Ferris Bueller, um rapaz de 17 anos e o cara mais popular da escola, acorda disposto a aproveitar o ensolarado dia ao máximo. Para tanto, simula uma indisposição e consegue uma dispensa (a nona) da escola, muito rígida quanto a frequência e horários, e assim passear por Chicago. Ele e seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck) coordenam um esquema quase infalível para liberar a namorada de Ferris, Sloane (Mia Sara) da sala de aula junto ao reitor da escola, Ed Rooney (Jeffrey Jones) que odeia Ferris. O trio logra sucesso e resolve passear pela cidade a bordo da Ferrari do pai de Cameron que jamais permitiria que o filho colocasse as mãos em seu carro. Ferris, Sloane e o problemático Cameron terão um dia repleto de diversão enquanto Rooney resolve ir a casa do jovem para desvendar a farsa, ao mesmo tempo que a irmã de Ferris, Jeanie (Jennifer Grey) descobre que seu irmão está se dando bem novamente, mas ela também está disposta a por fim nos planos do irmão.
Curtindo a Vida Adoidado ("Ferris Buller Day Off" - na tradução - "O Dia de Folga de Ferris Buller"), o quarto filme do cineasta John Hugues (1950-2009), caiu nas graças do público imediatamente após seu lançamento revelando que o filme e os anos 80 nasceram um para o outro. A produção se tornou atemporal porque trata de um tema que continua tendo seu apelo intacto: a resistência dos jovens em abraçar a vida adulta. Nenhuma outra comédia adolescente nos anos 80 ou além se apresentaria com uma alegria tão inocente, generosa e otimista. Afinal, qual não foi o aluno que acordou num lindo dia apenas para perceber que ficaria preso dentro de uma sala de aula o tempo todo? Por melhores que sejam os educadores, há poucas pessoas que não adorariam ter um dia de Ferris Bueller. A aula monótona do desmotivado professor de Economia é suficiente para transportar qualquer um de volta àqueles dias insuportavelmente apáticos na sala de aula, onde o relógio parece simplesmente congelar e os alunos bravamente tentam manter os olhos abertos. E por que o personagem Ferris ficou tão popular na cultura pop? Porque ele tem uma habilidade mágica tão valorizada na adolescência - ele pode se safar de qualquer coisa. Mas, ainda assim, Ferris Bueller é uma fantasia (e, de certo modo, a fantasia de todo adolescente). Um adolescente que se revela praticamente uma contradição viva em termos, totalmente autoconfiante e sem problemas, algo raro na vida adolescente das incertezas do futuro e da procura da autoafirmação. E o tema por trás do tema é que Ferris quer ajudar Cameron a ganhar auto-respeito diante do materialismo de seu pai. E Cameron representa um olhar mais realista para os adolescentes. Ele não tem grandes planos ou ideias para o seu futuro, que ele abertamente confessa.
Numa historia original de pouca moral, mas muitas
possibilidades, revela-se uma obra prima do cinema adolescente da época, com
icônicas sequências que ficam na memória dos espectadores: a sincera secretária
que revela a Rooney que ele é um idiota que vive sendo feito de bobo por
Ferris; Rooney ligando para mãe de Ferris e informando que ele
faltou nove vezes enquanto, para seu espanto as faltas vão sendo deletadas do
monitor à sua frente; Cameron se passando pelo pai francês de Sloane; os
funcionários da garagem "dando um rolê" com a Ferrari de Cameron ao som de Star Wars; a visita
de Rooney a casa do jovem cabulador de aulas; a visita do trio ao Art Institute de Chicago; a
sempre lembrada Parada ao som de "Twist and Shout"; o cão da família, a irmã
ciumenta que não aceita que seu irmão seja o queridinho da escola e da família:
a cena da delegacia; a cena do ônibus escolar e os créditos finais com a
mensagem de Ferris para o espectador.
Ferris, invariavelmente, "rompe a quarta parede" em algumas ocasiões para dialogar com o espectador, reconhecendo que as pessoas estão assistindo a tudo isso. Esse charme do filme trouxe a plateia para dentro do filme e a torna cúmplice das peripécias do trio gazeteiro. As cenas pós-créditos agora são esperadas em quase todos os filmes de sucesso, mas quando Curtindo a Vida Adoidado chegou aos cinemas, foi uma rara surpresa, para as poucas pessoas que não se levantaram imediatamente, ouvir a hilária mensagem final. E o elaborado roteiro nos revela que Ferris aponta o quão tola pode ser essa coisa pós-crédito, perguntando o porquê dos espectadores ainda estarem assistindo, incentivando-os a irem para casa.
O inspirado roteiro nos revela uma interessante divisão categórica, feita por Hughes, neste filme, com relação aos adultos: há os indiferentes e sem amor, como o pai de Cameron; os amorosos e tolos como os pais de Ferris e Jeannie e os que tem poder demais, mas são feitos de tolo como Rooney. Uma visão de pessoas estranhas e distantes que amam seus adolescentes, mas não conseguem entendê-los completamente. Já quanto ao mundo adolescente, Hughes novamente acentua elementos que revelam os problemas que realmente incomodam os jovens: grupos, pais, pressão, autoafirmação... E em oposição a tudo isso o roteiro enaltece os adolescentes de espirito livre, personagens palpáveis encontrados em qualquer High School (Ensino Médio) em uma crítica ao engessado e burocrático sistema de ensino americano (e por que não, o nosso?). Quem assistiu aos outros filmes do "midas dos filmes teen" perceberá que esses temas são recorrentes em suas obras: "Gatinhas e Gatões"; "O Clube dos Cinco" (alguns dirão que este filme foi o ápice da obra adolescente de John Hughes); "Mulher Nota Mil"; "Alguém Muito Especial"; "A Garota de Rosa-Schocking"; "Férias Frustradas" e "Esqueceram de Mim". E Muitos atores foram revelados nesses filmes: Matthew Broderick, Emilio Estevez, Molly Ringwald, Ally Sheedy, Judd Nelson e Anthony Michael-Hall (os chamados geração "The Brat Pack", a "Turma dos Pirralhos") e não devemos nos esquecer que bandas como Simple Minds (Don’t You Forguet About Me); Psychedelic Furs (Pretty in Pink); The Smiths (How Soon is Now); Hello (Oh, Yeah) e New Order (Shellschok) alcançaram as paradas americanas através desses filmes.
Mas não poderia deixar de citar a famosa teoria criada ao longo dos anos por trás do filme. Eis um breve resumo que elaborei: Ferris Bueller é apenas uma invenção da imaginação de Cameron, como em o Clube da Luta ou até mesmo no clássico "Os Brutos Também Amam" (Shane) em que o herói só existiria na mente da criança. Vejamos: Cameron está doente em sua cama, ao que toca o telefone. É Ferris, que o convida a curtir o dia, pegar o carro do pai e passar a perna no reitor. Ele recusa e desliga. Diz para si próprio: "Eu estou morrendo!". Imediatamente o telefone toca e Ferris apenas diz: Você não esta morrendo, apenas não está pensando em uma coisa boa para fazer! (coincidentemente Ferris simulou uma doença na cama enquanto Cameron afirma estar doente). Ferris é o cara que Cameron sempre quis ser: querido pelos pais, idolatrado na escola e com a capacidade de lidar com qualquer problema. Já Sloane seria uma garota pela qual Cameron nutre uma paixão secreta, mas que nunca teve coragem para se declarar. Cameron se sente controlado pelo pai (que nunca aparece no filme - ele não deseja incluí-lo em sua estória) e cria em sua imaginação amigos extrovertidos e populares para sair com eles e guiá-lo para onde não teria coragem de ir ou coisas que não teria coragem de fazer. As mensagens "Salve Ferris", vistas pela cidade, seriam a necessidade de Cameron de ter alguém que se importe com ele e de certa maneira isso nos revelaria que tudo seria fruto de sua imaginação, uma fantasia criada como forma de escapismo. Rooney seria o diretor da qual não se dá bem na escola e que desejaria poder um dia enfrentá-lo e vencê-lo. A destruição do carro de Cameron e a obrigação de enfrentar seu pai seria a consciência de que precisaria amadurecer e dispensar seus amigos imaginários que o impede de enfrentar seus medos. E a irmã de Ferris, simbolizaria sua inveja quanto a alguém popular que conhece na escola e que todos adulam. E o final feliz: seus amigos imaginários terminam felizes. O restante dos personagens seriam parte da construção da história feita por Cameron. O dia inteiro seria uma fantasia acontecendo na cabeça de Cameron enquanto ele está doente na cama. Uma teoria legal, criativa, mas ainda prefiro considerar o filme sem essas implicações até porque a estória do passado do personagem de Charlie Sheen suprimida no filme (ver curiosidades) esclareceria está questão. Se há algo de verdade nessa teoria não saberemos, pois John Hughes faleceu em decorrência de um infarto fulminante em 2009.
Quanto ao afinado elenco, Matthew Broderick estava
com 24 anos e foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator. Foi o melhor
exemplo de quando um filme encontra seu protagonista perfeito. Quase impossível
imaginar outro ator interpretando o personagem. Ele ganharia, posteriormente, dois Tony Awards e
foi indicado para um Emmy e um Grammy. A cena curta com o teclado tossindo foi
improvisada pelo ator. Broderick machucou gravemente o joelho durante as cenas de
corrida pelos quintais dos vizinhos, conseguindo suportar bem as cenas do
desfile, mas impossibilitado de realizar a maioria dos giros de
joelho programados para a cena. Broderick se casou com Sarah Jessica Parker
(Sex and The City) em 1997. Ele e Jennifer Gray chegaram a ficar noivos após este
filme. Alan Ruck estrelou ao lado de Broderick uma peça na Broadway em 1985, e ele
só tinha aparecido em dois filmes antes de interpretar o melhor amigo. Ele tinha 29
anos quando interpretou o confuso colegial. Seu personagem é aquele que pensa em
matar aula, mas sabe que será pego. Em outras palavras, ele é todo mundo. O
papel de Cameron foi originalmente oferecido a Emilio Estevez (Clube dos
Cinco) que recusou. Jennifer Gray estava no início de sua carreira quando foi
escalada como a irmã enciumada com a popularidade e as artimanhas bem
sucedidas de Ferris. Um ano depois, Gray estrelou "Dirty Dancing",
pelo qual recebeu uma indicação ao Globo de Ouro. Mia Sara venceu
Molly Ringwald (A "A Garota de Rosa-Shocking" e "Clube dos Cinco") para o papel de
Sloane Peterson porque, segundo John Hughes, ela tinha elegância. Ela quase não
interpreta Sloane, porque ao mesmo tempo em que fez o teste, ela estava
simultaneamente fazendo o teste para interpretar Sarah em
"Labirinto", a Magia do Tempo" (1986) com David Bowie. Mia Sara depois
de deixar de atuar em 2013, tornou-se escritora. Se casou com Jason Connery
(Filho de Sean Connery) entre 1996-2010. Posteriormente, se casaria com Brian
Henson, dos Muppets e desde 2010 vivem juntos. Charlie Sheen interpretou um
delinquente na delegacia de polícia. Para produzir o visual de um viciado em drogas, ficou acordado por mais de
quarenta e oito horas antes da cena ser filmada. Seu primeiro grande papel foi
ao lado de Jennifer Gray (sendo recomendado por ela para este papel) em "Amanhecer Violento" ("Red Dawn"), de 1984. Ele estrelou o vencedor do
Oscar "Platoon" no mesmo ano. Jeffrey Jones, maior antagonista de
Ferris no filme, dá um show como o diretor / reitor mala que deseja pegar
no flagra o cara mais popular da escola, tomando como pessoal sua missão. Antes
deste filme, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por seu papel como o
Imperador Joseph II em "Amadeus", de 1984. Jones, que tem um filho,
Julian Coutts, com sua falecida parceira Lloy Coutts, teve problemas em 2002, quando foi preso por posse de pornografia infantil e acusado por um garoto de 17 anos de solicitação para posar para fotos nuas. As acusações de posse de material pornográfico foram retiradas (fonte: wikipedia). Está na ativa. Ben Stein (o professor) disse a John Hughes, que era formado em Economia, então
Hughes lhe pediu para apresentar uma palestra real de Economia em suas
cenas. Portanto, nada do que Stein diz (além da chamada) é roteirizado. Lyman
Ward e Cindy Pickett, pai e mãe de Ferris respectivamente, se casaram logo
depois das filmagens. O casal se separaria em 1992. A atriz Kristy Swanson ("Manequim: A Magia do Amor")
aparece rapidamente, explicando ao professor a ausência de Ferris na sala de
aula.
Em suma:
Curtindo a Vida Adoidado, filme de ouro da "Geração Ploc", apresenta uma ideia
simples à primeira vista: um aluno mata a aula para farrear com a namorada e o
melhor amigo. Nas mãos de John Hughes (que escreveu o roteiro em seis
dias, dirigiu e produziu) se tornaria um filme cultuado pelo público que se
divertiu com a maneira sempre original que Ferris encontra para se livrar
de situações difíceis e de sua "quebra da quarta parede" para interagir com o
público. Um filme que a partir de um orçamento de 6 milhões gerou uma
bilheteria dez vezes superior e entrou para as listas de melhores comédias já
feitas sobre adolescentes.
Trailer :
Curiosidades:
Durante o
desfile, várias das pessoas vistas dançando (incluindo o trabalhador da
construção civil e o lavador de janelas) originalmente não tinham nada a ver
com o filme. Eles estavam simplesmente dançando ao som da música que estava
sendo tocada, e John Hughes achou tão engraçado que pediu aos operadores de
câmera para filmá-los.
A
ideia de uma sequência já existia há anos, com Ferris na faculdade ou
trabalhando em algum lugar, mas a ideia foi abandonada. Matthew Broderick
sentiu que o filme não precisava de uma sequência, que este filme era sobre um
tempo e lugar específicos que todos gostaríamos de revisitar e não precisava de
atualização.
A cena da secretária Grace fingindo ser Ed Rooney durante o telefonema de Cameron foi
improvisada.
A Ferrari
do pai de Cameron não era uma Ferrari de verdade. Por ser muito caro alugar um,
foram feitas três réplicas, usando um chassi MG, cada uma com uma carroceria de
fibra de vidro.
Mia
Sara diz que Matthew Broderick fez cócegas em seus pés e joelhos para fazê-la
rir naturalmente na cena do táxi.
Após
trabalharem juntos em Mulher Nota 1000 (1985), John Hughes ofereceu ao ator
Bill Paxton (Titanic, Twister) o papel de ajudante de garagem. No
entanto, Paxton recusou, porque sentiu que o papel era muito pequeno. Ele
admitiu que se arrependeu por ter recusado, porque Hughes nunca mais lhe ofereceu um
papel.
John
Hughes projetou pessoalmente o quarto de Ferris, espelhado principalmente em
seu próprio quarto quando ele estava no ensino médio. Hughes disse que a sala
era uma série desorganizada de referências pop e outras coisas, porque
representaria a mente de Ferris.
Mia
Sara surpreendeu John Hughes quando fez o teste para o papel de Sloane
Peterson. "Foi engraçado. Ele não sabia quantos anos eu tinha e disse que
queria uma garota mais velha para interpretar a garota de dezessete anos. Ele
disse que seria preciso alguém mais velho para dar a ela o tipo de dignidade
que ela precisava. Ele quase caiu da cadeira quando lhe disse que tinha apenas
dezoito anos."
De acordo
com o documentário Inside Story (1986), o nome do personagem de Charlie Sheen é
na verdade Garth Volbeck. Haveria toda uma história de fundo para seu
personagem e família. Também foi revelado que os Volbecks são a família para
quem a mãe de Ferris estava mostrando a casa em seu trabalho como corretora de
imóveis no início do filme. Se você olhar de perto, o caminhão que reboca o
carro de Rooney é do Serviço de Demolição da Volbeck. Além disso, havia uma
história de fundo deletada mostrando que Ferris e Garth eram amigos na oitava
série. A família de Garth estaria muito confusa, e Ferris tentou ajudá-lo e ser
seu amigo, mas Garth acabou abandonando o ensino médio e acabou na delegacia ao
lado de Jeannie. É por isso que Ferris está tão empenhado em dar um bom momento
a Cameron. Ele se culpa por não ajudar Garth o suficiente quando podia.
De acordo
com John Hughes, Cameron foi baseado, em grande parte, em um amigo dele no
ensino médio. "Ele era uma pessoa meio perdida. Sua família o
negligenciou, então ele tomou isso como licença para realmente se mimar. Quando
ele estava legitimamente doente, ele realmente se sentia bem, porque era
difícil e cansativo ter que inventar doenças, mas quando ele realmente tinha
algo, ele estava relaxado."
John
Hughes selecionou pessoalmente as músicas para o filme. Ele queria que eles
fossem um pouco obscuros para o público típico de cinema, sentindo que queria
que tudo no filme parecesse novo. Por exemplo, a música ouvida quando a Ferrari
é revelada pela primeira vez (e durante a cena final) é "Oh Yeah" da
banda suíça Yello. A música não foi um sucesso após seu primeiro lançamento,
mas sua inclusão neste filme rapidamente a popularizou, levando a um
relançamento. Desde então, tem sido usado em dezenas de outros filmes e séries,
muitas vezes em cenas com um objeto ou pessoa desejável.
A maioria
das placas são todas abreviações de títulos de filmes de John Hughes. Katie's =
VCTN (National Lampoon's Vacation (1983)); Jeannie's = TBC (The Breakfast Club. (1985)); Tom's = MMOM (Mr. Mom (1983)); Rooney's =
4FBDO (Ferris Bueller Day Off (1986)). A exceção é a Ferrari do pai de
Cameron (visto quando Ferris sai da garagem pela primeira vez), cuja placa diz
NRVOUS.
A cena do
ônibus que toca durante os créditos finais foi uma cena cortada do filme. Era
para acontecer depois que Jeanie anunciou que chamou a polícia e Rooney teve
que encontrar um lugar para se esconder. Isso explica por que o céu não está
escuro e por que um ônibus está levando os alunos para casa às 18h.
A
sequência do desfile (cena "Twist and Shout") foi filmada durante o
Von Steuben Day Parade, um evento anual na área de Chicagoland.
Shermer
High School é a mesma escola em Weird Science, Gatinhas e Gatões (1984) e Clube
dos Cinco (1985).
A cena do
ônibus que toca durante os créditos finais foi uma cena cortada do filme. Era
para acontecer depois que Jeanie anunciou que chamou a polícia e Rooney teve
que encontrar um lugar para se esconder. Isso explica por que o céu não está
escuro e por que um ônibus está levando os alunos para casa às 18h.
A sequência
do desfile (cena "Twist and Shout") foi filmada durante o Von Steuben
Day Parade, um evento anual na área de Chicagoland.
Shermer
High School é a mesma escola de Mulher Nota Mil, Gatinhas e Gatões (1984)
e Clube dos Cinco (1985).
O amigo
de longa data de John Hughes, Bert Bueller foi a inspiração para o nome Ferris
Bueller
A pintura
que Cameron admira chama-se "Domingo à tarde na ilha de La Grande
Jatte", de Georges Seurat. Ainda está em exibição no Art Institute of
Chicago. É a inspiração para o musical da Broadway "Sunday in the Park
with George".
Polly du
Pont Noonan, que interpreta a garota ao lado de Rooney no ônibus, usava óculos
feitos especialmente pelo departamento de adereços. As lentes distorciam tanto
sua visão que a deixavam enjoada. Além disso, os óculos eram tão pesados que
ela precisava manter a cabeça em uma determinada posição para evitar que
caíssem.
Há um
pôster da música "Don't You Forget About Me" do Simple Minds na
parede de Ferris. Esta canção foi destaque em Clube dos Cinco de John Hughes
(1985).
Ferris
usa uma roupa diferente em cada cena antes de ele e Cameron irem buscar Sloane.
As
cenas do salão em que Jeanie é vista andando pelo corredor, e o garoto
coletando dinheiro para salvar Ferris, é o salão do Clube dos Cinco (1985).
A
fim de manter o selvagem rottweiler focado em Ed Rooney, John Hughes fez
Jeffrey Jones carregar um bife cru no bolso do paletó.
A
sequência de dança do grupo nas escadas durante a performance de dublagem de
Ferris de "Twist and Shout" é tirada diretamente do vídeo Michael
Jackson: Thriller (1983) de Michael Jackson, bem como a performance dos
Jacksons em 1983 "Motown Especial de TV 25".
Enquanto
Paul McCartney admitiu que gostou do filme, ele pessoalmente não gostou
da sequência "Twist and Shout" por sua inclusão de instrumentos de
sopro. Ao ouvir a reação de McCartney, John Hughes se sentiu mal por
"ofender um Beatle. Mas não era realmente parte da música. Vimos uma banda
e precisávamos ouvir os instrumentos".
A breve
cena dos manobristas dirigindo o carro ao tema Guerra nas Estrelas (1977) foi
feita em pós-produção.
O
endereço da casa de Ferris é o endereço de John Hughes quando ele era criança.
Ferris
usa a palavra "finski" ao se referir ao que deu ao atendente do
estacionamento. "Finski" é o dialeto regional para uma nota de cinco
dólares.
Originalmente,
a Ferrari deveria quebrar a janela da garagem e pousar no quintal. Ele
ultrapassou sua marca, no entanto, e atingiu uma cerca que dividia a casa do
quintal ao lado.
Durante a
cena do desfile no centro da cidade, eles passam por um cinema passando o filme
Godzilla 1985 (1985). Matthew Broderick viria a estrelar Godzilla (1998).
Quando
Ferris invade o computador da escola para alterar o número de faltas que teve,
é uma referência sutil a Jogos de Guerra (1983), quando Matthew Broderick
invade o computador da escola para alterar suas notas.
Trilha Sonora:
Oh Yeah - Yello
Twist and Shout - The Beatles
Bad - Big Audio Dynamite
Beat City - The Flowerpot Men
Danke Schoen - Wayne Newton
The Edge of Forever - The Dream Academy
I'm Afraid - Blue Room
Jeannie (Theme from I Dream of Jeannie) - Hugo Montenegro
Love Missile F1-11 - Sigue Sigue Sputnik
March of the Swivelheads -The Beat (as The English Beat)
Please Please Please Let Me Get What I Want - The Dream Academy
Radio People - Zapp
Star Wars (Main Title) - John Williams
Taking the Day Off - General Public
Minuet from String Quartet in E Major - Luigi Boccherini
Yello - Oh Yeah
Twist and Shout - The Beatles
Dream Academy - The Edge of Forever
Cartazes:
Passado x Presente
Filmografia
Parcial:
Matthew Broderick
A Volta de Max Dugan (1983); Jogos de Guerra (1983); O Feitiço de Áquila (1985); Curtindo a Vida Adoidado (1986); Projeto Secreto - Macacos (1987); Metido em Encrencas (1988); Negócios de Família (1989); Tempo de Glória (1989); Um Novato na Máfia (1990); O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg (1994); O Pentelho (1996); Godzilla (1998); Conte Comigo (2000); Um Natal Brilhante (2006); Roubo nas Alturas (2011); O Lado Americano (2016); The Gettysburg Address (2017); Look Away (2017); To Dust (2018); A Christmas Story Live! (2017); Ao Pó Voltará (2018); Amor Invisível (2019); Daybreak (seriado 2019); Painkiller (Minissérie 2022)
Mia Sara
A Lenda (1985); Curtindo a
Vida Adoidado (1986); Aprendiz de Assassino (1988); Um Grito na Noite (1988);
Um Crime Quase Perfeito (1991); O Último Duelo (1991); Uma Estranha Entre Nós
(1992); Jogo de Sedução (1993); A Sombra de um Passado (1994); O Guardião do
Tempo (1994); Expresso Para Pequim
(1995); No Limite da Loucura (1995); A Armadilha (1995); Meia-Noite em
Moscou (1996); Uma Fada em Nossas Vidas
(1999); Aves de Rapina (seriado 2002-2003); As Bruxas de Oz (2011)
Alan Ruck
Juventude em Fúria
(1993); Uma Questão de Classe (1983);
Curtindo a Vida Adoidado (1986); Ninguém Segura essa Garota (1987); Os Três
Fugitivos (1989); Jovens Demais para Morrer (1990); Velocidade Máxima
(1994);Jornada nas Estrelas: Generations (1994); Twister (1996); Gritos na
Noite (2000); Doze é Demais (2003);
Voltando para a Escola (2007); Star Trek: Of Gods and Men (2007); Fim dos
Tempos (2008); Ghost Town: Um Espírito Atrás de Mim (2008); Decisões Extremas
(2010); Cinco pela Cura (2011); O
Chamado de Xangai (2012); Dreamland (2016); O Exorcista (seriado 2016);
Bem-Vindo à Meia-Idade (2017); Gringo: Vivo ou Morto (2018); Meu Jantar com
Hervé (2018); A Rebelião (2019); Succession (seriado 2018-2021)
Jennifer Gray
Jovens sem Rumo (1984);
Amanhecer Violento (1984); Cotton Club (1984); Competição de Destinos (1985);
Competição de Destinos (1986); Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987); Doce
Inocência (1989); Assassinato no Mississipi (1990); Retratos de uma Suspeita
(1996); Desde que Nós Partimos (1998); Mais que o Acaso (2000); Ritual (2002);
Cinturão Vermelho (2008); Sem Rumo (2018);
Charlie Sheen
Amanhecer Violento (1984); O Quarto Sábio (1985); Jovens Assassinos (1985); Curtindo a Vida Adoidado (1986); A Aparição (1986); Platoon (1986); Heróis ou Vilões (1986); Atraídos pelo Perigo (1987); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); Os Jovens Pistoleiros (1988); Atraída Pelo Perigo (1990); Rookie: Um Profissional do Perigo (1990); Top Gang! Ases Muito Loucos (1991); Máquina Quase Mortífera (1993); Top Gang 2! A Missão (1993); Os Três Mosqueteiros (1993); Rotação Máxima (1994); Velocidade Terminal (1994); A Invasão (1996); Tudo por Dinheiro (1997); Despedida de Solteiro (1999); Quero ser John Malkovich (1999); O Segredo do Sucesso (2001); Todo Mundo em Pânico 3 (2003); Todo Mundo em Pânico 4 (2006); Dois Homens e Meio (seriado 2003 a 2011); As Loucuras de Charlie (2012); Todo Mundo em Pânico 5 (2013); Machete Mata (2013); Tratamento de Choque (seriado 2012 a 2014); Loucuras em Família (2017);
Jeffrey Jones
O Revolucionário (1970); O
Ultimato (1982); Tudo por uma Herança (1983); Amadeus (1984); Transilvânia -
Hotel do Outro Lado do Mundo (1985); Curtindo a Vida Adoidado (1986); Howard, o Super-Herói (1986); Os Fantasmas se
Divertem (1988); Sherlock & Eu (1988); Valmont - Uma História de Seduções
(1989); A Caçada ao Outubro Vermelho (1990); Entre o Céu e a Terra (1993); Ed
Wood (1994); Hóspede por Acaso (1995); O Anjo Vingador (1995); As Bruxas de Salém (1996); Marcas do
Passado (1997); Advogado do Diabo (1997); Mortos de Fome (1999); A Lenda do
Cavaleiro Sem Cabeça (1999); O Pequeno Stuart Little (1999); Dr. Dolittle 2
(2001); Deadwood: Cidade Sem Lei
(seriado 2004-2006); Tudo pela Honra do Meu Pai (2007); Deadwood (2019)
Cindy Pickett
Jogos Noturnos (1980); Lavagem Cerebral (1981); Curtindo a Vida Adoidado (1986); Raízes do Poder (1987); St. Elsewhere (seriado 1986-1988); Abismo do Terror (1989); Corações Partidos (1991); Sonâmbulos (1992); Justiça Final (1992); Jogo Arriscado (1992); A Verdade Oculta (1995); Hyperion Bay (seriadpo 1998-1999): As Muitas Mulheres de Minha Vida (2007); Adorável Mafioso (2014); Te Ata (2016); Um Natal Inesperado (2017); A Walk with Grace (2019)
Lyman Ward
Coffy: Em Busca da Vingança
(1973); Caravana de Intrépidos (1977); De Quem é a Vida Afinal? (1981); Moscou
em Nova York (1984); Trapalhadas na Casa Branca (1984); A Hora do Pesadelo 2: A
Vingança de Freddy (1985); Curtindo a Vida Adoidado (1986); Antes Só do que Mal
Acompanhado (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Obsessão (1988); Resgate no
Saara (1989) Tagget: A Hora da Verdade (1991) Doce Veneno (1991); Sonâmbulos
(1992); A Família Buscapé (1993); Desejo Assassino (1995); Independence Day
(1996); Não é Mais um Besteirol Americano (2001); 2:13 (2009); In the Forest
(2022)
Ben Stein
Curtindo a Vida Adoidado
(1986); Antes Só do que Mal Acompanhado (1987); Os Caça-Fantasmas 2 (1989) A
Gangue da Loba (1989); Segredos de uma Novela (1991); Lua de Mel a Três (1992);
Dave, Presidente por um Dia (1993); Dennis, o Pimentinha (1993); Meu Primeiro
Amor, Parte 2 (1994) O Anjo da Guarda (1994); O Máskara (1994); Riquinho
(1994); Gasparzinho, o Fantasminha Camarada (1995); Uma Família Quase Perfeita
(1996); Gasparzinho, como Tudo Começou
(1997); Meu Amigo Einstein (1998); O Filho do Máskara (2005); O Último
Sharknado: Já Estava na Hora (2018);
Edie McClurg
Carrie, a
Estranha (1976); A Menina que Viu Deus (1980); Os Irmãos Corsos (1984);
Curtindo a Vida Adoidado (1986); De Volta às Aulas (1986); Antes Só do
que Mal Acompanhado (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Elvira, a Rainha das
Trevas (1988); Dançando Até Amanhã (1988); A Malandrinha (1991); Nada é para
Sempre (1992); Assassinos por Natureza (1994); Gasparzinho, como Tudo Começou
(1997); Linhas Cruzadas (2000); O Dono da Festa (2002); Mestre do Disfarce
(2002); Dickie Roberts, o Pestinha Cresceu (2003); À Beira do Abismo (2004);
Pelas Garotas e Pela Glória (2009); Ms. Klingerhoff (2009); Eyes Upon Waking
(2022), além de colocar sua voz em vários desenhos americanos
A Garota de Rosa-Shocking
(1986); Curtindo a Vida Adoidado (1986); A Maldição de Samantha (1986); Flores
no Sótão (1987); Armadilha Sensual (1990); Manequim: A Magia do Amor (1991);
Estrada para o Inferno (1991); Top Gang! Ases Muito Loucos (1991); Buffy, a
Caça-Vampiros (1992); Rotação Máxima (1994); O Fantasma (1996); Anjo Perverso
(1997); Pânico no Ar (1998); Treinada
Para Matar (1999); Edição de Amanhã (seriado 1998-1999); Encontro Secreto
(2001); E Se... Você Tivesse Uma Segunda Chance? (2010); O Tubarão do Pântano
(2011); Beethoven e o Tesouro Secreto (2014); Um Inverno dos Sonhos (2018); O
Boneco Amaldiçoado (2018); Psych 2: Lassie Está de Volta (2020); Sons of
Thunder (seriado 2022)
Luís, td bem?
ResponderExcluirBom, não sobrou mais nada para comentar, tá tudo aqui. Matéria muuuuuuito legal!
Eu assisti na TV, uma pena, seria uma catarse formidável ter visto no cinema.
Merece um prêmio quem escolheu o nome do filme para o Brasil, as musas sopraram nos ouvidos deste cidadão.
Idem para a dublagem nacional — que sempre foi excelente, não é novidade — mas nesses filmes em que a versatilidade dos personagens e as muitas situações explodem, aí é pra se tirar o chapéu. Quem será que dublou o Rooney?
Pessoalmente devo a Curtindo a Vida Adoidado ter sido apresentado ao Dream Academy. A cena do museu pra mim é diferente.
As interpretações de Jennifer Gray e Jeffrey Jones são as melhores, acho mesmo. Esse foi o papel da vida de Matthew Broderick, quando ele morrer pode se escrever na sua lápide “Ferris Bueller lays here“.
John Hughes cumpriu sua missão na Terra quando fez esse filme, todo o resto foi bônus.
Quanto ao gênero comédia, não acho que surgiram mais bons filmes, faz um tempo que venho pensando nisso. Não é que não se tenha público, mas… sei lá, a sintonia das pessoas mudou: não tem mais espaço pra aquele sarro sutil ( mas inteligente ), aquela sacanagem ingênua ( mas gostosa ), aquela sacada esperta sem ser ostensiva. Pô, qual foi a última comédia boa que vc viu?
Quanto á teoria que vc nos contou, eu desconhecia, mas acho que não procede e nem se sustenta, prefiro a do Tarantino em Cães de Aluguel. Caramba, quem consegue assistir esse filme e pensar em psicose???
Não conhecia o belo poster tipo ilustração que vc deixou aqui, muito bonito, super alto astral.
É isso, boa semana pra nós!
Abraço Luís!
Olá Mario.
ExcluirO título brasileiro é uma inspiração sem dúvida. Para você ter uma ideia: Un experto en diversión (foi o título dos países latino-americanos); O Rei dos Gazeteiros (Portugal) e Todo en un día ( Espanha)
Quanto a nostálgica dublagem original, os principais: Matthew Broderick (Nizo Neto); Alan Ruck (Rodney Gomes); Mia Sara (Nair Amorim); Jennifer Grey (Miriam Ficher); Cindy Pickett (Fátima Mourão); Lyman Ward (Júlio Cézar Barreiros); Jeffrey Jones (Sérgio Galvão); Edie McClurg (Maralisi Tartarini); Charlie Sheen (Marcelo Meirelles).
Quanto as comédias, elas são feitas, como poucas exceções, para os jovens do momento (assim como as músicas). Particularmente, penso que atualmente Hollywood centra mais no retorno investido do que em construir roteiros inteligentes. Claro que ainda surgem filmes interessantes em todas as categorias, mas, se observarmos, as comédias das décadas de 40, 50, 60,70, 80, 90 ... são distintas entre si. O Humor mudou de década para década. Isso é muito interessante. Os anos 80 vieram revestidos de uma criatividade ímpar em vários setores das artes / cultura, por isso muitos cultuam essas produções e essa era de experimentações. Atualmente, a indústria voltou-se a filmes de heróis, mas a criatividade já vem caindo.
Só nos resta esperar que os jovens roteiristas não sejam sufocados por conveniências dos Estúdios que ditam como devem fazer uma estória, assim como os diretores que, muitas vezes, tem seu trabalho refeito nas mesas de corte pela indústria de cinema. As exibições testes, os produtores ... existem muitas coisas talhando a criatividade.
Muito obrigado por mais esse comentário. Tenha uma ótima semana. um grande abraço.
Luís, só mais essa:
ResponderExcluirAcho Os Safados ( Steve Martin+Michael Caine ) uma das melhores comédias que tive a felicidade — eterna, rio só de lembrar — de assistir. Fantástica!
Sei que não te deve faltar o que fazer, mas se sobrar um tempo, taí a lembrança.
Tudo de bom, Luís!
Olá Mario.
ResponderExcluirEu revi Os Safados há alguns meses e me diverti muito. Fiz os apontamentos e pesquisas, mas acabou ficando no esquecimento. É uma ótima pedida sim. Vou preparar o texto final e publicarei em seguida Obrigado pela lembrança. Abraços.
Ah sim. Quanto ao Dream Academy adicionarei a música a postagem. Abracos
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