domingo, 14 de junho de 2020

PREDADORES ASSASSINOS / CRAWL (2019) - ESTADOS UNIDOS / SÉRVIA / CANADÁ


ALLIGATORS À ESPREITA

Um furacão de escala 5 se aproxima na Flórida e a evacuação da cidade é eminente. Haley (Kaya Scodelario) preocupada por seu pai Dave (Barry Pepper) não responder suas ligações resolve romper a barreira policial e se dirigir até o local onde ele poderia estar. Ao chegar na casa e descer até o enorme porão, localiza-o com um grave ferimento no ombro que o deixara inconsciente. Ao tentar remover o pai, descobre que o local  abriga dois enormes jacarés.  A tempestade aumenta e o nível da água sobe rapidamente, permitindo que outros predadores dessa espécie fujam de um criadouro e se espalhem pela cidade. Haley e Dave terão de descobrir um meio de escaparem desses implacáveis predadores, sabendo que a ajuda provavelmente não virá e que as casas, em algum momento, poderão ficar submersas.


Volta e meia o cinema nos trás o filão "animais predadores caçam humanos" com bons resultados e outros bem abaixo da expectativa (alguns até desprovidos de lógica). Os anos 70 e 80 traziam de tudo um pouco: tubarões, abelhas assassinas, jacarés, cães assassinos, piranhas, lobos, ratos, cobras ... criatividade não faltava, mas um bom roteiro sim. Claro que há clássicos como "Tubarão" que mostravam como o público veria esse novo gênero, mas a verdade é que a maioria dos produtores preferiu seguir outro caminho e apostar nos baixos orçamentos que beiravam o Trash (alguns filmes nem escondiam essa condição). E afinal o que é pior: enfrentar tubarões assassinos ou jacarés (ou crocodilos) famintos? A resposta não é fácil.  E Talvez você  até  se lembre de Nas Garras do Tigre (Burning Bright) sobre a jovem presa em uma casa com um tigre enquanto um furacão se aproxima, ou Morte Súbita (Rouge) um dos melhores exemplares no gênero répteis assassinos. Mas Predadores Assassinos (Crawl, originalmente) consegue, com um roteiro interessante (ainda que com alguns furos), entregar um filme no mínimo interessante.


Haley é uma nadadora que participa de campeonatos e tenta obter o tempo necessário que a insira nas provas de alto nível. Seu pai fora seu instrutor na infância, mas o destino fez com que cada um seguisse seu caminho. Ainda assim a jovem se preocupa com pai que se separou e mora sozinho. Sua irmã constituiu família e acredita que o pai esteja reformando a antiga casa. Haley presente que há algo errado na incomunicabilidade do pai e, contrariando toda lógica, se dirige para “o olho do furacão” na esperança de resgatar o pai em caso de necessidade, mas sê vê cercada de enorme jacarés que se movimentam rápido, silenciosamente e com uma eficiência mortal.


Dirigido por Alexandre Aja (Viagem Maldita, Piranha 3D e P2: Sem saída) e com produção de Sam Raimi (Homem Aranha, Uma Noite Alucinante..), o filme foi "escondido" da imprensa até o seu lançamento, o que gerou logo preocupações se seria "uma bomba", mas o filme  carrega na tensão e traz (ótimos) efeitos em CGI que criam animais bem assustadores. Há também uma tentativa de criar uma discussão de relacionamento (aquela coisa de discutirem o passado para construírem um futuro), no meio do caos, que soa um pouco estranho, mas que tenta dar ao espectador um caráter de identificação para com a dupla de protagonistas. Para não ficar em apenas dois atores em cena, criou-se uma pequena subtrama (muito rápida) que trouxe alguns personagens apenas para serem devorados pelas criaturas enquanto o duo central arruma modos de sobreviver ao caos que se apresenta a sua frente: sobreviver ao furacão ou aos jacarés? Qual a prioridade?  E para dar maior dramaticidade nossos heróis começam a literalmente sofrer na carne os ataques dos répteis assassinos, tudo isso em 87 minutos para deixar o filme enxuto e num ritmo ágil.


A escalação do elenco com a britânica Kaya Scodelario e o canadense Barry Pepper (da franquia Maze Runner) funciona muito bem, pois apresentam uma ótima química que envolve o espectador e se vê torcendo por um cada vez mais improvável sucesso. Muitos talvez se perguntarão se um nadador é capaz de suplantar um jacaré na água. Se considerarmos que esses animais podem se deslocar a uma velocidade de até 32 Km/h na água e 17,7 km/h em terra fica difícil, mas o fator distância pode trazer uma compensação, fora a habilidade de um nadadora profissional em poder se desviar mais rápido. Se você ainda acha que isso não é o bastante para convencê-lo(la) deixe ligada a famosa "supressão voluntária da descrença" e divirta-se: afinal isto é cinema e a ficção quase sempre impera. Mas a inventividade do roteiro ajuda com direito aos protagonistas se refugiarem em labirinto de obstáculos imundos, canos de água, cabos elétricos e as constantes subidas das águas da enchente com direito a um simpático cão chamado Sugar. A fotografia também é um ponto alto, visto que o diretor de fotografia,  Maxime Alexandre, soube aproveitar ao máximo o contraste entre luzes e sombras tornando o filme hora claustrofóbico e hora mais oxigenável.


Filmado na Sérvia, Predadores Assassinos não é uma tentativa de se tornar um clássico. Mostra-se menos pretensioso, mas muito eficiente. Sua proposição de apenas divertir é o que o torna uma opção acima da média, pois não se perde em elucubrações ou dialéticas sobre como e porque dos animais. O filme é direto e o conceito de "mais é menos" é bem executado quando vemos o produto final. Ainda que pense que o filme poderia ter apresentado mais cinco minutos após o seu final abrupto, é um bom divertimento que alcança aquele que deseja apenas um passatempo rápido e de qualidade.

Trailer:





Curiosidades:
De todos os filmes lançados em 2019, Quentin Tarantino selecionou este como favorito.

No início do filme, a placa de caminhão de Dave diz MATT 725, vista pela porta da garagem durante o furacão. Mateus 7:25 na Bíblia diz: "A chuva caiu, as correntes subiram, e os ventos sopraram e bateram contra aquela casa; contudo, não caiu, porque tinha como fundamento a rocha".

O sobrenome dos principais protagonistas é 'Keller', que é a palavra alemã para 'porão'. A maior parte do filme se passa em um porão. No entanto, permanece discutível se isso foi planejado pelos cineastas.

O personagem de Kaya Scodelario está na equipe de natação do "Gators", este filme é sobre jacarés (alligators).

Enquanto ela está dirigindo, a câmera mostra um tubarão com uma vítima na boca, é uma referência para "Tubarão" (1975)

Orçado em torno de $13,500,000 e com receita mundial de $91,542,097


Cartaz:




















Trilha Sonora:
I'm Ready -  by Madeline Fuhrman 
Fire Away - City Kids
After Hours -  White Heat
Take Me Now I'm Ready - Slyder
Shoot -  SkyShouter
Rock N Roll Made A Man Out Of Me - David P. Henzerling
Ready To Move -  Joy
Driving In The Car -  Rick Boston
See You Later, Alligator - Bill Haley and the Comets 



Filmografia Parcial:
Kaya Scodelario









Lunar (2009); Fúria de Titãs (2010); O Morro dos Ventos Uivantes (2011); Agora e para Sempre (2012); A Grande Ilusão (2013); Maze Runner: Correr ou Morrer (2014); Na Toca do Tigre (2015); Maze Runner: Prova de Fogo (2015); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); Maze Runner: A Cura Mortal (2018); Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019); Predadores Assassinos (2019); 
The King's Daughter (2020)



Barry Pepper









Um Assassino Entre Nós (1992); Morte Silenciosa (1997); O Resgate do Soldado Ryan (1998); Inimigo do Estado (1998); À Espera de um Milagre (1999); Fomos Heróis (2002); Desafio no Ártico (2003); A Conquista da Honra (2006); Sete Vidas (2008); O Super Lobista (2010); Bravura Indômita (2010); Linha de Ação (2013); O Acordo (2013); O Cavaleiro Solitário (2013); Maze Runner: Prova de Fogo (2015); Colheita Amarga (2017); Maze Runner: A Cura Mortal (2018); Predadores Assassinos (2019); Running with the Devil (2019); Awake (2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre