domingo, 29 de maio de 2022

ASSÉDIO MORTAL / I CAN MAKE YOU LOVE ME: THE STALKING OF LAURA BLACK (1993) - ESTADOS UNIDOS

OBSESSÃO CEGA

A jovem Laura Black consegue o emprego de seus sonhos na empresa Kensitron Electronics International, no Sillicon Valley, como” Engenheira de Design” no Processamento de Sinais. Um dia antes de iniciar seu trabalho na empresa, seu supervisor Chris (William Allen Young) lhe mostra a companhia e lhe informa que a empresa costuma dar chances de promoção a quem apresenta um bom rendimento. Laura conhece também Richard Farley (Richard Thomas) durante uma conversa com Chris. O trio acaba indo a uma lanchonete, com Richard mostrando-se extremamente solícito. Na volta a empresa, enquanto Chris conversa com uma pessoa, Richard oferece dois convites para um evento, propondo um encontro e sendo recusado imediatamente por Laura. 

A jovem aluga um quarto no apartamento de Mary Ann (Viveka Davis) e inicia o seu período de três meses de experiência. Em seu primeiro dia, chega mais cedo e descobre que Richard encontra-se dentro de sua sala aguardando-a com uma refeição feita por ele. Os dias passam e Richard fica cada vez mais obcecado por Laura, perseguindo-a dentro e fora do trabalho e insistindo em uma relação que ela deixa claro que nunca ocorrerá. Richard passa a mandar cartas forçando um encontro, ao mesmo tempo em que descobre onde Laura mora. A situação chega ao ponto da jovem ir ao setor de RH da empresa, sendo ignorada em seu argumentos. Quando Richard ameaça a sua família, a empresa resolve intervir, mas ele comunica de forma bem inequívoca que se for dispensado, voltará e cometerá um massacre e depois o suicídio.

Baseado em fatos reais, ocorridos em 16 de fevereiro de 1988, na qual Richard Farley (35 anos)  matou a tiros sete pessoas e feriu outras quatro, inclusive Laura Black (22 anos) na fabrica militar de alta segurança ESL Incorporated em Sunnyvale, Califórnia. Munido de quase 1.000 cartuchos de munição, atirou contra pedestres e invadiu a empresa. Durante cinco horas esquivou-se da SWAT, rendendo-se posteriormente.  Lendo sobre o caso e suas particularidades, podemos dizer que o filme representou várias das situações ocorridas, mas deixou outras de fora: foram quatro anos de perseguições e não meses como filme deixa a entender; Richard teria namorado uma mulher, Mei Chang, enquanto simultaneamente perseguia Laura. Chang alegou não saber até que ponto Farley estava assediando Laura ou de seus planos de matar pessoas na ESL; mesmo no corredor da morte, Richard continuou a escrever cartas da prisão para Laura, dizendo que ela "finalmente vencera" e mantendo a noção de que eles estavam destinados a ficar juntos. Até hoje Richard (74 anos) aguarda a execução; a cena do filme em que Farley esbarra em Lawrence "Larry" Kane e comenta "caubóis e índios!", não foi totalmente precisa. Nunca houve qualquer evidência sugerindo que Farley dissera alguma coisa a Kane antes de matá-lo; Black mudou de casa quatro vezes com Farley encontrando seu endereço todas as vezes; Farley ligava meia dúzia de vezes por dia e deixava assados ​​em sua mesa todos os dias. Mas grande parte do que foi mostrado em tela condiz com as situações, mudando aqui e ali alguns diálogos, acrescentando uma ou outra cena para melhor dramatização (algo bem comum em todo filme / telefilme que se presta a apresentar casos reais) 

Precisamos ver o filme com os olhos dos anos 80, quando ocorreram os fatos. A questão de assédio nas empresas não era muito levada a sério nos Estados Unidos (em outros países, como o Brasil, praticamente inexistia): não havia leis que categorizassem como crime e as empresas não sabiam como lidar com o problema ou não tinham interesse. O assunto, muitas vezes, era visto como uma simples “cantada” e a culpa, normalmente, recaía sobre a vítima (em sua imensa quantidade feminina).  Quando a sociedade passou a discutir o “stalker” (perseguidor), as organizações perceberam que poderiam responder processos e perderem vultosas quantias. Muitas se adaptaram, outras até hoje preferem ignorar ou fingir que desconhecem, motivo de uma grande quantidade de processos. O problema está longe de ser resolvido, basta ligarmos a tevê que semanalmente vemos casos de pessoas passando por esse problema (nem sempre em empresas), agora também no ambiente virtual. O que pode causar certo espanto (ou não) é que 34 anos depois dos fatos, a sociedade parece ainda estar no estágio inicial do problema. A própria sociedade parece possuir certa letargia, não conseguindo evoluir nem extinguir preconceitos, racismos e outros problemas dentro de suas organizações e foras dela (dentre diversos outros que daria um livro se fôssemos descrevê-los). Quanto a casos semelhantes aos de Farley e Black ocorreram e ocorrem até hoje ao redor do mundo. O filme afirma que o caso teria sido o motivo para os EUA aprovassem a lei antiassédio (“anti-stalking”) no país, mas houve também outro caso que contribuiu para a sua aprovação: o assassinato da atriz Rebecca Schaeffer (“A Era do Rádio” e da série “Minha Irmã é Demais” 1986-1988) por Robert John Bardo (em 18 de julho de 1989), um fã de 19 anos que mandava cartas, presentes e a perseguia. 

O elenco é muito bom. Ainda que Richard Thomas fisicamente seja bem diferente de Richard Farley (bem mais alto e mais pesado), sua composição do personagem ficou ótima. Ele realmente convence como um psicopata que cria uma fixação, passando a perseguir Laura.  Quem o viu no antigo seriado “Os Waltons” deve guardar a imagem de “bom-moço”, bem diferente do que apresenta neste filme. Brooke Shields vinha de sucessos como “Menina Bonita”, “A Lagoa Azul”, ‘Amor sem Fim” e “Sahara”. Na época do filme sua carreira já estava voltando-se a telefilmes e participação em seriados. A atriz entregou uma ótima performance, em um papel tão difícil quanto o de Thomas. O restante do elenco é mais conhecido por quem assistiu muitos seriados:  Viveka Davis, William Allen Young e Linda Emond.


Dirigido por Michael Switzer, com larga experiência em telefilmes e séries, Assédio Mortal é um telefilme de qualidade da rede americana CBS, que foi exibido no Brasil em 18 outubro de 1995 no “Festival Primavera” da Rede Globo, posteriormente frequentando as madrugadas em programas como “Intercine”. Ainda que não se proponha a uma discussão mais aprofundada sobre o assunto, se concentrando no famoso caso, pode ser de relevância para discussões a respeito do comportamento de Stalkers e um alerta para aqueles (as) que não sabem muito do assunto. Disponível no You Tube, prende do início ao fim por ser uma produção acima da média.


Curiosidades:

Este filme foi o único filme já feito sobre a história de Laura Black, além de uma reconstituição de TV intitulada "Deadly Demands: You Will Be Mine".

O próprio Farley mais tarde testemunhou ("People vs. Farley") que ele nunca planejou matar ninguém, e que seu plano original era trazer armas para a ESL e cometer suicídio na frente de Laura para assustá-la, mas ele começou a matar pessoas que ele considerava uma "ameaça" ao chegar às instalações da ESL

Alguns livros foram publicados na ESL Incorporated Shootings, com destaque para o livro "Chinese Playground", que detalha as experiências do autor, Bill Lee, que esteve presente durante os tiroteios e sobreviveu. Outros títulos para discutir ou mencionar os tiroteios incluem o livro "Obsession" , um olhar de não-ficção sobre criminosos e como lidar com crimes como perseguição, assassinato e agressão.

Ao contrário do que o filme retrata, Farley era grande em estatura, tornando-o intimidador, embora não particularmente violento no início. Farley e Kane não eram amigos íntimos, mas também não eram inimigos. Foi assumido pelos investigadores mais tarde que Farley matou Kane simplesmente porque  ao o funcionário deixar o prédio este o surpreendeu quando não era esperado, ou porque Kane desaprovava a maneira como Farley estava tratando Laura.

O roteirista Frank Abatemarco (roteirista de seriados como Jornada nas Estrelas: A Nova Geração e Dellaventura) se transformou em produtor de seriados famosos: Mike Hammer; Missão Impossível; Jornada nas Estrelas: A Nova Geração; Poltergeist: The Legacy ....

Farley estava armado com uma espingarda, um rifle de alta potência e duas pistolas automáticas. Quando invadiu a fábrica sua demissão já havia ocorrido há dois anos.

Farley realmente pediu uma refeição específica, como descrito no filme, na negociação de sua rendição 

O prédio da ESL foi demolido há cerca de 20 anos, substituído por prédios mais novos e ocupado por outras empresas

Conforme artigo do New York Times (18 de fev de 1988):

1) a ESL Inc. seria especializada no desenvolvimento de sistemas eletrônicos que espionavam e decodificavam comunicações criptografadas de nações estrangeiras, bloqueavam comunicações inimigas e executavam outras funções para clientes que incluíam o Pentágono, a Agência Central de Inteligência e a Agência de Segurança Nacional.

2) Recarregando suas armas com uma bandoleira pendurada no ombro enquanto caminhava pelos corredores, disseram os investigadores, Farley disparou pelo menos 50 vezes, aparentemente atirando em todos que encontrava.

3) Mesmo depois que Farley foi demitido e ficou noivo de uma estudante da vizinha San Jose State University, os investigadores dizem que ele continuou a perseguir Black.

.


O verdadeiro Richard Farley











Cartazes: 



Filmografia Parcial:

Richard Thomas







O Último Verão (1969); Céu Vermelho ao Amanhecer (1971); Os Desajustados (1971); Sob a Sombra da Outra (1972); Os Waltons (seriado 1971 a 1978); Mercenários das Galáxias (1980); It: Uma Obra Prima do Medo (mini-serie 1990); A Walton Thanksgiving Reunion (1993); A Walton Weddin (1995); O Relógio (1996); A Walton Easter  (1997); As Aventuras da Família Robinson (seriado 1998); Caçadores de Fortuna (2000); Garotos Incríveis (2000); Em Busca de um Milagre (2001); Aconteceu em Woodstock (2009); Anesthesia (2015); The Americans (seriado 2013 a 2016); The Price for Silence (2018).


Brooke Shields







After the Fall (1974); Alice, Querida Alice (1976); Menina Bonita (1978); Rei dos Ciganos (1978); A Lagoa Azul (1980); Amor sem Fim (1981); Sahara (1983); A Trama do Diamante (1988); A Corrida Maluca (1989); Brenda Starr (1989); Backstreet - Sonhos de um Rebelde (1990); Assédio Mortal (1993); Freaklândia: O Parque dos Horrores (1993); Missão na Selva (1995);  Freeway - Sem Saída (1996); Procura-se uma Noiva (1999); O Sexo e Suas Consequências (2000); Aluga-se um Marido (2004); A Rosa Negra  (2005); O Último Trem (2008); Hannah Montana: O Filme (2009); Deu a Louca nos Bichos (2010); Castelo do Medo (2010); A Menina do Chalé (2011); De Volta às Quadras (2013); Aprendendo a Viver (2017); Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (seriado 2017-2018); Jane the Virgin (seriado 2018-2019); Um Castelo para o Natal (2021)


Viveka Davis







A Chama que não Se Apaga (1982); V: A Batalha Final (seriado 1984); Projeto de Amor (1985); Sem Limite para Vingar (1991); A Malandrinha (1991); O Cão de Guarda (1992); Assédio Mortal (1993); Uma Mulher Perigosa (1993); Naomi & Wynonna: Love Can Build a Bridge (1995); Uma Carta de Amor (1999); Ed TV (1999); Náufrago (2000); On Edge (2001)


William Allen Young







The Day After - O Dia Seguinte (1983); A História de um Soldado (1984); O Fio da Suspeita (1985); Heróis ou Vilões (1986); Condenação Brutal (1989); O Despertar Para a Vida (1992); Assédio Morta (1993); Moesha (seriado 1996 a 2001);  Medo X (2003); Detective  (2005); Alerta Final (2008); Distrito 9 (2009); Código Negro (seriado 2015 a 2018); Christmas Hotel  (2019).


Linda Emond







Assédio Mortal (1993); Pollock (2000); O Jogo da Vida (2002); O Último Suspeito (2002); Água Negra (2005); Terra Fria (2005); Desaparecidos (2007); Julie & Julia (2009); Vida e Arte de Georgia O'Keeffe (2009); Um Cachorro Chamado Natal (2009); Oldboy: Dias de Vingança (2013); Casamento de Verdade (2015); Desafiando a Arte (2015); Indignação (2016); De Canção em Canção (2017); Projeto Gemini (2019); Imperdoável (2021); Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais  (seriado 2004-2022); The Patient  (seriado 2022); Red, White and Water (2022)


Fontes:

Jornal O Globo

Variety

IMDB

The New York Times

2 comentários:

  1. Boa noite!
    Pois é, o assédio ocorreu por 4 anos e no filme dá a entender que foram meses. A verdadeira Laura Black, se mostrou bastante corajosa. No filme mostra que ela demorou muito a tomar uma iniciativa efetiva de denunciar o assediador a polícia; não entendo como ela conseguiu passar por essa tormenta durante anos. Mesmo que na época não existia uma legislação específica para estes casos de assédio, mas alguma atitude a polícia poderia ter tomado, haja vista que o assédio era obssessivo. No que se refere ao Richard na vida real ter uma namorada ao mesmo tempo que assediava a Laura, no filme quando ele prepara o livro de imagens dela com ele, o mostra numa foto com uma mulher, daí ele corta a imagem da mulher, inserindo a imagem de Laura, talvez fosse uma namorada, mas realmente, tal namorada não foi mostrada.
    Parabéns pela resenha, e mais uma vez, obrigada.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabiana.
    De acordo com o livro "Profiling the Lethal Employee: Case Studies of Violence in the Workplace", por Michael D. Kelleher, J. Holden-Rhodes (as páginas disponíveis na internet), ele teria mandado uma carta em que dizia ter perdido duas casas e 40.000,00 dólares em impostos, tempos após sua demissão. Pelo que pude entender foi a partir do momento em que ela conseguiu uma ordem de restrição (em fev de 1988), que Farley percebeu que não tinha mais chances e planejou o ataque a empresa. Quanto ao motivo pela qual ela não foi a polícia (ou se foi), não encontrei informações que trouxesse esclarecimentos (talvez não houvesse um artigo específico a enquadrá-lo na época. Quem sabe algum advogado, que leia essas linhas, possa nos esclarecer, apesar de serem leis de outro país). Incluí mais informações no campo curiosidades como, por exemplo, o fato (pelo New York Times) que Farley teria, inclusive, noivado com uma mulher (não consegui informações para saber se foi a namorada ou outra pessoa). A foto pode ser um indicação de uma dessas mulheres (ou a mesma) que ele teria se envolvido.
    Sejam telefilmes ou filmes sempre alguma coisa fica de fora ou é indevidamente acrescentada. Faz parte desse negócio que envolve receitas (cinema) e patrocinadores / anúncios (televisão). Apenas acho que eles poderiam ter sinalizado a passagem do tempo, mas envolveria mudança de figurinos, locações e novos personagens aumentando o limitado custo que a tevê possui para essas produções.
    Muito obrigado pela sugestão de mais este filme e por comentar. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre