quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

FUGA DO BRONX - FUGA DAL BRONX / ESCAPE FROM BRONX / BRONX WARRIORS II - 1983 (ITÁLIA / ESTADOS UNIDOS)

 

TIROS, BOMBAS E EXPLOSÕES

Fuga do Bronx é um filme italiano, continuação do famoso "1990 – Os Guerreiros do Bronx" de 1982, apesar de praticamente não ter uma ligação direta com o primeiro filme. Este pode ser considerado uma nova aventura do personagem Trash (Mark Gregory), desta vez enfrentando uma corporação que resolve investir no ramo imobiliário no Bronx, criando uma mentira a respeito de uma epidemia para mandar soldados com ordens de exterminar aqueles que resistirem a evacuação. A intenção da organização é levantar uma nova cidade, mesmo que tenha que reduzir a cinzas a atual e remanejar seus atuais “moradores “para um bairro recém construído no Novo México


Trash continua com sua moto (mais moderna), só que agora não é mais líder da gangue “Riders”, de motoqueiros estilo Hells Angels. Neste novo longa adota um estilo mais Glam Metal ou Hair Metal (onde os componentes de bandas metal usavam uma vasta cabeleira), até muito apropriada, já que o fundo musical parece uma infinita conjunção de riffs de guitarra mal executados e repetitivos.



O filme se inicia com Trash enfrentando um helicóptero que vasculha a área e resolve persegui-lo. Após troca de tiros, Trash, com seu revolver, consegue derrubar um helicóptero (!) (visivelmente de brinquedo). O herói (ou anti-herói?) vai à casa onde seus pais viviam e resistiam a evacuação, para presenciar que ambos foram carbonizados pelas tropas da "corporação". Resolve então confrontar os soldados que derrubam prédios com explosivos (e dá-lhe explosões de maquetes de prédios, que parecem copiadas do seriado Ultraman) para procederem a evacuação mais rapidamente.



Moon (Valéria D’ Obici), jornalista, consegue penetrar no Bronx e testemunha o confronto dos soldados contra os que lá vivem, sendo salva por Trash e seu revolver de munição infinita (que não é sequer uma Magnum 44 de "Dirt Harry", personagem de Clint Eastwood). Ele desce aos subsolos da cidade e pede ajuda ao atual líder da cidade (o ator Antonio Sabato) que possui um exército mambembe capaz de enfrentar a corporação.



Se no primeiro filme não tínhamos confronto armado, aqui a ação melhora bem e já chegamos a uma guerrilha, pequena, mas esforçada, porém novamente o diretor resolveu economizar nos extras e extrapolou nas explosões com direito a muita câmera lenta e voos de dublês pelos ares. Temos de tudo um pouco: O herói, defensor dos fracos e oprimidos; o menino especialista em armar e detonar bombas, além de atirar granadas a torto e a direito junto com seu pai Strike (Giancarlo Prete 1943-2001, assinando como "Timothy Brent"), um famoso ladrão de bancos que, como Trash, possui munição "quase infinita” em forma de escopeta; temos a jornalista, que tenta denunciar e é sempre retirada à força do local, onde presencia a verdadeira forma de realojamento dos moradores; temos o vilão Wangler, o sempre eficiente Henry Silva, que substituiu o falecido ator Vic Morrow, do primeiro filme. Alguns devem lembrar-se de Henry em filmes como “Nico - Acima da Lei” com Steven Segal, “Dick Tracy” com Warren Beatty e  “Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido” -  com Richard Chamberlain e Sharon Stone


O filme ficou bem ultrapassado em efeitos, mas é interessante ver como eram feitos filmes sem computação gráfica. Boas cenas de luta e o ator Mark Gregory (que faria um subproduto de Rambo chamado “Thunder - Um Homem Chamado Trovão”) menos deslocado que no primeiro filme e mais convincente, mas apenas um pouquinho mais. O ator parece visivelmente menos marombado, usando uma jaqueta quase todo o filme, o que ficou bem melhor, sem a super exposição do primeiro, que apresentava closes a todo o momento. O diretor italiano Enzo G. Castellari (1938) aprendeu um pouco do primeiro filme e resolveu fazer algo melhor, provavelmente pelo sucesso do primeiro e consequentemente mais dinheiro no bolso para incrementar esta continuação que teve locações na Itália, e nos Estados Unidos, no Bronx e em Manhattan, ao contrário do primeiro, cujas filmagens foram no Brooklyn e não no Bronx.


Filme indicado para os saudosistas de plantão, que o assistiram algumas vezes na televisão e que desejam rever o filme. Para o público atual, acostumado a grandes efeitos, o filme é puro Trash (um trocadilho inequívoco), se já não era na época. Muitos consideram esta continuação superior à primeira.

Trailer:



Curiosidades:
O filme não foi exibido nos cinemas brasileiros. Estreou na antiga TVS (atual SBT) em 15 de janeiro de 1990.

O ator saiu do cenário cinematográfico, em 1989, onde nunca mais retornou. As informações mais recentes dizem que o ator cometeu suicídio em 2013 (maiores informações na minha análise de Thunder , na parte dos comentários)

Houve um terceiro filme, lançado posteriormente, em 2000, do mesmo diretor,  chamado “Warriors of the Wasteland” ou “The New Barbarians”, que aproveitou atores como Fred Williamson do primeiro filme e Giancarlo Prete (do segundo) e que se passa no século XXI em outra realidade

Todas as cenas com Henry Silva foram filmadas em Roma

Na parede do apartamento dos pais de Trash há um grande cartaz preto e branco de Mark Gregory, do primeiro filme Os Guerreiros do Bronx (1982

O covil subterrâneo de Dablone era na verdade uma caverna sob Roma.

O diretor Enzo G. Castellari fez uma ponta como um operador de rádio de bigode.

A arma Big Little Man usada por Trash dava apenas 6 tiros ainda que Trash tenha disparado 8 tiros

As cenas de locação em Nova York são filmadas no Queens, não no Bronx.

Tema do Filme:




Filmografia Parcial:
Mark Gregory: (1964-2013)











1990 – Os Guerreiros do Bronx  (1982); Fuga do Bronx (1983); Thunder - Um Homem Chamado Trovão (1983); Thunder 2: UmHomem Chamado Trovão (1987); Thunder III (1988); Delta Force Commando (1988); Afganistan - The Last War Bus (1989).


Henry Silva: 









Viva Zapata! (1952); Estigma da Crueldade (1958); Onze Homens e um Segredo (1960); Cinderelo Sem Sapato (1960); Sob o Domínio do Mal (1962); Alligator, O Jacaré Assassino (1980); Vírus / Extermínio (1980); Caçada em Atlanta (1981); O Homem com a Lente Mortal (1982); O Marginal (1983); Um Rally Muito Louco (1984); Código do Silêncio (1985); Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido (1986); Nico - Acima da Lei (1988); Dick Tracy (1990); Anatomia de um Crime (1992); Três Dias para Matar (1992); Ghost Dog (1999); Onze Homens e um Segredo (2001)

Antonio Sabato (1943–2021)









Grand Prix (1966); Ódio por Ódio (1967); Barbarella (1968); A Monja de Monza (1969); Os Executores (1970); Sob o Fogo das Pistolas (1972); Fuga do Bronx (1983); Thunder - Um Homem Chamado Trovão (1983); Tuareg: O Guerreiro do Deserto (1984); Esquadrão Selvagem (1985); Bye Bye Vietnam (1989); Alta Voltagem (1997)


Enzo G. Castellari (diretor)
Vou, Mato E Volto (1967); Deus Criou o Homem E o Homem Criou o Colt (1968); O Esquadrão das Águias (1969); A Polícia Incrimina... A Lei Absolve (1973); Os Amores e as Loucuras de Scaramouche (1976); Keoma (1976); O Expresso Blindado da S.S. Nazista (1978); O Caçador de Tubarões (1979); O Último Tubarão (1981); 1990 -Os Guerreiros do Bronx (1982); Fuga do Bronx (1983); Tuareg: O Guerreiro do Deserto (1984); Sinbad e os Sete Mares (1989); Magia Negra  (1992); Jonathan e o Urso (1994); Caribbean Basterds (2010); Keoma Rises (2019 ou 2020)

2 comentários:

  1. Olá! Cheguei ao blog sem querer, ao pesquisar sobre o filme. Parabens pelas informações sobre sua produção. Com o intuito de ajudar, aproveito para informar sobre dois erros descritos aqui, na parte "Curiosidades": 1º) foi exibido sim no cinema, a partir de fevereiro de 1988. Demorou, não?! Detalhe: foi chamado de "Os Exterminadores do Bronx". 2º) estreou na TVS sim, mas não em 1990. Encontrei exibição em 23/04/1989, na Sessão das Dez. Como não consegui achar em datas anteriores, pode ser que tenha sido sua estreia na TV. Há exatamente 32 anos da data em que escrevo. Aliás, irei postar dessa exibição na TV em minha página do Facebook (Tubo de Imagem TV Anos 80), voltada para a nostalgia, focada principalmente em datas. Passa lá! Abrs!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dejair Junior.
    Você tem toda razão. Pesquisei nos jornais e, realmente, em fevereiro de 1988 consta o lançamento do filme como "Exterminadores do Bronx", com o título em inglês de "Escape From Bronx". Quanto a exibição pela TVS, em 23 de abril de 1989, consultando o Jornal O Globo, realmente a sinopse colocava o filme como inédito nos cinemas e tendo sua estreia em 15 de janeiro de 1990 (fui traído pela informação). Porém, após sua informação, consegui descobrir pela programação no caderno B do Jornal do Brasil que o filme pode ter realmente estreado na Sessão das Dez da TVS (atual SBT) em 23/04/89 !!
    Fui conferir sua página no Facebook. Parabéns, muito boa, inclusive vi que você postou o piloto do seriado Águia de Fogo.
    Muito obrigado pelas correções que acrescentaram à postagem e volte sempre. Com certeza passarei a acompanhar suas postagens no Face. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre