sexta-feira, 12 de junho de 2020

A VASTIDÃO DA NOITE / THE VAST OF THE NIGHT (2019) - ESTADOS UNIDOS



"EXISTEM DUAS POSSIBILIDADES... OU ESTAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO OU NÃO ESTAMOS. AMBAS SÃO IGUALMENTE ATERRORIZANTES”   (ARTHUR C. CLARKE)

Na década de 50, na cidade (fictícia) de Cayuga, Novo México, Everett (Jake Horowitz) é um nerd que supervisiona o equipamento de gravação da escola e trabalha na rádio local noturna.  Fay (McCormick) é amiga de Everett e trabalha na central telefônica. É o dia do jogo de basquete local e a população se diverte indo ao evento que ocorre no ginásio da escola. Ao receber uma estranha ligação, com um som eletrônico complexo, que continuamente atrapalha as comunicações, Fay pede a Everett ajuda no esclarecimento do mistério. O jovem, intrigado, resolve colocar o som durante seu programa lançando uma promoção para quem desvendar. Logo surge um homem que começa a narrar uma história fantástica de como trabalhara para o governo em um projeto secreto e o que significaria tal som. Everett e Fay resovem sair às ruas e investigar o evento após a jovem receber ligações de habitantes narrando terem visto algo nos céus. Quando vão à casa de uma senhora que diz saber o que está acontecendo sua revelação assusta o casal.


Ao navegar pela internet vi um site falando sobre o filme que vinha ganhando fãs entusiasmados e fui dar uma olhada nessa produção que vem com o selo da Amazon Prime (a melhor concorrente da Netflix). The Vast of Night é uma produção independente que foi rejeitada em diversos festivais conceituados como:  Sundance Film Festival;  Cannes International Critics Week; Hollywood Reel Independent Film Festival, Gold Coast Film Festival, Hong Kong International Film Festival... quase duas dezenas de festivais de prestígio. Mas o filme também conseguiu participar de outros festivais como: Film Independent Spirit Awards 2020; Americana Film Fest 2020; Montréal Festival of New Cinema 2019; Philadelphia Film Festival 2019; Slamdance Film Festival 2019; Toronto International Film Festival 2019 onde conseguiu nomeações e premiações



Realizado em 2016 em apenas 17 dias, sua estreia ocorreu no Slamdance Film Festival em janeiro de 2019 e, a partir daí, chamou a atenção fazendo com que a Amazon o lançasse em sua plataforma.  Mas o que esperar dessa produção independente de baixíssimo custo (não divulgado) que tem erros e acertos?  A verdade é que o filme não agradará a todos  os públicos, visto que sua principal característica é se apoiar em uma  narrativa (diálogos) bem inteligentes, com boas atuações centrada no ponto de vista de Fay, a telefonista, que é o ponto incial de todo o mistério.  



O filme se inicia com uma série de TV chamada “Paradox Theatre” (uma evidente analogia ao famoso seriado sessentista “Além da Imaginação” ) nos remetendo das imagens dos anos 50, em preto e branco, para a realidade colorida dos jovens dos anos 50.  Após um longo diálogo inicial entre os protagonistas, com direito a especulações sobre os 50  anos seguintes, onde o avanço da tecnologia mudaria toda a visão da sociedade, nosso casal inicia seus turnos noturnos. Quando Everett começa a conversar com um ouvinte descobre estar envolvido em algo que jamais poderia imaginar: segredos de Estado, experiências secretas, ocultação de informações e até Óvnis  (a palavra não é mencionada, nem os termos que usamos atualmente). E assim começa a "odisseia" do casal em busca de solucionar o mistério que parece também se apresentar aos olhos de alguns habitantes.  O leitor deve estar pensando no incidente em m Roswell, sim, a comparação é inevitável, ainda que não haja menção ao fato.  Há uma abordagem sobre o racismo (no ouvinte que alega que foi recrutado por sua cor) e até sexismo (na senhora entrevistada que narra um acontecimento que valida a história do tal ouvinte). Essas narrativas prendem o espectador? Sim, os diálogos são inteligentes e a forma como nos apresenta é bem convidativa, com muita tensão e expectativa. Há uma cena muito criativa em que a câmera percorre a cidade, entra no ginásio e muda diversas vezes o seu posicionamento, talvez o melhor momento do filme. Há efeitos? Sim, próximo do final, onde  vemos na qual foi aplicada a maioria dos recursos do filme. A filmagem (na verdade no Texas) ,transcorrendo durante uma noite, foi uma escolha bem acertada..


A Vastidão da Noite é um filme direcionado a quem gosta de ver o que os novos cineastas estão produzindo. Esse filme é a mais pura interpretação do conceito: “uma ideia e uma câmera na mão”.  É um grande filme? Não. Ao final da produção muitos dirão “é só isso?” e, infelizmente, de certa forma é. Um filme que mostra que mesmo sem recursos, quando há um roteiro inteligente pode-se produzir algo de diferente. Talvez o grande atrativo dessa obra seja mostrar que cinema não são apenas efeitos de última geração, grandes atores ou explosões e tiros. Quando há criatividade e força de vontade e comprometimento podem surgir surpresas. E Vastidão da Noite pode te surpreender.


Trailer:




Curiosidades
As letras de chamada da estação de rádio "WOTW" são uma homenagem a "Guerra dos Mundos"

A mítica cidade Cayuga é emprestada da Cayuga Productions, a empresa de produção de Rod Serling que produziu Além da Imaginação

O nome do personagem Renny é uma referência ao ator Michael Rennie, que interpretou o alien Klaatu em "O Dia em que a Terra Parou" (1951).


Filmografia Parcial:
Sierra McCormick









O Elo Perdido (2009); Ramona e Beezus (2010); Uma Babá para o Natal (2010); Christmas in the Heartland (2018); A Vastidão da Noite (2019); VFW (2019); Exploited (2020)

Jake Horowitz









Murt Ramirez Wants to Kick My Ass (2012); A Midsummer Night's Dream (2014); A Vastidão da Noite (2019); Adam Bloom (2020); Castle Freak (2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre