quinta-feira, 23 de março de 2023

CÁLCULO MORTAL / MURDER BY NUMBERS (2002) - ESTADOS UNIDOS

DUELO DE OBSESSÕES

Dois adolescentes, Richard (Ryan Gosling) e Justin (Michael Pitt), conseguem ocultar uma conexão fingindo não possuírem um convívio amigável na escola. A dupla resolve cometer um assassinato sem motivo e sem vínculos, acreditando que munidos de suas inteligências nunca serão descobertos. Buscam uma vítima aleatoriamente e criam pistas falsas para que a polícia estabeleça o perfil de um “assassino” e até possam localizá-lo. 

O cadáver de uma mulher chamada Olivia Lake (Krista Carpenter) é encontrado em uma floresta perto de um rio e dois agentes são designados para o caso: a veterana detetive Cassie Mayweather (Sandra Bullock) e seu novo parceiro, recém-saído da academia, Sam Kennedy (Ben Chaplin) em seu primeiro caso de homicídio.  Cassie tem fama de difícil convívio e traz consigo cicatrizes físicas e psicológicas de um evento traumático em sua vida. Enquanto Richard e Justin estão fascinados pela possibilidade de provar sua superioridade, Cassie, em sua experiência e investigação dos detalhes percebe que o crime apresenta estranhas evidencias e um “modus operandi” diferente passando a desconfiar de Richard, um jovem que se apresenta como uma pessoa carismática, sedutora e manipuladora. Apesar dos jovens demonstrarem uma obsessão por tornarem o crime perfeito, não contavam com a obsessão de uma detetive em resolver o caso, mesmo contra ordens superiores que acreditam já terem encontrado o culpado. Quando Justin se apaixona pela colega de classe Lisa Mills (Agnes Bruckner), Richard percebe que esse relacionamento pode por tudo a perder.

Se você acha que já viu esta história saiba que esta é a quarta versão para as telas do famoso caso de assassinato dos jovens Leopold e Loeb ocorrido em 1924. A primeira versão é o conhecidíssimo e aclamado filme "Festim Diabólico" (1948) de Alfred Hitchcock. A segunda versão surgiu pelas mãos do diretor Richard Fleischer: "Estranha Obsessão" (1959). A terceira e até então versão mais recente era  “Swoon - Colapso do Desejo” (1992) de Tom Kalin. Este "Cálculo Mortal" se diz “vagamente baseado" no famoso caso, o que pode significar que o único aspecto em particular seja o assassinato, o restante é uma nova concepção adaptada para o início do século XXI.  Tendo Sandra Bullock apostando no filme como produtora, podemos dizer que o filme possui pontos positivos e outros que poderiam ser melhor desenvolvidos.

Esse filme pode ser visto sob vários prismas: uma análise comportamental dos envolvidos; um estudo de como o trauma afeta a vida das pessoas; um jogo de gato e rato onde os jovens criam um quebra-cabeças esperando que os agentes montem-no de acordo com o planejado ou até mesmo um estudo da obsessão, que permeia o trio central. A bem da verdade, o filme do diretor Barbet Schroeder (Barfly: Condenados pelo Vício,  Mulher Solteira Procura e Medidas Desesperadas) se mostra bem dirigido. Poderia ter se centrado em determinados aspectos e suprimido outros, perdendo assim a chance de realizar um grande filme. O roteiro de Tony Gayton (“A Sombra de um Homem” - 2002) poderia ter passado por um processo de lapidação, na qual, acredito, colheria melhores resultados. Um exemplo é o passado de Cassie, que se embolou com a história e desviou o foco em alguns momentos, deixando até certos espectadores confusos. Talvez esse clichê do(a) policial atormentado(a) pelo passado (visto em muitos filmes, como por exemplo em “Máquina Mortífera”) devesse ter sido deixado de lado e partido para  cenas de investigação da agente e seu parceiro. Até porque, o filme acaba precisando mostrar o impacto do passado no comportamento atual da investigadora e surgem cenas que poderiam ter sido suplantadas, pois praticamente em nada acrescentam na história central. Com isso, desnecessariamente, algumas perguntas irão ecoar na mente do espectador ao final do filme.


Mas a história consegue prender o espectador? Sim, apesar de alguns furos e uma cena ou outra meio difícil de acreditar, como a de Richard confrontando a experiente investigadora no estacionamento. Mas o filme funciona, muito em função de Bullock e Gosling, cada qual emprestando uma personalidade interessante ao seu personagem e convidando o espectador a descobrir como tudo se resolverá.  E, embora saibamos desde o inicio quem são os assassinos, a tensão permanece, dando força ao filme enquanto os protagonistas duelam para saber quem é mais inteligente, quem é mais perspicaz. O problema de Richard e Justin está na arrogância que os leva a brincar com os investigadores para mostrar o quão espertos são, mas, na verdade, eles não são tão espertos assim: o que eles aprenderam e planejaram através de livros, a agente aprendeu na prática e intuição algo que não se encontra em livros.

Quanto ao elenco, Sandra Bullock faz uma Cassei voltada para si mesma, um tanto autodestrutiva, problemática, que interfere até na vida do agente Sam que fica desorientado com as investidas pouco sutis da agente. A obsessão de Cassie, em solucionar o crime rivaliza com a da dupla em cometê-lo e esse duelo é o que prende o espectador. Ryan Gosling faz um garoto rico, carismático e com um sorriso debochado. Seu personagem é manipulador e parece ter Justin em suas mãos. De acordo com que Cassei vai ganhando terreno na investigação, o jovem percebe que sua retórica vai perdendo força e que ele não é tão bom quanto o seu inflado ego o fazia crer. Michael Pitt faz um aparentemente Justin mais vulnerável e mais tímido, que Cassei acredita ser o elo mais fraco da dupla.  Chris Penn (o falecido irmão de Sean Penn) fez Ray, o Zelador, que trafica drogas no colégio nas horas vagas. Perceberá tarde demais que sua aproximação com Richard foi uma péssima escolha. R.D. Call faz o capitão Rod Cody que deseja um rápido esclarecimento do caso e acredita que  Cassei está perdida procurando um suspeito que já foi encontrado, considerando melhor tirá-la do “jogo”. Tom Verica faz Al Swanson, um antigo caso de Cassei, que agora trabalha com Cody, mas parece não ter esquecido o estranho relacionamento que teve com a agente.  Ben Chaplin interpreta Sam Kennedy que impressiona Cassei e acaba se envolvendo em um inesperado relacionamento que considera tóxico para sua carreira e a sua vida.

Tendo o seu título original retirado da música "Murder by Numbers", escrita por Sting e Andy Summers e interpretada pelo grupo “The Police” é um filme que fica no meio termo entre o que se vê na tela e o que poderia ter se tornado: uma produção acima da média. Tem uma boa movimentação, uma boa direção e prende pelas ótimas atuações do elenco. Ainda que navegue por um ritmo mais cadenciado em grande parte de sua projeção, perto do final o filme cresce e entrega bons momentos. A última cena do filme justifica o passado de Cassei e sua tentativa de finalmente enfrenta-lo e colocar sua vida novamente nos trilhos. Pena que a cena se transforma em um anticlímax.


Trailer




Curiosidades:

Ryan Gosling passou mal enquanto filmava as cenas de assassinato.

Ryan Gosling estava em um relacionamento com Sandra Bullock (maio de 2002 a julho de 2003), tendo se conhecido no set .

O antigo alojamento no penhasco foi construído especialmente para o filme e foi demolido após o término das filmagens. As cenas internas foram filmadas em um set.

O carro de Richard, um Mustang, é o mesmo tipo de carro dirigido por Steve McQueen em Bullitt (1968). Ryan Gosling sugeriu que o carro fosse usado, pois é fã de McQueen.

Justin (Michael Pitt) está citando Arthur Rimbaud e lendo o famoso poema de Rimbaud "The Drunken Boat" em uma cena. No início ele está dando aulas de filosofia inspirada em Friedrich Nietzsche.

Os diretores de cinema listados nos créditos de abertura são: Barbet Schroeder e Susan Hoffman 

A cena perto do final do filme, onde Ryan Gosling lambe o rosto de Sandra Bullock, não foi roteirizada. Depois de algumas tomadas, Gosling perguntou a Bullock se estaria tudo bem se ele o adicionasse para provar a natureza doentia de seu personagem.


Erros de Gravação (contém alguns spoilers)

O ingrediente ativo da maconha é o delta-9-tetrahidrocanabinol, não o "cloreto tetraédrico" conforme identificado no filme, além da comparação com a maconha, a descrição do absinto feita pelo personagem está correta

Cassie está no sistema do conselho de liberdade condicional por seu nome legal atual, Cassie Mayweather, como vemos no formulário de notificação para a audiência de liberdade condicional e no endereço no envelope em que veio. No entanto, quando ela é chamada para a audiência, ela é chamada por seu antigo nome, Jessica Marie Hudson.

Quando Cassie olha pela primeira vez para a foto borrada de Richard do caixa eletrônico, há um Range Rover ao fundo (à esquerda), mas quando vemos a foto mais tarde, depois de limpa, o Range Rover se foi.

Justin diz a Richard para lhe dar as luvas cirúrgicas. Richard já está com uma das luvas totalmente calçada, mas entrega as duas para Richard sem tirá-la.

Quando Cassie pega o arquivo do ex-marido pela primeira vez, ele tem um elástico em volta, mas quando ela vai abrir, o elástico sumiu.

Depois que Justin dá um tapa em Richard, você pode ver o microfone na parte inferior da tela.

Depois que Richard atira em Justin, quando Cassie começa a puxá-lo para longe, claramente não há ferimento em seu braço. A ferida só aparece depois que ela termina de arrastá-lo.

O cabelo de Richard vai de longo a curto e de volta a mais longo em questão de dias.

O cabelo de Justin muda durante a conversa final com Richard no blefe.

Isso acontece nas duas vezes (a mesma cena duas vezes ao longo do filme) em que vemos o encontro do cadáver (que é revelado depois que ela está viva; não Olivia). Na primeira vez, a policial pega o braço do corpo e olha para o parceiro de cima e é ele quem revela que ela (o cadáver; não Olivia) está viva porque ela mexe os dedos. Na segunda vez a policial toma seu pulso e olhando para ela, a mulher envolta em plástico, diz que está viva; e presume-se que seja a mesma cena.

Depois que Justin dá um tapa em Richard perto do carro estacionado ao lado da casa abandonada no penhasco, o sangue no rosto e nas mãos de Richard aparece e desaparece.

A cena com Chris Penn alimentando o "babuíno" - Babuínos não são nativos da América do Norte/não são encontrados na natureza. Isso seria classificado como um animal traficado ilegalmente.

diz-se que não há impressões digitais de Justin ou Richard, mas eles são mostrados carregando o cadáver de Oliva embrulhado em plástico para o carro e nenhum deles está usando luvas, portanto, deveria haver impressões digitais de Richard e Justin encontradas no plástico em que o cadáver estava embrulhado.


Trilha Sonora:

Smooth Rock - Chris Goulstone

Take a Ride - Sucker Pump

Anything But Down - Sheryl Crow

I Shall Believe -  Sheryl Crow

What Led Me to This Town - The Jayhawks

Goldberg Variations - Chi Pi-Hsien, piano

The Number of the Beast - Iron Maiden

Entry of the Gods into Valhalla - he Czecho-Slovak Radio Symphony

Severed - Kittie

London Rain (Nothing Heals Me Like You Do) -  Heather Nova



Cartazes:




Murder by Numners - The Police



Anything But Down - Sheryl Crow



I Shall Believe -  Sheryl Crow


Filmografias Parciais: 

Sandra Bullock










Carrascos (1987);  O Desafio Final  (1989); Assassinato no Central Park (1989); Uma Secretária de Futuro (seriado 1990); O Silêncio do Lago (1993); Um Sonho, Dois Amores (1993); O Demolidor (1993); Velocidade Máxima (1994); Enquanto Você Dormia (1995); A Rede (1995); Tempo de Matar (1996); Velocidade Máxima 2 (1997); Da Magia à Sedução (1998); Forças do Destino (1999); Gente Famosa (2000); Miss Simpatia (2000); Cálculo Mortal (2002); Amor à Segunda Vista (2002); Crash: No Limite (2004); Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa (2005);  A Casa do Lago (2006); Premonições (2007); A Proposta (2009); Um Sonho Possível (2009); Oito Mulheres e um Segredo (2018); Caixa de Pássaros (2018); Imperdoável (2021); Cidade Perdida (2022)

 

Ryan Gosling










O Jovem Hércules (seriado 1998-1999); Cálculo Mortal (2002); Diário de uma Paixão (2004); Half Nelson - Encurralados (2006); A Garota Ideal (2007); Drive (2011); Amor a Toda Prova (2011); Caça aos Gângsteres (2013); A Grande Aposta (2015); Blade Runner 2049 (2017); O Primeiro Homem (2018); Agente Oculto (2022)




Michael Pitt 










Studio 54 (1998); Entrando na Maior Fria (1998); Mambo Café: Servindo a Máfia (2000); Dawson's Creek (seriado 1999–2000); Bully: Juventude violenta (2001); Hedwig: Rock, Amor e Traição (2001); Cálculo Mortal (2002); Os Sonhadores (2003); Maldito Coração (2004); A Vila (2004); Últimos Dias (2005); Delírios (2006); Paixão Proibida (2007);Violência Gratuita (2007); A Invenção de Hugo Cabret (2011); Boardwalk Empire - O Império do Contrabando (seriado 2010-2011); Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012); O Universo no Olhar (2014); Roubo a Máfia (2014); O Cheiro da Gente (2014); Fique Comigo (2015); Atividades Criminosas (2015); Mente Criminosa (2016); Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017); Um Detetive em Chinatown (2018)


Ben Chaplin











Casualty (1986); Tuesday (1993); Vestígios do Dia (1993); O Segredo de uma Paixão (1995); Feito Cães e Gatos (1996); A Herdeira (1997); Além da Linha Vermelha (1998); Dominação (2000); A Isca Perfeita (2001);  Cálculo Mortal (2002); A Bela do Palco (2004); O Novo Mundo (2005); Duas Semanas (2006); Meu Monstro de Estimação (2007); Eu e Orson Welles (2008); O Retrato de Dorian Gray (2009); The Wipers Times (2013); War Book (2014); Little Boy - Além do Impossível (2015); A Lenda de Tarzan (2016); Snowden: Herói ou Traidor (2016); Um Ato de Esperança (2017); A Escavação (2021)

 

Chris Penn (1965–2006)







A Chance (1983); O Selvagem da Motocicleta (1983); Footloose: Ritmo Louco (1984); O Cavaleiro Solitário (1985); Caminhos Violentos (1986); Regresso do Rio Kwai (1989); Operação Kickbox (1989); Cães de Aluguel (1992); Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Beethoven 2 (1993) O Guerreiro da Estrela Polar (1995); Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar (1995); O Preço da Traição (1996); O Impostor (1997); A Hora do Rush (1998); Sob Tortura (2000); Cálculo Mortal (2002); O Refúgio (2003); Starsky & Hutch, Justiça em Dobro (2004); Ladrão de Diamantes (2004); King of Sorrow (2007); Aftermath (2013);

 

R.D. Call 










48 Horas (1982); Chuva de Milhões (1985); Caminhos Violentos (1986); Atraídos pelo Perigo (1987); As Cores da Violência (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Jovens Demais para Morrer (1990); Com o Dinheiro dos Outros (1991); Waterworld: O Segredo das Águas (1995); O Último Matador (1996); A Guerra de Logan: Em Nome da Honra (1998); Malaika (1998); Cálculo Mortal (2002); Babel (2006); Na Natureza Selvagem (2007) Code of Honor (2016); Not a Stranger (2018)


Tom Verica










Duro de Matar 2 (1990); 800 Léguas Embaixo do Amazonas (1993); A Próxima Vítima (1993); Sementes da Mentira (1994); Quebra de Conduta (1994); Justiça em Família (1995);  Rede de Traições (1996); Perdidos no Triângulo das Bermudas (1998); Cálculo Mortal (2002); Dragão Vermelho (2002); American Dreams (seriado 2002-2005); A Conquista da Honra (2006); Zodíaco (2007); Engana-me se Puder (2009); Programa de Proteção para Princesas (2009); Como Defender um Assassino (seriado 2014-2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre