PROVOCATIVO E INTRIGANTE
Richard (Richard Armitage) resolve se separar de sua
esposa Laura (Alicia Silverstone) e lhe comunica que em breve se casará com
sua namorada Grace (Riley Keough). A situação causa inesperadas consequências que
obrigam Aidan (Jaeden Martell) e Mia (Lia McHugh) a morarem com o pai. Como o casal de filhos não aceita Grace e
ainda a responsabiliza pela dissolvição da família, Richard ,que precisa voltar
ao seu trabalho, convence o trio a passar alguns dias juntos em um Chalé em
meio as montanhas geladas e assim se conhecerem melhor. Só que o adolescente Aidan
investiga o passado de Grace e
descobre que ela, aos doze anos, estivera diretamente envolvida com culto
religioso, cujo pai era o líder e ela a fora única sobrevivente do episódio. Richard
fora o jornalista que escrevera o artigo para um jornal. Grace não consegue interagir com as
crianças, esconde de Richard que faz uso de medicação e começa a ter sensações
estranhas sobre o local enquanto Aidan e Mia acreditam que foram deixados
sozinhos com uma psicopata.
The Lodge (ainda sem título no Brasil – talvez o mais a
apropriado fosse “O Chalé") não teve seu orçamento divulgado, mas teve uma
bilheteria mundial baixa, em torno de 2 milhões de dólares. O filme estreou no Festival de Sundance em
janeiro de 2019, um festival que apoia filmes independentes, logo os
orçamentos são normalmente baixos, bem longe das cifras de filmes
Hollywoodianos. E a produção é de três países: Reino Unido, Canadá (onde
ocorreram as filmagens ) e Estados Unidos.
O filme recebeu críticas desfavoráveis da mídia especializada, mas entre
o público vem colhendo elogios. Não por acaso: é um filme que abre discussões
para vários temas e nos entrega um belo terror psicológico que não vem
mastigado. O espectador tem que prestar atenção aos detalhes que compõe a
história e assim entender como as situações apresentadas puderam levar a um
final bem interessante.
Talvez um dos maiores problemas de The Lodge seja o mesmo que vem ocorrendo com algumas produções do gênero nos últimos anos: se vender como algo extraordinário em sua divulgação com frases tipo: “o melhor terror dos últimos anos” e etc. Já vimos o que isso causou em filmes como Hereditário e A Bruxa que se venderam como os novos “O Exorcista”. Quando este tipo de publicidade é utilizado pelos distribuidores cria-se uma grande expectativa e a inevitável responsabilidade de cumprí-la. O ideal é uma produção ser lançada com outras formas menos agressivas de divulgação e deixar o público e o tempo dar o aval que a produção mereça. The Lodge é um filme bem intencionado, bem realizado e dirigido. Se ganhará o status de cult ou “um filme interessante” fica a cargo do tempo, o melhor dos juízes.
Talvez um dos maiores problemas de The Lodge seja o mesmo que vem ocorrendo com algumas produções do gênero nos últimos anos: se vender como algo extraordinário em sua divulgação com frases tipo: “o melhor terror dos últimos anos” e etc. Já vimos o que isso causou em filmes como Hereditário e A Bruxa que se venderam como os novos “O Exorcista”. Quando este tipo de publicidade é utilizado pelos distribuidores cria-se uma grande expectativa e a inevitável responsabilidade de cumprí-la. O ideal é uma produção ser lançada com outras formas menos agressivas de divulgação e deixar o público e o tempo dar o aval que a produção mereça. The Lodge é um filme bem intencionado, bem realizado e dirigido. Se ganhará o status de cult ou “um filme interessante” fica a cargo do tempo, o melhor dos juízes.
A premissa do filme pode não ser muito atraente, mas a
forma inteligente como desenvolveram este argumento sim. Talvez uma das chaves do filme seja nos levar
a um lugar surpreendentemente sombrio e irremediavelmente triste, em que seu
aspecto mais assustador é nos revelar como tudo isso é bem humano. E o desenvolvimento
dos personagens é algo bem interessante:
Richard (do bom seriado “Não Fale com Estranhos”) não é uma pessoa boa:
ele está trocando a esposa por uma mulher mais nova e diz friamente que irá se
casar pouco se importando com os sentimentos de Laura (Alicia Silverstone, em
breve, mas impactante participação) e as
consequências do que possa ocorrer a ex-esposa. Ele não é um bom pai porque
literalmente larga seus filhos com uma pessoa com um passado sombrio da qual
conhece muito bem sobre o culto e a participação de
Grace (Riley Keough – a neta mais velha de Elvis Presley) nos eventos e, ao
mesmo tempo, parece não se importar muito com Grace sabendo que seus filhos a
odeiam, mal a conhecem e que terá conviver durante alguns dias sendo
imprevisível o que possa ocorrer dessa equivocada interação. Laura é uma personagem que aparece rápido, mas
abre muitas discussões sobre os caminhos sombrios que a depressão leva a
algumas pessoas. Grace é uma incógnita. Foi dito ( site IMDB) que seu personagem baseia-se no caso Heaven’s Gate
(1997) de suicídio coletivo. Sabemos de um fragmento de seu passado, pouco
sabemos de seu presente e não temos assim como antever suas ações futuras, mas
podemos conjecturar. Crianças são imprevisíveis e suas criatividades imensas,
logo essa união de personalidades já seria algo bem interessante de explorar
nas telas, mas junte-se a isso tragédias, dogmas religiosos, estigmas, um lugar
desolado, ódio, indiferença, ressentimentos, solidão .... um barril de pólvora. A dupla Veronika Franz e Severin Fiala (a
dupla austríaca que fez “Goodnight Mommy” em 2015) criou uma atmosfera que nos
leva a crer que sabemos para onde o filme se encaminha e isso é um engano
(contar ou explicar o filme estraga toda a experiência – o final será explicado
no fim da filmografia dos atores): o roteiro planta uma gama de dúvidas,
possibilidades e potenciais reviravoltas antes de se decidir pela mais
devastadora de todas.
Há interessantes inspirações e referências: a casa de
bonecas é tida como uma referência a Hereditário ( 2018 ) e o lugar desolado e coberto, de densa neve,
que prende o trio a uma infeliz coincidência,
lembra o clássico O Iluminado. Na tevê passam os filmes o Enigma do Outro
Mundo (1982) , Uma Noite Mágica (1998) e
Grito de Pavor (1961). Interessante também é percebermos que as produtoras são a famosa inglesa Hammer dos filmes de horror dos anos 60 (seu auge) até os anos 80 e retornando em 2007 e a americana FilmNation responsável por produções como A Estrada (2009); A Pele que Habito (2011); Fome de Poder (2016); A Chegada (2016); O Irlandês (2019).
The Lodge logra sucesso em implementar uma mistura de
vários ingredientes, no intuito de obter um efeito estranho e perturbador. Tem
uma narrativa linear e coesa, onde tenta levar o espectador para vários
caminhos entregando uma solução que talvez não agrade a todos, mas que sem
dúvida é bem criativa. O ritmo cadenciado é perfeitamente adaptável à história
onde não há tentativas de fazer o espectador pular da cadeira ou se horrorizar.
Na verdade busca trazer a este aquela curiosidade de tentar descobrir o que se
passa. Um jogo para adivinharmos quem está realmente jogando.
Trailer:
Curiosidades
O nome do cachorro é Grady, que é o nome do personagem do cuidador do Overlook Hotel na história de "The Shining", de Stephen King.
O líder do culto Aaron Marshall, pai de Grace Marshall, é interpretado pelo pai da atriz Riley Keough, Danny Keough.
A pintura de Maria vista na cena de abertura e ao longo do filme é uma reprodução de L'Annunciata (Virgem Anunciada) pelo artista renascentista italiano Antonello da Messina (1430-1479).
O nome do cachorro é Grady, que é o nome do personagem do cuidador do Overlook Hotel na história de "The Shining", de Stephen King.
O líder do culto Aaron Marshall, pai de Grace Marshall, é interpretado pelo pai da atriz Riley Keough, Danny Keough.
A pintura de Maria vista na cena de abertura e ao longo do filme é uma reprodução de L'Annunciata (Virgem Anunciada) pelo artista renascentista italiano Antonello da Messina (1430-1479).
Filmografia Parcial
Richard Armitage
Robin Hood (seriado 2006 a 2009); Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); Strike Back (seriado 2010 a 2011); O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012); O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013); No Olho do Tornado (2014); O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014); Hannibal (seriado 2015); Alice Através do Espelho (2016); Brain on Fire (2016); Sonâmbula (2017); A Peregrinação (2017); Oito Mulheres e um Segredo (2018); The Lodge (2019); Operação Berlim (seriado 2016 a 2019); Não Fale com Estranhos (seriado 2020)
Riley Keough
The Runaways: Garotas do Rock (2010); Paixão Obsessiva (2011); Jack & Diane (2012); O Beijo do Vampiro (2012); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); Docinho da América (2016); À Beira do Abismo (2017); Ao Cair da Noite (2017); Logan Lucky: Roubo em Família (2017); A Casa que Jack Construiu (2018); Noite de Lobos (2018); The Lodge (2019); Pássaro do Oriente (2019); Zola (2020); The Devil All the Time (2020)
Alicia Silverstone
Paixão sem Limite (1993); Traição Fatal (1994); O Esconderijo (1995); As Patricinhas de Beverly Hills (1995); Batman & Robin (1997); De Volta para o Presente (1999); Quebrando Todas as Regras (2002); Miss Match (seriado 2003); Um Salão do Barulho (2005); Vítima da Sedução (2005); Trovão Tropical (2008); A Arte da Conquista (2011); Butter: Deslizando na Trapaça (2011); Amigas Inseparáveis (2013); King Cobra (2016); Um Cachorro Para Dois (2016); Diário de um Banana: Caindo na Estrada (2017); O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017); Do Jeito que Elas Querem (2018); American Woman (seriado 2018); The Lodge (2019); Bad Therapy (2020); Masters of the Universe: Revelation (desenho - voz - 2020)
Jaeden Martell
Um Santo Vizinho (2014); Deixa Rolar (2014); Sob o Mesmo Céu (2015); Destino Especial (2016); O Livro de Henry (2017); It: A Coisa (2017); The Lodge (2019); It: Capítulo Dois (2019); Entre Facas e Segredos (2019); Em Defesa de Jacob (Mini-série 2020)
Lia McHugh
Hot Summer Nights (2017); Totem (2017); Totem (2017); American Woman (seriado 2018); The Lodge (2019); Os Eternos (2021
Robin Hood (seriado 2006 a 2009); Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); Strike Back (seriado 2010 a 2011); O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012); O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013); No Olho do Tornado (2014); O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014); Hannibal (seriado 2015); Alice Através do Espelho (2016); Brain on Fire (2016); Sonâmbula (2017); A Peregrinação (2017); Oito Mulheres e um Segredo (2018); The Lodge (2019); Operação Berlim (seriado 2016 a 2019); Não Fale com Estranhos (seriado 2020)
Riley Keough
The Runaways: Garotas do Rock (2010); Paixão Obsessiva (2011); Jack & Diane (2012); O Beijo do Vampiro (2012); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); Docinho da América (2016); À Beira do Abismo (2017); Ao Cair da Noite (2017); Logan Lucky: Roubo em Família (2017); A Casa que Jack Construiu (2018); Noite de Lobos (2018); The Lodge (2019); Pássaro do Oriente (2019); Zola (2020); The Devil All the Time (2020)
Alicia Silverstone
Paixão sem Limite (1993); Traição Fatal (1994); O Esconderijo (1995); As Patricinhas de Beverly Hills (1995); Batman & Robin (1997); De Volta para o Presente (1999); Quebrando Todas as Regras (2002); Miss Match (seriado 2003); Um Salão do Barulho (2005); Vítima da Sedução (2005); Trovão Tropical (2008); A Arte da Conquista (2011); Butter: Deslizando na Trapaça (2011); Amigas Inseparáveis (2013); King Cobra (2016); Um Cachorro Para Dois (2016); Diário de um Banana: Caindo na Estrada (2017); O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017); Do Jeito que Elas Querem (2018); American Woman (seriado 2018); The Lodge (2019); Bad Therapy (2020); Masters of the Universe: Revelation (desenho - voz - 2020)
Jaeden Martell
Um Santo Vizinho (2014); Deixa Rolar (2014); Sob o Mesmo Céu (2015); Destino Especial (2016); O Livro de Henry (2017); It: A Coisa (2017); The Lodge (2019); It: Capítulo Dois (2019); Entre Facas e Segredos (2019); Em Defesa de Jacob (Mini-série 2020)
Lia McHugh
Hot Summer Nights (2017); Totem (2017); Totem (2017); American Woman (seriado 2018); The Lodge (2019); Os Eternos (2021
Explicação sobre o final
O plano das crianças começa ao mostrarem a Grace um vídeo
que dariam para o pai com os melhores momentos que passaram juntos quando sua mãe
ainda estava viva (uma indicação de que não queriam Grace ali). Aindan insiste
em ligar o aquecedor a gás mesmo com Grace reclamando que o cheiro estava forte. Eles dão um chá “batizado” para Grace que dorme durante muito
tempo. Ao acordar ela descobre que vários objetos, pertences e comidas da
casa desapareceram misteriosamente (na verdade eles esconderam no porão), sem
nenhuma explicação e as crianças alegam não ter mexido em nada. E o pior: o
remédio que Grace tomava escondido para manter sua sanidade também desaparecera
assim como seu cachorrinho. Grace tenta sair da casa em busca de auxílio e
encontra caído na neve, perto da casa, um quadro com a foto de Aidan e Mia escrito "In Loving memory" (como se fosse
deixado por alguém há tempos ). Aindan vê a foto
e conclui que eles morreram por causa do vazamento do gás e se encontram
num limbo (ou purgatório) e seu principal argumento é que ninguém sabe como é a
morte afinal (lembram do diálogo entre Richard e a filha em que ele lhe diz
"ninguém sabe para onde vamos" com Aindan escutando na porta?). Ainda
encontram uma página de jornal mostrando um obituário do trio o que comprova
sua teoria. Aindan "se enforca" para mostrar que realmente não estão
mais no mundo dos vivos e que precisam se arrepender. Grace pela falta do
remédio e o stress começa a ouvir vozes, principalmente de seu falecido pai. Sua
insanidade vem à tona. Ela inicia um autoflagelo como forma de purificação ao
andar ajoelhada na neve ou se ajoelhar em brasas. Aindan e Mia, que planejaram tudo, se dão conta que foram longe demais no plano de fazer Grace confessar que
destruíra uma família, dando lugar a constatação que estão presos com uma
mulher que um dia participou de um culto de mortes em massa e que seu estado
por ter revertido ao da época, além de que soltaram o cachorrinho sem querer e o
animal morrera congelado. Eles revelam tudo, mas Gace em seu frágil estado
mental não mais acredita entendendo que precisa realizar um sacrifício para ascender aos céus. Quando Richard não consegue mais falar com Mia (acabara a bateria e não
conseguiram mais religar a luz) e vê a casa de bonecas resolve ir ao chalé. Ao chegar ao local, vê Grace com um revolver na mão (que ele mostrara a
ela no início do filme) e acaba sendo alvejado por ela. O filme termina com as crianças
na mesa com Grace e, no tambor 2 balas, e a fita adesiva escrita Sin (Pecado) como
em seu culto. Um final aberto, mas quase óbvio. Vocês concordam ? Deixem seus
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