quarta-feira, 15 de março de 2023

GATTACA - A EXPERIÊNCIA GENÉTICA / GATTACA (1997) - ESTADOS UNIDOS



FUTURO DO PRETÉRITO

Em um futuro não definido, o preconceito chega ao nível genético: a constituição genética estabelece papéis sociais, categoriza indivíduos e define seus currículos.  Neste sistema de castas genéticas, Vincent Freeman (Ethan Hawke) já nasceu com uma vida traçada nas combinações aleatórias de DNA da qual o ser humano atravessa ao longo de sua existência. Ele faz parte dos “In-valids”, seres humanos de concepção natural em uma sociedade na qual os que possuem condições conseguem na fertilização “in vitro” fazer com que seus filhos nasçam geneticamente modificados, isentos de doenças hereditárias e algumas que possam surgir com o avanço da idade, assim como várias habilidades percebidas. Seu irmão, nascido posteriormente,  fora concebido pelo método “perfeito” sendo considerado superior a Vincent, o que lhe dará um bom emprego e uma posição social mais elevada.

Vincent cresce e consegue uma vaga como faxineiro na Gattaca Corporation, um local encarregado de levar uma expedição para Saturno. O jovem, possuindo miopia e problemas cardíacos, não possui a menor chance de progresso ou bom emprego nessa sociedade, mas mesmo nesse sistema de totalitarismo genético há brechas: a existência de um submundo para aquisição do material genético certo através de um “corretor de DNA” (Tony Shalhoub). Vincent, que largara o emprego em Gattaca, negocia uma nova vida com um jovem intelectualmente brilhante e medalhista de natação chamado Jerome Morrow (Jude Law), que prefere ser chamado pelo seu nome do meio “Eugene” e que ficou paraplégico em um acidente e, de certo modo, passou a existir à margem desse sistema. A possibilidade de Vincent se tornar “Jerome” e entrar no projeto novamente pela “porta da frente”, como um dos pilotos do foguete expedicionário, se mostra factível apesar do alto risco. Para isso, Vincent muda um pouco sua aparência, usa lentes para corrigir a miopia, faz uma dolorosa cirurgia que permita aumentar alguns centímetros (e ficar na altura de Eugene) passando a receber constantes materiais genéticos como cabelo, urina e sangue para que possa burlar os constantes testes feitos pela empresa em busca de impostores. O plano parece dar certo até que um diretor da missão aparece misteriosamente morto. O experiente detetive (Alan Arkin) e o jovem  investigador (Loren Dean) são convocados para elucidarem o caso, descobrindo um material genético dentro da empresa que os leva a um antigo “in-valid” que trabalhou no local: Vicent. E surge uma dúvida por parte dos investigadores: há relação deste antigo funcionário com o assassinato? Por que seu material genético foi encontrado no local se já não trabalha ali há tempos? Vincent descobre que tudo ficará mais difícil, pois sua antiga foto, ainda que diferente de sua fisionomia atual, está espalhada nos monitores da empresa e novos testes são sugeridos para localizar se há uma falsa identidade entre eles. Enquanto Vicent tenta manter seu método de burlar os testes, uma jovem colhe sua atenção: Irene Cassini (Uma Thurman). Só que a jovem passa a suspeitar de que há algo errado com o comportamento daquele jovem da qual parece estar gostando.

Gattaca - A Experiência Genética, dirigido e escrito pelo neozelandês Andrew Niccol (“O Senhor das Armas” - 2005), um ex-diretor de comerciais, em sua estreia na direção, nos trouxe um filme muito interessante que apresenta diversas camadas que são percebidas ao final da estória e que funciona como advertência acerca dos caminhos que a humanidade pode seguir, além de um grito contra a conformidade. As questões que criariam essa sociedade distópica podem ser percebidas quando nos remetemos a temas como eugenia (uma ciência pseudocientífica que afirmava ser possível através de conhecimentos e práticas o aperfeiçoamento de pessoas e grupos – O Terceiro Reich sustentava essa teoria através de horrendas experiências). Precisamos nos recordar da ovelha Dolly (22 de fevereiro de 1997), o primeiro animal clonado do mundo, que acontecera no ano do lançamento do filme, uma coincidência muito oportuna. Já, durante o início do século XXI (abril de 2000), veio a notícia da decodificação quase completa do genoma humano. E o que falar do primeiro “bebê de proveta”? Enfim, estamos tão distantes desse futuro impensável de uso de nanotecnologia, implantes de órgãos cibernéticos, clonagem, cura de doenças através de manipulação de células tronco?. Nos próximos anos talvez, mas e daqui a trezentos anos, como viverão essas pessoas? As conjecturas apontam aperfeiçoamentos que trarão benefícios, mas também problemas advindos daqueles que se utilizarão desses meios para se perpetuarem no poder e criarem um novo sistema social favorável aos que possam pagar. Boa sorte aos cidadãos do futuro.

O nome "Gattaca" é composto inteiramente por letras usadas para rotular as bases nucleotídicas do DNA. As quatro bases nitrogenadas do DNA (ácido desoxirribonucléico) são: guanina, adenina, timina e citosina (GATC). E este é um daqueles filmes da qual falamos menos sobre o seu enredo e mais sobre o que ele transmite (direta ou indiretamente). A humanidade desde os seus primórdios sempre mostrou dificuldade em lidar com aqueles que questionam o seu "status quo", a ordem e as crenças pré-estabelecidas (rapidamente podemos citar os casos de Copérnico e Galileu). Os "senhores do poder" não desejam alguém colocando à prova que o sistema impetrado por eles não é perfeito. "Ninguém" quer um Vincent a romper com o que foi estabelecido (lembram de "1984" de George Orwell?), ainda mais quando desfavorece os que deles usufruem. Aqui, o rígido controle já é uma nítida desconfiança de que alguém pode efetivamente criar uma mudança na estrutura dessa sociedade se conseguir mostrar-se tão apto quanto aos que ali estão (alguma percepção de nossa sociedade?). Um “inapto“ (in-valid = inválido) mostrando-se apto? Onde está a inaptidão afinal? A questão de que todos nascem iguais perante a lei foi dissolvida em prol de sua sociedade eugênica. Sim, Vincent é uma ameaça para uns e também uma esperança para outros.

ESTE PARÁGRAFO CONTÉM SPOILERS Vou citar algumas particulares que podem ter passado despercebidas, na qual lhes deixo para uma posterior reflexão: Vincent "Freeman", o personagem de Hawke, tem o sobrenome que significa “homem livre” - tudo a ver com estória; quando Vincent precisa tirar suas lentes é uma indicação que seu eu biológico defeituoso ainda está lá; Eugene (que vem do grego para "bem nascido"), um aperfeiçoado, nunca ganhou uma medalha de ouro, sempre ficou na prata. E a medalha de prata de Eugene mostra dois nadadores: um à frente e outro mais atrás (bem sutil esse aspecto); no final do filme, ambos estão seguindo para o céu, em situações diferentes; ao ser descoberto, Vincent não será mais uma farsa. Agora ele é real assim como sua futura conquista. O médico Lamar ao deixar Vincent "vencer o sistema" significa que seu filho também poderá ter uma vida normal, afinal quando o médico cita o filho no início é uma dica de que ele sabe a condição de Vincent; Vincent prova, tanto em sua odisseia espacial quanto em suas duas situações nadando, que a persistência destrói o mito do “homo superior” impetrado e o dia que o irmão perde no nado para ele é o seu momento de despertar (seu irmão não era tão perfeito quanto imaginava e Vincent não era tão imperfeito quanto quiseram que ele acreditasse) numa sociedade que os demais se resignaram a aceitar as “regras”;  a escada sinuosa do apartamento de Jerome/Vincent tem uma estrutura helicoidal, como o DNA; "Vincent" = "Ele conquistará"; "César" = "Júlio César" que, conforme Plutarco, sofria de epilepsia; "Hugo Coldspring" = "HUGO" (Human Genome Organisation); o diretor Josef Mendel pode ser uma indicação a Josef Mengele,  o terrível médico da SS alemã ou a Gregor Mendel, Pai da Genética; "Eugene" = "Eugenia"; "Flatfoot" (na versão legendada), usado  como um insulto para um policial, também é o nome de uma condição genética: pés chatos. Para completar, o que significa o pianista de seis dedos para Vincent? e a percepção de que frequentemente vemos Vincent está no andar de cima e Eugene no andar de baixo ? FIM DOS SPOILERS

Quanto ao elenco, Johnny Depp recusou o papel de Jerome para dirigir e atuar em "O Bravo (1997)", e o papel ficou para Jude Law que o interpretou muito bem. Seu personagem se divide entre desprezar Vincent por causa da "inferioridade" deste e, ao mesmo tempo, o admira por sua obstinação. De certa forma, Eugene se torna um irmão que Vincent deveria ter tido ao seu lado. Ethan Hawke faz um jovem obstinado a realizar o seu sonho, quase ao nível da paranoia, afinal um fio de um cílio caído pode entregar uma pessoa que se passe por outra. Seu personagem nasceu com problemas (como todas as pessoas normais nascem nos nossos dias), adaptou-se e buscou soluções para entrar na “última chamada para Gattaca”. Uma Thurman surge com uma beleza diáfana e um interesse por “Jerome” / Vincent que quase destrói os objetivos do jovem. Uma Thurman e Ethan Hawke se tornaram um casal durante as filmagens. Casaram-se em 1998 e tiveram dois filhos, mas se divorciaram em 2005. Ernest Borgnine faz o chefe dos faxineiros, Cesar (ou Caesar) em um papel com pouca chance de desenvolvimento. Gore Vidal faz Josef, o novo diretor encarregado de tocar o projeto a frente, sem tempo hábil para ficar preso a investigações e revestido de arrogância. Xander Berkeley faz o médico Lamar, responsável por coletar amostras constantes dos funcionários e que demonstra certa simpatia por “Jerome”.  Loren Dean (Billy Bathgate - O Mundo a Seus Pés) faz o detetive Anton e Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine) é divertido como um experiente investigador que percebe mais do que fala. Tony Shalhoub (do seriado Monk) e Dean Norris (do seriado Breaking Bad) fazem rápidas participações.


Produzido pelo ator / diretor  Danny de Vito (através de sua produtora “Jersey Films” – responsável por filmes como “Pulp Fiction”) e  indicado ao Oscar de Direção de Arte, Gattaca se mostra uma alegoria darwinista que levanta questionamentos interessantes. Não é uma obra prima, tendo perceptíveis momentos de alternância. A inserção de uma trama policial pode ter quebrado o ritmo da estória e assim evitado que o filme se tornasse um clássico da ficção-científica. É um filme em busca de um público específico, que gosta de cinema reflexão. Faz-nos pensar afinal se essa sociedade existisse há séculos o que seria dessas pessoas na nossa história: teríamos um Ray Charles (glaucoma primário); Garrincha (problemas nos membros inferiores); Santos Dummont (depressão); Michelangelo (possível transtorno obsessivo compulsivo e de síndrome de Asperger); Beethoven (surdez e possível transtorno de bipolaridade);  Stephen Hawking (Esclerose Lateral Amiotrófica)... assumindo papéis de protagonistas ou seriam relegados a uma casta inferior sem possibilidades de contribuírem para a humanidade ou viverem dignamente?  Quem sabe como nós mesmos estaríamos.  Talvez, um dia, os homens do futuro olhem nossa sociedade atual e nos classifiquem como “in-valids” ou talvez a humanidade já tenha se destruído em busca da perfeição. 


Trailer


Curiosidades (contém spoilers):

A personagem de Uma Thurman se chama Irene Cassini. Cassini é o sobrenome do astrônomo italiano do século XVII, Giovanni Domenico Cassini, que descobriu uma lacuna  nos anéis principais de Saturno, bem como as luas geladas, Iapetus, Dione, Rhea e Tethys. A missão espacial, neste filme, tem como destino Saturno. Em 1997, a NASA lançou a sonda espacial Cassini, com destino a Saturno. Ele carregava a sonda espacial Huygens, que foi lançada em Titã no início de 2005, e descobriu o solo sob as nuvens.

Os anúncios de alto-falantes, no edifício-sede da Gattaca Corporation, são em esperanto, uma língua artificial inventada no século XIX.

O filme foi rodado sob o título "The Eighth Day" (O Oitavo Dia). Esta foi uma referência à história bíblica da criação, que afirma que a terra foi criada em seis dias e no sétimo dia Deus descansou. O título original implica a adulteração do homem com o que Deus já fez, e "O Oitavo Dia" ainda é o nome do centro no filme onde as crianças são projetadas, conforme observado nas cenas deletadas do DVD. Na época do lançamento atrasado do filme, o mesmo título havia sido usado pelo filme belga "O Oitavo Dia" (1996). Por esse motivo, o roteirista e diretor Andrew Niccol foi forçado a escolher um novo título: "The Eighth Day of Creation" que também é uma história da biologia molecular, escrita por Horace Judson em 1979 e atualizada em 1996. A coincidência desse segundo título também pode ter forçado uma reconsideração no nome.

Os agentes do FBI são chamados de "Hoovers", uma referência ao lendário J. Edgar Hoover, mas também uma referência inteligente a uma marca de aspirador de pó americano (que tem papel fundamental no filme). Existem inúmeras cenas de aspiradores sendo usados ​​para coletar evidências de DNA.

As letras G A T C que aparecem em azul nos créditos finais também soletram Gattaca.

Os ícones usados ​​para denotar um Válido versus um Inválido têm um significado interessante. Nos scanners, um símbolo de infinito aparece ao lado do nome de um "Valid", denotando seu "potencial infinito". Ao lado do nome de um "in-válid", uma adaga aparece. Na taxonomia, uma adaga ao lado de um táxon indica extinção. Além disso, o símbolo da adaga se assemelha a uma cruz, uma referência aos in-valids sendo referidos como "Crianças Divinas" (como Irene afirma quando Vincent revela sua verdadeira identidade a ela).

Na cena do restaurante, quando Vincent sopra fumaça em sua taça de vinho e descreve a atmosfera de Titã como sendo cercada por nuvens, a música que toca ao fundo se chama "Nuages" ("Nuvens").

Muitos dos carros do filme são elétricos, uma premissa que é amplamente aceita agora como inevitável, mas era apenas uma conjectura quando o filme foi feito.

A parte mais sci-fi do filme "edição do genoma" parece possível com o CRISPR-Cas9, que foi inventado por Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna em 2012. Por isso, eles receberam o prêmio Nobel de Química em 2020.

O Marin County Civic Center, local de filmagem da Gattaca Corporation, também foi usado em THX 1138 (1971) de George Lucas

O diretor Andrew Nicoll foi roteirista de "O Show de Truman"

Michael Nyman ficou famoso pela trilha Sonora de "O Piano"

O design de produção ficou a cargo de Jan Roelfs ("A Jurada", "Alexandre", "Velozes e Furiosos 6", "47 Ronins" ...)

Gore Vidal também era conhecido por seus vários roteiros para o cinema


O DVD contém cenas excluídas não incluídas no lançamento dos cinemas:

Na  versão original, há uma cena no "Eight Day Center" na qual o médico oferece aos pais de Vincent a possibilidade de melhorar ainda mais o futuro de Anton, cobrando $5.000,00. A proposta foi recusada por ambos.

O detetive Hugo revela que Anton é irmão de Vincent.

César diz a Vincent para guardar os livros e aceitar sua vida.

Pouco antes de Vincent partir para Titã, ele visita César e lhe dá um telescópio.

Uma sequência curta mostra algumas pessoas famosas que poderiam não ter nascido se a ciência tivesse descriptografado o DNA humano antes: Abraham Lincoln (Síndrome de Marfan), Emily Dickinson (Depressão Maníaca), Vincent van Gogh (Epilepsia), Albert Einstein (Dislexia), John F. Kennedy (doença de Addison), Rita Hayworth (doença de Alzheimer), Ray Charles (glaucoma primário), Stephen Hawking (esclerose lateral amiotrófica) e Jackie Joyner-Kersee (asma). A última frase é: "Claro, o outro nascimento que pode nunca ter ocorrido é o seu."

Também está incluída uma cena em que Xander Berkeley bebe uma das amostras de "urina".



Cenas cortadas da exibição final (em inglês):





Cartaz:







Filmografia Parcial: 

Ethan Hawke







Sociedade dos Poetas Mortos (1989); Caninos Brancos (1991); Que Garota, Que Noite (1991); Vivos (1993); Caindo na Real (1994); Caninos Brancos 2: A Lenda do Lobo Branco (1994); Gattaca - Experiência Genética (1997); Newton Boys - Irmãos Fora-da-Lei (1998); Dia de Treinamento (2001); Assalto à 13ª Delegacia (2005); O Senhor das Armas (2005);  2019 - O Ano da Extinção (2009); Estranha Obsessão (2011); A Entidade (2012); Uma Noite de Crime (2013); Boyhood: Da Infância à Juventude (2014); O Predestinado (2014); A Entidade 2 (2015); Regressão (2015); Sete Homens e um Destino (2016); Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (2017).


Jude Law 







Gattaca - Experiência Genética (1997); O Talentoso Ripley (1999); Círculo de Fogo (2001); A.I.: Inteligência Artificial (2001); Estrada Para Perdição (2002); Cold Mountain (2003); O Aviador (2004); O Amor Não Tira Férias (2006); O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009); O Resgate de Órgãos (2010); A Invenção de Hugo Cabret (2011); Anna Karenina (2012); Terapia de Risco (2013); A Recompensa (2013); O Grande Hotel Budapeste (2014); Mar Negro (2014); A Espiã Que Sabia de Menos (2015); Mestre dos Gênios (2016); Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017); Vox Lux: O Preço da Fama (2018) Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018); Capitã Marvel (2019); Um Dia de Chuva em Nova York (2019); O Refúgio (2020); O Ritmo da Vingança (2020); Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (2022)


Uma Thurman






Kiss Daddy Goodnight (1987); Johnny Bom de Transa (1988); As Aventuras do Barão Munchausen (1988); Ligações Perigosas (1988); Onde Está o Coração (1990); Henry & June: Delírios eróticos (1990); Robin Hood, o Herói dos Ladrões (1991); Desejos (1992); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992); Uma Mulher Para Dois (1993); Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993); Tempo de Violência (1994); Um Encontro Para Sempre (1995); Descobertas (1995); Brincando de Seduzir (1996); Feito Cães e Gatos (1996); Batman & Robin (1997); Gattaca: A Experiência Genética (1997); Os Miseráveis (1998); Os Vingadores (1998); Vatel, um Banquete para o Rei (2000);A Taça de Ouro (2000);  Kill Bill: Volume 1 (2003); O Pagamento (2003); Kill Bill: Volume 2 (2004); Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005); Terapia do Amor (2005); Os Produtores (2005); Minha Super Ex-Namorada (2006); Sem Medo de Morrer (2007); Marido por Acaso (2008); Minha Cama de Zinco (2008); Um Natal dos Muppets: Cartas para o Papai Noel (2008); Uma Mãe em Apuros (2009); Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010); Como Ganhar Seu Coração (2010); Um Bom Partido (2012); Ninfomaníaca: Volume 1 (2013); Ninfomaníaca: Volume 2 (2013); Pegando Fogo (2015); Um Golpe Quase Perfeito (2018); A Casa que Jack Construiu (2018); Por um Corredor Escuro (2018); Em Guerra com o Vovô (2020); A Extraordinária Garota Chamada Estrela em Hollywood (2022)


Ernest Borgnine (1917–2012)







A Um Passo da Eternidade (1953); Johnny Guitar (1954); Demétrio e os Gladiadores (1954); Vera Cruz (1954); Conspiração do Silêncio (1955); Marty (1955); Ao Despertar da Paixão (1956); Vikings, Os Conquistadores (1958); O Rei dos Ladrões (1961); Barrabás (1961); O Vôo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Estação Polar Zebra (1968);  Meu Ódio Será Sua Herança (1969); Calafrio (1971); O Destino do Poseidon (1972); O Imperador do Norte (1973); Domingo Sangrento (1974); Crime e Paixão (1975); Jesus de Nazaré  (Mini-série 1977); O Príncipe e o Mendigo (1977); Comboio (1978); Fuga de Nova York (1981); Benção Mortal (1981); Os Doze Condenados: A Nova Missão (1985); Alice no País das Maravilhas (1985); Águia de Fogo (seriado 1984 -1986); Os Doze Condenados - Missão Mortal (1987); The Dirty Dozen: The Fatal Mission (1988); Punhos de Exterminador (1988); Missão Resgate (1989);  Outlaws: The Legend of O.B. Taggart (1994); As Maravilhas do Mago Merlin (1996); Gattaca - Experiência Genética (1997); Hoover (2000); Whiplash (2002); Blueberry - Desejo de Vingança (2004); Programa Animal (2008); O Código Gênesis (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); A Viagem do Amor de Natal (2011);


Gore Vidal (1925-2012)







Ritual in Transfigured Time (1946); De Repente, no Último Verão (1959); Vassalos da Ambição (1964); Roma de Fellini (1972); Billy the Kid: A Lenda (1989); Bob Roberts (1992); Com Mérito (1994); Conspiração (1997); Gattaca: A Experiência Genética (1997); A Estranha Família de Igby (2002); O Psicólogo (2009)


Xander Berkeley 







Mamãezinha Querida (1981); Jogo Assassino (1982); Voluntários da Fuzarca (1985); Sid & Nancy, o Amor Mata (1986); Omega Syndrome (1986); Susie e os Baker Boys (1989); Justiça Cega (1990); A Árvore da Maldição (1990);  Os Imorais (1990); Rookie: Um Profissional do Perigo (1990); O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991); Billy Bathgate, o Mundo a seus Pés (1991); Para Eles, com Muito Amor (1991); O Mistério de Candyman (1992); Nas Teias da Corrupção (1992); Questão de Honra (1992); A Próxima Vítima (1993); O Caso Roswell  (1994); Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995); Despedida em Las Vegas (1995); Fogo Contra Fogo (1995); Segredo de Família (1996); Barb Wire - A Justiceira (1996); A Rocha (1996); Força Aérea Um (1997); Gattaca: A Experiência Genética (1997); Amistad (1997); Phoenix: A Última Cartada (1998); Soldado Universal: O Retorno (1999); Bater ou Correr (2000); Confissões de um Sedutor (2000); 24 Horas  (seriado 2001 -2003); Deepwater - A Cidade do Medo (2005);  Terra Fria (2005); À Procura da Vingança (2006); Um Crime de Mestre (2007); Busca Implacável (2008); Kick-Ass: Quebrando Tudo (2010); O Pacto (2011); Nikita (seriado 2010-2012); Transcendence: A Revolução (2014); Salem (seriado 2014-2015); Presságios de um Crime (2015); A Série Divergente: Convergente (2016); The Walking Dead  (seriado 2016-2018); A República de Sarah (seriado 2021)


Loren Dean 







1492: A Conquista do Paraíso (1992); O Fim do Sonho Americano (1993); Paixões na Floresta (1995); Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995); Amor por Acidente (1996); O Massacre de Rosewood (1997); O Fim da Violência (1997); Gattaca: A Experiência Genética (1997); Starstruck: Meu Namorado é uma Super Estrela (1998); Inimigo do Estado (1998); Dr. Mumford: Inocência ou Culpa? (1999); Reservations (2008); A Condenação (2010); Who Is Simon Miller? (2011); A Mula (2018); Ad Astra: Rumo às Estrelas (2019)


Alan Arkin  (1934-2023)






Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! (1966); Por que tem de ser Assim? (1968); Ardil 22 (1970); Visões de Sherlock Holmes (1976); O Jovem Lobisomem (1981); O Quarto Sábio (1985); Fuga de Sobibor (1987); Edward Mãos de Tesoura (1990); Havana (1990); O Sucesso a Qualquer Preço (1992); O Anjo da Guarda (1994); O Que É Isso, Companheiro? (1997); Gattaca - Experiência Genética (1997); Anjo de Vidro (2004); Pequena Miss Sunshine (2006); Firewall - Segurança em Risco (2006); O Suspeito (2007); Agente 86 (2008); Marley & Eu (2008); Argo (2012); Ajuste de Contas (2013); Despedida em Grande Estilo (2017); Dumbo (2019); O Método Kominsky (seriado 2018-2019); Troco em Dobro (2020)


Tony Shalhoub







O Justiceiro (1985); A Difícil Arte de Amar (1986); Comando do Inferno (1988); Os Senhores do Holocausto (1989); Meu Querido Companheiro (1989); Não Tenho Troco (1990); Barton Fink, Delírios de Hollywood (1991); Lua de Mel a Três (1992); Lances Inocentes (1993); A Família Addams 2 (1993); A Trajetória do Sucesso (1993); A Teoria do Amor (1994); A Grande Noite (1996); Caso de Polícia (1995); De Pernas Pro Ar (seriado 1991-1997); MIB: Homens de Preto (1997); Gattaca: A Experiência Genética (1997); Por uma Vida Menos Ordinária (1997); Segredos do Poder (1998); Os Impostores (1998); O Código do Amor (1998); Nova York Sitiada (1998); A Qualquer Preço (1998); Heróis Fora de Órbita (1999); Pequenos Espiões (2001); O Homem que Não Estava Lá (2001); 13 Fantasmas (2001); Impostor (2001); Uma Vida em Sete Dias (2002); MIB: Homens de Preto II (2002); Pequenos Espiões 2: A Ilha dos Sonhos Perdidos (2002); Pequenos Espiões 3: Game Over (2003); Contra Tudo e Contra Todos (2004); 1408 (2007); Monk: Um Detetive Diferente (seriado 2002-2009); Grande Demais para Quebrar (2011); Cinco pela Cura (2011); MIB: Homens de Preto III (2012); Sem Dor, Sem Ganho (2013); Sob Custódia (2016); Vingança (2016); O Último Retrato (2017)


Dean Norris







Máquina Mortífera 2 (1989);  Difícil de Matar (1990); O Vingador do Futuro (1990);  Gremlins 2: A Nova Geração (1990); Horas de Desespero (1990); O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991); O Passageiro do Futuro (1992); Selvagens em Wall Street (1993); A Firma (1993); O Poder da Sedução (1994); Texas - Poder e Corrupção (1996); Assalto Sobre Trilhos (1995); Paixão Incontrolável (1995); Gattaca: A Experiência Genética (1997); Tropas Estelares (1997); A Negociação (1998);  Prova de Fogo (1998); Impacto (1999); A Cela (2000); Pequena Miss Sunshine (2006); A Volta do Todo Poderoso (2007); Plano de Fuga (2012); Sangue no Gelo (2013); Breaking Bad (seriado 2008 -2013); Under the Dome: Prisão Invisível  (seriado 2013- 2015);  O Livro de Henry (2017); Desejo de Matar (2018); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019); Claws (seriado 2017 -2022);


Fontes:

Revista Starlog

Jornal O Globo

Jornal do Brasil

The New York Times

IMDB

Variety


5 comentários:

  1. Luís, td bem?
    Fico muito feliz com sua escolha porque Gattaca para mim é um filme obrigatório. Não pelo seu tamanho cinematográfico, mas por sua mensagem de superação.
    O quanto o ser humano pode alcançar, até onde sua imaginação pode levá-lo, até quando sua determinação lhe dará forças, esse é o grande questionamento deste filme, que não se rotula por SciFi — é mais abrangente, essa estória poderia ser contada em qualquer período — pois abraça o cerne da nossa natureza: o desejo de se sobrepujar, de ir além.
    É o inconformismo de Vincent ( por ser inválido ) e a revolta de Jerome ( por estar inválido ) a mola propulsora de tudo. Isso os une a querer quebrar o sistema. Sim, e que sistema: Gattaca é uma representação escancarada da eugenia, uma visão distorcida que vemos ainda hoje em ecos supremacistas e xenofóbicos. Lamento em dizer, mas não é exagero, vemos sim, basta assistir o noticiário.
    É incrível, mas por essa razão triste uma obra como Gattaca se faz extremamente necessária nos dias de hoje.
    Um parêntese: me recordo de que numa edição especial do filme houve — entre as cenas deletadas — uma discussão mais longa entre os pais sobre o que significaria a escolha que eles tomariam ao decidirem continuar a gravidez de Vincent. Sabe de algo a respeito?
    Enfim, vi Gattaca no cinema, em 1997, achei um filmaço! Uma direção enxuta e um elenco muito bom. Borgnine, num papel bem escolhido para sua figura, dá a clara lembrança do lugar de cada um naquele maravilhoso mundo novo. Alan Arkin, com seu comportamento leve e irônico, parece ser o personagem mais autêntico de todos em cena, chama atenção justamente por isso. Os personagens de Loren Dean e Uma Thurman são muito parecidos, típicos filhos daquele tempo, pois agem e reagem como verdadeiras esfinges. O que não é demérito deles ou do diretor, pois eles são o contraponto imediato a Vincent. Claro, tenho que confessar que nunca vi Uma Thurman tão linda quanto aqui e só isso apaga qualquer outro senão meu a ela , fazer o quê…
    Jude Law está muito bem, achei convincente sua atuação, a cena em que sobe as escadas é ótima. A cena final dele também, mas esta em particular gostaria de revê-la para buscar mais entendimento, não me parece coerente que o seu personagem tenha apenas desistido da vida, parece mais uma escolha dramática da produção, talvez.
    Falando da escada, com o seu formato e alegoria, esta era a sutil e gigante lembrança daquela realidade. Muito boa idéia, não sei de quem.
    Xander Berkeley faz uma ótima ( e emocionante, para aqueles que são pais ) participação, necessária á trama. Gostei muito dele em 24 hs.
    Ethan Hawke estava ok, sem ser brilhante. Outro ator talvez tivesse trazido mais drama ao personagem. Nunca saberemos ou até o dia em que alguém faça uma refilmagem ( a série Gattaca está sendo cogitada para ser produzida, vc viu? ).
    Luís, desde que vi Lawrence da Arábia, desde que assiste o episódio Arena em Jornada nas Estrelas ( “o Homem talvez não tenha nascido para dançar ao som de flautas…” ) passei a acreditar que o Destino e o inconformismo em aceitá-lo vão continuamente guerrear dentro da alma humana, para o bem e para o mal. Escolher o lado certo nessa eterna guerra sempre foi e sempre será nosso maior desafio.
    Um grande abraço, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Perdão, troquei Eugene por Jerome, justo uma palavra tão simbólica aqui.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma coisa, Luís: vc fez aqui uma rica análise, filosófica e apontando todos os detalhes da idéia central da obra, como Gattaca merece. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mário, Tudo Bem?
    Só agora consegui um tempo para responder (sempre evito responder pelo Smartphone), mas publiquei assim que vi o seu comentário para poder respondê-lo diante das interessantes colocações:
    Gattaca, realmente, mostra-se tão interessante nos dias atuais como deverá ser no futuro, devido à universalidade de sua proposta. Virão outros filmes, em algum momento, sem dúvida, mas creio que essa produção já marcou lugar dentro dessa proposição de uma das vertentes do que pode ou não ser reservado ao ser humano. Concordo que os noticiários já nos evidenciam aspectos, basta reservarmos uma atenção mais seletiva.
    Quanto à escada, Jan Roelfs, a frente do designer de produção pode ser considerado o responsável por várias ambientações do filme. Sim, a série Gattaca está sendo comentada como uma produção que deverá realmente sair do papel. Espero que consigam trazer questões relevantes, pois precisará ser uma série que faça o espectador pensar (algo tão pouco valorizado no cinema atual). Talvez o que “Westworld” fez em suas primeiras temporadas possa ser um norte. Falando em séries, bem interessante o seu comentário sobre o famoso episódio “Arena”. Não vou negar: “Jornada nas Estrelas” sempre me fascinou, os roteiros sempre me colheram a atenção e, na fase adulta, tive o prazer de perceber ideias muito interessantes. Sempre gostei de ler sobre a série. Li os livros de Shatner (Lembranças dos filmes e da série) e Nimoy (“Eu não sou Spock”; “Eu sou Spock” ...Irônico de certa forma). Não consegui assistir todas as derivações ainda (tentando terminar “A Nova Geração” e “Enterprise” e, assim, partir para continuar DS9 que vi parte pela tevê aberta). Todos os filmes são interessantes. Os pares são melhores que os ímpares, no caso da série clássica?
    Sempre fui fã de Ernerst Borgnine (seu vilão de “O Imperador do Norte” é, para mim, um de seus melhores trabalhos). Diante da sua questão sobre a cena deletada, até onde consegui apurar, refere-se ao segundo filho. Se tivessem mais dinheiro, seria ainda mais aprimorado... o dinheiro, sempre o dinheiro. Coloquei na postagem um vídeo que encontrei no YouTube, após o seu comentário e podemos perceber que Borgnine tinha duas cenas muito interessantes. Sua participação ficou reduzida. Os demais atores saíram-se muito bem. Pena que não investiram tanto no filme na questão orçamentária. Foi até um orçamento interessante (U$ 36 milhões), mas uma arrecadação mundial de apenas U$ 12 Milhões. Sei que por questões de encaixe na grade de horários do cinema e o público médio americano não gostar de filmes longos, optou-se por pouco mais de 90 minutos de projeção . Deveria ser um filme de 120 minutos. Aí já sabemos a história: vai pra mesa de corte e mutila-se o filme (às vezes a revelia do diretor – não consegui descobrir se foi o caso – falo em termos genéricos) para adequar-se ao que os produtores e /ou distribuidores desejam. Por isso temos tantos Direct’s Cut atualmente. Lawrence da Arábia é um clássico. Quem sabe em um futuro não tão próximo, mas não tão distante?
    Muito obrigado por sempre enriquecer as postagens com os comentários e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Luís
    Uau, Gattaca só arrecadou 1/3 do seu investimento…
    Essa eu não sabia. Definitivamente, eis mais uma das características dos filmes cult.
    Obrigado pela pesquisa que aponta Jan Roelfs, ajuda a todos verem a quantas mãos surge um filme de qualidade.
    Jornada nas Estrelas ( embora tenha perdido MUITO com as produções recentes ) reserva alguns dos grandes momentos da ficção moderna. Um tesouro que não será esquecido tão cedo. Vc descobrirá isso com TNG e Enterprise. Um conselho: esqueça DS9, talvez só 20% vale a pena. Li muita coisa de Shatner ( recomendo A Volta do Capt. Kirk, romance muito bom dele, além claro de suas memórias ), nada do Nimoy. Os filmes, o 2, o 4 e o 10 são excelentes.
    Ernest Borgnine está estupendo no Imperador do Norte ( tenho comigo um meme dele em que ele aperece como um borg da TNG, dizendo assim: I am Borg Nine, kkk ).
    Bom, viva os Direct’s Cuts, salvam muita coisa.
    Lawrence da Arábia é jantar pra 10 talheres, heim? Esse vai te dar trabalho.
    Um abração, Luís.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre