quarta-feira, 17 de junho de 2020

MEDO PROFUNDO: O SEGUNDO ATAQUE / 47 METERS DOWN: UNCAGED (2019) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS


RUÍNAS MAIAS E TUBARÕES CEGOS

Mia (Sophie Nélisse) é convencida por sua meia-irmã Sasha (Corinne Foxx) a abandonar um passeio onde veriam  tubarões brancos em um barco com fundo de vidro, para acompanhar, sem informar a ninguém,  as amigas  Alexa (Brianne Tju) e Nicole (Sistine Rose Stallone) para nadarem em uma enseada pouco conhecida  que abriga um sitio arqueológico submerso  em Yucatan, no México.   Grant (Corbett), pai de Mia e Sasha é um dos  arqueólogos que vem explorando o outro lado dessa caverna subaquática que abriga relíquias  Maias. Sua equipe deixara um equipamento de mergulho preparado em uma balsa para mapearem posteriormente, mas a  localização fora revelada a uma das amigas de Sasha por um dos exploradores.  As quatro jovens desistem de apenas nadar e usam o equipamento para um rápido passeio em meio as antigas ruínas, porém uma das jovens derruba uma das frágeis pilastras e aprisiona o quarteto. Com pouco oxigênio as jovens precisam descobrir, numa quase escuridão, como chegar ao outro lado da imensa caverna. E o pior:  há dois tubarões brancos cegos que se adaptaram ao local e se tornaram mortíferos. Qualquer movimento mais contundente na água pode ser o último.


Medo Profundo (47 Meters Down) de 2017 teve uma trajetória curiosa (explicada na análise do primeiro filme) saindo do mercado de vídeo e sendo levado aos cinemas. O filme logrou sucesso de público (apesar de alguns criticarem na época o filme e, depois do sucesso no cinema, elogiarem). Então a máxima: “fez sucesso? Repete” tornou-se rapidamente um projeto a ser tocado, mas sucesso passado não garante sucesso futuro e, como em muitas continuações, os envolvidos acreditam que descobriram o que o público quer e isso sempre termina de um modo um tanto decepcionante. Essa nova continuação teve dois títulos divulgados antes de optarem pelo atual: “48 Meters Down” e “47 Meters Down: The Next Chapter”. Aí alguém resolveu conectar essa produção ao primeiro filme com o curioso título: "47 Meters: Uncaged”.  Se vocês viram o primeiro filme sabe que duas jovens ficam presas, por uma falha mecânica em um navio,  em uma gaiola (cage) por um cabo de aço em alto mar e cercadas de tubarões.  Curiosamente não há uma conexão com o primeiro exemplar, apesar de ser o mesmo diretor (que também escreveu a estória), logo “uncaged” (sem gaiola) pareceu um título atrativo principalmente para o público americano. Mas o filme resolveu viajar por outras águas.


Aliar o perigo que cavernas submersas podem oferecer com um predador da natureza que volta e meia dá as caras nas telas parecia uma boa ideia, bastava um roteiro que desse corpo a essas duas premissas. E aí o filme entrega coisas boas e ruins dependendo do seu grau de exigência. Desde o tubarão animatronic de "Tubarão" (Jaws), de 1975, Hollywood tenta, volta e meia, emplacar um filme que garanta bom retorno de investimento. E não precisa ser apenas do predador dos mares: tem cães, gatos, ratos, jacarés, orcas, cobras, insetos... criatividade não falta. A novidade é que com a utilização do CGI (Computer Generated Imagery – o famoso “Imagem Gerada por Computador”) tudo parecia ser mais fácil: nada de construir tubarões mecânicos, bastava uma boa equipe de efeitos gráficos, mas os roteiristas em geral ficaram preguiçosos e esqueceram de dar identidade aos personagens para que o público criasse uma empatia. E "Medo Profundo 2" escorrega neste aspecto. 


Os sobrenomes  Foxx, Stallone e Bassinger lembrarão os artistas famosos, mas apenas as duas primeiras são filhas de atores, de Jamie Foxx e Silvester Stallone respectivamente. Brec Bassinger tem um duplo "s" no nome que a famosa estrela de Hollywood não possui. Quem viu a morna adaptação cinematográfica do ótimo livro “A Menina Que Roubava Livros” se lembrará da atriz canadense Sophie Nélisse como protagonista, além do curioso nome do ator Khylin Rhambo . Fora o marketing em cima do famoso parentesco, esse no exemplar tenta entregar um Thriller de sobrevivência que até funciona em alguns momentos, com direito a um ambiente claustrofóbico, uma interessante ruína subaquática e tubarões de olhos opacos. Curioso vermos que um filme passado no México (filmado na parte na república Dominicana e parte no estúdio inglês Pinewood) não apresenta em seus personagens principais nenhum nativo do país. Mas o que realmente me incomodou foi a questão do  oxigênio:  a taxa, em determinado momento cai para 40 %. Com a movimentação e respiração ofegante o tanque esvaziaria mais rapidamente, mas adaptou-se, em determinado momento, a duração do filme.


Medo Profundo: O Segundo Ataque (2019), ironicamente, ao contrário de seu antecessor, teria tido melhor retorno de investimento se fosse lançado direto no mercado de vídeo.  É um filme mediano que entrega alguns sustos, um certo clima de tensão e um final que dividiu muita gente  (que apesar do clichê me agradou). É visivelmente voltado ao público adolescente e aqueles que desejam apenas um simples divertimento passageiro.  Não pode ser equiparado a produções como Tubarão, Do fundo do Mar, Mar Aberto e Águas Rasas, mas é superior há muitos outros já lançados.


Trailer:




Curiosidades:

O colégio de ensino médio é chamado no filme de "Modine High School", em homenagem a Matthew Modine, que apareceu no filme anterior, Medo Profundo (2017).

A Entertainment Studios lidou com a distribuição do filme e inicialmente definiu o lançamento para 28 de junho de 2019. Em fevereiro de 2019, foi anunciado que a data de lançamento havia sido adiada para 16 de agosto de 2019, a fim de evitar a concorrência com Annabelle 3.

Estréia no cinema de Sistine Rose Stallone e Corinne Foxx

Cartaz



















Trilha Sonora:
Wild Side of Life -Status Quo
Somewhere in My Heart - Aztec Camera
The Look - Roxette
We've Only Just Begun - Lynn Anderson
Start Over Again - Emily Maguire
Addicted to Pain - False Hearts




Filmografia Parcial:
Sophie Nélisse











O Que Traz Boas Novas (2011); A Menina que Roubava Livros (2013); O Dono do Jogo (2014); Endorfina (2015); A Fabulosa Gilly Hopkins (2015); The History of Love (2016); O Segredo das Meninas (2016); Close (2019); Medo Profundo: O Segundo Ataque (2019); The Rest of Us (2019); Flashwood (2020)

John Corbett









Intruder A-6: Um Vôo Para O Inferno (1991); Tombstone: A Justiça Está Chegando (1993); Victimas inocentes (1996); Volcano: A Fúria (1997); Uma Receita Para a Máfia (2000); Escrito nas Estrelas (2001); Casamento Grego (2002); Sex and the City (seriado 2000 a 2003); Um Presente para Helen (2004); Na Trilha da Fama (2004); O Testamento (2007); Os Reis da Rua (2008); Vidas Que Se Cruzam (2008); Bebê a Bordo (2009); Eu Odeio o Dia dos Namorados (2009); Sex and the City 2 (2010); A Caçada Final (2011); O Despertar de Uma Mulher (2014); O Garoto da Casa ao Lado (2015); Casamento Grego 2 (2016); A colheita da fé (2017); Deus Não Está Morto: Uma Luz na Escuridão (2018); O Silêncio (2019); Medo Profundo: O Segundo Ataque (2019); 

Brianne Tju









Um Dia às Avessas (2009); Pass the Light (2015); The Crooked Man (2016); Medo Profundo: O Segundo Ataque (2019); Light as a Feather (seriado 2018 a 2019);

Brec Bassinger









Um Vampiro Mentiroso (2015); Bella e os Bulldogs (seriado 2015 a 2016); Killer Under the Bed (2018); Medo Profundo: O Segundo Ataque (2019); Stargirl (seriado 2020)

Nia Long









Enterrado Vivo (1989); Os Donos da Rua (1991); Feita por Encomenda (1993); Sexta-Feira em Apuros (1995); Uma Loucura Chamada Amor (1997); Alimento da Alma (1997); Sem Limites (1999); Amigos Indiscretos (1999); Stigmata (1999); O Clube dos Corações Partidos (2000); Vovó... Zona (2000); Amaldiçoados Pelo Passado (2002); Querem Acabar Comigo (2005); Parceiros da Vida (seriado 2003 a 2005); Vovó... Zona 2 (2006); O Clube das Mães Solteiras (2014); Keanu: Cadê Meu Gato?! (2016);  NCIS: Los Angeles (seriado 2017 a 2018); Medo Profundo: O Segundo Ataque (2019); O Banqueiro (2020); Life in a Year (2020) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre