quarta-feira, 25 de maio de 2022

O ESCONDIDO / THE HIDDEN (1987) - ESTADOS UNIDOS

 


ALIENÍGENA NILISTA

Um homem invade um banco, inicia um tiroteio e sai com uma quantia de dinheiro fugindo em uma Ferrari roubada, mesmo baleado.  A polícia inicia uma perseguição pelas ruas de Los Angeles, mas o suspeito não se detém por nada provocando acidentes e atropelando quem esteja à sua frente. Sua identificação finalmente descoberta: Jack DeVries (Chris Mulkey), um homem pacato, corretor da bolsa de valores, sem antecedentes criminais, cujo o roubo a banco foi um apenas  dentre seus diversos crimes cometidos de forma atroz nas últimas duas semanas. O veterano detetive Tom Beck (Michael Nouri) e seu parceiro Cliff Willis (Ed O'Ross) montam uma barreira com a polícia para deter DeVries e são bem sucedidos, mas DeVries sobrevive aos inúmeros ferimentos sendo mantido em uma UTI na qual o médicos acreditam que não resistirá mais do que algumas horas. Para Beck é um caso encerrado.

Logo depois, chega à delegacia o agente do FBI Lloyd Gallagher (Kyle MacLachlan) e Beck é designado a lhe ajudar na investigação do caso DeVries, procurado também em Seattle,  informando que ele se encontra no hospital sem condições de fuga. Quando Gallagher chega ao local vê DeVries já morto e o depoimento do médico de que não conseguiu entender como o paciente da cama ao lado, Jonathan Miller (William Boyett), um senhor de meia-idade, conseguiu levantar-se e sair do hospital recém-operado do coração e com vários problemas crônicos. Só que Gallagher parece saber. Enquanto isso, Miller, outro homem pacato e honesto, começa a cometer crimes cada vez mais violentos.


O Escondido (The Hidden), produzido pela New Line Cinema (A mesma da franquia “A Hora do Pesadelo”), chegava ao público americano em 1987 (No Brasil, somente em 1990 foi lançado nos cinemas, mas já tinha sido lançado em video) com um baixo custo de U$ 5.000.000 de dólares  (rendeu pouco menos que o dobro), mas ganhou o status de cult, ao longo dos anos, quando foi lançado em VHS. A bem da verdade, a fita foi impactada pela famosa “propaganda boca a boca” e  muitos estabelecimentos colocavam a fita em catálogo e poucos tomavam conhecimento do filme. Normalmente matérias em jornais e revistas mencionavam o filme como um daqueles esquecidos nas prateleiras e que valia a pena alugar. O sucesso deste filme de baixo orçamento inspirou um filme para a TV de duas partes chamado “Força Diabólica” (Something is Out There - 1988). Nesta versão, o agente era uma mulher.

Mistura de “Máquina Mortífera” (ou quaisquer filmes de duplas policiais – bem comuns na época como “Inferno Vermelho”) com Alien, “O Escondido” agradou a crítica que viu um filme diferente: movimentado, com eletrizantes perseguições de carros, tiroteios e bons atores. Feito apenas para divertir. Ao espectador, logo será mostrado que estamos diante de um simbionte que sobrevive em corpos humanos e quando estes corpos estão morrendo ele é forçado rapidamente se apossar, de forma meio nojenta,  de outro hospedeiro insuspeitado.  E sua filosofia é bem niilista: ele destrói o que vê pela frente, toma o que quer, é apaixonado por Ferraris e está sempre ouvindo Heavy Metal em alto volume.  Apesar da explicação de Gallagher de que DeVries e Miller eram membros da mesma gangue criminosa que assassinou seu parceiro e esposa, Beck ainda está cético, pois os dois homens não tinham registros de prisão anteriores e eram bons cidadãos antes de seus súbitos crimes de violência e assassinato. Claro que, em algum ponto, as situações e informações deixarão Beck (e o espectador) a par com o que eles estão realmente lidando, assim como a verdadeira missão do misterioso agente do FBI.

O filme dirigido por Jack Sholder  ("A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy") não se prende em efeitos especiais e o simbionte é visto apenas em três cenas. O filme consegue também escapar de alguns típicos clichês e os corpos tomados, aleatoriamente, pelo ser alienígena, torna muito difícil a sua captura. E o pior está por vir: a criatura desesperada, a procura de um novo hospedeiro e sabendo que é perseguida por Gallagher, cruza com um senador americano com fortes chances de chegar à Casa Branca o que poderá causar o fim da humanidade.  O Roteirista Jim Kouf (sob o pseudônimo de Bob Hunt), responsável pela escrita de “Tocaia” e “A Lenda do Tesouro Perdido”, disse, em entrevista, que o vilão exacerba os desejos ocultos de pessoas que querem realizar suas fantasias mais antissociais, mas que são incapazes de fazê-lo na vida real.

O elenco é muito interessante Kyle MacLachlan faz um enigmático agente do FBI que sabe muito mais do que diz, ao mesmo tempo que parece desconhecer coisas simples. Muitos dizem que este personagem parece ter sido o molde com que o ator faria o seu famoso personagem no seriado Twin Peaks.  Michael Nouri (sempre lembrado por fazer o namorado de Jennifer Beals em Flashdance) também está muito bem como o detetive que começa a receber informações que, a princípio,  não fazem sentido, mas que percebe que Gallagher sabe o que está fazendo. Claudia Christian (de Babylon 5) se destaca no pouco tempo em  cena como a stripper que também é possuída pelo alienígena.  William Boyett (1927–2004) com participação em vários seriados e telefilmes se destaca como Miller. Ed O'Ross ("Inferno Vermelho", "Soldado Universal") como o detetive Cliff aparece pouco, mas tem relevância na estória. Temos ainda John McCann, outro ator muito atuante em seriados como o senador Holt; Chris Mulkey (de Whiplash: Em Busca da Perfeição) em rápida aparição no início do filme;  Katherine Cannon como a esposa de Beck; Duane Davis (de "Curso de Férias") como o segurança da loja de carros; Danny Trejo (Com Air: Rota de Fuga) como o prisioneiro e Branscombe Richmond que participava de muitos filmes de ação dos anos 80.

Premio de Melhor Filme no XX Festival de Cinema Fantástico em Stiges é uma combinação interessante de aventura de ficção científica e thriller policial. Um filme que não transcende seu gênero da maneira que O Exterminador do Futuro e RoboCop  o fazem, mas que se apresenta de maneira eficiente, apenas com o intuito de entreter. Um filme relegado ao esquecimento, mas que merece um novo olhar dos espectadores atuais. Teve uma fraca continuação: "O Escondido 2" (1993) com outro elenco.

 

 

Trailer: 

 


Curiosidades:

Claudia Christian (Brenda, a stripper) gosta de contar duas histórias sobre sua experiência neste filme. O primeiro é o design de seu guarda-roupa: os produtores acharam seus seios visualmente inadequados e, portanto, projetaram seus figurinos para enfatizar suas nádegas. O segundo é o ferimento no olho: o material que explodiu de uma arma de hélice arranhou dolorosamente sua córnea. Por causa disso, sempre que ela tinha que disparar uma arma de hélice em Babylon 5 (1993), ela instintivamente virava o rosto ao puxar o gatilho, mesmo que isso fosse desnecessário porque as armas de hélice Babylon 5 realmente não disparavam, como todos os efeitos visuais seriam adicionados posteriormente.

Michael Nouri recusou o papel de Martin Riggs em Máquina Mortífera (1987) que foi feito no mesmo ano deste filme, ambientado em Los Angeles, e também um filme policial como este filme. O papel foi para Mel Gibson.

Durante uma entrevista na TNT em 1994, Claudia Christian mencionou este filme como sendo sua experiência anterior com alienígenas. Ela disse que isso a qualificou para trabalhar em Babylon 5 (1993).

Kyle MacLachlan e Chris Mulkey mais tarde estrelaram juntos em Twin Peaks (1990).

O diretor Jack Sholder se inspirou nos filmes policiais de Sidney Lumet ao abordar as cenas policiais.

O filme tem vários carros notáveis ​​usados ​​em suas perseguições de carro. O agente do FBI Lloyd Gallagher (Kyle MacLachlan) dirige um Porche 928 bege. Jack DeVries (Chris Mulkey) dirige uma Ferrari 308 GTB preta. Jonathan Miller (William Boyett) rouba um Ferrari Mondial conversível vermelho. Brenda Lee Van Buren (Claudia Christian) rouba um Cadillac Sedan Deville verde-claro dos anos 80.

Um personagem chamado DeVries também aparece em Duna (1984), outro filme de ficção científica também estrelado por Kyle MacLachlan.

Mel Gibson, Harrison Ford, Kurt Russell Christopher Lambert, Michael Keaton, Richard Dreyfuss, Ron Perlman, Stephen Lang, Michael Biehn, Dennis Quaid, Jeff Bridges, Nick Nolte, Gary Busey, Tommy Lee Jones, Richard Gere, Burt Reynolds, Don Johnson , Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis foram considerados para interpretar Tom Beck.

Compartilha muitas semelhanças com Ameaça do Espaço (1991).

O final original tinha o alienígena, disfarçado de senador, fugindo.

Gallagher parece ser capaz de reparar danos ao corpo de seu hospedeiro, enquanto a presença de seu inimigo "consome" seu hospedeiro em questão de dias.

Apresenta efeitos sonoros de O Enigma de Outro Mundo (1982) para algumas cenas breves, quando tentáculos estouram no braço de um dos hospedeiros alienígenas.


Trilha Sonora:

Hidden - The Truth

Weapons of Love - The Truth

Black Girl White Girl - The Lords of the New Church

Is There Anybody In There? - Hunters & Collectors

Say Good Bye - Hunters & Collectors

On Your Feet - Shok Paris

Going Down Fighting - Shok Paris

Still in Hollywood - Concrete Blonde

Your Haunted Head -  Concrete Blonde

Over Your Shoulder - Concrete Blonde

While the Going's Good - Twin Set & The Pearl

You Make Me Feel So Young -Bruno Gumbotz

Out of Control (In My Car) - ULI

Bad Girl - Mendy Lee


Filmografia Parcial:

Kyle MacLachlan







Duna (1984); Veludo Azul (1986); O Escondido (1987); The Doors (1991); Twin Peaks (sériado 1989-1991); Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992); O Processo (1993); Attica: A Solução Final  (1994); Os Flintstones: O Filme (1994); O Caso Roswell (1994); Showgirls (1995); Efeito Dominó (1996); Por Uma Noite Apenas (1997); Pacto do Silêncio (1998); Hamlet: Vingança e Tragédia (2000); Time Code (2000); Xchange - 48 Horas Para Morrer (2001) Perfume (2001); Miranda (2002); Sex and the City (seriado 2000-2002); O Guardião: Em Busca da Lança Sagrada (2004); A Ilha Misteriosa  (2005); Quatro Amigas e um Jeans Viajante 2 (2008); O Ultimo Dançarino de Mao (2009); Desperate Housewives (seriado 2006-2012); Paixão Inocente (2013); Twin Peaks: O Mistério (2014); Agentes da S.H.I.E.L.D. da Marvel  (2014-2015); Twin Peaks: O Retorno (seriado 2017); Portlandia (seriado 2011-2018); Pequenos Gigantes (2018); O Mistério do Relógio na Parede (2018); Tesla (2020); Capone (2020); Joe vs. Carole  (seriado 2022) 


Michael Nouri







Quero Apenas meus Direitos (1980); Guerra Entre Gangsters (1981); Flashdance: Em Ritmo de Embalo (1983); Entre Duas Mulheres (1986); A Ira dos Anjos 2 (1986); O Escondido (1987); Capitão América (1990); As Areias do Tempo (1992); Retrato de um Assassinato (1994); O Santuário do Medo 2 (1994); Encontrando Forrester (2000); O Terminal (2004); Searching for Bobby D (2005); O Invencível (2006); O.C.: Um Estranho no Paraíso (seriado 2004 a 2007); A Proposta (2009);  All My Children (seriado 2010 a 2011); O Assassino do Labirinto (2013); Uma Mulher Exemplar (2017); Con Man (2018)

 

Claudia Christian







O Assassinato da Garota da Capa (1984); O Escondido (1987); Sedutores Seduzidos (1988); Marcas de Um Passado (1988); Crônicas Policiais - A Mansão Fantasma (1988); Arena: Palco de uma Luta Mortal (1989); Louco por Você (1989); Pense Grande (1989); Maniac Cop 2: O Vingador  (1990); Meu Amigo, o Gnomo (1990); A Mulher que Pecou (1991); Instinto Assassino (1991); Perfil Assassino (1993); Rotação Máxima (1994); Babylon 5 (seriado 1994-1998); Terror em Alto Mar (1999); Amor aos Pedaços (2000); No Corredor da Morte (2002); Quiet Kill (2004); Jardim do Mal (2006); Mulher Errada (2013); Mamãe, Não Fui Eu!  (2017); O Sangue de Zeus (seriado 2020); 9-1-1 (seriado 2018-2021);


William Boyett (1927–2004)







Mórbida Fascinação (1952); Dinheiro Maldito (1954); Uma Estranha em Meu Destino (1955); Planeta Proibido (1956); Marcado pela Sarjeta (1956); Atrás das Grades de Ferro (1956); Suplício de uma Alma (1956); A Força do Amor (1958); Highway Patrol  (seriado 1955-1959); Aventura submarina (seriado 1958-1960); Sam Whiskey, o Proscrito (1969); Aeroporto (1970); Adam-12  (seriado 1968-1975); O Que Toda Mulher Tem (1978); Quando Um Estranho Chama (1979); O Assassino da Ponte  (1979); Aniversário Sangrento (1981); Fugitivos das Galáxias (1983); Herança de Sangue (1986); O Escondido (1987); Rocketeer (1991); Instinto Assassino (1991); Nas Teias da Traição  (1994); Vestígios de um Crime (1994); Meu Parceiro é um Dinossauro (1995)


Ed O'Ross







Nos Calcanhares da Máfia (1984);  Cotton Club (1984); Máquina Mortífera (1987); Nascido para Matar (1987); O Escondido (1987); Ação Total (1988);  Inferno Vermelho (1988); 48 Horas, Parte 2 (1990); Dick Tracy (1990); Soldado Universal (1992); Encontro Fatal (1992); Acerto de Contas (1994);  MIB: Homens de Preto  (seriado 1997-1998); Morte Sobre Trilhos (1998); Juízo Final (1999); A Sete Palmos (seriado 2001 -2005); Mirror Image (2017); Frank and Ava (2018)

 

John McCann







Scarface (1983); O Agente da Casa da Luz Vermelha (1984); O Escondido (1987); As Confusões de um Sedutor (1989); O que os Olhos Não Vêem, o Coração Sente (1992); O Brilho da Estrela (1993); A Volta do Casal 20 (1993); O Carro Desgovernado (1997); Synchronic (2019) 


Chris Mulkey 










Rambo - Programado Para Matar (1982); 48 horas (1982); Runaway - Fora de Controle (1984), O Escondido (1987); A Última Ameaça (1996); Estranha Obsessão (1996); Meu Nome é Radio (2003); Mistérios da Carne (2004); Terra Fria (2005);  Dirty: O Poder da Corrupção (2005); Os Desconhecidos (2006);  D-War: Guerra dos Dragões (2007); Cloverfield: Monstro (2008);  Condenados ao Passado (2008); Shattered! (2008); The Perfect Game (2009); Lua Negra (2009); Rehab (2011); Um Dia Desses (2012); Jogos de Interesses (2012); Unidas pela vida (2013); Uma Noite de Crime (2013); Capitão Phillips (2013); Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014); Idênticos (2014); O Último Fim de Semana (2014); Conspiração e Poder (2015); King: Uma História de Vingança (2016); O Perigo Bate à Porta (2016); Loucuras em Família (2017); Gotti: O Chefe da Máfia (2018); Gloria Bell (2018); Assassinato em Sparrow Creek (2018); Suprema (2018); Crime e Desejo (2019); Rogue Warfare: The Hunt (2019); Rogue Warfare 3: Death of a Nation (2020); Emerald Run (2020)

Katherine Cannon







Private Duty Nurses (1971); Ellen Pode Ser Salva? (1974);Matar ou Morrer 2:  O Retorno de Will Kane (1980); Gabe and Walker (1981); O Agente da Casa da Luz Vermelha (1984); Fúria Vermelha (1984); O Escondido (1987); Tarde Demais para o Amor (1990); Barrados no Baile (seriado 1992 a 2000); Shattered Lies (2002); Down the Barrel (2003);


Duane Davis







Curso de Férias ou Curso de Verão  (1987); Hidden - O Escondido (1987); Os Fantasmas se Divertem (1988); A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos (1988); Soldado Universal (1992); Golpe Perfeito (1992); A Força em Alerta (1992); Tyson (1995); O Trambique do Século (1996); Golpe Fulminante (1998); Rocky Marciano (1999); Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000); Fantasmas de Marte (2001); S.W.A.T.: Comando Especial (2003); Paparazzi (2004).


Danny Trejo







Expresso para o Inferno (1985); Hidden - O Escondido (1987); Desejo de Matar 4: Operação Crackdown (1987); Kinjite - Desejos Proibidos (1989); Condenação Brutal(1989); Maniac Cop 2: O Vingador (1990); Marcado Para a Morte (1990); Aliança Mortal (1991); Enigma Mortal (1993);  Marcados Pelo Sangue  (1993);   Meia-Noite e Um (1993); Attica: A Solução Final (1994); A Balada do Pistoleiro (1995); Fogo Contra Fogo (1995); Um Drink no Inferno (1996); Anaconda (1997); Con Air - A Rota da Fuga (1997); Um Adolescente em Apuros (1997); Assassinos Substitutos (1998); Seis Dias, Sete Noites (1998); Um Drink no Inferno 2: Texas Sangrento ( (1999); Pequenos Espiões (2001); Pequenos Espiões 2: A Ilha dos Sonhos Perdidos (2002); Triplo X (2002); Triplo X (2003); Era Uma Vez no México (2003); O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004); O Corvo: Vingança Maldita (2005); Marcados para Morrer (2005); Venice: Império das Gangues (2005); Planeta Terror (2007); Halloween: O Início (2007); Amaldiçoada (2008); Alone in the Dark 2: O Retorno do Mal (2008); O Cartel (2009);  Predadores (2010); Nocaute (2010); Machete (2010); Corrida Mortal 2 (2010); Pequenos Espiões 4 (2011); Um Natal Muito Louco (2011); Corrida Mortal 3  (2013); Demônios: A Batalha das Almas (2013); Machete Mata  (2013); Senhor Do Crime (2013); Bad Ass 2: Ação em Dobro (2014); O Ataque do Tubarão de 3 Cabeças  (2015);  Os Esquecidos (2015); Fantasmas à Solta 3: Sociedade do Mal (2016); Dark Games (2017);

Branscombe Richmond

 


 





O Aventureiro do Pacífico (1963); Namoro no Havaí (1978); Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984); Um Rally Muito Louco (1984); O Defensor Humanóide (1985);  Comando Para Matar (1985); Os Aventureiros do Fogo (1986); A Marca da Corrupção (1987); O Escondido (1987); Ação Total (1988); O Herói e o Terror (1988); 007 - Permissão para Matar (1989); A Arena da Morte (1989); Difícil de Matar (1990); A Arma Perfeita (1991);  Massacre no Bairro Japonês (1991); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); A Malandrinha (1991); Águia de Aço III: Ases do Céu (1992); Hospital de Heróis (1992);  Batman: O Retorno (1992);  Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento (1992);  Nemesis: O Exterminador de Androides (1992);  Contagem Regressiva (1993); CIA II - Missão Alexa (1993);  Tempo de Matar (1995); Renegado (seriado 1992-1997);  O Escorpião Rei (2002);  Ressaca de Amor (2008);  Esposa de Mentirinha (2011);  Motoqueiros Sem Rumo (2011);  Viagem 2: A Ilha Misteriosa (2012); Em busca de 'Ohana (2021) 


Lin Shaye






A Rua da Esperança (1975); Com a Corda no Pescoço (1978); Cavalgada dos Proscritos (1980); A Hora do Pesadelo (1984); Chuva de Milhões (1985); Hidden - O Escondido (1987); O Sobrevivente (1987); Criaturas II (1988); Máquina Quase Mortífera (1993); Amityville: A Nova Geração (1993); O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (1994); Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (1994); Corina, uma Babá Perfeita (1994); Olhos da Escuridão (1995); O Último Matador (1996); Quem Vai Ficar Com Mary? (1998); Detroit Rock City (1999); Eu, Eu Mesmo e Irene (2000); Espero Que Você Morra (2001); Cruzeiro das Loucas (2002); Rota da Morte (2003); Debi & Lóide 2: Quando Debi Conheceu Lóide (2003); Celular: Um Grito de Socorro (2004); O Estrangulador (2004); 2001 Maníacos (2005); Mente Perigosa (2005);  Estrada para o Inferno (2006); Despedida de Solteiro em Las Vegas (2006); Serpentes a Bordo (2006); Asylum: Não Estamos Sozinhos (2008); Uma Prova de Amor (2009); Lua Negra (2009); 2001 Maníacos: Campo de Gritos (2010); Sobrenatural (2010); Expresso para a Morte (2010); Vocação Assassina (2010); Prova de Amor (2011); A Vila do Medo (2011); Os Três Patetas (2012); Papai Noel Casamenteiro (2012); Sobrenatural: Capítulo 2 (2013); O Sinal: Frequência do Medo (2014); Tempo Esquecido (2014); Ouija: O Jogo dos Espíritos (2014); Sobrenatural: A Origem (2015); Helen Keller vs. Nightwolves (2015);O Matadouro (2016); O Demônio da Meia-Noite (2016); Ouija: Origem do Mal  (2016); O Quarto Escuro (2017); Sobrenatural: A Última Chave (2018); O Desejo Final (2018); Hospedagem Mortal (2019); O Grito (2020);  Apanhador de Pesadelos (2020); A ligação (2020); Frank and Penelope (2022);

 

Fontes:

Revista Infinity Magazine

Revista Absolute Underground

Revista The Gate

Revista Fear

Revista Space Monsters

Revsita Starlog

Jornal New York Times

Jornal O Globo

Jornal do Brasil

Revista Rua Morgue

Revista Set Cinema e Video

Revista Cinevideo


4 comentários:

  1. Luís, td bem?
    Assiste The Hidden alugando no homevideo, me lembro bem. Não sei em que ano foi, mas creio que no início dos 90. Este filme já tinha sim uma imagem de cult. Gostei bastante. O vilão era ótimo. O Heavy Metal que ele ouvia doia nos ouvidos, argh!
    Saudade daquilo tudo: ir até a locadora, escolher os filmes, conversar com o atendente, perguntar o que ele achava, correr contra o tempo pra assistir tudo, pagar multa pelo atraso ou por não rebobinar… Enfim, como explicar isso pra essa meninada de hoje?
    Não lembrava do Michael Nouri, esse parece que será eternamente associado a Flashdance.
    Kyle MacLachlam já não, teve papéis marcantes e sempre inusuais. Talvez Twin Peacks seja seu ponto alto e gostaria de rever Veludo Azul. Queria saber como ele está hoje e se o homem é tão singular quanto o ator.
    Agora Claudia Christian, bem, essa estava um furacão nesse papel. Bonita, carnuda/carnal e arrasadora. Quando a via toda formal em Babylon 5 ficava só imaginando que ela ia virar a mesa e sair detonando tudo a qualquer momento, há!
    Um parênteses. Babylon 5 foi simplesmente uma das maiores séries SciFy de todos os tempos. Acho que não é só minha opinião, é consenso, pelas várias listas que pude ler. Espero que com a sua remasterização e a exibição na Hbo + ela volte a ser descoberta. Viu? Gostou?
    Sobre Scanners ( não me leve a mal por misturar suas críticas, tá? ), por alguma razão não quis ver, peguei aquela caixinha um monte de vezes na mão e sempre largava. Acho que o estilo dos filmes de David Cronemberg me causavam um incômodo maior que pensava, embora tenha visto inevitavelmente alguns deles anos depois. A Mosca foi seu maior sucesso comercial, certo?
    Luís, se me permite, divido aqui a tristeza pela morte de Vangelis. Gosto de pensar que quando este mundo virar pó, a sua música ainda ecoará pelas estrelas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mario.
    Sim. Saudades do Tempo das Videolocadoras. VHS ou Betamax? Aluguel por locação ou Videoclubes com mensalidade? O Mercado foi se ajustando às preferências ao longo do tempo. Suas colocações me fizeram voltar no tempo ... realmente correr contra o tempo para devolver, fugir das multas e .... não esquecer rebobinar (rsss). Fora algumas dicas furadas que às vezes alguns donos davam de filmes que diziam ser ótimos e hoje nem no You Tube e similares encontramos (rsss). Kyle MacLachlan, aos 63 anos, não mudou muito (e Veludo azul é um grande filme sim). Michael Mouri já está com 76 anos. O tempo passa muito rápido ... Às vezes coloco fotos dos atores / atrizes "atualmente". Acho que vou adicionar posteriormente à postagem. Quanto a música, tinha realmente esta intenção: incomodar aos ouvidos e dar a sensação de adrenalina ao filme. Duas musicas até achei interessantes: "Hidden", da Band The Truth e "Bad Girl" por Mendy Lee. Talvez uma música ou outra poderia estar naquele rádio que o jovem de "Jornada nas estrelas IV" escuta no ônibus e Spock dá um fim ao som barulhento de um modo "pitoresco", como eles gostavam de citar no filme.
    Babylon 5 eu vi o início, mas foi uma época que estava muito ocupado e não dei segmento. Acompanhava pela revista "SciFi News" que cobria muito a série. Um novo reboot foi prometido pelo criador da série ano passado. Vamos aguardar. As pessoas que perguntei sobre a série concordam que foi muito boa. Particularmente, gosto muito de Star Trek e seus derivados. Quanto a Scanners, para a época, foi um filme bem diferente e a juventude curtiu. Muita gente ainda curte muito o filme (apenas o primeiro). Foi um dos primeiros mutantes, antes da Marvel levar o conceito dos quadrinhos para o cinema. E Michael Ironside esteve muito bem como vilão. A Mosca, em termos comercias, foi o grande filme de Cronenberg, mas a crítica rasgou elogios mesmo para Gêmeos: uma Mórbida semelhança. No Brasil alguns críticos se referiam ao diretor com o trocadilho Cronenblergh !!!! (rsss). Vangelis foi uma grande perda (postei na minha página do face a notícia), muitos o associam somente a filmes como "Blade Runner", "Carruagens de Fogo" e "1492 - A Conquista do Paraíso", mas suas composições foram muito além de filmes e, sem dúvida, ficará enquanto houver amantes da boa música.
    Muito obrigado por mais este comentário e volte sempre. um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. SciFi News, boa lembrança, tive todas as edições ( acho que tenho ainda ). O pessoal da saudosa SciFi realmente adora Babylon 5, davam um grande espaço para essa série. E acho que a Set jamais a citou, porque será, não?
    JMStraczynski quer vender um reboot, isso mesmo. Não é prequel, nem sequel. Olha, seria acertar na mosca 2 vezes, ele se consagraria. Vou torcer.
    Também sou um grande fã de Star Trek. No Brasil, pra sorte nossa, temos um tanto bom de sites e blogs que já dissecaram praticamente 100% do que se criou sobre a turma de Kirk, Archer, Picard e compania. Quanto á produção atual dessa franquia na TV, torço para que Strange New Worlds ( não vi ainda ) faça justiça á imensa qualidade dramática de ST. Vc assistiu ( argh! ) Discovery?
    E sim, Vangelis foi maior que suas trilhas. Seus documentários tiveram uma ambientação única. Assiste Cosmos, fiquei embasbacado com aquilo e só anos depois fui saber que ali já tinha algumas obras dele. O trabalho com Jon Anderson então, me tocou antes mesmo de eu conhecer o Yes, acho incrível isso!
    Puxa, como seria o mundo sem certos artistas, já pensou?
    De novo, um grande abraço, Luís. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mário. A Sci FI News veio para suprir um mercado negligenciado por décadas no Brasil: informações sobre séries. E chegou em um momento apropriado em que séries como Arquivo X, Sliders, Babylon 5, Stargate invadiam as telas. A Set, Cinemin, Cinevideo e Vídeo News cobriam filmes e VHS (acredito que teriam ido muito mais longe se abordassem seriados). A simpática Tv Séries (uma revista muito legal, mas pouco conhecida por ser um esforço pessoal e setorizado de uma jornalista) também trazia um conteúdo com informações e lista de episódios). Jornada nas Estrelas ultrapassou todas as apostas. Quem, nos anos 60, podia imaginar que um seriado de ficção-cientifica se integraria a cultura pop, teria várias derivações e, em 2022, lançaria uma nova série. Discovery ainda não assisti, Strange New Worlds está interessante, vamos ver. Picard está seguindo bem . O trabalho de Vangelis não será esquecido. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre