição ao lado de comediantes como Chevy Chase, Dan Akroyde e Jim Belushi.


Mas ainda que Murphy seja a estrela absoluta da produção e o maior motivo do sucesso do filme, não podemos deixar de assinalar outros aspectos que contribuíram para o seu sucesso. A direção de Martin Brest, em seu terceiro filme (fora despedido no meio das filmagens do sucesso “Jogos de Guerra”) teve grande mérito no alcance desse objetivo, pois Brest imprimiu um ritmo ágil ao filme que impediu o espectador de se cansar. O roteiro escrito por Daniel Petrie Jr. (Atirando para Matar, Acerto de Contas, Um Tira da pesada II e III ...) e Danilo Bach (A Noite das Brincadeiras Mortais e produtor do ótimo, porém curto seriado, “Contrato de Risco”)  concorreu ao Oscar perdendo para “Um Lugar no Coração”. A forma como os personagens nos são apresentados e as peripécias de Foley, enquanto tenta capturar o vilão e seu bando, permitiu ao filme fluir numa forma leve e divertida. E há ótimos momentos como a banana no cano escape; Foley sendo arremessado por uma vidraça; quando entra no restaurante da elite local, ou se passa por fiscal de alfândega ... e até quando consegue uma vaga no hotel de Bervely Hills passando-se por repórter. Tudo isso entremeado de ação, principalmente na parte final, pois, no fim das contas, não esqueçamos que também é um filme policial.


Mas para Murphy brilhar, um elenco de apoio de qualidade era necessário e as escolhas foram muito bem feitas. Ronny Cox, como o tenente “boa praça” Bogomil, já tinha uma extensa carreira, mas essa produção o colocou em evidência. E quem viu “Robocop” e “O Vingador do Futuro” se lembrará do ator rapidamente. Judge Reinhold também vinha de participações em filmes como “Guardiões da Honra” e “Gremlins” tendo sua carreira também alçada com o sucesso do filme. Seu personagem ingênuo, trapalhão e pronto para ação ficou muito divertido. Outro que se destaca é John Ashton como Taggart: durão, cara de poucos amigos, mas quase tão atrapalhado quanto Rosewodd. A dupla funcionou muito bem e interagiu com Murphy proporcionado ótimos momentos. Outro filme muito legal de Ashton é “Fuga à Meia-Noite”, ao lado de Robert DeNiro, em que faz um trapalhão caçador de recompensas. Por sinal a direção é do próprio Martin Brest. Lisa Eilbacher, que chegou a fazer teste para o papel de princesa Lea no filme “Guerra nas Estrelas”, vinha de várias participações em seriados como “Homem Aranha” (1977); “Fuga das Estrelas” (“Logan's Run” de 1977); “O Homem do Fundo do Mar” (1977) e tinha participado de “A Força do Destino” (1982) e “Dez Minutos para Morrer”(1983), este último, ao lado de Charles Bronson. Sua participação no filme é pouca, mas fundamental. Steven Berkoff, apesar da extensa filmografia, será sempre lembrado como o vilão de “Rambo II”. Berkof faz um Victor sarcástico, contido e intimidador. Jonathan Banks tinha feito vários filmes, entre eles, “48 Horas”, a estreia de Murphy. Depois voltaria aos holofotes com o ótimo seriado “Breaking Bad” (2009 a 2012) como Mike Ehmantraut. Gilbert R. Hill, como o inspetor Todd, só atuou nos três filmes da franquia. Faleceu em 2016, aos 84 anos, de Pneumonia, além de Paul Reiser (do seriado “Louco Por Você”) como Jeffrey, o parceiro de Foley em Detroit. Ambos também foram muito bem. Bronson Pinchot (do seriado “Meu Primo Cruzado”), como Serge, consegue uma das proezas mais difíceis do filme: roubar as cenas de Murphy. Apesar da rápida participação em cena o ator fez um personagem muito engraçado. Damon Wayans do seriado "Eu, a Patroa e as Crianças" (2001 a 2005) teve uma participação relâmpago como o garçon que dá as bananas a Foley. Foi sua estreia no cinema e também participou do programa "Saturady Night Live" (entre 1985 e 1986). O diretor Martin Brest faz uma ponta como o gerente do hotel na cena em que Foley solicita uma reserva.


Não há como não deixar de citar a ótima trilha sonora com o sucesso “The Heat is on” de Glenn Frey e “Axel F Theme” tocado a partir de três sintetizadores diferentes numa melodia que permeia o filme. Temos artistas como Patti LaBelle, Vanity, Danny Elfman, Shalamar entre outros. Um daqueles casos em que a trilha sonora ajuda a vender o filme e o filme ajuda a vender a trilha sonora.


Um Tira da Pesada foi um grande sucesso devido a vários fatores já citados, mas Eddie Murphy (que improvisou grande parte de suas falas) foi o maior motivo do filme ter sucesso. Seu personagem “um peixe fora d'água no refinado bairro de Bervely Hills”, de fala ligeira, que não respeita etiquetas ou normas, tornando-se “persona non grata” a resolver seus problemas no grito, caiu no gosto do público e crítica.  A direção eficiente de Martin Brest aliado a ótimo elenco de apoio e uma trilha sonora que funciona foram os veículos perfeitos para os dotes histriônicos de Murphy, numa comedia policial com muita ação. Teve mais duas continuações: “Um Tira da pesada II” e “Um tira da Pesada III” e um filme para Tv que ninguém viu (“Beverly Hills Cop” - 2013), além do anúncio de uma sequência para o ano que vem. Resta esperarmos e vermos se o ator conseguirá restaurar o carisma de um de seus personagens mais queridos. Eddie Murphy, na versão dublada, na voz de Mario Jorge, dá ao filme ainda mais comicidade.


Trailer:



Trilha Sonora:
The Heat Is On -  Glenn Frey
Neutron Dance - The Pointer Sisters
Stir It Up -  Patti LaBelle
Do You Really (Want My Love?) - Junior
New Attitude -  Patti LaBelle
Nasty Girl - Vanity 6
Don't Get Stopped In Beverly Hills - Shalamar
Emergency -  Rockie Robbins
Gratitude - by Danny Elfman
Rock 'N' Roll Me Again - The System
Axel F -  Harold Faltermeyer

The Heat is On - Glen Frey



Axel F Theme





Cartazes:





















Curiosidades:
Eddie Murphy, John Ashton e Judge Reinhold improvisaram a maioria de suas falas. Literalmente, centenas de tomadas foram arruinadas por membros do elenco, atores ou o diretor rindo durante as filmagens. Durante o monólogo dos "super-policiais", Ashton está apertando seu rosto com força e olhando para baixo em aparente frustração. Ele está realmente rindo. Reinhold colocou a mão no bolso e apertou a coxa com muita força, tentando impedir-se de rir.

Para escalar os papéis de Rosewood e Taggart, o diretor juntou vários finalistas e pediu que eles fizessem alguma improvisação para ter uma idéia de sua química. Ele juntou os juízes Reinhold e John Ashton e deu-lhes a seguinte direção: "Você é um casal de meia-idade, casado há anos. Você está conversando em uma noite normal". Reinhold imediatamente pegou uma revista próxima e os dois improvisaram os "cinco quilos de carne vermelha nas entranhas", quase exatamente como ela apareceu no filme.

O chefe de polícia Hubbard entra em sua primeira cena carregando algumas folhas de papel enroladas. Na verdade, é um dos muitos roteiros reformulados, que ele recebeu para memorizar e ensaiar apenas alguns minutos antes do início das filmagens.

Gilbert R. Hill, um detetive de homicídios do Departamento de Polícia de Detroit da vida real, interpretou o inspetor Todd. Mais tarde, Hill serviu como Presidente do Conselho da Cidade de Detroit.

Durante seu discurso no Beverly Palms Hotel, Axel finge escrever um artigo chamado "Michael Jackson: Sentado no Topo do Mundo" para a revista "Rolling Stone". Na vida real, "Playboy" publicou um artigo chamado "Eddie Murphy: Sentado no topo do mundo".

Originalmente, dois homens deveriam trabalhar nas cenas da galeria de arte. Quando o diretor ouviu a representação de Bronson Pinchot em Serge, ele achou tão histérico que recuou a outra parte para dar a Pinchot mais tempo na tela. O segundo ator aparece brevemente, com a gola da camisa aberta demais e Serge comenta sobre isso.


O filme foi escrito para Sylvester Stallone, com o personagem de Michael Tandino como seu irmão, e Jenny Summers como seu interesse amoroso.

Este foi o filme de maior bilheteria nos EUA até Matrix Reloaded (2003) eclipsá-lo 19 anos depois. 

A polícia de Beverly Hills não forneceu acesso a sua sede, então Martin Brest e sua equipe construíram um cenário que seria exatamente o oposto do departamento de polícia de Detroit, "como segurança privada para todas as pessoas ricas".

Depois que Martin Brest foi demitido de Jogos de Guerra (1983), seu segundo cargo de diretor, a indústria pensou que ele estava com problemas. Don Simpson e Jerry Bruckheimer discordaram, e os dois executivos da Paramount ligaram para Brest continuamente e pediram para ele dirigir o filme. Ele continuou recusando e, finalmente, tirou o telefone do gancho. Simpson entendeu a dica, mas Bruckheimer continuou tentando. Finalmente, Brest decidiu jogar uma moeda para tomar sua decisão.

Muitas das cenas de abertura foram filmadas em Detroit. Martin Brest foi escoltado pela polícia, que se recusaria a segui-lo quando vissem que era perigoso demais. Brest e seu grupo de trabalho continuaram, sem escolta.

O tema Axel Foley foi realizado com três sintetizadores: um Roland Jupiter 8, um Roland JX-3P e um Yamaha DX-7.

Axel Foley originalmente seria interpretado por Sylvester Stallone ou Mickey Rourke. Stallone deixou o projeto e usou algumas de suas idéias de roteiro para fazer Stallone: ​​Cobra (1986). Jeff Bridges, James Caan, Billy Crystal, Robert De Niro, Harrison Ford, Richard Gere, Mel Gibson, Gregory Hines, Michael Keaton, Nick Nolte, Al Pacino, Richard Pryor, Dennis Quaid, Kurt Russell, Arnold Schwarzenegger, John Travolta e Robin Williams e Bruce Willis também foram considerados para o papel.

Incluído em 2000 na lista dos 100 filmes americanos mais engraçados do American Film Institute.

Martin Scorsese teve a chance de dirigir, mas ele recusou, dizendo que a premissa o lembrava demais de Meu Nome é Coogan (1968).

David Cronenberg foi convidado a dirigir, mas recusou.

O chefe erroneamente chama o detetive Rosewood de "Rosemont". Em Um Tira da Pesada II (1987), o chefe Lutz chama Rosewood de "Roseweed" (mas não por acidente).

Este foi o segundo filme de maior bilheteria de 1984 no mundo, depois de Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).

Um membro da equipe de elenco decidiu escalar Steven Berkoff como o vilão depois de vê-lo em vôo em Octopussy.

Em um dos rascunhos escritos para Sylvester Stallone, Billy Rosewood foi chamado de "Siddons" e foi morto no meio do roteiro durante uma das cenas de ação consideradas "caras demais" para a Paramount produzir. Depois que Martin Brest escalou Reinhold e John Ashton, decidiu-se manter Rosewood vivo.

Filmografia Parcial:
Eddie Murphy












48 Horas (1982);  Trocando as Bolas (1983); A Melhor Defesa É o Ataque (1984);  Um Tira da Pesada (1984); O Rapto do Menino Dourado (1986);  Um Tira da Pesada II (1987); Um Tira da Pesada II (1988); Um Príncipe em Nova York (1988); 48 Horas - Parte 2 (1990); O Príncipe das Mulheres (1992); Um Tira da Pesada 3 (1994); Um Vampiro no Brooklyn (1995); O Professor Aloprado (1996); O Negociador (1997); Dr. Dolittle (1998); Os Picaretas (1999); O Professor Aloprado 2: A Familia Klump (2000); Dr. Dolittle 2 (2001); Pluto Nash (2002); Mansão Mal-Assombrada (2003); Norbit: Dreamgirls: Em Busca de um Sonho (2006); Uma Comédia de Peso (2007); O Grande Dave (2008); Mr. Church (2016); Meu Nome é Dolemite (2019); Um Príncipe em Nova York 2 (2021)

Ronny Cox











Amargo Pesadelo (1972); O Carro, a Máquina do Diabo (1977); S.O.S. - Submarino Nuclear (1978); Toque de Recolher (1981); Um Tira da Pesada (1984); O Rapto de Kari Swenson (1987); Um Tira da Pesada II (1987); RoboCop: O Policial do Futuro (1987); Caçada Brutal (1988); O Retorno (1989); O Vingador do Futuro (1990); RoboCop 2  (1990); Capitão América (1990); O Enigma do Passado (1991); Perry Mason: The Case of the Heartbroken Bride (1992); Sweet Justice (seriado 1994 a 1995); Último Desafio - A História de Jimmy Valvano (1996); Crime na Casa Branca (1997); Forças do Destino (1999); Crime na Cidade Perfeita (2000); Jovens Justiceiros (2001); Imagine Só! (2009); Fora de Alcance (2014); 

Steven Berkoff 










Mulheres Pre-Históricas (1967); Laranja Mecânica (1971); Profissão: Repórter (1975); Barry Lyndon (1975); Outland: Comando Titânio (1981); 007 Contra Octopussy (1983); Um Tira da Pesada (1984); Rambo II: A Missão (1985); A Revolução (1985); Absolute Beginners (1986); Atração Explosiva (1995); 9 1/2 Semanas de Amor 2 (1997); O Legionário (1998); Passagem para o Inferno (2000); Fuga Alucinada (2002); O Escocês Voador (2006); Código de Sangue (2009); O Turista (2010); Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Titanium White (2017); Shakespeare's Heroes and Villains (2017); The Last Faust (2018) 


Lisa Eilbacher










Homem-Aranha (1977); Corrida Para a Vitória (1977); A Força do Destino (1982); Dez Minutos Para Morrer (1983); Um Tira da Pesada (1984); Leviathan (1989); O Detonador de Alta Voltagem (1992); Nas Teias da Corrupção (1992); O Retorno de Hunter (1995).

Judge Reinhold









Corrida em Pânico (1980); Recrutas da Pesada (1981); Picardias Estudantis (1982); Guardiões da Honra (1983); Gremlins (1984); Um Tira da Pesada (1984); Policial por Acaso (1986); Por Favor, Matem Minha Mulher (1986); Um Tira da Pesada II (1987); Vice-Versa (1988); Um Soldado, Uma História (1989); Rosalie vai às Compras (1989); Zandalee: Uma Mulher para Dois (1991); Bebê a Bordo (1992); Romance Arriscado (1993); Um Tira da Pesada III (1994); Meu Papai é Noel (1994); Sete Vidas (1997); Acampamento do Barulho (1997); Hora do Desespero (1998); Pig - Uma Aventura Animal (1999); Beethoven 3: Uma Família em Apuros (2000); Ping! Esperto para Cachorro (2000); Beethoven 4 (2001); Matadores de Aluguel (2002); Meu Papai é Noel 2 (2002); Halloween Macabro (2004); Caindo Fora (2005); Meu Papai é Noel 3 (2006); Beverly Hills Cop (2013); O Treinador: A História de Don Meyer (2016); Armadas e Perigosas (2017); Quatro Natais e Um Amor (2017)

John Ashton









Irmãs Diabólicas (1974); Alguém Lá em Cima Gosta de Mim (1977); O Vencedor (1979); A Fronteira (1980); As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984); Um Tira da Pesada (1984); King Kong 2 (1986); Alguém Muito Especial (1987); Um Tira da Pesada II (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Fuga à Meia-Noite (1988); O Preço da Lealdade (1992); Encurralados no Paraíso (1994); The Shooter: O Desafio Final (1995); Fúria Brutal (1996); O Preço da Conquista (1997); O Assassinato do Presidente (1998); Instinto (1999); Avalanche - Inferno no Alasca (1999); Medo da Verdade (2007); Intermediário.com (2009); The Neighborhood (2017); Once Upon a River (2019);  Making a Deal with the Devil (2019); American Christmas (2019); Death in Texas (2021)

Jonathan Banks










Alexander: The Other Side of Dawn (1977);  Amargo Regresso (1978); Soldados da Morte (1978); A Rosa (1979); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980); Frances (1980); 48 Horas (1982); A Mulher Invisível (1983); Gremlins (1984); Nadia (1984); As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984); Um Tira da Pesada (1984); O Androide Assassino (1986); Armados e Perigosos (1986); O Homem de Gelo (1986); Pesadelo (1991); Freejack: Os Imortais (1992); A Força em Alerta 2 (1995); O Homem Da Máfia - O Filme  (1996); Flipper (1996); A Morte se Veste de Negro (1999); Crocodilo Dundee em Hollywood (2001); A Face Oculta da Lei (2002); Breaking Bad (2009 a 2012); Quero Matar Meu Chefe 2 (2014); Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi (2017); O Passageiro (2018); Better Call Saul (2015 a 2018) 

Paul Reiser











Um Tira da Pesada (1984); Aliens, o Resgate (1986); Um Tira da Pesada II (1987); Uma Loira em Minha Vida (1991); Os Descasados (1995);  Louco por Você  (seriado 1992 a 1999); Que Mulher é Essa? (2001); Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014); Vida Após Beth (2014); Um Homem Entre Gigantes (2015); A Escuridão (2016); A Comédia dos Pecados (2017); Meu Ex é um Espião (2018)


Bronson Pinchot










Negócio Arriscado (1983); Um Tira da Pesada  (1984); Depois de Horas (1985);  Entre Duas Mulheres (1986);   Ela Vai Ter um Bebê (1988); Escândalos no Hotel (1992);  Amor à Queima Roupa (1993);  Um Tira da Pesada III (1994);  Fenda No Tempo (Minissérie 1995); Coragem sob Fogo (1996);  O Clube das Desquitadas (1996);  Primo Cruzado (seriado 1986- 2006); A Escolha (2007); Pure Country 2: O Dom da Música (2010);  Beverly Hills Cop (2013); Double Play (2017); O Mundo Sombrio de Sabrina (seriado 2018-2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre