sexta-feira, 6 de maio de 2022

OS GRITOS DO SILÊNCIO / THE KILLING FIELDS (1984) - REINO UNIDO


"ÔH, SENHORES! ISSO É SÓ O FIM, ISSO .... É SÓ O FIM” **

1975. Sydney Schanberg (Sam Waterston) é um correspondente do New York Times cobrindo a Guerra no Camboja e Dith Pran (Haing S. Ngor) é o seu guia-tradutor ajudando-o a mostrar aquilo que a imprensa oficial não revela ao povo americano. Quando os guerrilheiros do Khmer Vermelho finalmente alcançam e se preparam para tomar de assalto a capital Phnom Penh, uma retirada pelo governo dos EUA é iniciada e a embaixada evacuada. Schanberg consegue que a família de Pran seja retirada em segurança pela forças militares decidindo permanecer no local e cobrir a tomada do exército vermelho. Pran decide ficar e apoiar o amigo, uma decisão que lhe custará muito.

Schanberg, Pran e os jornalistas Al Rockoff (John Malkovich) e Jon Swain (Julian Sands) que ficaram na cidade são capturados por um grupo de rebeldes que começa a eliminar sumariamente opositores do governo no meio da rua. Através da atuação de Pran, dialogando e negociando pela vida de seus amigos, o grupo é libertado e se dirige à embaixada da França que ainda está de pé acolhendo estrangeiros e refugiados locais. Uma negociação do governo permite que cidadãos americanos, ingleses e franceses possam sair em segurança, mas nativos do país serão obrigados a evacuarem a embaixada. Rockoff tenta falsificar um passaporte, mas um funcionário da embaixada descobre a falsificação e impede a permanência de Pran, que é obrigado a deixar a embaixada para um futuro incerto nas mãos do Khmer. Quatro anos se passam e Schanberg tenta, por vias oficiais, localizar o amigo enquanto todos os outros acreditam que este já esteja morto junto com quase 2,5 milhões de cambojanos. Mas, na verdade, Pran vem sobrevivendo diariamente em um campo de concentração diante de condições extremas, presenciando torturas e assassinatos diários, bem como, a eliminação gradual de qualquer um que se mostre possuir algum grau de cultura, Pran sabe que somente uma fuga pode ser sua salvação, mas se capturado poderá ser sumariamente executado.

Indicado a sete Oscars e vencedor de três, Melhor Ator Coadjuvante, Fotografia e Montagem o filme foi baseado no artigo de Sydney Schanberg “A morte e Vida de Dith Pran” publicado no Ney York Times em 1980, um artigo celebrado com o Premio Pulitzer. O produtor David Puttman (Carruagens de Fogo) escolheu Rolland Joffé, um ex-documentarista, que mostrou a escolha mais acerta. E Joffé ao escolher atores desconhecidos do grande público trouxe um impacto de veracidade que trouxe o espectador para o filme algo que poderia não funcionar se fosse um ator conhecido.

Tentar entender o contexto que se situa o filme é mais complicado para os países que não estiveram envolvidos no conflito como o Brasil. Então vamos a um resumo à jato dos acontecimentos que precedem a tomada do Khmer Vermelho no Camboja: Em março de 1970 Lon Nol derrubou o príncipe Norodom Sihanouk em um golpe de Estado, com a ajuda dos Estados Unidos, porque Norodom era simpatizante da luta do Vietnã do Norte contra o Vietnã do Sul e, seu aliado, os EUA durante a Guerra do Vietnã, assim a República Khmer seria proclamada. Isso abriu caminho para Pol Pot, um dos mais cruéis genocidas do século XX, do Khmer vermelho (ou Partido Comunista do Kampuchea) e os seus aliados a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e a Frente Nacional para a Libertação do Vietname. Após cinco anos de confronto Pol Pot derrotaria o governo republicano (em 17 de abril de 1975), quando o Khmer Vermelho (liderados por Pol Pot, Khieu Samphan, Nuon Chea, Ieng Sary, Son Sem, todos ex-estudantes em Paris nos anos 60) tomou a capital do Cambodja, Phnom Penh. A tomada de poder por Pol Pot e seus colaboradores instituiu um governo de terror (no maior delírio ideológico que se tem noticia) que eliminou entre 1,7 a 2,5 milhões de cambojanos cujo único motivo era estar dentro de um perfil de extermínio: ser ligado a hábitos capitalistas, possui algum grau de instrução: professor, medico, engenheiro, repórter...), falar algo contra o governo, conhecer outras línguas ou apenas colher a ira de algum guerrilheiro sanguinário. Filhos foram separados dos pais, cooptados e doutrinados a esquecerem quaisquer laços familiares, não sentirem pena ou remorso e denunciarem qualquer um que cometesse uma mínima infração. Cidades foram esvaziadas e campos de trabalhos forçados foram criados para essas pessoas, na qual grande parte morria de desnutrição e fadiga, além de serem torturadas ou simplesmente mortas por diversão ou simples crueldade. Até casos de canibalismos foram relatados. Livros foram queimados e todas as religiões abolidas. Somente em 1979 o Khmer Vermelho, que dizia agir em nome do amor e da pátria e para salvar a alma de seus compatriotas, foi varrido pelo exercito vietnamita. Em 2005 um tribunal de Phnom Penh patrocinado pelas Nações Unidas foi criado com o objetivo de julgar “os principais responsáveis” pelas atrocidades cometidas. Nuon Chea, de 90 anos, e Khieu Samphan, de 85, foram condenados à prisão perpétua em agosto de 2014 por crimes contra a humanidade. Eles alegaram que não estavam a par das atrocidades cometidas durante seu regime de terror.  Pol Pot faleceu em 1998 em um suposto ataque cardíaco. Ieng Sary faleceria em um hospital em 2013 aos 87 anos enquanto aguardava julgamento. Son Sen foi assassinado em 15 de junho de 1997, ao lado de 13 membros de sua família, incluindo crianças, por ordem de Pol Pot, que na época estava travando sua última batalha para recuperar o controle do Khmer Vermelho.

Voltando ao filme, mesmo tendo a Guerra do Camboja como pano de fundo não é propriamente um filme de guerra. Até a queda da embaixada americana lembra muito um thriller político de suspense. A partir desse ponto, o filme concentra-se no drama de sobrevivência de Pran em um local cuja finalidade era "reeducar as pessoas sem o vício do consumismo capitalista". Sua melhor tática era tentar disfarçar suas origens e sua educação, e passar por um camponês analfabeto que um dia teria sido motorista de taxi, fingindo não falar inglês ou francês. Conhecimento de línguas imediatamente o denunciariam como sendo de classe média ou tendo trabalhado com estrangeiros, o que lhe renderia uma execução sumária (não por acaso há um momento em que um dos líderes insiste em se dirigir a ele em francês para testar sua reação). O filme faz até um paralelo interessante ao comparar implicitamente o que Schanberg fez com Pran com o que a América fez com o Camboja. A fuga de Pran rumo a Tailândia deixa o espectador aflito, como deixa também com um gosto amargo na boca ao vê-lo sugando sangue de vaca, catando pequenos lagartos e atravessando imensas covas de cadáveres (algo bem real que o filme aproveitou dos relatos de Pran). Ainda que o filme condense muito das atrocidades que Pran presenciou e dramatize outras situações, grande parte do que se vê na tela está ali explicitamente contextualizado ou de forma implícita, mas fácil de ser assimilada.

Sam Waterston era um rosto pouco conhecido e sua semelhança com o verdadeiro o credenciou ao papel. Algo muito raro de se ver é um filme que conta um episódio da América, não tendo o americano como “herói”, mas isso ocorre devido a produção ser inglesa o que trouxe maior imparcialidade e autonomia para se contar a história. Haing S. Ngor, cambojano radicado americano, foi uma escolha a partir de uma seleção de refugiados cambojanos. Ngor fora cirurgião e fugira do regime passando por situações até piores que a Dith Pran (como ter a esposa morta em parto em um acampamento sem poder revelar que era médico para não ser executado) com sua sobrinha órfã, então com 10 anos, na qual fizeram uma fuga perigosa, esquivando-se de minas terrestres e comendo ratos como alimento, para um campo de refugiados tailandês a pé. Sua escolha para o papel lhe rendeu um Oscar justíssimo, pois sua interpretação comove o espectador. Ngor nunca havia atuado, mas mostrou-se um ator nato. Onze anos depois (aos 55 anos) seria assassinado na porta de casa em Chinatown.  Ngor teria resistido a entregar seu bem mais precioso, um medalhão com a única foto de sua falecida esposa. O caso foi tratado como latrocínio cometido por três membros de uma gangue local. Hyn Sem, co-primeiro ministro cambojano, classificou de crime político (que os investigadores não puseram comprovar). Os acusados juraram inocência, mas receberam duras penas. Temos também no elenco John Malkovich, como o freelance que tentar ajudar Pran e Julian Sands como um jornalista britânico.

Mistura de denuncia politica e drama em uma historia de amizade e sobrevivência com dilemas morais, Os Gritos do Silêncio foi um dos melhores filmes produzidos em 1984 (perdeu o Oscar de Melhor Filme para “Amadeus”) com sequências que nos mostra como uma nação foi empurrada para a guerra por outras potências, sem controle de seu destino, enquanto o mundo concentrou sua atenção no vizinho Vietnã. Ousadamente, Joffe filmou algumas tomadas em cambojano, sem legendas, para que a incompreensibilidade da linguagem causasse mais tensão no espectador.  Joffé nos mostra que as utopias são sempre cruéis e perigosas e que sempre a justificativa é alguém achar que sabe o que é o melhor para os demais, impondo sua vontade por quaisquer meios. A fotografia de Chris Menges (Oscar por “A Missão’) impressiona e a trilha sonora com a música de Mike Oldfield, Franco Corelli (Nessum Dorma) e Paul MacCartney & Wings (Band on the Run) são bem vindas, mas a melhor música fica por conta do momento final ao som de “Imagine” (John Lennon), cuja letra se encaixa no contexto do filme

 

 

Curiosidades:

Título da postagem extraído da música “Isso é só o fim” do grupo Camisa de Vênus

Saloth Sar, que mais tarde se tornaria Pol Pot, nasceu em 1925, no vilarejo de Prek Sbauv, província de Kampong Thom, em um Camboja dominado pela França. Sua família era próspera e bem relacionada.

Khmer é o nome da etnia de 97,6% dos cambojanos. Liderado por Pol Pot, o governo tinha o objetivo de estabelecer, a qualquer custo, uma utopia agrária.

Mais de dois milhões de cambojanos, ou seja, 25% da população, morreram de esgotamento, fome, torturas e execuções.

Kevin Costner foi considerado para o papel de Al Rockoff.

David Puttnam considerou usar Costa Gavras como diretor

Na vida real, a esposa de Haing S. Ngor morreu sob o regime do Khmer Vermelho, com hemorragia durante o parto (o bebê também morreu). Ela sabia que não poderia entrar em contato com seu marido, pois todos os médicos estavam sendo assassinados pelo regime, então, mantendo seu silêncio e morrendo de hemorragia interna, ela efetivamente salvou sua vida.

Pol Pot ainda estava montando uma insurgência no Camboja (depois que o Vietnã derrubou o Khmer Vermelho) quando o filme estava sendo feito na vizinha Tailândia. Na verdade, as autoridades tailandesas estavam muito interessadas em ver os horrores do regime de Pol Pot retratados na tela, pois isso chamaria a atenção internacional para a situação política lá.

De todas as pessoas reais envolvidas na história, o único participante importante que se recusou a colaborar na realização do filme foi Al Rockoff, o personagem interpretado por John Malkovich.

O verdadeiro Dith Pran passou a trabalhar como fotógrafo célebre para o New York Times, muitas vezes falando sobre o genocídio cambojano. Ele morreu de câncer no pâncreas em 2008, aos 65 anos, cuidado em seus últimos dias por sua ex-esposa e seu melhor amigo, Sidney Schanberg.

Stanley Kubrick uma vez considerou filmar 'The Killing Fields', mas um assessor próximo avaliou o livro como "não cinematográfico", de acordo com notas e cartas no arquivo Kubrick em Londres.

Haing S. Ngor teve que abandonar o set depois de reencenar a cena angustiante onde ele é confrontado por uma soldado adolescente, pois evocou muitas memórias horríveis de seu tempo vivendo sob o regime do Khmer Vermelho.

Haing S. Ngor se tornou o primeiro ator do Sudeste Asiático (e o primeiro budista) a ganhar um Oscar.

A fábrica de Coca-Cola no filme era originalmente para ser uma fábrica da Pepsi, mas a Pepsi se recusou a ser apresentada no filme.

A cena com o passaporte falso de Pran com a foto desbotada foi puro drama. Embora um plano tenha sido planejado para contrabandear Dith para fora do país, ele nunca se materializou. Assim que as autoridades francesas da embaixada souberam disso, perceberam que isso colocaria em risco sua saída. Eles convocaram Syd Schanberg e insistiram para que Pran fosse embora.

Embora a esposa do verdadeiro Dith Pran não tenha permanecido casada com o marido, ela permaneceu amiga íntima dele, e ambos permaneceram amigos de Sydney Schanberg depois dos eventos causados ​​pelo Regime Pol Pot.

 

Cartaz: 


  

Franco Corelli - Nessun Dorma




Paul McCartney & Wings - Band On The Run


John Lennon - Imagine



Filmografia Parcial:

Sam Waterston






Um Casal Prá Frente (1969); Savages (1972);  O Grande Gatsby (1974); Jornada do Pavor (1975); Doce Vingança (1976);  Capricórnio Um (1977); O Espião Trapalhão (1980); Portal do Paraíso (1980); Os Gritos do Silêncio (1984);  A Volta Por Cima  (1985); Sinal de Perigo (1985); O Submarino da Morte (1986); Somente Entre Amigas (1986); Setembro (1987); Regresso do Vietnã (1989); Crimes e Pecados (1989); Ponto de Mutação (1990); Inferno no Polo (1990); No Mundo da Lua (1991); Julgamento em West Point (1994);  Prisioneiro do Silêncio (1994); Ninho de Cobras (1994); Nixon (1995); O Regresso (1996); Conspiração (1997) Lei & Ordem (seriado 1994-2010);  Armas na Mesa (2016); Suprema (2018); The Man in the Woods (2020); Grace and Frankie (seriadp 2015-2022).


Haing S. Ngor (1940–1996)







Os Gritos do Silêncio (1984); No Amor e na Guerra (1987); Triângulo de Ferro (1989); Historias Do Vietnã (1989); Vietnã, Texas (1990); Last Flight Out  (1990); Ambição Sinistra (1990); Minha Vida (1993); Entre o Céu e a Terra (1993); Dragões de Sangue (1994); Dragões de Sangue 2 (1994); Dragões de Sangue 3 (1994); Dragões de Sangue 4 (1994); The Dragon Gate (1994); Hit Me (1996)


John Malkovich







Os Gritos do Silêncio (1984); Império do Sol (1987); Ligações Perigosas (1988); O Céu Que Nos Protege (1990); Objeto do Desejo (1991); Neblina e Sombras (1991); Ratos e Homens (1992); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992) Na Linha de Fogo (1993); O Segredo de Mary Reilly (1996); O Preço da Traição (1996); Con Air - A Rota da Fuga (1997); O Homem da Máscara de Ferro (1998); Quero Ser John Malkovich (1999); Joana D'Arc (1999); Filhos da Máfia (2001); O Retorno do Talentoso Ripley (2002); Johnny English (2003); O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005); Eragon (2006); A Lenda de Beowulf (2007); Vítimas da Guerra (2008); A Troca (2008); Depois de Partir (2008); RED: Aposentados e Perigosos (2010); Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Zoolander 2 (2016); Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (2016); Caixa de Pássaros (2018); Valley of the Gods (2018; Caixa de Pássaros (2018); Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019); Velvet Buzzsaw (2019); Valley of the Gods (2019); Arkansas (2020)


Julian Sands







Os Gritos do Silêncio (1984); Uma Janela para o Amor (1985); Warlock - O Demônio (1989); Manika - A Menina Que Nasceu Duas Vezes (1989); Assassinato no Tenessee (1989); Aracnofobia (1990); O Despertar (1991); Mistérios E Paixões (1991); Vampiro - Paixão Imortal (1992); Encaixotando Helena (1993); Warlock 2 (1993); Despedida em Las Vegas (1995); Por Uma Noite Apenas (1997); O Medalhão (2003); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); Stargate: A Arca da Verdade (2008); Lutador de Rua (2009); Além da Floresta de Sherwood (2009); Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); Último Samurai (2012); O Jogo Mortal (2013); Me (2014); O Eleito (2016); A Casa Torta (2017); Trautmann (2018); O Grande Passo (2020); Death Rider in the House of Vampires (2020); The Ghosts of Borley Rectory (2021)


Craig T. Nelson







Os Gritos de Blácula (1973); Justiça para Todos (1979); A Recruta Benjamin (1980); Loucos de Dar Nó (1980); Poltergeist: O Fenômeno (1982); Um Homem, uma Mulher e uma Criança (1983); O Casal Osterman (1983); Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983); Os Gritos do Silêncio (1984); Poltergeist II: O Outro Lado (1986); Ação Total (1988); Uma Dupla Quase Perfeita (1989); Fantasmas do Passado (1996); Advogado do Diabo (1997); The District (seriado 2000 a 2004); Os Incríveis (2004 - voz/ pai) A Proposta (2009); A Grande Virada (2010); Parenthood: Uma História de Família (seriado 2010 a 2015); Os Incríveis 2 (2018 - voz/ pai); Do Jeito que Elas Querem (2018)


Fontes:

Revista Veja Abril

The Guardian

Nwe Yor Times

The Washington Post

L A Times

IMDB

Wikipedia

Revista Set - Cinema e Video

Revista Isto É

Guia de Video Nova Cultural


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre