quinta-feira, 28 de abril de 2016

TARZAN VAI À ÍNDIA / TARZAN GOES TO INDIA (1962) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS



AVENTURA ECOLÓGICA COM O TARZAN MAIS VELHO DO CINEMA

Tarzan (Jock Mahoney) chega à Índia a pedido do Marajá, que conhecera anos atrás e agora se encontra enfermo. Sua filha, Kamara (Simi Garewal), o representa nos assuntos mais importantes. Tarzan recebe a informação de que uma represa abrirá suas comportas em três semanas e inundará quilômetros de floresta para o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Essas terras pertenciam ao Marajá, que havia criado uma reserva ecológica para os animais. A preocupação refere-se a uma enorme manada de elefantes, mais de 300, que guiados por um líder enorme e selvagem impede qualquer tentativa de retirada. O engenheiro O' Hara (Mark Dana) é o principal responsável pela construção da usina, que receberá suas águas da nova represa, levando-as para um rio que inundará o santuário ecológico. Junto a ele encontram-se duas pessoas: Bryce (Leo Gordon), o engenheiro chefe que Tarzan reconhece como um homem sem escrúpulos, que atuou na África, no comércio ilegal de Marfim, e o príncipe Raghu Kumar (Feroz Khan), que acompanha a obra mas não simpatiza com Bryce, tendo dúvidas quanto ao caráter de O' Hara. O prazo não pode ser estendido  porque se iniciará a estação das chuvas. Se a usina não for ligada será um fracasso. Enquanto Tarzan luta contra o tempo para localizar a manada e encontrar um modo de trazê-la a salvo, Bryce não quer o homem-macaco em seu caminho e fará qualquer coisa para detê-lo.


Primeiro de dois filmes estrelado pelo ator Jock Mahoney, aos 44 anos, que sucedeu o ator Gordon Scott no personagem de Edgar Rice Borroughs. O produtor Sy Weintraub queria um Tarzan mais alto e esguio, fugindo da figura musculosa de Gordon (que foi o ator fisicamente mais forte a interpretar o personagem). Jock (1,93 metros) foi um dos cogitados a assumir o personagem quando Johnny Weissmuller (1,95 metros) foi descartado, por solicitar uma maior participação nos lucros. O papel, no entanto, foi parar nas mãos do ator Lex Barker (1919–1973) que interpretou Tarzan em cinco filmes, entre 1949 e 1953, sucedido por Scott (1,90 metros) em 6 filmes (entre 1955 e 1960) e ainda tendo, nesse ínterim, o filme “Tarzan, O Filho das Selvas” com o ator Denny Miller  (em 1959). Nesses termos, Tarzan  Vai à Índia tem pontos positivos e negativos.

 
A transposição da aventura, da África para a Índia, dividiu críticos e público. Particularmente acredito que a mudança de ares tornou esse filme interessante, explorando algumas particularidades locais e subutilizando outras. Tarzan está fora de seu habitat natural, apesar de lidar com um elefante africano (??!!!) que distingue-se, entre outras características, por ser maior que o indiano. Como subterfúgio fizeram parecer que seria um elefante bem maior que os demais. Tarzan come uma planta e odeia; dá de cara com uma cobra Naja (ou King Kobra  - não sei realmente dizer) e sobe em uma árvore. Esse Tarzan é bem diferente do interpretado pelo ator Gordon Scott a começar que em “Tarzan o Magnífico” Scott se enrosca em uma enorme jiboia e luta contra o seu aperto mortal. Resolvia a maioria das coisas com seus músculos e punhos. O Tarzan de Scott era o mais articulado até então, uma tendência bem-vinda, que tirava o ar monossilábico do personagem e lhe dava desenvoltura no modo de falar e pensar. Por isso, este Tarzan de Jock usa sempre o cérebro ante à violência. É estrategista e perspicaz. E Jock, apesar de não possuir o físico de Scott (o que deve ter desagradado os fãs) conseguiu se impor em cena com uma caracterização mais séria. E o fato de ter começado sua carreira como dublê, o permitiu abrir mãos destes nas filmagens, fazendo suas cenas por conta própria (assim como Ron Ely - o "Tarzan da tevê" -, que se lesionou várias vezes por insistir em fazer suas cenas de um modo mais real).

Mas nem tudo é tão bem explorado neste longa e algumas coisas se perderam no caminho. O Vilão Leo Gordon (1922- 2000), aos 40 anos, pareceu bem mais envelhecido e não chegou a ser um oponente à altura que Jock foi contra Gordon Scott em “Tarzan o Magnífico” ou contra o Tarzan de Ron Ely (1,94 metros) da série televisiva, onde protagonizou o ótimo episódio “O Silêncio Mortal” (que chegou a ser lançado em nossos cinemas como “O Tirano do Chicote”). Leo  Gordon ficou em segundo plano com apenas uma luta. Essa falta de um vilão de impacto, situando a história nos elefantes, enfraqueceu o filme. Outro aspecto a ser citado é que os produtores poderiam ter mudado o início do filme, colocando um Tarzan com roupas normais (como fizeram com Mike Henry, seu sucessor, em Tarzan e o Grande Rio) em meio às belas paisagens do país e, posteriormente, inserindo-o nas cenas em que desembarca nas terras do Marajá (as filmagens foram feitas em Bangalore, Bombay, Madras e Karnataka (Palácio de Mysore). A inserção do menino Jai (sacando Jane e cheeta), órfão que vive  na floresta com um elefante, funcionou como um fio condutor da história, tendo sua relevância para a história.



O diretor John Guillermin que dirigiu “A Maior Aventura de Tarzan” (1959), “Inferno na Torre” (1974) e “King Kong” (1976), realizou uma direção até boa pelo script que coescreveu. Este é um ponto interessante: a história não é boa, mas a direção até que manteve o interesse. Conseguiu também a façanha de colocar uns 50 elefantes na tela (o máximo que enxerguei) e, com cortes ágeis e em ângulos distintos, passar a impressão de um número 6 vezes maior. O caráter ecológico da aventura também conta pontos. Tarzan vai salvar animais que serão dizimados. Um tema atual e simpático até hoje. Há quem diga que Scott poderia ter continuado em mais alguns filmes, outros que o ator não atuava bem. Fisicamente, Jock era bem diferente dos outros "Tarzans", quer fosse na ausência de músculos, quer fosse na idade já avançada. Neste ponto acredito que a idade até funcionou bem. Foi um Tarzan que já era conhecido fora da selva e, por suas façanhas, requisitado a atuar em uma outra selva. A idade não permite impulsividades de um Tarzan outrora jovem. Jock, é verdade,  funcionou melhor como vilão.  Seu segundo filme, “Os Três Desafios de Tarzan”, talvez seja até mais interessante que este, principalmente pelos problemas sofridos pelo ator durante as filmagens no Nepal e que decretaram o fim de seu papel frente ao personagem. 



Tarzan Vai à Índia vale pela curiosidade e pela nostalgia. Assim como 007, é um personagem que muda de atores frequentemente, apesar de não ter a frequência  nas telas como as do agente britânico. Agora, em 2016, ocorrerá uma nova aventura do herói das selvas. A dúvida é se o personagem encanta como antigamente, ou sua essência perdeu-se em algum lugar no passado. Fãs não faltam. Falta uma boa história com um ator carismático, caso contrário, voltará novamente a habitar os desenhos que vinham sendo lançados nos últimos anos.

 Trailer:




 Trailer : A lenda de Tarzan (2016):







Curiosidades:

Jock Mahoney apareceria em três episódios da série televisiva com Ron Ely como protagonista: A Última Arma (The Ultimate Weapon); O Silêncio Mortal (The Deadly Silence) e A Máscara de Rona (Mask of Rona).

Jock foi padrasto da atriz Sally Field em seu segundo casamento.

O ator faleceu de falência cardíaca dois dias após um acidente de carro. 

O ator foi dublê de grandes astros como John Wayne, Gregory Peck e Errol Flynn.

Leo Gordon  faleceu aos 78 anos de problemas cardíacos.

Leo Gordon participou de um episódio da série de Tv "Tarzan" chamado "O Circo' (The Circus)

Conforme informações da internet, o autor  Gene Freese em seu livro: “Jock Mahoney: The Life and Films of a Hollywood Stuntman” teria dito que o filme estrelado por Burt Reynolds e Sally Field, “Hooper, O Homem das Mil Façanhas” (1978) seria inspirado na vida de Jock.

O filme passou na Tv Globo, TVS (hoje SBT) e Tv Corcovado (canal 9)


Filmografia Parcial:
Jock Mahoney (1919–1989)









Santa Fé (1951); No Mundo dos Monstros Pré-Históricos (1957); Cavalgada para o Inferno (1958); Tarzan o Magnífico (1960); Tarzan Vai à Índia (1962); Os Três Desafios de Tarzan (1963); Tarzan e o Silêncio Mortal (1966); Se o Meu 'Fusca' Falasse (1968); Se Não Me Mato, Morro! (1978).



Leo Gordon (1922- 2000)










Átila, o Rei dos Hunos (1954); Sangue de Bárbaros (1956); O Homem Que Sabia Demais (1956); Tarzan Vai à Índia (1962); Quando um Homem É Homem (1963); Os Reis do Sol (1963); Beau Geste (1966); Alienator - A Exterminadora Indestrutível (1990); Maverick (1994).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre