sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

ROBIN HOOD / ROBIN HOOD (2010) - ESTADOS UNIDOS / INGLATERRA



NOVA VERSÃO

O rei Inglês Ricardo Coração de Leão (Danny Huston) está nas cruzadas. Em seu exército, Robin Longstride (Russell Crowe) vê seu rei morrer e foge com seus amigos.  Sir Robert Loxley (Douglas Hodge) recebe a missão de levar a coroa real para que,  João (Oscar Isaac), seja coroado novo rei, porém acaba sendo atacado pelo traidor Godfrey (Mark Strong) que serve ao rei Felipe da França. Às portas da morte, Loxley entrega a Robin sua espada e pede-lhe um último favor: que a devolva à seu pai. Robin vê a oportunidade de voltar para a Inglaterra com seus amigos, levando a coroa e se passando pela comitiva encarregada de levá-la ao novo rei. Após cumprir sua missão real, Robin chega as terras de Loxley, em Nothingham, onde entrega a espada a  Sir Walter (Max Von Sydow) e conhece a viúva de Loxley, Marion (Cate Blanchett). Sir Walter pede  a Robin que se passe pelo seu filho morto, para não perder suas terras, fingindo ser o marido de  Marion para manter a farsa, contra a vontade dela. Enquanto isso, Godfrey prepara a vinda do rei francês e suas tropas para que conquiste a turbulenta Inglaterra, governada por um rei fraco e sem escrúpulos.
      

O diretor Ridley Scott (de ótimos filmes como "Alien, O Oitavo Passageiro", "Blade Runner", "Gladiador", "Prometheus"...) resolveu recontar a história de Robin de um ponto de vista um pouco diferente do que nos acostumamos. Em outras produções já realizadas, Robin é um homem que luta contra as injustiças do irmão de Ricardo, enquanto este não volta das cruzadas, refugia-se na floresta e vira uma espécie de fora-da-lei que criou o mito "tirar dos ricos e dar aos pobres". Em outra produção, "Robin e Marian" (Com o 007 Sean Connery) Ricardo morre e Robin retorna após anos numa cruzada sem sentido tendo que enfrentar o rancoroso xerife de Nottingan. Porém nesta nova versão, Robin está mais para guerreiro, talvez aproveitando a fama de Crowe após o ótimo "Gladiador" (em parceria com Ridley Scott), que alavancou definitivamente o ator a outro nível no escalão cinematográfico. Robin ainda luta contra as injustiças, mas não é Robin. A situação lembra o filme "Sumersby - O retorno de um Estranho" (com Jodie Foster e Richard Gere). Temos um Xerife que pouco participa da história, onde é realçada mais a trama de traição e rebelião dos lordes ingleses contra seu rei que não sabem que dessa situação a França tentará tirar proveito para dominar o país.


O filme é bom: temos a figura de João Pequeno e Frei Tucker que nos fazem lembrar que ainda é um filme de Robin Hood, mas não é um filme do famoso ladrão das florestas de Nottingan. Na verdade, nos é mostrado como a lenda surgiu, o que fez com que o aventureiro fosse considerado um fora da lei e isso só será revelado no final, até então, confundindo a mente do telespectador. O que ocorre neste filme é que existe uma grande oscilação nas cenas e o filme fica numa alternância de ação, intriga e romance. As lutas, a não ser no final, não empolgam e tudo é muito rápido: os vilões entram, são enfrentados, derrotam os donos da terra e a situação muda para Robin e seu convívio. Os vilões avançam, lutam, ganham, perdem, tudo rápido, mas não há emoção.

      
Os atores estão muito bem e se o filme consegue agradar a parte do público deve-se a eles. Russel faz a linha gladiador, mas consegue manter interesse em seu personagem, apesar de que assim como Kevin Costner  (e seu Robin Hood) o sotaque atrapalhou. Para nós pouca diferença faz, mas para um herói inglês com sotaque americano (ou australiano, onde viveu a infância) sempre existirão críticas. Cate Blanchett não foi uma escolha muito feliz e não há muita química entre os protagonistas (até a cena na praia da dupla tem pouca emoção). Max Von Sydow rouba o filme nas cenas em que aparece, assim como Mark Addy  (Frei Tuck), um religioso pouco ortodoxo e com seus ideais de justiça um pouco diferente do clero da época. Kevin Durand (do filme "Com As Próprias Mãos")  faz um João Pequeno com um pequeno papel na trama. Oscar Isaac (de Rogue One: Uma História Star Wars e X-Men Apocalipse) faz um ótimo trabalho, tendo que transmitir as várias facetas do personagem como: insegurança, paranoia, determinação e mau-caratismo. E consegue até onde o personagem pôde ser explorado.


Robin Hood pode ser considerado um pouco fora da mística do personagem, o que pode torná-lo atrativo para aqueles que já se cansaram da mesma história de sempre ou desagradar aqueles que não gostam de uma história clássica sofrer tamanha mudança como aconteceu com filme "Rei Arthur" de 2010 com Clive Owen, onde a história foi totalmente mudada. As reviravoltas que ocorrem no filme são o fator que o empurra e impede de naufragar monotonia, assim como suas cenas de batalhas que prendem a atenção. Talvez este filme fizesse muito mais sentido se a intenção fosse ter uma continuação que, aí sim,  mostrasse Robin na Floresta lutando contra a tirania aos moldes dos outros filmes, mas, aparentemente, se essa ideia chegou a ser cogitada não houve interesse em dar prosseguimento. Em suma: apenas mais um filme de Robin Hood.



Trailer:







Curiosidades:

Aos 45 anos, Russell Crowe foi o ator mais antigo a ter interpretado Robin Hood em um filme. Sean Connery tinha quase 45 anos quando interpretou um veterano Robin Hood em "Robin e Marian" (1976). 
 
A tentativa de Russell Crowe de fazer um sotaque inglês atraiu muitas críticas. Crowe abandonou uma entrevista na rádio da BBC com Mark Lawson quando foi questionado sobre seu sotaque neste filme.

Alan Doyle é o vocalista da banda canadense Great Big Sea. Ele canta durante todo o filme, geralmente enquanto toca um instrumento de cordas. 

Ridley Scott e Russell Crowe não estavam se dando bem no set, o que acabou azedando o relacionamento deles. Esta foi a quinta colaboração de Scott e Crowe. Suas outras colaborações cinematográficas são: "Gladiador" (2000), "Um Bom Ano" (2006), "O Gângster" (2007) e "Rede de Mentiras" (2008).

Antes de ser anunciado que Russell Crowe iria interpretar Robin Hood, tanto Christian Bale quanto Sam Riley foram considerados para o papel.

Kate Winslet, Cate Blanchett e Rachel Weisz eram, nessa ordem, as três principais candidatas para interpretar Marian  

O elenco de filmes inclui três vencedores do Oscar: Russell Crowe, Cate Blanchett e William Hurt; e um indicado: Max von Sydow. 

Bryan Singer, Sam Raimi e Jon Turteltaub foram todos cogitados a dirigir o filme

Giannina Facio é a mulher que interpretou a esposa de Maximus em Gladiador (2000). Ela também pode ser vista brevemente em uma cena de fundo neste filme, aparentemente como esposa do marechal. 

 
Algumas Inconsistências Históricas:
Quando Robin e seus homens estão no navio da França para a Inglaterra, estão bebendo copos de vidro. O vidro era muito caro e nunca teria sido usado em um navio. Em vez disso, eles tinham recipientes de estanho ou de madeira.

Muitos dos capacetes usados ​​por Richard e seus cavaleiros eram da época de 1400.

Quando Godfrey encontra um francês fora de um acampamento de dormir, ele assobia e é respondido com a canção Frère Jacques. A primeira versão conhecida desta música é de 1775.

Quando Russell Crowe levanta a pedra que diz: "Levante e suba novamente até que o cordeiro se transforme em leão", revela duas impressões de mãos moldadas em cimento. O cimento, no entanto, era praticamente desconhecido nessa época da história. Além disso, ele usa sua espada para erguer o bloco, o que nenhum soldado em sã consciência faria, pois quebraria ou pelo menos dobraria a espada

Todos os soldados franceses e ingleses demonstraram usar correntes, uma indumentária fantasticamente cara, acessível apenas pela nobreza na época.

As igrejas medievais não tinham assentos. Os bancos de madeira e "ajoelhadores" mostrados na igreja paroquial de Frei Tuck pertencem a uma época bem posterior. Todos ficavam de pé durante os cultos e se ajoelhavam diretamente no chão.

A expressão "O rei está morto, viva o rei" não foi introduzida na Inglaterra até 1272 (com a morte de Henrique III).

Os frades não existiam neste período de tempo na Inglaterra.

Ao ler a nota carregada pelo pombo, Marshal é mostrado usando uma enorme lupa ou lente. Embora lupas tenham sido descritas na Inglaterra no século 13, elas não teriam tamanho e qualidade.



Filmografia Parcial:
Russell Crowe
 

 











Juramento de Sangue (1990); A Prova (1991); Skinheads - A Força Branca (1992); Silver - A Lenda do Cavalo Prateado (1993); Rápida e Mortal (1995); Assassino Virtual (1995); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); Céu em Chamas (1997); O Informante (1999); Gladiador (2000); Prova de Vida (2000); Uma Mente Brilhante (2001); Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (2003); Um Bom Ano (2006); O Gângster (2007); Rede de Mentiras (2008); Robin Hood (2010); 72 Horas (2010); O Homem Com Punhos de Ferro (2012); Linha de Ação (2013); O Homem de Aço (2013); Noé (2014); A Múmia (2017); Boy Erased: Uma Verdade Anulada (2018) 


Max Von Sydow 












O Sétimo Selo (1957); Morangos Silvestres (1957); No Limiar da Vida (1958); O Rosto (1958); A Fonte da Donzela (1960); Através de um Espelho (1961); Luz de Inverno (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); A Morte Não Manda Aviso (1966); A Hora do Lobo (1968); Vergonha (1968); A Paixão de Ana (1969); O Exorcista (1973); Três Dias do Condor (1975); O Guerreiro do Futuro (1975); O Exorcista II - O Herege (1977); A Morte ao Vivo (1980); Flash Gordon (1980); Fuga Para a Vitória (1981); Conan, o Bárbaro (1982); 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983); A Morte nos Sonhos (1984); Duna (1984); Hannah e Suas Irmãs (1986); Pelle, o Conquistador (1987);  Tempo de Despertar (1990); Um Beijo Antes de Morrer (1991); Europa (1991); Cidadão X (1995); O Juiz (1995); Amor Além da Vida (1998); Insônia (2001); Intacto (2001); O Escafandro e a Borboleta (2007);  A Hora do Rush 3 (2007); Solomon Kane - O Caçador de Demônios (2009);  Ilha do Medo (2010); Robin Hood (2010); Star Wars: O Despertar da Força (2015); Game of Thrones (seriado 2016) 


William Hurt














Viagens Alucinantes (1980); Testemunha Fatal (1981); Corpos Ardentes (1981); O Reencontro (1983);  Mistério no Parque Gorky (1983); O Beijo da Mulher Aranha (1985); Filhos do Silêncio (1986); Nos Bastidores da Notícia (1987); Momento do Destino (1988); Simplesmente Alice (1990); Até o Fim do Mundo (1991); Tribunal Sob Suspeita (1994); Michael: Anjo e Sedutor (1996); Cidade das Sombras (1998); A Proposta (1998); Perdidos no Espaço: O Filme (1998);  Sunshine - O Despertar de um Século (1999); A.I.: Inteligência Artificial (2001); A Borboleta Azul (2004);  A Vila (2004); Syriana - A Indústria do Petróleo (2005); O Bom Pastor (2006); Na Natureza Selvagem (2007); Ponto de Vista (2008); O Incrível Hulk (2008); A Condessa (2009);  Robin Hood (2010);  Sombras do Além (2011); A Hospedeira (2013); Um Conto do Destino (2014);  Raça (2016); Capitão América: Guerra Civil (2016);  


Oscar Isaac
 
 












Jesus - A História do Nascimento (2006); Rede de Mentiras (2008); Alexandria (2009); Robin Hood (2010); Drive (2011); O Legado Bourne (2012); O Ano Mais Violento (2014); Ex_Machina: Instinto Artificial (2015); Star Wars: O Despertar da Força (2015); X-Men: Apocalipse (2016); Star Wars: Episode VIII (2017).

Cate Blanchett
 

 











Elizabeth (1998); O Talentoso Ripley (1999); O Dom da Premonição (2000); O Dom da Premonição (2000); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); Charlotte Gray - Uma Paixão sem Fronteiras (2001); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); A Vida Marinha com Steve Zissou (2004); O Aviador (2004); Babel (2006); Notas Sobre um Escândalo (2006); Não Estou Lá (2007); Elizabeth: A Era de Ouro (2007); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); O Curioso Caso de Benjamin Button (2008); Robin Hood (2010); Hanna (2011); O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012); Blue Jasmine (2013); O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013); O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014); Cinderela (2015); De Canção em Canção (2017); Thor: Ragnarok (2017); Oito Mulheres e um Segredo (2018); O Mistério do Relógio na Parede (2018); 

Kevin Durand
 

 











Austin Powers: O Agente 'Bond' Cama (1999); Esquentando o Alasca (1999); Efeito Borboleta (2004); Com as Próprias Mãos (2004); Vovó... Zona 2 (2006); Motoqueiros Selvagens (2007); Os Indomáveis (2007); O Efeito da Fúria (2008); Ecos do Mal (2008); X-Men Origens: Wolverine (2009); Legião (2010) Robin Hood (2010); Eu Sou o Número Quatro (2011); Gigantes de Aço (2011); Resident Evil 5: Retribuição (2012); Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (2013); Pangborn  (2013); Sem Evidências (2013); Noé (2014); À Procura (2014); As Garotas da Tragédia (2017); The Strain (seriado 2014 a 2017)


Mark Strong 


 












Sunshine - O Despertar de um Século (1999); Revólver (2005); Syriana - A Indústria do Petróleo (2005); Tristão & Isolda (2006); Sunshine - Alerta Solar (2007); Stardust: O Mistério da Estrela (2007); Missão Babilônia (2008); Rock'n'Rolla: A Grande Roubada (2008); Um Homem Bom (2008); Rede de Mentiras (2008); Sherlock Holmes (2009); Kick-Ass: Quebrando Tudo (2010); Robin Hood (2010); Caminho da Liberdade (2010); A Legião Perdida (2011); Lanterna Verde (2011); O Espião Que Sabia Demais (2011); O Príncipe do Deserto (2011); John Carter: Entre Dois Mundos (2012); Laços de um Crime (2012); A Hora Mais Escura (2012); Regressão (2013); O Jogo da Imitação (2014); Kingsman: Serviço Secreto (2014); 6 Dias (2017); Kingsman: O Círculo Dourado (2017); Shazam!  (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre