terça-feira, 22 de janeiro de 2019

CAIXA DE PÁSSAROS / BIRD BOX (2018) - ESTADOS UNIDOS


CAIXA DE ESPECULAÇÕES
(contém alguns spoilers)

De repente a humanidade é tomada por uma onda de suicídios inexplicáveis e tudo começa a ruir. A "onda", vinda de outros países, finalmente chega aos Estados Unidos e Malorie (Sandra Bullock) presencia a irmã Jessica (Sarah Paulson) entrar inesperadamente em uma espécie de transe e cometer suicídio. Grávida e sozinha no meio da rua, presencia o caos: pessoas correndo desesperadamente, carros batendo, pessoas cometendo suicídio, quando consegue abrigo na casa de Douglas (John Malkovich) um homem irascível, cujos modos irritam aos demais que também lá conseguiram abrigo. Douglas é contra o acolhimento em sua casa de qualquer pessoa e não se incomoda em dizer que não está ali para ajudar ninguém. A única coisa que se sabe a respeito dos misteriosos eventos é que, ao sair na rua, não podem abrir os olhos ou estarão condenados.



Tendo como produtora executiva a própria atriz Sandra Bullock, "Bird Box",  ou "Caixa de Pássaros" virou um fenômeno de audiência da Netflix: em 7 dias, 45 milhões de pessoas haviam assistido e os números já estão perto dos 80 milhões. O interessante é que o filme acabou dividindo opiniões no estilo ame ou odeie. Mas o que tornou a produção tão assistida e comentada?


Adaptada do livro homônimo de Eric Heisserer em 2014, "Caixa de Pássaros" tem sua força na poderosa interpretação de Sandra Bullock. A história é centrada em sua personagem e o que ela precisa fazer para sobreviver num mundo de trevas (trocadilho inevitável) ao lado de duas crianças. É um suspense muito bem desenvolvido em que as situações começam a se revelar aos poucos. Dirigido pela cineasta dinamarquesa Susanne Bier ("Depois do Casamento") não deixa claro aos espectadores o que seriam as criaturas, mas dá algumas pistas, como na fala dos personagens: Douglas (John Malkovich) onde especula que o homem pode ter produzido o seu fim em laboratório; Charlie (Lil Rel Howery), um jovem que se intitula um "conhecedor autodidata" e revela dominar bem os temas sobrenaturais e as diferentes culturas que as interpretam. Seu conhecimento advém de pesquisas feitas na internet (uma nítida crítica aos tempos atuais, onde as pessoas abandonam fontes oficiais como jornais e livros para corroborarem artigos escritos por desconhecidos e despreparados na internet). Demônios? Entidades Sobrenaturais? Apocalipse? Extraterrestres? Gary (Tom Hollander), um homem acolhido por Olympia (Danielle Macdonald), nos revela, através de desenhos, o que poderiam ser essas criaturas. É o personagem que a história dá ao espectador para poder conjecturar. E esse foi o fator que trouxe a quantidade de visualizações dadas ao filme: a especulação do que seriam as criaturas. Há aqueles que assistem esperando um final fechado com as explicações plausíveis e aqueles que gostam de imaginar, refletir, de ficar com aquele ponto de interrogação à espera que alguém lhe esclareça.



Particularmente gosto de filmes de suspense que pouco se revele da entidade ou criatura (s). Quem viu "O Exorcista", sabe que o que habita na criança nunca se revelará fisicamente ao público, assim como    em "O Enigma do Mal" e outros tantos. Mas há filmes que em que as criaturas fisicamente incorporadas funcionam bem como em "O Enigma do Outro Mundo", "Aliens", "Predador"... Por isso, quem gostou fez questão de elogiar e, quem não gostou, reclamou. O que gerou? Mais curiosidade, que gerou mais curiosidade e assim sucessivamente. Na verdade os únicos que tem uma ideia parcial são os espectadores: os pássaros, o vento, os desenhos, as Iris dilatas dos personagens. A Caixa de Pássaros é explicada (mostrada) ao longo do filme e acho que o final também seja uma referência a uma caixa gigante de pássaros. Os loucos não podem ser enlouquecidos porque já são loucos. Nosso mundo já é uma loucura, nada como ser habitados por verdadeiros loucos. Teorias não faltam: Anjos caídos (ou demônios), onde a bíblia fala que uma pessoa enlouqueceria ao olhá-los e até o uso dos loucos pelos demônios como meio de atingir as pessoas; a nefasta influência das mídias sociais: ao colocarem as vendas elas se protegem dessas influências negativas; como o ser humano lida com a loucura (houve quem reclamasse da escolha dos insanos no filme refletindo em um aumento ainda maior da estigmatização desta classe pela sociedade) e até , "... a luta psicológica da maternidade" (Bullock disse, em entrevista, que o filme fala sobre família)  em artigo escrito por Dani Di Placido  para a revista Forbes. Ou seria uma homenagem ao escritor de estórias de terror H.P Lovecraft quando são revelados os desenhos? Além do mais, ao revelarem as criaturas, quantos espectadores aceitariam que metem medo? O imaginário de cada um é muito mais poderoso.


Sandra Bullock está ótima. Sua personagem é a força motriz do filme, como já dito. Ela, que vivia num casulo de forma anti-social, é obrigada a viver em grupo e abrir mão do egoísmo que mantivera em sua vida até o momento. Se tornou mãe. Está com duas crianças e descobre existir um santuário. Verdade ou armadilha? O santuário seria uma alegoria ao paraíso? As dificuldades, as provações para ser merecedora e os 5 anos seriam o tempo para chegar até a Terra Santa? Pode ser tudo isso ou nada disso. Poder ser apenas um filme sobrenatural ou de ficção científica. Em "Um Lugar Silencioso" as pessoas não podiam falar ou fazer barulho. Aqui não podem mais ver o seu mundo antigo, mundo como de Ló e sua família ao deixarem Sodoma e Gomorra. Se olhassem para trás era a morte, aqui se olharem para o mundo em que vivem (ou viviam) se matam ou enlouquecem. John Malkovich como sempre mostra porque é um dos maiores atores de sua geração. Seu personagem Douglas casou 3 vezes e uma delas chegou a dizer que viver com ele, seria pior que o inferno (outra sutil analogia com os dogmas cristãos). Trevante Rhodes (Moonlight); Danielle Macdonald (Patti Cake$); Rosa Salazar (Maze Runner); Lil Rel Howery (Corra!) e Machine Gun Kelly (The Dirt) são atores de produções do momento, o que traz mais audiência para um público que acompanha muito produções recentes.


É um filme pós-apocalíptico com inúmeras interpretações e cada pessoa pode ter sua teoria. A produção resolveu não seguir o livro que, dizem, possui um final bem mais sombrio. O autor revelou que as criaturas poderiam ser algo incompreensível para a mente humana como contemplar o infinito (??!!). Bom, se considerarmos que um desenho japonês foi capaz de criar convulsões em crianças (ou crises epiléticas), talvez a visão dessas criaturas deem um "bug no cérebro", mas abriria outro campo de especulação. 
Não houve tempo para o desenvolvimento dos personagens, mas como suspense (mas sem momentos assustadores)  funciona bem. Tem um final meio anticlímax, muitas perguntas e quase nenhuma resposta. O tempo na casa é confuso. Dias, semanas ou meses? Para um orçamento de 19,8 milhões, aos padrões hollywoodianos, é uma produção bem modesta, logo inventividade tem que dar lugar a efeitos, locações, atores caros e custos diretos e indiretos. Para essa finalidade o filme funciona. Não é ruim, mas também está longe de ser ótimo. É um bom um passatempo para quem gosta uma roda de conversa  ao término do filme.

Trailer 1:




Trailer 2:




Curiosidades:

Sandra Bullock pediu pessoalmente a Sarah Paulson para interpretar sua irmã no filme.

John Malkovich conversava com os pássaros no set, e o elenco disse que ele tinha uma ligação bizarra com eles. Ele seria capaz de dizer-lhes para mover os pés e eles o faziam. 

Sandra Bullock se chocou contra a câmera algumas vezes quando estava vendada. 

Sandra Bullock disse que ela estava vendada por cerca de cinquenta por cento do tempo nas filmagens. 

O autor Josh Malerman escreveu o rascunho de Bird Box (2018) antes do lançamento do filme de M. Night Shyamalan, Fim dos tempos (2008) e outro filme, A Estrada (2009). 

Este filme marcou a segunda colaboração entre as atrizes Sandra Bullock e Sarah Paulson, seguindo-se a "Oito Mulheres e um Segredo" (2018), que foi lançado no mesmo ano. 

Charlie menciona que a situação em que eles estão não é como algumas crianças correndo em um labirinto. Esta é uma indicação para a franquia "The Maze Runner", na qual Rosa Salazar (Lucy) apareceu. 

A cena de abertura com Sandra Bullock e Sarah Paulson mostra as duas brincando chamando uma a outra de  "Dum Dum". A música que toca nesta cena é "Coming Down" de Dum Dum Girls. 

Os dois nomes das crianças no filme são "garoto" e "garota". Este é um possível aceno para "A Estrada" (2009), onde os dois personagens principais são simplesmente chamados de "homem" e "garoto". 

Em uma entrevista de 21 de dezembro de 2018 ao  "Bloody Disgusting", foi mencionado que os produtores queriam que as criaturas aparecessem em algum momento, e até criaram uma criatura e fizeram uma cena com uma. No entanto, tornou a cena engraçada e, por isso, foi descartada. Sandra Bullock descreveu a criatura dizendo: "Era um homem verde com uma horrível cara de bebê".

Embora seja desconhecido o que aconteceu com Lucy e Felix depois que eles saíram da casa, presume-se que eles morreram junto com os outros.    



Filmografia Parcial:

Sandra Bullock
 

 










Carrascos (1987);  O Desafio Final  (1989); Assassinato no Central Park (1989); Uma Secretária de Futuro (seriado 1990); O Silêncio do Lago (1993); Um Sonho, Dois Amores (1993); O Demolidor (1993); Velocidade Máxima (1994); Enquanto Você Dormia (1995); A Rede (1995); Tempo de Matar (1996); Velocidade Máxima 2 (1997); Da Magia à Sedução (1998); Forças do Destino (1999); Gente Famosa (2000); Miss Simpatia (2000); Cálculo Mortal (2002); Amor à Segunda Vista (2002); Crash: No Limite (2004); Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa (2005);  A Casa do Lago (2006); Premonições (2007); A Proposta (2009); Um Sonho Possível (2009); Oito Mulheres e um Segredo (2018); Caixa de Pássaros (2018)

John Malkovich
 













Um Lugar no Coração (1984); Os Gritos do Silêncio (1984); A Morte de um Caixeiro-Viajante  (1985); Império do Sol (1987); Ligações Perigosas (1988); O Céu que nos Protege (1990); O Céu que nos Protege (1991); Neblina e Sombras (1991); Ratos e Homens (1992); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992); Na Linha de Fogo (1993);  O Segredo de Mary Reilly (1996); O Preço da Traição (1996); Con Air: A Rota da Fuga (1997); O Homem da Máscara de Ferro (1998); Quero ser John Malkovich (1999); Joana D'Arc (1999); Filhos da Máfia (2001); Hotel (2001); O Retorno do Talentoso Ripley (2002); Johnny English (2003); O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005); Totalmente Kubrick (2005); Eragon (2006); A Lenda de Beowulf (2007);  A Mente que Mente (2008); Vítimas da Guerra (2008); Queime Depois de Ler (2008); Depois de Partir (2008); Jonah Hex - Caçador de Recompensas (2010); Secretariat - Uma História Impossível (2010); Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011); Linhas de Wellington (2012); Meu Namorado é um Zumbi (2013); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Variações de Casanova (2014); Zoolander 2 (2016); Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (2016); Conspiração Terrorista (2017); Alvo Triplo (2017); 22 Milhas (2018); Caixa de Pássaros (2018); Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile (2019); Velvet Buzzsaw (2019); Valley of the Gods (2019); Arkansas (2020)

Trevante Rhodes













Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016);  Código de Silêncio (2017); Lady Luck (2017); 12 Heróis (2018); O Predador (2018); Caixa de Pássaros (2018)


Sarah Paulson 

 










O Longo Caminho Para Casa (1998); Do que as Mulheres Gostam (2000); Abaixo o Amor (2003); Serenity: A Luta Pelo Amanhã (2005); O Amor Pode Dar Certo (2006); The Spirit: O Filme (2008); Martha Marcy May Marlene (2011); Noite de Ano Novo (2011); Amor Bandido (2012); 12 Anos de Escravidão (2013); O Rebelde no Campo de Centeio: A Vida de J.D. Salinger (2017); The Post: A Guerra Secreta (2017); Oito Mulheres e um Segredo (2018); Caixa de Pássaros (2018); História de Horror Americana (seriado 2011 a 2018); American Crime Story (seriado 2015 a 2018); Vidro (2019); Ratched (seriado 2020) 
 
Jacki Weaver  















Piquenique na Montanha Misteriosa (1975); Caddie (1976); Reino Animal (2010); O Lado Bom da Vida (2012); Segredos de Sangue (2013); JFK, a História Não Contada (2013); As Vozes (2014); A Face do Mal (2014); Resgate de uma Família (2014); Quando te conheci (2015); Pequenos Delitos (2017); Artista do Desastre (2017); Perfeita Pra Você (2018); As Viúvas (2018); Caixa de Pássaros (2018);  

Danielle Macdonald 













O Sistema (2013); Um Passado Sombrio (2014); Lady Bird: A Hora de Voar (2017);  Skin (2018); Caixa de Pássaros (2018)  


Lil Rel Howery 














Loucuras em Família (2017); Corra! (2017); Te Peguei! (2018); Tio Drew (2018); Caixa de Pássaros (2018); Brittany Runs A Marathon (2019) 


Pruitt Taylor Vince  



 









Coração Satânico (1987); Barfly: Condenados pelo Vício (1987); Inferno Vermelho (1988); Mississippi em Chamas (1988); K-9: Um Policial Bom pra Cachorro (1989); Coração Selvagem (1990); Instinto Fatal (1990); Bem-Vindos ao Paraíso (1990); Alucinações do Passado (1990); JFK: A Pergunta que Não Quer Calar (1991); Assassinos por Natureza (1994); O Indomável: Assim é Minha Vida (1994); A Lenda do Pianista do Mar (1998); A Cela (2000); Encurralada (2002); Identidade (2003); Monster: Desejo Assassino (2003); Constantine (2005); Cativeiro (2007); Ecos do Mal (2008); Irmãos de Sangue (2009); Viagem 2: A Ilha Misteriosa (2010); Assalto em Dose Dupla (2011); Fúria Sobre Rodas (2011); Linha de Frente (2013); Os 13 Pecados (2014); Caixa de Pássaros (2018) 

Fontes:
The N Y Times
The Guardian
IMDB
Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre