sexta-feira, 31 de julho de 2020

FUGA À MEIA-NOITE / MIDNIGHT RUN (1988) - ESTADOS UNIDOS


COMÉDIA ATEMPORAL

Ex-policial de Chicago, Jack Walsh (Robert De Niro) trabalha como caçador de recompensas. Pela quantia de 100 mil dólares, oferecida por uma firma de fianças, aceita localizar e recapturar um simples ex-contador, Jonathan Mardukas (Charles Grodin), também conhecido por “Duque”, jurado de morte ao desviar 15 milhões de dólares da Máfia. O percurso ocorrerá entre Nova Iorque e Los Angeles. Mas o que parecia ser uma tarefa fácil e rápida começa a se complicar quando o preso revela possuir aerofobia e se recusa a voltar de avião. Jack é forçado a procurar outros meios para cruzar os Estados Unidos em um prazo de 4 dias enfrentando a competição de outro caçador de recompensas, Marvin (John Ashton), que tenta lhe roubar o prisioneiro, além do FBI em seu encalço e da Máfia que deseja eliminar Jonathan.


Difícil entender como este filme caiu no ostracismo.  De Niro já havia conquistado o Oscar por “O Poderoso Chefão - Parte 2” e “Touro Indomável”. Nunca tinha feito comédia. Martin Brest ficou famoso por dirigir “Um Tira da Pesada” e projetar Eddie Muphy ao roll dos atores mais bem pagos do cinema e seria, posteriormente, indicado ao Oscar de melhor Direção por "Perfume de Mulher" (1992). O filme conquistou O Oscar de Melhor Ator para Al Pacino (seu único Oscar).


Para entendermos como esse filme aconteceu é necessário voltarmos nos tempo: De Niro havia feito "Os Intocáveis ​​(1987)" e queria “algo mais leve”. Ele desejava fazer "Quero ser Grande” (1988), mas o estúdio não concordou, papel que terminou nas mãos de Tom Hanks. A Paramount Pictures possuía originalmente os direitos do filme e tinha em mente, a princípio, Harrison Ford como Jack Walsh e Chevy Chase como “Duque”. Por terem o mesmo agente, De Niro viu o roteiro nas mãos de Brest e gostou, entrando no projeto. Os estúdios queriam agora  Cher, “uma estrela de grande nome”,  em um papel feminino de “Duque” ao lado de de De Niro. Cher vinha de sucessos como "As Bruxas de Eastwick" (1987), "Sob Suspeita" (1987) e "Feitiço da Lua" (1987). O diretor Martin Brest, no entanto, rejeitou a ideia e os estúdios sugeriam Robin Williams, que vinha do sucesso “Bom Dia, Vietnã” (1987). Williams leu, gostou e concordou em fazer o tese, mas o diretor preferiu fazer o teste com Charles Grodin ignorando Williams. Então a Paramount decidiu abandonar o projeto, vendendo os direitos à Universal, que prosseguiu com  De Niro e Grodin.  Se vermos a lista de atores considerados para o papel podemos ver que o filme seria bem diferente. Para o papel de Jack foram também considerados:  Dustin Hoffman, Mel Gibson, Kurt Russell, Michael Keaton, Richard Gere, Burt Reynolds, Clint Eastwood, Charles Bronson, Gene Hackman, Don Johnson, Tommy Lee Jones, John Travolta, Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Mickey Rourke, Jeff Bridges, Ryan O'Neal, Jon Voight e Michael Douglas. Para o papel de Jonathan "The Duke" Mardukas cogitou-se: Bill Murray, Bruce Wills e Steve Martin. Albert Brooks declinou da oferta. Para o papel de Marvin cogitou-se : John Goodman e John Candy. Mas o destino preferiu reunir dois atores em um timing perfeito em cena: De Niro e Grodin.



O roteiro afiado e espirituoso de George Gallo nos trouxe um contador meio mala, irritante e Zen que gosta de questionar as ações e vida de Jack que se mostra cínico, contido, desafiador e irreverente.  Jack rouba a identificação do oficial do FBI Alonzo Mosely (Yaphet Kotto) e passa se identificar como tal, o que irrita ainda mais o agente e seus estabanados agentes federais que desejam por as mãos em Jonathan e assim prender Jimmy Serrano (Dennis farina), cujos seus dois capangas são definidos em uma frase: “Este é o idiota número um? Coloque o idiota número dois no telefone". Além de John Ashton (Um Tira da Pesada), como o divertido, beligerante e ineficaz caçador de recompensas rival, Marvin Dorfler, que se acha “o cara”, colocado no circuito quando supeitam que Jack não cumprirá sua missão a tempo. Um elenco de apoio excelente e afinado com a estória.


"Midnight Run" na gíria dos caçadores de recompensa significa: "trabalho fácil". Tanto De Niro quanto Brest conversaram com caçadores de recompensas e seguiram a policia de Nova Iorque em investigações. Numa delas, no Bronx, terminou em tiroteio. Essa experiência trazida para o filme (algo muito comum na filmografia de De Niro) permitiu ao ator improvisar suas falas, o mesmo feito com Grodin. E os diálogos ficaram ótimos: "Você tem duas emoções, silêncio e raiva", diz Jonathan a Jack.  Ou quando Marvin encontra Alonzo outra vez e brinca quando o chefe do FBI lhe “rouba” os cigarros novamente, ele brinca: "Por que você não desiste? Seria mais barato para nós dois"...


Fuga à Meia-Noite é uma hilariante comédia policial “on the road” que bem merecia ter havido um reencontro em uma continuação. Talvez o fato da baixa arrecadação dentro dos Estados Unidos tenha sepultado a ideia. Mas ainda assim é uma comédia de sutilezas e irreverencias com uma dupla insólita que funcionou muito bem.


Trailer:





Curiosidades:

Dennis Farina faleceu de embolia pulmonar proveniente de câncer de pulmão em 2013

O filme foi orçado em 30.000.000,00 de dólares. Arrecadou nos EUA 38.413.606,00 e, mundialmente, 81.613.606,00 dólares.

Robert De Niro e Charles Grodin estiveram juntos no filme  "O Comediante" (2016)

A idéia de ter Jack Walsh (Robert De Niro) vigiando continuamente o relógio - e toda a história relacionada ao seu hábito - foi toda ideia de De Niro.

A cena do vagão - onde Jack Walsh (Robert De Niro) e John Mardukas (Charles Grodin) discutem se eles podem ou não ser amigos - foi quase totalmente improvisada no set. No que diz respeito à famosa frase de Grodin, "Você já fez sexo com um animal, Jack?": O diretor Martin Brest disse a ele que sugerisse algo que garantisse que Robert De Niro risse.

Charles Grodin tem cicatrizes permanentes resultantes das algemas reais que ele teve que usar durante grande parte do filme. Embora tivessem algemas de borracha e plástico que pudessem ser usadas em cenas amplas, Robert De Niro, incentivou Grodin a usar as de aço na maioria das cenas.

A cena em que John Mardukas (Charles Grodin) cai de um penhasco foi filmada no Salt River Canyon, no leste do Arizona. No entanto, a conclusão da cena - as cenas de Mardukas e Jack Walsh (Robert De Niro) indo nas corredeiras do rio - foi filmada na Nova Zelândia porque a água estava fria demais no Arizona.

Yaphet Kotto estava com febre em quase todo o seu envolvimento no filme.

Bob Maroff, o taxista que esnoba Jack na última cena, atuou ao lado de Robert De Niro em Taxi Driver: Motorista de Táxi (1976).


O roteiro originalmente fazia Marvin morrer na cena em que os bandidos de Serrano o nocauteavam, mas acreditava-se que o clímax teria sido menos dramático e de suspense sem ele.

Em 2010, foi relatado que Robert De Niro estava planejando fazer um "remake ou sequência" com sua empresa de produção Tribeca Productions.

Jack Walsh (Robert De Niro) é um ex-policial de Chicago. Dennis Farina, que interpretou seu inimigo Jimmy Serrano, foi policial de Chicago por dezoito anos.

O filme foi rodado no Arizona, Chicago, Nova York, Los Angeles, Michigan, Manhattan, Las Vegas, Idaho e Nova Zelândia.

O ator Yaphet Kotto (agente Alonzo Mosely) comentou em uma entrevista de 2015: "Midnight Run foi praticamente o filme mais difícil que já fiz. Marty Brest não faz uma tentativa. Ele gravava muitas imagens, uma após a outra, todos os tipos de maneiras diferentes, experimentando para ver se algo extraordinário acontecia. Então, mesmo que isso acontecesse, ele tentava outra coisa. [...] eu não sabia se era uma comédia ou um drama. Fiquei surpreso com o que eu pensei que seria engraçado, e o que eu pensei que seria dramático foi ainda mais engraçado ".

De acordo com Joe Pantoliano (Eddie Moscone) em sua entrevista no podcast de Gilbert Gottfried, o diretor Martin Brest deu a ele a oportunidade de interpretar um dos dois capangas que sempre perseguia os personagens de De Niro e Grodin. Mas ele queria fazer o papel de Grodin (que foi totalmente rejeitado) ou o papel de Moscone, que ele conseguiu depois de fazer um teste.


O trailer do cinema mostrava várias cenas que não foram incluídas no corte final. Por exemplo, logo após Jack (Robert De Niro) capturar Jonathan (Charles Grodin) pela primeira vez, há uma cena em que eles estão dirigindo por uma rua da cidade à noite, e Mardukas tenta escapar do carro, fazendo com que Jack aponte a arma para Mardukas e diga para ele se sentir confortável, ao qual Mardukas responde: "Estou muito confortável". Outra cena envolve Jack, Jonathan e Marvin (John Ashton) no carro tentando escapar do helicóptero, e Jack se vira e grita "Eles estão ganhando de nós", ao qual Mardukas responde "Claro, que eles estão ganhando de nós, eles estão em um helicóptero". Uma terceira cena ocorre quando Jack e Mardukas pegam o elevador dos nativos americanos e, enquanto viajam pela estrada, um nativo americano pergunta se eles viajam muito, para os quais Jack e Mardukas se olham com conhecimento.


Cartaz:


















Filmografia Parcial:
Robert De Niro:












O Poderoso Chefão II (1973); Taxi Driver (1976); O Franco Atirador; Touro Indomável (1980); Era Uma Vez na América (1984); A Missão (1986); Coração Satânico (1987); Os Intocáveis (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); Não Somos Anjos (1989); Os Bons Companheiros (1990); Tempo de Despertar (1990); Cabo do Medo (1991); Desafio no Bronx (1993); Cassino (1995); Sleepers - A Vingança Adormecida (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); Ronin (1998); Máfia no Divã (1999); Homens de Honra (2000); Entrando Numa Fria (2000); A Máfia Volta ao Divã (2002); Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004); As Duas Faces da Lei (2008); Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (2010); O Lado Bom da Vida (2012); Ajuste de Contas (2013); Um Senhor Estagiário (2015); Joy: O Nome do Sucesso (2015); O Comediante (2016);  Coringa (2019); O Irlandês (2019); Em Guerra com o Vovô (2020); Vigaristas em Hollywood (2020)

Charles Grodin




O Bebê de Rosemary (1968); O Céu Pode Esperar (1978); A Morte Ronda a Pantera (1979); Esta é Minha Chance (1980); A Incrível Mulher que Encolheu (1981); Rapaz Solitário (1984); A Dama de Vermelho (1984); Ishtar (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); Beethoven: O Magnífico (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Morrendo e Aprendendo (1993); Beethoven 2 (1993); Loucas Férias de Verão (1994); O Ex-Namorado da Minha Mulher (2006); O Último Ato (2014); Enquanto Somos Jovens (2014); O Comediante (2016); The Private Life of a Modern Woman (2017)

John Ashton










Irmãs Diabólicas (1974); Alguém Lá em Cima Gosta de Mim (1977); O Vencedor (1979); A Fronteira (1980); As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984); Um Tira da Pesada (1984); King Kong 2 (1986); Alguém Muito Especial (1987); Um Tira da Pesada II (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Fuga à Meia-Noite (1988); O Preço da Lealdade (1992); Encurralados no Paraíso (1994); The Shooter: O Desafio Final (1995); Fúria Brutal (1996); O Preço da Conquista (1997); O Assassinato do Presidente (1998); Instinto (1999); Avalanche - Inferno no Alasca (1999); Medo da Verdade (2007); Intermediário.com (2009); The Neighborhood (2017); Once Upon a River (2019);  Making a Deal with the Devil (2019); American Christmas (2019); Death in Texas (2021)

Yaphet Kotto (1939-2021)










Crown, o Magnífico (1968); Pôquer de Sangue (1968); A Libertação de L. B. Jones (1970); The Limit (1972); Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973); Resgate Fantástico (1976); Raízes (minissérie 1977); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); Brubaker (1980); Othello (1980); Vingança Final (1982); O Esquadrão da Justiça (1983); Nova York - Terra de Ninguém  (1985); O Prêmio do Assassino  (1985); Inimigo Mortal (1986); O Sobrevivente (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); Do Sussuro ao Grito (1989); Depois do Choque (1990); A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final, a Morte de Freddy (1991); Justiça Extrema (1993); Sob o Domínio dos Aliens (1994); Uma Testemunha Nada Protegida (2008)

Dennis Farina (1944–2013)










Profissão: Ladrão (1981); Código do Silêncio (1985); Nos Palcos da Vida (1986); Caçador de Assassinos (1986); Fugitivos de Alcatraz (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); Tormenta de Paixões (1990); Havana (1990); Alvo Mortal (1992); O Desaparecimento de Nora (1993); Uma Nova Tocaia (1993); Zona de Perigo (1993); Um Estranho no Espelho (1993); Um Jogo Divertido (1994); O Nome do Jogo (1995); Eddie, Ninguém Segura esta Mulher (1996); Guerra dos Sexos (1997); Irresistível Paixão (1998); O Resgate do Soldado Ryan (1998); Mod Squad: O Filme (1999); Paparazzi (2004); Lei & Ordem (seriado 2004 a 2006); Segunda Chance para o Amor (2007); O Julgamento de Paris (2008); Jogo de Amor em Las Vegas (2008); Authors Anonymous (2014); Lucky Stiff (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre