quinta-feira, 22 de outubro de 2015

TARZAN, O MAGNÍFICO / TARZAN THE MAGNIFICENT (1960) - REINO UNIDO


O ÚLTIMO TARZAN DE GORDON SCOTT

Grupo de bandidos cruéis assalta um posto policial matando algumas pessoas. Um policial vai ao encalço do grupo e consegue capturar Coy Banton (Jock Mahohey), o mais sanguinário do bando. Ao tentar fugir com seu prisioneiro é atacado pelo bando que o mata, porém, antes que consiga resgatar Coy, Tarzan (Gordon Scott) consegue capturá-lo e matar um de seus irmãos. O grupo vai em seu encalço destruindo um barco que serviria de transporte para Tarzan. O homem-macaco percebe que, ao chegar em uma vila, todos negam-se a lhe dar guarita com medo da reação do bando de Coy, composto agora de seu pai e três irmãos.  Resta a Tarzan levar seu prisioneiro por dentro da selva e entregá-lo para ser julgado por seus crimes, acompanhado de cinco pessoas, sobreviventes do ataque ao barco, entre eles, mulheres, que poderão não suportar a travessia.

Sucedendo ao ator Lex Barker, que atuou como Tarzan entre 1948 e 1952, tendo feito cinco filmes nesse período, Gordon Scott (1926 -2007) foi o décimo primeiro Tarzan, personagem do escritor Edgar Rice Burrough (1875 -1950), criador de "Tarzan" e "John Carter". Gordon com seus 1,91cm e físico avantajado fez um contrato de sete anos com a Metro-Goldwyn-Mayer tendo feito 5 filmes, quando este repassou seus diretos  a Sol Lesser, conhecido pela produção de vários filmes do personagem, que vendeu posteriormente, depois de 1958, sua produtora e direitos a Sy Weintraub e Harvey Hayutin que deram continuidades a outros filmes. Tarzan, o Magnífico foi o último filme de Gordon à frente do papel, pois Sy Weintraub queria um ator menos musculoso. Ironicamente (ou não) o papel coube ao ator Jock Mahoney, que aqui é o grande oponente de Tarzan, na pele de Coy Baton. Jock Mahoney era um ator de filmes de faroeste de baixo orçamento e dispensava dublês. Mahoney seria considerado o ator mais velho (44 anos) a interpretar o papel em dois filmes: "Tarzan Vai à India" (1962) e "Os Três Desafios de Tarzan " (1963). Sua participação, novamente como vilão, aconteceria no seriado "Tarzan", entre 1966 e 1968 (com o ator Ron Ely), que durou duas temporadas,  no ótimo duplo episódio (que foi para os cinemas) chamado" O Silêncio Mortal".



Tarzan, o Magnífico, 36ª aventura do personagem, foi filmado parte na Inglaterra e parte na África, mais especificamente no Quênia, com as tribos Kikiyu e Massai. Essa ida ao outro continente, para filmar a vida selvagem e algumas boas locações, deu um ar de originalidade ao filme, ao contrário daqueles filmados em estúdios. Aqui, Tarzan tem que enfrentar na verdade cinco oponentes. Além de Coy, seus inimigos são: o patriarca Abel Banton (John Carradine) e os irmãos Al Mulock (Martin Banton), Johnny Banton (Gary Cockrell), Ron MacDonnell (Ethan Banton). 


Por outro lado, Tarzan acaba cedendo aos pedidos de um quinteto que irá acompanhá-lo, mas os problemas surgirão. Temos um homem que construirá uma barragem e cujo o ego não lhe permite que seja cordial ou assuma sua covardia e mediocridade. E, acompanhando-lhe, temos sua esposa Fay (Betta St. John) que não aguenta mais vê-lo gabar-se de aventuras que nunca fez. Aos poucos,  Fay começa a ceder aos encantos de Coy, que vê nela uma aliada para poder escapar. Temos Conway (Charles 'Bud' Tingwell 1923–2009), um homem que tem uma entrevista de emprego e que um episódio o fará perceber qual é o seu real talento. E sua namorada  Lori, aos poucos, o vê se reconciliar com a vida. E, finalmente, temos o ajudante do capitão do navio, Tate (Earl Cameron) que resolve ajudar Tarzan a levar Coy a cidade de Kairobi por seu chefe e melhor amigo ter sido morto nas mãos do bando Banton. 


As dificuldades não tardarão a aparecer: as pessoas começam a ficar cansadas com o longo trajeto e há pouca pausa para descanso. O grupo se depara com uma tribo que exige a posse de Coy para ser julgado, pois seu bando matou um homem dessa tribo. Tudo isso atrelado a constante tentativa de Coy de tentar se libertar de Tarzan e, quando a ocasião lhe permite, arrumar um artifício que indique sua localização para o grupo que está alguns quilômetros atrás tentando alcançá-los. No fim, os que restarem, sairão completamente modificados do que quando entraram na selva. 


Tarzan o Magnífico tem uma boa história, em que as situações são conduzidas de uma maneira que não fere a inteligência de quem o assiste. O diretor Robert Day ainda dirigiria três filmes de Tarzan: um com Jock Mahohey  e dois com Mike Henry e fez um filme que prende do início ao fim, com uma narrativa crescente que culmina numa grande cena de combate em um rio onde Tarzan e Coy se enfrentarão de maneira brutal e definitiva. As sequências das lutas são muito boas e, pelo fato dos dois atores não terem utilizado dublês, tornou tudo ainda melhor. 



Esse Tarzan de Scott é mais articulado e mais civilizado do que seus antecessores e caiu como uma luva na história. Nesse filme, curiosamente, não vemos o famoso grito de Tarzan e a macaca cheeta foi colocada em segundo plano, aparecendo apenas em uma cena em que Tarzan solicita que um amigo cuide dela até sua volta. A violência também é um fator marcante nesta produção. Poucas vezes se viu um combate tão violento entre os protagonistas, fugindo de seus antecessores que tinham um ar mais “clássico”. Na verdade, a partir deste filme, o nível de ação subiu muito nos filmes, mas não necessariamente melhorou. Depois de Gordon Scott, Ron Ely faria um ótimo trabalho em sua série televisiva que até hoje tem uma legião de fãs ao redor do globo


Quanto ao elenco, tirando os protagonistas, temos John Carradine, ator de extensa filmografia e pai do ator David Carradine (do seriado "Kung Fu" e mais recente dos filmes "Kill Bill I e II"); Betta St. John que participou de "O Manto Sagrado" e "Tarzan e a Expedição Perdida" de 1957; Lionel Jeffries (1926 -2010) com uma filmografia de quase 100 filmes e Earl Cameron que esteve em "Os Três Desafios de Tarzan" (1963)



Tarzan o Magnífico é um ótimo passatempo dentro da filmografia do personagem e poderia sofrer uma refilmagem, para os dias atuais, pois sua história sobreviveu bem ao tempo, mas enquanto ninguém ressuscita o personagem vale a pena dar uma olhada no que se produzia na década de 50.



Trailer:

 





 


Curiosidades:

Após 1967, Gordon M. Werschku (Gordon Scott) não fez mais filmes. Várias informações relatam que o ator foi “adotado” por um casal, fã de seus filmes, que o abrigou em sua casa e cuidou de sua saúde até o fim de seus dias. Em estado debilitado de saúde, viria a falecer em 2007 devido a complicações decorrentes de uma cirurgia no coração.
Jacques O’Mahoney (Jock Mahoney) faleceria em dezembro de 1989. O ator sofreu um acidente de carro e foi hospitalizado. Dois dias depois viria a falecer de falência cardíaca
 

Filmografia Parcial:
 
Gordon Scott  (1926 - 2007)
















Tarzan e os Selvagens (1955) ; Tarzan e a Expedição Perdida (1957); Tarzan e a Tribo Nagasu (1958); Tarzan e os Caçadores (1958); A Maior Aventura de Tarzan (1959); Tarzan, O Magnífico (1960); Rômulo & Remo (1961); O Gladiador de Roma (1962); Zorro e os 3 Mosqueteiros (1963); O Herói da Babilônia (1963); O Herói da Babilônia (1963); Golias e a Escrava Rebelde (1963); Zorro e os 3 Mosqueteiros (1963); O Leão de San Marco (1963); Hércules Contra Moloch (1963); Coriolano, o Herói Sem Pátria (1964); O Colosso de Roma (1964); O Herói do Oeste (1964); Hercules and the Princess of Troy (1965); 5 Pistolas com Sede de Sangue (1965); O Raio Infernal (1967); Secretíssimo (1967)
 


Jock Mahoney (1919 -1989)

 













O Espadachim (1948); The Kangaroo Kid (1950); No Mundo dos Monstros Pré-Históricos (1957); Amar e Morrer (1958); Cavalgada para o Inferno (1958); Tarzan, O Magnífico (1960); Tarzan Vai à Índia (1962); Os Três Desafios de Tarzan (1963);Tarzan e o Silêncio Mortal (1966); Se o Meu 'Fusca' Falasse (1968); Se Não Me Mato, Morro! (1978).




John Carradine (1906–1988)

















Os Miseráveis (1935); A Noiva de Frankenstein (1935); O Jardim de Allah (1936); No Tempo das Diligências (1939); O Cão dos Baskervilles (1939); Sangue e Areia (1941); A Mansão de Frankenstein (1944); Capitão Kidd (1945); Johnny Guitar (1954); Os Dez Mandamentos (1956); A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956);As Aventuras de Huckleberry Finn (1960); Tarzan, O Magnífico (1960); O Homem que Matou o Facínora (1962);A Casa dos Sete Mortos (1974); A Sentinela dos Malditos (1977); O Grande Búfalo Branco (1977); O Espantalho (1982); Piratas das Galáxias (1984); Peggy Sue, Seu Passado a Espera (1986);


Earl Cameron (1917):

















A Grande Esperança (1955); Tarzan, O Magnífico (1960); Os Três Desafios de Tarzan (1963); 007 Contra a Chantagem Atômica (1965); Déjà Vu (1997); A Revelação (2001); A Intérprete (2005); A Rainha (2006); A Origem (2010)


Os “Tarzans” após Gordon Scott:  

   

Mike Henry

Jock Mahoney















                 









Christopher Lambert
Ron Ely



























Wolf Larson
Joe Lara


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre