sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

ALUCINAÇÕES DO PASSADO / JACOB'S LADDER (1990) - ESTADOS UNIDOS





ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO

Jacob (Tim Robbins) é um veterano da guerra do Vietnã, que presencia o que parece ser uma estranha experiência, onde termina ferido em batalha. Certo dia passa a viver um pesadelo diário quando começa a desenvolver alucinações que alternam a sua percepção de realidade. Tentando procurar uma resposta para seus problemas, descobre que não é o único de seu pelotão a sofrer os problemas e que todos estão correndo sério perigo. De acordo com que as alucinações aumentam, Jacob já não sabe se está vivendo com sua namorada ou se ainda vive com sua esposa e filhos.  


O roteiro de Alucinações do Passado constava de uma lista chamada "Os 10 Melhores Roteiros Jamais Produzidos por Hollywood", pois a transposição para a tela era tida como dificílima, mas Bruce Joel Rubin (escritor de Ghost - Do Outro Lado da Vida), que passou um tempo no Tibet, entre monges, conseguiu um diretor que transporia senão a totalidade do contexto, pelo menos a maior parte dele: Adrian Lyne. O cineasta vinha de "Atração Fatal" (6 indicações ao Oscar) que lhe abriu as portas para novos projetos (como "Proposta Indecente"), mas já possuía no currículo a direção de filmes como "Flashdance" (3 indicações ao Oscar) e "9½ Semanas de Amor". Era uma aposta alta, um roteiro complicado e incerteza de um público interessado. As duas primeiras mostraram-se um acerto, mas o filme apenas pagou-se. O retorno financeiro não veio (nas bilheterias dos EUA), talvez pelo tema Vietnã ter se esgotado para os americanos.  O filme se inicia apresentando os nomes Mario Kassar e Andrew Vajna , presidentes da Carolco. Se o nome lhe parece familiar não é a toa; a Carolco colocou no mercado "Rambo I e II", "Vingador do Futuro"; "Instinto Fatal", "Águia de Aço II e III" ... Até "A Ilha da Garganta Cortada" (1995), um fiasco que decretou a falência da produtora



Já nas cenas iniciais, Lyne nos deixa aturdidos: Jacob vê seus amigos terem um "surto" no campo de batalha onde termina gravemente ferido. Sabemos que se alistou voluntariamente após a morte trágica do filho caçula (Macaulay Culkin não creditado). Foi ferido e deu baixa. Voltou aos EUA e passou a trabalhar nos Correios e agora vive com Jezebel (ou Jezzie como prefere ser chamada) sua namorada. O relacionamento está em crise. Jacob se perde no metrô e se vê perseguido por um carro onde um dos ocupantes é um homem sem face. Passa a ver demônios e acredita que inalou um gás que agora está provocando distúrbios intensos em sua mente e seus amigos parecem apresentarem os mesmos sintomas. Experiência do governo? Estresse pós-traumático? Loucura? Esquizofrenia? Elementos Sobrenaturais? Por que não o querem investigando?


O diretor, propositadamente, insere o espectador em uma realidade que o confunde, no limite da sanidade. Afinal, Jaboc vive com a namorada e sonha com a ex-esposa ou ainda vive com a esposa e sonha com a colega de trabalho? Quem o persegue? O que são as criaturas, o que elas simbolizam? Qual o papel do quiropata na estória? As pistas começam a serem dadas, algumas com extrema sutileza outras requerem a atenção completa do espectador. Algumas pessoas sentirão tentadas a rever o filme para pegar essas pistas deixadas pelo caminho (ver algumas de minhas considerações ao final da postagem), outros, ainda assim, deixarão de captar alguns traços da estória, mas o filme não deixa o espectador confuso quanto ao seu final: ele é bem claro, mas podemos dizer que realmente conhecemos a realidade do filme? Sabemos realmente quais são as imagens reais (ou personagens reais) e as imaginárias?



Esse avançar e retroceder do filme entre três realidades, guerra, família e namorada foi algo feito com muita competência. O roteiro é todo recheado de analogias, dos diálogos às cenas "sem sentido". Tons sombrios e iluminados. Personagens surgem em cenas (atenção a eles) e suas falas tem sentido após o filme. Lembro ter visto esse filme na época do VHS perdido na prateleira da locadora.  Tinham os "superlançamentos", os "lançamentos" e os "catálogos", aquelas fitas que a gente olhava e olhava até que a capa do filme nos remetesse à contracapa e a uma rápida leitura da sinopse. Nada de internet ou trailer no Youtube. No máximo algumas fitas colocavam trailers (normalmente de filmes ruins para "tirarmos das prateleiras" e dava pra ter uma ideia). E o filme surpreendeu. Revê-lo quase quatro décadas depois é algo muito interessante: a visão da vida e das coisas muda, sabemos se o diretor e atores ficaram conhecidos, se o filme resistiu ao tempo e etc.  Era uma época boa, com bons materiais para que gostava de filmes: tinha o "Guia de Video da Nova Cultural": a gente comprava lia a sinopse e tentava achar na locadora. Bem legal. Revistas especializadas como "SET", "Video News", "Scifi News", 'Cinevideo' e "Cinemin" cobriam o mundo do cinema. Tinha o programa "Cinemania" na  extinta TV Manchete; o "Long Shot" na CNT; o "Top Tv" (esse era mais de seriados) na Record e o "Cine MTV", além  dos jornais e das revistas "Veja" e "Isto é" com as críticas de cinema que eram uma fonte de informação mais do que válida.



O elenco foi muito bem escalado. Tim Robbins está ótimo.  Elizabeth Peña (falecida em 2014) faz a namorada que começa a ficar sem paciência com o comportamento estranho de Jacob. Temos Danny Aiello em um papel fundamental à trama. E rápidas participações dos atores Eriq La Salle ("Plantão Médico"); Pruitt Taylor Vince ("Caixa de Pássaros") conhecido por ficar "movimentando os olhos em cena" em alguns filmes; Ving Rhames (Os "Missão Impossível"), Macaulay Culkin ("Esqueceram de Mim")  e Patricia Kalember ("Sinais"). Um elenco que não desafinou.



Alucinações do Passado (no original "A Escada de Jacó") teve várias denominações: inquietante, fascinante, assustador, provocativo, tenso, angustiante ..., mas o seu maior mérito (e talvez seu demérito) talvez seja contar uma história cheia de alegorias, de difícil interpretação, que distancia aqueles que buscam algo mais que apenas uma leve diversão. Não é um filme para arrebatar as bilheterias. É um belo exercício de criatividade, feito pra quem gosta de filmes que desafiem a percepção do espectador. Parece um longo episódio do seriado "Além da Imaginação". Muito se fala da nova refilmagem, já concluída, a ser lançada esse ano. Seria até interessante, assim como uma versão "director's cut", colocando muito do que ficou de fora na versão que foi aos cinemas. Um filme acima da média e que fica muito melhor quando percebemos as pistas deixadas ao longo da projeção.



Curiosidades:

Agente 15 , BZ ou "Buzz" (3-quinuclidinil benzilato)
"Absorvido através do sistema respiratório (que não tem odor) - através da pele, ou do sistema digestivo. Demora cerca de uma hora a fazer efeito, e os sintomas de exposição incluem confusão, tremores, letargia, alucinações e coma - podendo durar mais de dois dias". (ciência on line)

A Escada de Jacob está em  Genesis 28:10-19:
10 Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
11 E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
12 E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13 E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
14 E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
15 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
16 Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.
17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
18 Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
19 E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
 
O ator Lewis Black faz uma rápida aparição como o médico de Jacob

Elizabeth Peña faleceu, aos 55 anos, de cirrose hepática em decorrência do abuso de álcool


O nome de batismo do ator Ving Rhames é Irving Rameses Rhames

O Diretor Perry Lang ("O Homem da Guerra" e "Entrevista com Deus") aparece como o agressor de Jacob no Vietnã.


"O Homem Sem Pernas" que aparece no hospital teve inspiração em  "Man With No Legs (1976)" do artista Joel-Peter Witkin.


Música de Maurice Jarre 

Adrian Lyne foi o diretor dos clips: Maniac (Michael Sembello) e  Flashdance... What a Feeling (Irene Cara). O cineasta não filma desde 2002. Seu último filme foi Infidelidade

Algumas Pistas Que Identifiquei (Se não viu o filme não leia):
O nomes bíblicos de alguns personagens:  Jacob (Jacó), Jezebel, Gabriel (ou Gabe), Sarah, Elias (Elijah), Jededia (Jedediah), Miguel (Michael) Paulo (Paul)  - se conhecer a história desses personagens conhecerá alguns aspectos inseridos no filme.

Jacob está lendo, no inicio do filme,  o romance “O Estrangeiro”, de Albert Camus.

Jacob diz a Louis, o quiropata (Danny Aiello), que lhe chama de "Querubim"  sempre que se encontram, aliás Louis aparece ao lado de uma lâmpada acessa, a mesma que é desligada pelo médico quando Jacob sobe a escada com seu filho
 
 









Louis cita Meister Eckhart (Eckhart von Hochheim 1260 - 1328) e o pensamento do filósofo religioso é citado , sendo a chave para o entendimento

A mulher que lê a mão de Jacob e lhe diz que ele parece estar morto.

O hospital não tem nenhum registro dele e  descobre que seu médico supostamente morreu

No final do filme vemos Jacob subindo a escada com o filho. É o momento de aceitação de sua morte, indo para o paraíso (luz), uma alusão a Escada de Jacob na Bíblia

O diálogo do Médico quando Jacob pergunta se está morto.

Jacob canta para o filho Sonny Boy a música do cantor Al Johnson . Os versos finais dessa canção falam: And the Angels, they grew lonely, (E os anjos, eles se tornaram solitários) / And they took you because they were lonely, (E eles te pegaram porque estavam solitários,) / Now I'm lonely too, Sonny Boy. (Agora estou sozinho também, Sonny Boy) 

O agente químico BZ (ver curiosidades) não teria o efeito de causar insanidade e violência brutal, então o personagem Michael não criou a substância (então ele pode não existir)

Nos anúncios antidrogas no metrô que Jabob vê há, em particular, um que cita que usar drogas é como o Inferno (Hell). 

Jacob sendo sequestrado em plena rua e pessoas que fingem não vê-lo ou nada fazem.

A moeda que Jacob se inclina para pegar quando o carro explode pode ser um simbolismo ao barqueiro que conduzia os mortos. Uma moeda era colocada na boca do falecido para pagar o barqueiro.
 
Há uma polêmica acerca da cena do Papai Noel que rouba Jabob no filme. Há quem diga que Santa Claus poderia ser um anagrama para "Satanás" ou "Satan" ao invés de uma comparação a São Nicolau. Se os envolvidos quiseram polemizar é difícil saber.

As cabeças se contorcendo pode ser uma comparação a mente de jacob se contorcendo em agonia



Filmografia Parcial 

Tim Robbins
 













Resgate Heroico (1984); Garota Sinal Verde (1985); Férias da Pesada (1985); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); Vingança Tardia (1987); Twister (1989); As Aventuras de Erik, o Viking (1989); Alucinações do Passado (1990); Febre da Selva (1991); O Jogador (1992); Bob Roberts (1992); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Na Roda da Fortuna (1994); Um Sonho de Liberdade (1994); Prêt-à-Porter (1994); A Teoria do Amor (1994); O Suspeito da Rua Arlington (1999); Missão: Marte (2000); Alta Fidelidade (2000); Sobre Meninos e Lobos (2003); Código 46 (2003); Guerra dos Mundos (2005); Zathura: Uma Aventura Espacial (2005); Em Nome da Honra (2006); Cidade das Sombras (2008); Terapia do Sexo (2012); Sem Direito a Resgate (2013);  Bem-Vindos ao Mundo (2014);  Um Dia Perfeito (2015); Marjorie Prime (2017); VHYes (2019); O Preço da Verdade (2019); Castle Rock (seriado - 2018)

Elizabeth Peña (1959–2014)
 

 










O Preço do Sucesso (1985); Um Vagabundo na Alta Roda (1986); La Bamba (1987); O Milagre Veio do Espaço (1987); Alucinações do Passado (1990); O Despertar Para a Vida (1992); Louca Paixão (1994); Free Willy 2: A Aventura Continua (1995); Lone Star - A Estrela Solitária (1996); Contágio: Fora de Controle (1997); Nunca Dê Carona a Um Estranho (1998); A Hora do Rush (1998); A Verdade a Qualquer Preço (1999); Impostor (2001); O Vale Proibido (2005); O Poder da Traição (2005); Gol II: Vivendo o Sonho (2007); Aprendendo Com a Vovó (2015); Ana Maria no Mundo da Novela (2015)

Danny Aiello (1933 - 2019)
 
 










O Poderoso Chefão II (1974); Testa-de-ferro Por Acaso (1976); 41ª DP - Inferno no Bronx (1981); Era Uma Vez na América (1984); A Rosa Púrpura do Cairo (1985); A Coisa (1985);  A Fúria do Protetor (1985); Dama de Ouro (seriado 1985 -1986); A Era do Rádio (1987); Feitiço da Lua (1987); Faça a Coisa Certa (1989); Os Donos da Noite (1989); Alucinações do Passado (1990); Hudson Hawk - O Falcão Está à Solta (1991); Ruby (1992); O Profissional (1994); Prêt-à-Porter (1994); City Hall - Conspiração no Alto Escalão (1996); Sucesso a Qualquer Preço (1997); Homens de Honra (1998); Xeque-Mate (2006); Lute Por Sua Vida (2014); The Neighborhood (2017); Little Italy (2018)

Pruitt Taylor Vince   
 
 











Coração Satânico (1987); Barfly: Condenados pelo Vício (1987); Inferno Vermelho (1988); Mississippi em Chamas (1988); K-9: Um Policial Bom pra Cachorro (1989); Coração Selvagem (1990); Instinto Fatal (1990); Bem-Vindos ao Paraíso (1990); Alucinações do Passado (1990); JFK: A Pergunta que Não Quer Calar (1991); Assassinos por Natureza (1994); O Indomável: Assim é Minha Vida (1994); A Lenda do Pianista do Mar (1998); A Cela (2000); Encurralada (2002); Identidade (2003); Monster: Desejo Assassino (2003); Constantine (2005); Cativeiro (2007); Ecos do Mal (2008); Irmãos de Sangue (2009); Viagem 2: A Ilha Misteriosa (2010); Assalto em Dose Dupla (2011); Fúria Sobre Rodas (2011); Linha de Frente (2013); Os 13 Pecados (2014); Caixa de Pássaros (2018) 



Eriq La Salle
 













Onde Estão as Crianças? (1986); Vingança Tardia (1987); Um Príncipe em Nova York (1988); Alucinações do Passado (1990); A Cor da Noite (1994); Retratos de uma Obsessão (2002); Corridas Clandestinas (2003); Intimidade Revelada (2005); Plantão Médico (seriado 1994-2009); Logan (2017)



Ving Rhames
 

 












Herança de Sangue (1986); O Sequestro de Patty Hearst (1988); Pecados de Guerra (1989); Uma História Americana (1990);  Alucinações do Passado (1990); Intruder A-6: Um Vôo Para O Inferno (1991); Homicídio (1991); As Criaturas Atrás das Paredes (1991); Pare! Senão Mamãe Atira (1992); Marcados Pelo Sangue (1993); Dave, Presidente por um Dia (1993); Alguém Para Dividir os Sonhos (1993); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); O Beijo da Morte (1995); Missão: Impossível (1996); O Massacre de Rosewood (1997); Con Air: A Rota da Fuga (1997); Don King - O Rei do Boxe (1997); Irresistível Paixão (1998); Armadilha (1999); Missão: Impossível 2 (2000); O Imbatível (2002); A Face Oculta da Lei (2002); Madrugada dos Mortos (2005); Animal  (2005);  Missão: Impossível 3 (2006); Eu os Declaro Marido e... Larry (2007); Animal 2 (2008); Dia dos Mortos (2008); Punhos de Aço (2008); O Pastor (2008); Vingança Entre Assassinos (2009); Malone: Puxando o Gatilho (2009); Substitutos (2009); Um Mestre em Minha Vida (2010); Operação Fim de Jogo (2010); Piranha 3D (2010); Corrida Mortal 2 (2012); Os Reis da Noite (2011); A Vingança de Julia (2011); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Piranha 2 (2012); A Luta Por Um Ideal (2012); Corrida Mortal 3  (2013); Senhor do Crime (2013); Missão: Impossível - Nação Secreta (2015); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018)

Patricia Kalember
 













Olhos de Gato (1985); Fletch Vive (1989);  Alucinações do Passado (1990); Uma Família às Avessas (1992); Sisters (seriado 1991 a 1996); O Trem Desgovernado (1999); Um Bebê a Caminho (2000); Sinais (2002); Sem Limites (2011); Noite Sem Fim (2015);  Sob Custódia (2016)

Macaulay Culkin
 










  

O Rochedo de Gibraltar (1988); Quem Vê Cara Não Vê Coração (1989); Alucinações do Passado (1990); Esqueceram de Mim (1990); Meu Primeiro Amor (1991); Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (1992); O Anjo Malvado (1993); Pagemaster, o Mestre da Fantasia (1994); Riquinho  (1994); Sexo e Mentiras (2007); Adam Green's Aladdin (2006)
 


2 comentários:

  1. Alucinações Do Passado 2 (Jacob's Ladder 2019) parece ser interessante também...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marcus.
    Alucinações do Passado 2 eu não vi.
    Sim, pode ser interessante dar uma olhada, mas pela sinopse que li, parece não haver relação com os personagens do primeiro filme. Hollywood vem tendo muitas dificuldades em fazer continuações e remakes, que dificilmente se igualam aos originais. Muitas vezes modificam totalmente o conceito da qual se basearam. Muito obrigado por mais este comentário dentre vários no blog. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre