segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O OVO DA SERPENTE / THE SERPENT'S EGG / DAS SCHLANGENEI (1977) - ESTADOS UNIDOS / ALEMANHA



“TODOS ESTÃO COM MEDO E LOGO O MEDO SE TRANSFORMARÁ EM FÚRIA”

40º Filme do famoso cineasta sueco Ingmar Bergman, primeiro fora da Suécia,  protagonizado pelo ator David Carradine (eternizado na bela série filosófica Kung Fu e o filme Kill Bill I e II) e pela atriz (e esposa de Bergman) Liv Ullmann.

 
O Ovo da Serpente narra acontecimentos em uma Berlin de 1923, antes do surgimento do Nazismo e suas indicações de como esse movimento ganhou envergadura. A história é contada a partir do jovem Abel Rosenberg (Carradine), judeu, trapezista da Filadélfia, despedido de um circo e que encontra seu irmão Max morto, com um tiro na cabeça, em uma Alemanha em plena depressão em virtude da derrota do país  na Primeira Guerra Mundial. Abel vai até uma delegacia, mas percebe certo ar de desprezo e intolerância com o caso e consigo, onde na maior parte da conversa o delegado fala sobre sua antiga condição social e os motivos que levaram seu país ao estado em que se encontra. Abel resolve localizar a ex-mulher de Max, Manuela (Ullmann), que trabalha em um teatro à noite e num bordel pela manhã. Inconformado pela morte do irmão, Abel passa a viver com Manuela dividindo um quarto e sendo ajudado por ela, porém sua relação com a bebida torna-se mais contundente. 

   
Abel verá a degradação física de Manuela frente a uma doença não diagnosticada (provavelmente tuberculose) e, ao arrumar emprego em uma clínica como arquivista, se deparará com horrores que achava não existirem. Numa alusão direta a Menguele, Abel encontrará um médico que faz experiências em busca da raça ariana, sem se importar com a segurança de seus pacientes. Algo que se tornou prática na Alemanha nazista.


David Carradine  teve uma interpretação sóbria e melancólica, mas em alguns momentos sonolenta, talvez, em parte, devido suas divergências com o diretor, entre elas, boatos de que Bergman queria matar um cavalo de verdade para dar mais realismo, no que o ator foi veemente contra, além de outras concepções autorais. Foi dito que sua escalação deveu-se ao fato de que o produtor Dino De Laurentis insistiu que a produção fosse filmada em inglês, sendo necessário escalar uma estrela americana para torná-lo mais atraente para esse mercado. Mas Bergman preferia David Bowie que não foi escalado. Liv Ullmann também esteve um pouco abaixo do rendimento talvez, em parte, por estar no meio da briga do ator e do diretor, perdendo a química necessária com Carradine 


A produção foi de Dino de Laurentis (1919-2010), produtor de vários filmes como: "Conan, o Bárbaro" , "Duna" e "Hannibal".  Rolf Zehetbauer, diretor de arte e designer, que trabalhou no filme "Cabaret", construiu 200 metros de rua ambientado nos anos 20, com direito a carros e bondes da época. A produção contou com 43 atores coadjuvantes e mais de 3 mil figurantes. Foi o primeiro de dois filmes que o cineasta sueco Ingmar Bergman fez na Alemanha Ocidental. O segundo foi Da Vida das Marionetes (1980).


O filme apesar de cansativo para alguns e de difícil entendimento para outros, deve ser visto como um manifesto contra os governos (ou governantes) que se aproveitam de um momento econômico ruim para ascenderem ao poder, utilizando-se muitas vezes do totalitarismo. Seu manifesto continua também contra aqueles que colaboraram, se omitiram ou se aproveitaram da situação, levando um país a criar uma guerra.


Não é o melhor filme de Bergman e não é o melhor filme sobre o pré-nazismo, mas é uma importante visão sobre o conflito, principalmente para aqueles que gostam de filmes políticos ou de cunho histórico. Bergman viveu a história quando, aos 14 anos, em férias na Alemanha de 1935, fez a saudação nazista ao Führer, conforme revelou em entrevistas.  Bergman fez "O Ovo da Serpente" durante um período de exílio auto-imposto por acusações de sonegação de impostos. em um estilo meio americanizado, o que pode ter contribuído para uma mudança radical no seu modo de filmar, pois suas obras sempre tiveram um quê de teatrais. Talvez, por isso, muitos preferiram essa obra, pois talvez um filme absolutamente europeu tivesse um outro estilo e muitos, que preferem produções americanas, torceriam o nariz. Infelizmente, o filme recebeu muitas críticas negativas e não gerou nenhum interesse comercial na América.



O título faz uma alusão à nova sociedade vinda da serpente: O Ovo da Serpente tem uma casca fina e transparente onde pode ser visto o réptil que está preparado para nascer. Eis o início do regime nazista e sua ideologia que encontrou um ambiente adequado para chocar o seu ovo, num momento em que o povo não se importava (1923) no que viria a acontecer (1933 – o início do nazismo), até que o réptil nasceu. O medo se transformando em fúria. Um tema muito atual.



 


Trailer:




Curiosidades:
 
Dustin Hoffman, Richard Harris, Peter Falk, Robert Redford e Dustin Hoffman foram cogitados para o papel.


O título do filme foi retirado de Julius Caesar, de  William Shakespeare, Ato 2, Cena 1.


Segundo filme do cineasta em língua inglesa. O primeiro foi "A Hora do Amor" (The Touch / Beröringen ) de 1971, filmado na Suécia.


Foi o primeiro filme do cineasta feito fora da Suécia, pois teve problemas com o fisco que provou, posteriormente, ser inocente. Como vivia em Munique fez o filme na antiga  Alemanha Ocidental.


O diretor de fotografia Sven Nykvist (1922-2006)  ganhou Oscar de Melhor Fotografia em duas oportunidades: "Gritos e Sussurros" (1973) e "Fanny Y Alexander" (1983) ambos de Bergman.


Bergman creditou o fracasso comercial do filme ao fato de ter datado o momento e a citado a localização (Berlim). Posteriormente revelou que deveria ter feito um filme atemporal e desconhecido, assim os espectadores seriam levados a um mundo estranho, mas para ele conhecido.

A tendência do ator David Carradine de adormecer no set durante os dias de filmagem causou alguns conflitos na produção durante a fotografia principal da imagem.

Os filmes que inspiraram Ingmar Bergman para este filme foram M, o Vampiro de Dusseldorf (1931) de Fritz Lang e O Anjo Azul (1930) / O Anjo Azul (1930) de Josef von Sternberg (1930).

Ingmar Bergman planejou matar um cavalo diante das câmeras para mostrar o desespero do povo alemão durante a crise inflacionária da República de Weimar em 1923. David Carradine disse que abandonaria o filme se Bergman prosseguisse com seus planos. Bergman cedeu e o cavalo foi morto fora da tela, mas o cadáver é mostrado, enquanto uma mulher empobrecida oferece punhados de restos de carne para o personagem de Carradine.

O filme se passa no início da semana de novembro de 1923, na época em que Adolf Hitler fracassou no ataque nazista conhecido como "O Putsch de Munique".

David Carradine foi escalado para o papel masculino principal de Abel Rosenberg depois que o diretor Ingmar Bergman viu a atuação de Carradine no filme biográfico Woody Guthrie de Hal Ashby, Esta Terra é Minha Terra (1976). No comentário do DVD, o próprio David Carradine reconhece ou confirma que quase foi indicado ao Oscar no ano anterior, 1976, por sua atuação como Woody Guthrie em 'Bound for Glory'. Muitos críticos e fãs acreditaram que Carradine era certo para a indicação e ficaram surpresos, até chocados, quando ele não conseguiu recebê-la.

Ao filme muitas vezes se refere erroneamente ter sido o primeiro filme em inglês de Ingmar Bergman. Por exemplo, o jornal 'Variety' erroneamente afirmou que foi o primeiro filme inglês de Bergman. Este não é o caso. Foi o segundo de Bergman, o primeiro tendo sido A Hora do Amor (1971). Mas este é o único filme de Ingmar Bergman totalmente rodado em inglês, já que uma versão de "The Touch" A Hora do Amor (1971) é parcialmente em sueco.

O ator James Whitmore foi um substituto de última hora para John Huston.

Um dos 10 filmes que a atriz Liv Ullmann e o diretor Ingmar Bergman fizeram juntos. Os filmes são: Persona (1966), Shame (1968), Hour of the Wolf (1968), The Passion of Anna (1969), Viskningar och rop (1972), "Scenes from a Marriage" (1973), Face to Face (1976), The Serpent's Egg (1977), Autumn Sonata (1978), Saraband (2003) (TV).

Richard Harris foi escalado para o papel masculino principal no filme, mas desistiu devido a ter contraído pneumonia durante os dias finais das filmagens de Orca: A Baleia Assassina (1977). Os atores Dustin Hoffman, Peter Falk, David Bowie e Robert Redford também foram considerados para o papel principal masculino de Abel Rosenberg, que no final foi para David Carradine.

O filme é considerado uma homenagem e tributo ao expressionismo alemão, embora, ironicamente, o filme não seja rodado em preto e branco, como muitos dos filmes anteriores de Ingmar Bergman, bem como os filmes expressionistas alemães.


Cartaz:








Filmografia Parcial:

David Carradine: (1936 -2009):


 
A Christmas Carol (1947); Império da Vingança (1964); Na Voragem do Amor (1965); Ladrões de Sobra (1966); Shane (Seriado 1966); Turba em Fúria (1967); O Céu à Mão Armada (1969); Basta, Eu Sou a Lei (1969); O Império dos Homens Maus (1970); Macho Callahan (1970); Sexy e Marginal (1972); Em Busca do Destino (1974); Kung Fu  (seriado 1972 A 1975); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Long Way Home (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976);  O Ovo da Serpente (1977); S.O.S. - Submarino Nuclear (1978); Círculo de Ferro / O Silêncio da Flauta (1978); Cavalgada dos Proscritos (1980); Matar ou Morrer 2: O Retorno de Will Kane (1980); McQuade, o Lobo Solitário (1983); O Outro Lado do Amor (1984); O Guerreiro E a Espada (1984); Fronteira Brutal (1984); Kung Fu: O Filme  (1986); Pelotão de Guerra (1986); Mar de Fogo (1986); Rodas do Terror (1987); Eu Vi o que Você Fez e sei Quem Você é (1988); O Caçador do Futuro (1988); Guerreiros Selvagens (1988); Polícia do Futuro (1989); Alta Tensão (1990); Polícia do Futuro 2 (1990); Os Aventureiros do Deserto (1991); As Mil Armas de Hollister (1991); Karate Cop (1991); Perdidos no Tempo (1992); Instinto Animal (1992); Kung Fu - A Lenda Renasce (1992); Zona da Morte (1993);Destino Implacável (1993);Kung Fu: A Lenda renasce (1993-1997); Caçador Implacável (1997); Colheita Maldita 5: Campos do Terror (1998); As Novas Aventuras da Família Robinson (1998); Pastores do Apocalipse (1998); Caravana do Destino (2000); Vingança Sem Limites (2001); Duelo Sem Fronteiras (2001); Kill Bill: Volume 1 (2003); Adivinhe Quem Vem para Morrer (2004); Kill Bill: Volume 2 (2004); Max Havoc: Curse of the Dragon (2004); Irmãos de Luta (2005); A Última Seita (2006); Deu a Louca em Hollywood (2007); Bala perdida (2007) Richard III (2007); Isolados (2007); Big Stan, Arrebentando na Prisão (2007); Kung Fu Killer  (2008) Camille - Um Amor do Outro Mundo (2008); Last Hour (2008); Corrida Mortal (voz 2008); Kandisha (2008); Adrenalina 2 (2009); O Destemido (2010); Kill Bill: O Inteiro Caso Sangrento (2011); The American Connection (2021)

Liv Ullmann:











Curto é o Verão (1962); Quando Duas Mulheres Pecam (1966); A Hora do Lobo (1968); A Paixão de Ana (1969); Joana, a Mulher que Foi Papa (1972); O Visitante Noturno (1971); Os Emigrantes (1971); O Preço do Triunfo (1972); Gritos e Sussurros (1972); Horizonte Perdido (1973); Hannah, A Esposa Comprada (1974);  A Abdicação de uma Rainha (1974); Face a Face |(1976); Uma Ponte Longe Demais (1977);  O Ovo da Serpente (1977); Sonata de Outono (1978); Gaby, uma História Verdadeira (1987); Ponto de Mutação (1990); Sarabanda  (2003); Duas Vidas (2012)




Ingmar Bergman (1918-2007):

 

 






 

Mônica e o Desejo (1953); O Sétimo Selo (1957); Morangos Silvestres (1957); A Fonte da Donzela (1960); Através de um Espelho (1961); Através de um Espelho (1963); O Silêncio (1963); Quando Duas Mulheres Pecam (1966); A Hora do Lobo (1968); Vergonha (1968); A Paixão de Ana (1969); Gritos e Sussurros (1972); Face a Face (1976); Sonata de Outono (1978); Fanny & Alexander (1982).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre