quarta-feira, 10 de junho de 2020

O CHALÉ / THE LODGE (2019) - REINO UNIDO / CANADÁ / ESTADOS UNIDOS


PROVOCATIVO E INTRIGANTE

Richard (Richard Armitage) resolve se separar de sua esposa Laura (Alicia Silverstone) e lhe comunica que em breve se casará com sua namorada Grace (Riley Keough).  A situação causa inesperadas consequências que obrigam Aidan (Jaeden Martell) e Mia (Lia McHugh) a morarem com o pai.  Como o casal de filhos não aceita Grace e ainda a responsabiliza pela dissolvição da família, Richard ,que precisa voltar ao seu trabalho, convence o trio a passar alguns dias juntos em um Chalé em meio as montanhas geladas e assim se conhecerem melhor.  Só que o adolescente  Aidan  investiga o passado de Grace e descobre que ela, aos doze anos, estivera diretamente envolvida com culto religioso, cujo  pai era o líder e ela a fora única sobrevivente do episódio. Richard fora o jornalista que escrevera o artigo para um jornal. Grace não consegue interagir com as crianças, esconde de Richard que faz uso de medicação e começa a ter sensações estranhas sobre o local enquanto Aidan e Mia acreditam que foram deixados sozinhos com uma psicopata.  




The Lodge (ainda sem título no Brasil – talvez o mais a apropriado fosse “O Chalé") não teve seu orçamento divulgado, mas teve uma bilheteria mundial baixa, em torno de 2 milhões de dólares.  O filme estreou no Festival de Sundance em janeiro de 2019, um festival que apoia filmes independentes, logo os orçamentos são normalmente baixos, bem longe das cifras de filmes Hollywoodianos. E a produção é de três países: Reino Unido, Canadá (onde ocorreram as filmagens ) e Estados Unidos.  O filme recebeu críticas desfavoráveis da mídia especializada, mas entre o público vem colhendo elogios. Não por acaso: é um filme que abre discussões para vários temas e nos entrega um belo terror psicológico que não vem mastigado. O espectador tem que prestar atenção aos detalhes que compõe a história e assim entender como as situações apresentadas puderam levar a um final bem interessante.



Talvez um dos maiores problemas de The Lodge seja o mesmo que vem ocorrendo com algumas produções do gênero nos últimos anos: se vender como algo extraordinário em sua divulgação com frases tipo: “o melhor terror dos últimos anos” e etc. Já vimos o que isso causou em filmes como Hereditário e A Bruxa que se venderam como os novos “O Exorcista”.  Quando este tipo de publicidade é utilizado pelos distribuidores cria-se uma grande expectativa e a inevitável responsabilidade de cumprí-la. O ideal é uma produção ser lançada com outras formas menos agressivas de divulgação e deixar o público e o tempo dar o aval que a produção mereça. The Lodge é um filme bem intencionado, bem realizado e dirigido. Se ganhará o status de cult ou “um filme interessante” fica a cargo do tempo, o melhor dos juízes.


A premissa do filme pode não ser muito atraente, mas a forma inteligente como desenvolveram este argumento sim.  Talvez uma das chaves do filme seja nos levar a um lugar surpreendentemente sombrio e irremediavelmente triste, em que seu aspecto mais assustador é nos revelar como tudo isso é bem humano. E o desenvolvimento dos personagens é algo bem interessante:  Richard (do bom seriado “Não Fale com Estranhos”) não é uma pessoa boa: ele está trocando a esposa por uma mulher mais nova e diz friamente que irá se casar pouco se importando com os sentimentos de Laura (Alicia Silverstone, em breve, mas impactante participação)  e as consequências do que possa ocorrer a ex-esposa. Ele não é um bom pai porque literalmente larga seus filhos com uma pessoa com um passado sombrio da qual conhece muito bem sobre o culto e a participação de Grace (Riley Keough – a neta mais velha de Elvis Presley) nos eventos e, ao mesmo tempo, parece não se importar muito com Grace sabendo que seus filhos a odeiam, mal a conhecem e que terá conviver durante alguns dias sendo imprevisível o que possa ocorrer dessa equivocada interação.  Laura é uma personagem que aparece rápido, mas abre muitas discussões sobre os caminhos sombrios que a depressão leva a algumas pessoas. Grace é uma incógnita. Foi dito ( site IMDB)  que seu personagem baseia-se no caso Heaven’s Gate (1997) de suicídio coletivo. Sabemos de um fragmento de seu passado, pouco sabemos de seu presente e não temos assim como antever suas ações futuras, mas podemos conjecturar. Crianças são imprevisíveis e suas criatividades imensas, logo essa união de personalidades já seria algo bem interessante de explorar nas telas, mas junte-se a isso tragédias, dogmas religiosos, estigmas, um lugar desolado, ódio, indiferença, ressentimentos, solidão ....  um barril de pólvora.  A dupla Veronika Franz e Severin Fiala (a dupla austríaca que fez “Goodnight Mommy” em 2015) criou uma atmosfera que nos leva a crer que sabemos para onde o filme se encaminha e isso é um engano (contar ou explicar o filme estraga toda a experiência – o final será explicado no fim da filmografia dos atores): o roteiro planta uma gama de dúvidas, possibilidades e potenciais reviravoltas antes de se decidir pela mais devastadora de todas.




Há interessantes inspirações e referências: a casa de bonecas é tida como uma referência a Hereditário ( 2018 ) e o lugar desolado e coberto, de densa neve, que prende o trio a uma infeliz coincidência,  lembra o clássico O Iluminado. Na tevê passam os filmes o Enigma do Outro Mundo  (1982) , Uma Noite Mágica (1998) e Grito de Pavor (1961). Interessante também é percebermos que as produtoras são a famosa inglesa Hammer dos filmes de horror dos anos 60 (seu auge) até os anos 80 e retornando em 2007 e a americana FilmNation responsável por produções como A Estrada (2009);  A Pele que Habito (2011);  Fome de Poder (2016); A Chegada (2016);  O Irlandês (2019).




The Lodge logra sucesso em implementar uma mistura de vários ingredientes, no intuito de obter um efeito estranho e perturbador. Tem uma narrativa linear e coesa, onde tenta levar o espectador para vários caminhos entregando uma solução que talvez não agrade a todos, mas que sem dúvida é bem criativa. O ritmo cadenciado é perfeitamente adaptável à história onde não há tentativas de fazer o espectador pular da cadeira ou se horrorizar. Na verdade busca trazer a este aquela curiosidade de tentar descobrir o que se passa. Um jogo para adivinharmos quem está realmente jogando.

Trailer:



Curiosidades

O nome do cachorro é Grady, que é o nome do personagem do cuidador do Overlook Hotel na história de "The Shining", de Stephen King.

O líder do culto Aaron Marshall, pai de Grace Marshall, é interpretado pelo pai da atriz Riley Keough, Danny Keough.

A pintura de Maria vista na cena de abertura e ao longo do filme é uma reprodução de L'Annunciata (Virgem Anunciada) pelo artista renascentista italiano Antonello da Messina (1430-1479).

Filmografia Parcial

Richard Armitage 










Robin Hood (seriado 2006 a 2009); Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); Strike Back  (seriado 2010 a 2011); O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012); O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013); No Olho do Tornado (2014); O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014); Hannibal (seriado 2015);  Alice Através do Espelho (2016); Brain on Fire (2016); Sonâmbula (2017); A Peregrinação (2017); Oito Mulheres e um Segredo (2018); The Lodge (2019); Operação Berlim (seriado 2016 a 2019); Não Fale com Estranhos (seriado 2020)

Riley Keough










The Runaways: Garotas do Rock (2010); Paixão Obsessiva (2011); Jack & Diane (2012); O Beijo do Vampiro (2012); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); Docinho da América (2016); À Beira do Abismo (2017); Ao Cair da Noite (2017); Logan Lucky: Roubo em Família (2017); A Casa que Jack Construiu (2018); Noite de Lobos (2018); The Lodge (2019); Pássaro do Oriente (2019); Zola (2020); The Devil All the Time (2020)

Alicia Silverstone










Paixão sem Limite (1993); Traição Fatal (1994); O Esconderijo (1995); As Patricinhas de Beverly Hills (1995); Batman & Robin (1997); De Volta para o Presente (1999); Quebrando Todas as Regras (2002); Miss Match (seriado 2003);  Um Salão do Barulho (2005); Vítima da Sedução (2005); Trovão Tropical (2008); A Arte da Conquista (2011); Butter: Deslizando na Trapaça (2011); Amigas Inseparáveis (2013); King Cobra (2016); Um Cachorro Para Dois (2016); Diário de um Banana: Caindo na Estrada (2017); O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017); Do Jeito que Elas Querem (2018); American Woman (seriado 2018); The Lodge (2019); Bad Therapy (2020); Masters of the Universe: Revelation (desenho - voz - 2020)

Jaeden Martell










Um Santo Vizinho (2014); Deixa Rolar (2014); Sob o Mesmo Céu (2015); Destino Especial (2016); O Livro de Henry (2017); It: A Coisa (2017); The Lodge (2019); It: Capítulo Dois (2019); Entre Facas e Segredos (2019); Em Defesa de Jacob (Mini-série 2020)

Lia McHugh










Hot Summer Nights (2017); Totem (2017); Totem (2017); American Woman (seriado 2018); The Lodge (2019); Os Eternos (2021


Explicação sobre o final 

O plano das crianças começa ao mostrarem a Grace um vídeo que dariam para o pai com os melhores momentos que passaram juntos quando sua mãe ainda estava viva (uma indicação de que não queriam Grace ali). Aindan insiste em ligar o aquecedor a gás mesmo com Grace reclamando que o cheiro estava forte. Eles dão um chá “batizado” para Grace que dorme durante muito tempo. Ao acordar ela descobre que vários objetos, pertences e comidas da casa desapareceram misteriosamente (na verdade eles esconderam no porão), sem nenhuma explicação e as crianças alegam não ter mexido em nada. E o pior: o remédio que Grace tomava escondido para manter sua sanidade também desaparecera assim como seu cachorrinho. Grace tenta sair da casa em busca de auxílio e encontra caído na neve, perto da casa, um quadro com a foto de Aidan e Mia escrito  "In Loving memory" (como se fosse deixado por alguém há tempos ). Aindan vê a foto e conclui que eles morreram por causa do vazamento do gás e se encontram num limbo (ou purgatório) e seu principal argumento é que ninguém sabe como é a morte afinal (lembram do diálogo entre Richard e a filha em que ele lhe diz "ninguém sabe para onde vamos" com Aindan escutando na porta?). Ainda encontram uma página de jornal mostrando um obituário do trio o que comprova sua teoria. Aindan "se enforca" para mostrar que realmente não estão mais no mundo dos vivos e que precisam se arrepender. Grace pela falta do remédio e o stress começa a ouvir vozes, principalmente de seu falecido pai. Sua insanidade vem à tona. Ela inicia um autoflagelo como forma de purificação ao andar ajoelhada na neve ou se ajoelhar em brasas. Aindan e Mia, que planejaram tudo, se dão conta que foram longe demais no plano de fazer Grace confessar que destruíra uma família, dando lugar a constatação que estão presos com uma mulher que um dia participou de um culto de mortes em massa e que seu estado por ter revertido ao da época, além de que soltaram o cachorrinho sem querer e o animal morrera congelado. Eles revelam tudo, mas Gace em seu frágil estado mental não mais acredita entendendo que precisa realizar um sacrifício para ascender aos céus. Quando Richard não consegue mais falar com Mia (acabara a bateria e não conseguiram mais religar a luz) e vê a casa de bonecas resolve ir ao chalé. Ao chegar ao local, vê Grace com um revolver na mão (que ele mostrara a ela no início do filme) e acaba sendo alvejado por ela. O filme termina com as crianças na mesa com Grace e, no tambor 2 balas, e a fita adesiva escrita Sin (Pecado) como em seu culto. Um final aberto, mas quase óbvio. Vocês concordam ? Deixem seus comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre