sábado, 9 de outubro de 2021

TIMECOP - O GUARDIÃO DO TEMPO / TIMECOP (1994) -ESTADOS UNIDOS

PATRULHEIRO DO TEMPO

Max Walker (Jean-Claude Van Damme) é um policial que perde a esposa em um estranho assassinato em 1994. Em 2004 a viagem no tempo é uma realidade e Max é designado por uma agência governamental americana para ser um dos “patrulheiros do tempo” impedindo que pessoas interfiram com o passado produzindo resultados catastróficos no presente. Só que uma conspiração política está em andamento nos bastidores e Aaron McComb (Ron Silver), um senador corrupto, descobriu um modo de voltar no tempo e conseguir juntar uma fortuna que o permitirá investir pesadamente em uma campanha para ser o novo presidente dos Estados Unidos. Max descobre os planos de McComb, mas não tem provas suficientes para incriminá-lo, enquanto o Senador percebe que Max deve ser contido antes que frustre seus planos. 

Timecop – O Guardião do Tempo é um filme dirigido pelo cineasta Peter Hayms que tinha em sua filmografia dois filmes bem conhecidos: “Outland: Comando Titânio” (1981) e  “2010: O Ano em que Faremos Contato” (1984). Timecop não era um gênero desconhecido pelo diretor e foi uma boa escolha para a direção na qual Hyams também acumulou a função na parte de fotografia.  A inspiração feito através de Mark Verheiden, um escritor de quadrinhos que adaptou sua HQ para os cinemas (no mesmo ano elaboraria a história de O Máscara), dividindo o roteiro  com Mike Richardson que atuou como produtor executivo (e também em filmes como Alien vs Predador, O Máskara e Hellboy). Faltava o ator: Van Damme. O ator já vinha de vários sucessos e se encaixava bem no que a história propunha . Faltava um vilão e Ron Silver  era um bom ator que entregava bons trabalhos.

Filmes de viagem no tempo são bem legais: “Feitiço do Tempo”, “Em Algum Lugar no Passado”, “Exterminador do Futuro”, “Efeito Borboleta”, “Loopers”, “Predestinado”, “Sr Ninguém”, “Donnie Darko”, “Durante aTormenta”, a Franquia de “Volta Para o Futuro”, “A Máquina do Tempo”, “UmSéculo em 43 Minutos”,”, “Crimes Temporais” , ”No Limite do Amanhã”, "Jornada nas Estrelas IV”, “Projeto Filadélfia”... e até séries como Dark, Tunel do Tempo, Seven Days e Contra-Tempos O interessante é que cada um traz um conceito: temos o Paradoxo da Predestinação, Teoria das Cordas, Teoria do Pombo (ou caixa de Skinner), Gato de Schrödinger e assim vai. Todas são interessantes, mas nenhuma comprovada in loco, ou seja: ainda não criamos uma máquina do tempo. Poderíamos viajar e mudar o passado ou este é imutável ? Poderíamos nos encontrar com o nosso eu mais novo ou dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (ao mesmo tempo) ? O futuro pode ser conhecido ou ele ainda não foi criado?  Os escritores de Timecop resolveram que só existe presente e passado. O futuro ainda está em construção. Mas isso cria um paradoxo (desculpem o inevitável trocadilho) para os roteiristas:  quando nosso herói viaja de volta (de 2004, o presente dos envolvidos) no tempo, esse tempo presente (para os que estão em 1994) se revela um futuro que ainda não aconteceu. Neste caso como poderá Max retornar ao presente vindo do passado sem, na verdade, estar conceitualmente realizando uma viagem  para o futuro ( futuro para quem vive em 1994 e presente para quem vive em 2004)?. Confuso? Nem fale. Melhor estabelecer uma regra fixa e seguir com o filme. E melhor nem tentar explicar a cena final depois disso.

O roteiro é bem traçado. Há duas cenas muito inspiradas: a primeira de um homem com armas do futuro assaltando uma carruagem com ouro dos confederados lá nos idos de 1863 (Guerra da Secessão Americana), assim como um viajante do tempo que, em plena quebra da bolsa em 1939, sabe quais as ações das empresas que lucrarão muito nos anos posteriores (talvez o livro de recordes de Marty McFly desse menos trabalho afinal). Mas estamos em um filme de ficção científica, cujo herói é Van Damme, logo precisamos de lutas bem coreografadas e inventivas. E o filme não faz feio: Van Damme entrega uma ótima performance, principalmente na cena dentro de casa contra um lutador oriental de facas (nada menos que o ator James Lew, de várias participações em filmes de ações . Por que Al Leong não estava nesse filme?).

Os efeitos também são bons. O veículo-trenó-foguete, em trilhos,  que precisa de velocidade para dobrar o espaço tempo é bem legal (nada como De Volta Para o Futuro para inspirar) . Aí vem uma pergunta:  Por que o veículo não se materializa no passado? Aonde ele fica? Se precisa do veículo para ir ao passado  por que os viajantes retornam ao presente apertando um botão em um pequeno aparelho amarrado ao corpo? Sim, é verdade, o filme mostra Van Damme retornando através do veículo (como entrou nele é outra questão). Não farei mais perguntas ... O filme arruma uma parceira para nosso herói (já que ele havia perdido o outro – filmes de duplas estavam na moda – apesar de que aqui não é bem uma dupla ...) e o resultado funciona dentro do contexto. Temos também uma amostra interessante do porque “Doc” advertiu McFly (em De Volta Para o Futuro) do perigo de ter contato, com ele mesmo, no passado com seus efeitos colaterais desagradáveis. Mas o bônus principal está lá : voltar e fazer as coisas de maneira diferente em uma segunda vez. Max perdeu a esposa (Mia Sara de Curtindo a Vida Adoidado). Será que evitar a sua morte traria algum problema ? Já sabemos a resposta, mas se deseja ter uma ideia do que é alterar uma realidade para ficar com alguém, assista “Efeito Borboleta” e os seus finais alternativos espalhados no YouTube.

TimeCop é um filme acima da média no gênero ficção-científica com ação, com um bom roteiro e uma direção segura e que prende do início ao fim porque apresenta momentos dramáticos e de boas interpretações, não ficando apenas no conceito de artes marciais e confrontos diversos. Van Damme e Mia Sara mostraram química em cena e o espectador torce pelo casal. Tem uma cena de nudez desnecessária e um vilão que não é caricato (o que ajudou muito o filme). Um dos melhores filmes do ator e que merece uma nova olhada.


Trailer:




Curiosidades:

Disponível, até o momento desta postagem , na plataforma Amazom Prime

O filme foi inicialmente censurado para receber uma classificação M mais comercialmente viável por seu lançamento nos cinemas na Austrália. A cena de sexo de abertura entre Van Damme e Mia Sara foi ligeiramente cortada e o confronto final entre Van Damme e um dos pesos pesados de Ron Silver, onde Van Damme repetidamente chicoteou o vilão foi censurado com um golpe. Esses cortes foram restaurados para o lançamento do MA VHS e DVD.

O lançamento do DVD da Warner Bros. em 2009 envolve o logotipo da Largo Entertainment com um logotipo da Intermedia. O logotipo do Largo após os créditos finais também é excluído e cria um final abrupto com a música de crédito de fechamento.

Orçado em $27.000.000,00              Arrecadação Mundial: $101.646.581,00

O filme é baseado na série de quadrinhos Dark Horse de mesmo nome.

Segundo filme de Van Damme (herói solo) a ultrapassar $ 100 milhões em todo o mundo.

Nas cenas de luta no último ato do filme, o dublê de Jean-Claude Van Damme foi usado para criar a ilusão do jovem Max Walker. Isso também foi feito para o personagem de Ron Silver, o senador McComb.

O penteado de Max (2004) foi parcialmente influenciado por Wolverine dos quadrinhos dos X-Men.

Em 1995, a prolífica desenvolvedora francesa de videogames Cryo Interactive Entertainment desenvolveu o game de ação "Timecop" para a SNES. O jogo foi vagamente baseado no primeiro filme Timecop e apresentava gráficos digitalizados realistas semelhantes aos dos primeiros jogos de Mortal Kombat. O jogador é um timecop, que deve ir atrás do inventor da tecnologia de viagem no tempo e, ao longo de 15 níveis limitados no tempo definidos em várias eras, o impedem de mexer no passado e no futuro. A jogabilidade era semelhante a jogos beat'em up, mas também tinha algumas seções de tiro. O jogo caiu imediatamente na obscuridade. Em 2007, a versão cancelada quase concluída da porta Sega CD do jogo vazou online.

Enquanto anda no aparelho que o transportará para o futuro, Jean-Claude Van Damme tira um chiclete Black Black, uma marca japonesa. Durante 1994, Van Damme apareceu em comerciais de televisão para a goma de mascar Black Black no Japão.

No começo, Melissa ouve no shopping "Does Anybody Know What Time Is?", De Chicago. Sua letra tem a ver com um estranho perguntando pelas horas.

O Agente Walker sempre corre ou está em movimento rápido (como uma queda) ao entrar / sair do tempo. O senador McComb caminha ao entrar / sair do tempo. Isso significa que um tem bastante "tempo" e o outro não.

Primeiro filme juntos para o astro de ação Jean-Claude Van Damme e o diretor Peter Hyams. Eles seguiram a cooperação com Morte Súbita (1995) e Aliança Mortal (2013), e quase trabalharam em um filme chamado 'Abominável' antes de ser cancelado. Van Damme mais tarde creditou Hyams como a única pessoa que veio visitá-lo enquanto ele estava na reabilitação.

A cena de nudez da realidade virtual originalmente deveria ser um documentário sobre castores. No entanto, a equipe externa de filmagem ficou bêbada na noite das filmagens e acabou em um bar de strip. Na manhã seguinte, eles acordaram percebendo que haviam perdido o ônibus para a reserva natural e tiveram que filmar uma das dançarinas que conheceram no clube na noite anterior. (Fonte IMDB)

Este filme pode ser visto como um estudo de livre arbítrio versus pré-destino e universos paralelos (tempo).

Um dos vários filmes de espaço / ficção científica / fantasia do escritor e diretor Peter Hyams. Os filmes de ficção científica / fantasia são: Outland: Comando Titânio (1981), O Guardião do Tempo (1994), Capricórnio Um (1977), Fim dos Dias (1999), Fique Ligado em Paranoias Parabólicas (1992), 2010: O Ano em que Faremos Contato (1984) e A Relíquia (1997).

O filme teve uma curta série de televisão em 1997 e uma sequência direta em vídeo em 2003 chamada Timecop: The Berlin Consipiracy, estrelada por Jason Scott Lee (A História de Bruce Lee) e Thomas Ian Griffith (Karatê Kid 3) . Nem o programa nem o filme têm qualquer ligação real com o filme de 1994.

Este filme marcou um dos raros papéis de vilão para Ron Silver, que segue sua aclamada atuação no thriller de Kathryn Bigelow, Jogo Perverso (Blue Steel), quatro anos antes, provavelmente a razão pela qual ele foi escolhido como o vilão deste filme.

A futura versão de Jean-Claude Van Damme de si mesmo tinha cabelos longos, assim como ele fez no filme, Hard Target, que eram apliques. Você pode ver o verdadeiro corte de cabelo de Van Damme nas cenas de seu eu mais jovem, de 1994, em sua casa e no shopping onde ele se encontra com Mia Sara.


Trilha Sonora:

Does Anybody Really Know What Time It Is? Greg O'connor

Let's Misbehave - Irving Aaronson And His Commanders

Sleazebucket Pull  - Fudge Factory Inc

Time Won't Let Me - The Smithereens


Time Won't Let Me - The Smithereens




Cartazes:




Filmografia Parcial:

Jean-Claude Van Damme







Braddock - O Super Comando (1984); Retroceder Nunca, Render-se Jamais (1986); O Grande Dragão Branco (1988); Contato Mortal (1988); Cyborg, O Dragão do Futuro (1989); Kickboxer - O Desafio do Dragão (1989); Leão Branco - O Lutador Sem Lei (1990); Garantia de Morte (1990); Duplo Impacto (1991); Soldado Universal (1992); Vencer ou Morrer (1993); O Alvo (1993); Timecop - O Guardião do Tempo (1994); Street Fighter - A Última Batalha (1994); Morte Súbita (1995) ; Risco Máximo (1996); Soldado Universal - O Retorno (1999); Inferno (1999); JCVD (2008); Soldado Universal 3: Regeneração (2009); Os Mercenários 2 (2012); Soldado Universal 4 - Juízo Final (2012); 6 Balas (2012); Bem Vindo À Selva (2013); Aliança Mortal (2013); Jogo Sujo (2014); Kickboxer: A Vingança do Dragão (2016); O Vingador da Iugoslávia (2017); Jean-Claude Van Johnson (seriado 2016-2017); Kickboxer: A Retaliação (2018); Black Water: Perigo no Oceano (2018); Ruas em Guerra (2019); O Último Mercenário (2021)


Ron Silver (1946 -2009)







Rhoda (seriado 1975 a 1978);  Fúria Silenciosa (1982); O Enigma do Mal (1982); O Amor tem seu Preço (1983); Silkwood - O Retrato de uma Coragem (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); Presa do Silêncio (1986); Inimigos, uma História de Amor (1989); Jogo Perverso (1990); O Reverso da Fortuna (1990); O Detonador de Alta Voltagem (1992); Chantagem Fatal (1993); Lifepod - O 9º Passageiro (1993); Time Cop - O Guardião do Tempo (1994); A Invasão (1996); Zona de Perigo (1996); Ali (2001); Sob Suspeita (2006); Xenophobia (2008)


Mia Sara







A Lenda (1985); Um Crime Quase Perfeito (1991); O Último Duelo (1991); Uma Estranha Entre Nós (1992); A Sombra de Um Passado (1994); Timecop - O Guardião do Tempo (1994); No Limite da Loucura (1995); A Armadilha (1995); Uma Fada em Nossas Vidas (1999); Mulher Gato (seriado 2002 a 2003); As Bruxas de Oz (2013).


Gloria Reuben







Quase uma Família (1989); Orquídea Selvagem 2 (1991); O Guardião do Tempo (1994); Tempo Esgotado (1995); Um Olhar Indiscreto (1988); Sara (1999); Identidade Assassina (2000);  Shaft (2000); O Sobrevivente (2000); As Bruxas de Salem  (2002); Sentinela (2006); Plantão Médico (seriado 1995-2008); Inocência Perdida (2011); Jesse Stone: O Benefício da Dúvida (2012); Lincoln (2012); A Seleção (2013); Falling Skies (seriado 2013); Um Álibi Perfeito (2014); Uma Longa Jornada (2015); Jesse Stone: Perdido no Paraíso (2015); Quem Somos Agora (2017); Manto e Adaga (seriado 2018-2019);  Ninguém Brinca com Jesus Quintana (2019); Mr. Robot: Sociedade Hacker  (seriado 2015-2019); City on a Hill (seriado 2019 -2021)


James Lew







A Morte de um Bookmaker Chinês (1976); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Ação Total (1988); Loucademia de Ninjas (1989); Operação Kickbox (1989); Em Algum Lugar no Futuro (1990); China Cry - O Grito de Nora Lam (1990); A Arma Perfeita (1991); Linha de Fogo (1991);  Massacre no Bairro Japonês (1991); Rajada de Fogo (1992); Leis Marciais 3 (1993); American Ninja 5: O Pequeno Ninja (1993);  Top Gang 2! A Missão (1993); Dois Espiões e um Bebê (1993); Showdown - A Hora de Vencer (1993);  Em Terreno Selvagem (1994); O Sombra (1994); Timecop - O Guardião do Tempo (1994); A Arena da Morte II (1994); A Força em Alerta 2 (1995); Força Excessiva 2 (1995); Caçador da Noite (1996); Fuga de Los Angeles (1996);  Vingador Implacável (1996); Tropas do Futuro (1996);  Ameaça Nuclear (1996);  Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Alta Voltagem (1997);  Assassinos Substitutos (1998); Máquina Mortífera 4 (1998); A Hora do Rush (1998); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); A Hora do Rush 2 (2001); Pecados do Passado (2003); Shira: The Vampire Samurai (2005);  A Hora do Rush 3 (2007);  Trovão Tropical (2008); Vingança Sem Limites (2012);  G.I. Joe: Retaliação (2013);  A Lista (2014); Frankenstein (2015); Made in Chinatown (2021).

2 comentários:

  1. Oi Luís, td bem?
    Vi Timecop no cinema e pelo que me lembro ele ainda é mesmo um filme que entretém. Visual bacana, Van Damme no seu auge, Mia Sara num daqueles poucos trabalhos que fez, as questões dos paradoxos do tempo que fisgam a atenção do espectador. E vão continuar fisgando, viu? Essa é uma das graças do filme. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mario.
    Também vi Timecop no cinema, naquela época em que os filmes de ação aportavam todos os meses. Van Damme foi feliz nessa opção por um filme de ficção-científica, pouco comum dos "heróis de ação" daquela época. E repetiria a dose com Soldado Universal, outro filme abordando também o campo da ficção, ao lado de Dolph Lundgren. Filmes de viagem no tempo são muito legais sim e, como você bem disse, entretém com certeza e a questão dos paradoxos sempre agradam. Muito obrigado por mais este comentário e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre