quarta-feira, 6 de outubro de 2021

OPERAÇÃO KICKBOX - A ERA DOS DRAGÕES / BEST OF THE BEST (1989) - ESTADOS UNIDOS


UM DOS MELHORES DO GÊNERO

Um torneio de  Taekwondo entre Estados Unidos e Coreia do Norte é anunciado e cabe ao treinador Frank Couzo (James Earl Jones) escolher cinco candidatos que melhor representem o país. Os escolhidos são: Alex Grady (Eric Roberts), viúvo, que se afastou das competições após uma grave lesão no ombro; Tommy Lee (Phillip Rhee) um habilidoso lutador;  Travis Brickley (Chris Penn) um caubói encrenqueiro, desagregador e que só pensa  em si próprio; Sonny Grasso (David Agresta) um ítalo-americano que aprendeu a lutar nas ruas e John Dye (Virgil Keller) um lutador centrado em meditação e filosofia budista. Esse eclético grupo deverá enfrentar cinco duríssimos oponentes.  Jennings (John P. Ryan), responsável por divulgar o confronto para os americanos, impõe a Couzo a auxiliar Catherine Wade (Sally Kirkland), uma orientadora para trabalhar o lado psicológico do grupo, dando-lhes o condicionamento mental que as lutas exigirão. Enquanto traçam o caminho para serem os melhores, terão que aprender a trabalhar em grupo, se respeitarem e superarem seus medos e incertezas.


Quando estreou nos cinemas, no início dos anos 90, essa produção (de 1989) apresentava o curioso título de “Operação Kickbox – A Era dos Dragões” e as sinopses da época diziam que eram “lutadores de karatê” ou “um grupo de lutadores de Kickboxing”, muito devido ao título em português para “Best of the Best” e porque pouco se sabia dos vários tipos de artes marciais que surgiriam ao longo das décadas. “O Grande Dragão Branco” de Van Damme era um sucesso e “Kickboxer: O Desafio do Dragão”, seu outro sucesso, estreava também em 1989 . Claro que o distribuidor nacional foi na onda do “Kickbox” para ganhar mais. Mas nem precisava. O filme fez sucesso nos cinemas brasileiros (mas o filme não se pagou lá fora), também no VHS e pode ser visto atualmente em streaming.

Como todo filme de ação dos anos 80, há que se relevar certas situações implausíveis para que se possa curtir o filme. Se analisarmos friamente, dificilmente um técnico levaria quatro dos cinco oponentes para o confronto: um lutador veterano com o ombro operado e repleto de pinos e plástico; um caubói fora de forma (que visivelmente não luta), é xenofóbico e debochado; e dois “lutadores“ que não foram tão bem assim nas seletivas. Resta Tommy Lee, esse sim, lutador com habilidades e que faz o filme crescer quando entra em cena. Mas quais as qualidades do filme? Uma montagem muito bem realizada, que esconde as deficiências de alguns atores (leia-se as inabilidades de alguns destes em artes marciais); uma trilha sonora que se encaixa nos momentos certos, uma direção inspirada de Robert Radler (“Showdown - A Hora de Vencer” e “Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer”) e um elenco de interpretação acima da média para o gênero: Eric Roberts (“Expresso Para o Inferno”); James Earl Jones (“Conan - O Bárbaro” e foi a voz de Darth Vader na primeira trilogia “Star Wars”); Louise Fletcher (“O Exorcista” e “Um Estranho no Ninho”) e Chris Penn (“Cavaleiro Solitário” de Clint Eastwood). E temos que citar que as lutas coreografadas são muito boas (tanto as do bar como as do campeonato), acrescida de certa dose dramática e personagens com densidade (algo a ser realmente citado nos anos 80 e 90 nesse estilo de filme).

Philip Rhee, que faz o papel de Tommy Lee, foi um dos co-roteiristas do filme, além de produtor. Simon Rhee (como o lutador de tapa-olho) é irmão de Philip na vida real, o que torna o filme ainda mais interessante. Curioso pensarmos que apesar de Eric Roberts ser a estrela da produção (possivelmente por ser americano e por os americanos não comprarem a ideia de um não americano nato como herói de seu país) é Rhee quem apresenta a melhor luta. Roberts fica melhor na parte dramática, mas se sai muito bem nas coreografias.


A fórmula tradicional está lá no roteiro: a apresentação dos lutadores e seus dramas pessoais; o treinamento rigoroso transformando um bando de lutadores em unidade forte e bem treinada (“Os Doze Condenados” realmente viraram referência nesses roteiros); os oponentes sendo mostrados como uma força quase invencível, que correm na neve e levam varadas de bambus nas costas (olha a causa de problemas na coluna na terceira idade!!); as frases motivacionais de costume, com direito a ioga e meditação;  as brigas e discussões tradicionais e aceitações mútuas próximo ao confronto; uma luta de bar bem legal (os filmes de faroeste tinham muito, mas a inspiração de ter vindo de filmes tipo “Código do Silêncio” (85) de Chuck Norris entre outros - Steve Segal deve ter gostado e fez também sua cena em “Fúria Mortal” (91)). Já o treinador é um cara "bem legal": as vésperas da viagem libera seus lutadores para arrumarem encrenca em um bar na qual poderiam sair lesionados. Mas o que fazer quando o treinador é Darth Vader?  (Brincadeiras a parte, James Earl Jones é um ótimo ator, mas porque ele é o treinador se nunca praticou a luta? É como se um treinador de beisebol treinasse um time de futebol ...)

Quanto ao elenco, Philip Rhee é o grande destaque. Sua luta final é a melhor (afinal ele é um verdadeiro artista marcial) contra o vilão do filme (como já dito seu irmão na vida real e também praticante de artes marciais). Phillip, em 1980, representou a equipe de Taekwondo dos Estados Unidos contra a equipe da Coréia do Sul nos campeonatos dos Jogos da Ásia de onde teve inspiração para o roteiro. Eric Roberts faz um outsider, rebelde, de cabelos compridos que deseja uma segunda chance, fazer a única coisa em que é bom na vida. Claro que sabemos como terminará, mas o filme nos dá um momento dramático quando o filho pequeno de Grady é atropelado em sua bicicleta (impressão minha ou Grady ensina o filho a andar de bicicleta em uma rua cheia de carros estacionados? Como isso terminaria?). Chris Penn (já falecido) funcionou como alívio cômico e desagregador do grupo, mas que achará seu lugar na equipe. David Agresta e John Dye (também já falecidos) têm seus personagens bem simpáticos o que trouxe leveza ao filme.  Louise Fletcher e John P. Ryan (outro artista que não está mais conosco) aparece rapidamente, mas têm função dentro da história. Sally Kirkland, atriz de quase uma centena de filmes, será sempre lembrada neste filme pela cena em que quebra os blocos.

Operação Kickbox tem seus pequenos defeitos, mas é um filme bem acima da média nesse gênero e, não por acaso, muito lembrado pelos fãs de artes marciais que o colocam lá no topo de melhores filmes.  Uma mistura bem desenhada de lutas, cenas cômicas e uma pitada rápida de drama. O filme acerta em acelerar sua dinâmica entregando o que o expectador deseja. Ainda que o roteiro coloque os adversários como trapaceiros (algo muito comum em filmes americanos) tem uma mensagem final muito legal e edificante que encerra o filme em alto astral.


Trailer:



Curiosidades:

Disponível, até a presente data desta publicação, na plataforma Amazon Prime

David Agresta (1952–2013) só fez este filme e faleceu aos 60 anos de complicações de Diabetes

John P Ryan faleceu aos 70 anos em decorrência de um derrame cerebral

John Dye  sofreu um ataque cardíaco que o levou a óbito aos 47 anos

Chris Penn, irmão do ator Sean Penn, faleceu aos 40 anos em decorrência de problemas cardíacos

A lenda do MMA Chuck Liddell nomeia Best of the Best como seu filme de artes marciais favorito.

O personagem Walter Grady leva o nome do pai de Eric Roberts: Walter Grady Roberts.

Eric Roberts e James Earl Jones estrelaram juntos A Ambulância (1990).

John P. Ryan, Eric Roberts e Edward Bunker apareceram em Expresso para o Inferno (1985).

Orçado em  $5.000.000,00             Arrecadação Mundial de $1.700.000,00


Trilha Sonora:

Tales of Power - Jim Capaldi

Back Roads - Charlie Major

Radar Love - Golden Earring

La donna è mobile (from "Rigoletto") - Giuseppe Verdi

Someday I'm Gonna Ride in a Cadillac - Charlie Major

American Hotel - Kirsten Nash

The Devil Made Me Do It - Golden Earring

Something So Strong - Jim Capaldi


Chris Penn em Cães de Aluguel








Eric Roberts em O Especialista









James Earl Jones em Campo dos Sonhos









Louise Fletcher em Um Estranho no Ninho








John Dye em Um Toque de Amjo



Cartazes:




Filmografia Parcial:

Eric Roberts







Star 80 (1983); Coca-Cola Kid (1985); Expresso Para o Inferno (1985); Operação Kickbox (1989);  A Ambulância (1990); O Último Duelo (1991); Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993); Uma Viagem ao Inferno (1993); O Especialista (1994);  Bad Company - Maus Companheiros (1995); Dr. Who - O Senhor do Tempo (1996); Prisioneiro do Passado (1996); O Pentelho (1996); Procurado (1997); Anjos Rebeldes 2  (1998); O Purgatório  (1999); Matador em Fuga (1999); Viagem do Medo (2000); Sob Fogo Cruzado (2000); Cecil Bem Demente (2000); Pânico no Ar - Perigo no Vôo 534 (2001); Caçada Sem Trégua (2002);Segurança Nacional (2003); Missão Quase Impossível  (2004);  Pesadelo nas Alturas (2005); Santos e Demônios (2006);  DOA: Vivo ou Morto (2006); Uma Testemunha Nada Protegida (2008); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Aprendendo a Viver (2009); Os Mercenários (2010); Caçada Implacável (2010);  Silver Case (2012); Fase Um (2012); O Testemunho (2012); Lovelace (2013); Demônios: A Batalha das Almas (2013); Um Presente Perfeito (2013); Minha Namorada Fora de Controle (2014); Starcrossed (2014); Tráfico Humano (2015); A Centopéia Humana 3 (2015); Reencontrando o Amor (2016); Star Trek: Captain Pike (2016); O Instituto (2017); Amores De Peso (2017); Fascinação Mortal: O Retorno (2018); Papa (2018); Frank and Ava (2018); Obsessão Pela Professora  (2018); The Immortal Wars: Resurgence (2019); Las Vegas Vietnam: The Movie (2019); Submissão (2019); A Karate Christmas Miracle (2019); Cabana da Possessão (2019); A Mãe Errada (2019); Suits (seriado 2014-2019); Jessie: The Golden Heart (2019); Exodus of the Prodigal Son (2020); Anatomy of an Antihero: Redemption (2020); Perfeito demais pra ser verdade  (2020); Heaven (2020); Asteroid-a-Geddon (2020); Mark & Clark World Adventurers (2020); A Soldier's Story 2: Return from the Dead (2020); Steele Justice (2020); 6 Rounds of Chloë (2020); Escape to the Cove (2021); Just What the Doctor Ordered (2021); The Poltergeist Diaries (2021); Uploaded (2021); The Tasmanian Devil (2021); Sally Floss: Digital Detective  (2021); Ojai  (2021); Deadly Nightshade (2021); Broadcast (2021); Survivor's Choice (2022); The Elevator Game  (2022); It Wants Blood 2 (2022); Dead Community Guild (2022); Someone Dies Tonight (2022); Babylon (2022);Miracle Underground (2022); The Principal of Monster Lake (2022)

Phillip Rhee







Furious (1984); Esquadrão Infernal (1985); Operação Kickbox (1989); Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993); Operação Kickbox 3: Sem Retorno (1995); Operação Kickbox 4: Sem Aviso (1988); Turma da Luta (2015); Two Bellmen Three (2017)

James Earl Jones







Dr. Fantástico (1964); A Grande Esperança Branca (1970); O Pirata Escarlate (1976); Jesus de Nazaré  (mini serie 1977); Guerra nas Estrelas (1977); O Exorcista II - O Herege (1977); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); O Império Contra-Ataca (1980); Conan, o Bárbaro (1982); O Retorno de Jedi (1983); Uma Escola Muito Louca (1986); Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido (1986); Um Príncipe em Nova York (1988); Os Três Fugitivos (1989); Campo dos Sonhos (1989); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); A Ambulância (1990); Jogos Patrióticos (1992); Quebra de Sigilo (1992); Perigo Real e Imediato (1994); O Juiz (1995); As Duas Faces da Lei (1997); Uma Aposta Milionária (2001); Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005); Rogue One: Uma História Star Wars (voz - 2016); Star Wars: A Ascensão Skywalker (voz - 2019);  Um Príncipe em Nova York 2 (2021)

Sally Kirkland







2 Pátrias para um Bandido (1968); Brand X (1970); A Mancha do Passado (1971); Amantes em Veneza (1973);  Nosso Amor de Ontem (1973);  Licença Para Amar Até a Meia-Noite (1973); Golpe de Mestre (1973); Banzé no Oeste (1974); A Mulher da Metralhadora (1974); O Risco de uma Decisão (1975); The Kansas City Massacre (1975); O Trem da Morte (1975); Nasce uma Estrela (1976); A Recruta Benjamin (1980); A Incrível Mulher que Encolheu (1981); Retrato Mortal (1982); Jogos Fatais (1984); O Azarão (1989); As Cores da Obsessão (1989); Operação Kickbox (1989); Dois Olhos Satânicos (1990); A Casa das Almas Perdidas (1991); JFK: A Pergunta que Não Quer Calar (1991); O Jogador (1992); O Império da Violência (1992); Os Franco Atiradores (1993); Trapaças do Coração (1993); Amnesia (1997); Fantasma de Estimação (1997); Paranóia (1997); Admirável Mundo Novo (1998); O Marido da Minha Amiga (2000); Espero Que Você Morra (2001); Almas Condenadas (2006); Encontro no Café (2006); Uma Garota Irresistível (2006); Richard III (2007); Suburban Gothic (2014); A Mulher Mais Odiada dos Estados Unidos (2017); Apartamento 212 - A Infestação (2017); Aceleração Máxima (2019); The Legend of Resurrection Mary (2021); The Walk (2022)

Louise Fletcher







Águias em Alerta (1963);  Ellen Pode Ser Salva? (1974); Renegados Até a Última Rajada (1974); Roleta Russa (1975); Um Estranho no Ninho (1975); O Exorcista II: O Herege (1977); Massacre Brutal (1981); Estranhos Invasores (1983); Projeto Brainstorm (1983); Chamas da Vingança (1984); Era uma Vez na América (1984); Jogo Perigoso (1986); Invasores de Marte (1986); O Garoto que Podia Voar (1986); Um Casal mais que Perfeito (1986); J. Edgar Hoover (1987); Um Toque de Sedução (1988); A História de Karen Carpenter (1989); Operação Kickbox (1989); Aviso Final (1989); Limite da Loucura (1990); Jogo Perverso (1990); Elevador para o Além (1990); O Jogador (1992); Em Terreno Selvagem (1994); Um Toque de Sedução 2 (1995); Assassino Virtual (1995); O Preço da Traição (1996); Uma Escola Muito Doida (1996); Pecados da Mente (1997); Destinos Cruzados (1997); Segundas Intenções (1999); Matemática do Diabo (1999); Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine (seriado 1993 - 1999); De Volta ao Paraíso (2000); Dinheiro Pra Cachorro (2000); Visões da Morte (2001); Um Presente de Deus (2002); O Último Espírito (2007); O Natal de Dennis, o Pimentinha (2007); O Código Gênesis (2010); Duas Mentes (2012); Um Homem Perfeito (2013)  


Chris Penn (1965–2006)







A Chance (1983); O Selvagem da Motocicleta (1983); Footloose: Ritmo Louco (1984); O Cavaleiro Solitário (1985); Caminhos Violentos (1986); Regresso do Rio Kwai (1989); Operação Kickbox (1989); Cães de Aluguel (1992); Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Beethoven 2 (1993) O Guerreiro da Estrela Polar (1995); Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar (1995); O Preço da Traição (1996); O Impostor (1997); A Hora do Rush (1998); Sob Tortura (2000); Cálculo Mortal (2002); O Refúgio (2003); Starsky & Hutch, Justiça em Dobro (2004); Ladrão de Diamantes (2004); King of Sorrow (2007); Aftermath (2013);


John Dye (1963–2011)







Calouros do Sucesso (1984); Garotas Modernas (1986); Operação Kickbox (1989); Combate no Vietnã (seriado 1989-1990); A Arma Perfeita (1991); Um Toque de Anjo (seriado 1996-2003) Once Upon a Christmas (2000); Twice Upon a Christmas  (2001); Matador Implacável (2007);

John P. Ryan (1936-2007)







Cada um Vive como Quer (1970); O Rei da Ilusão (1972); Dillinger: Inimigo Público nº 1 (1973); Nasce um Monstro (1974); Duelo de Gigantes (1976); Mundo Futuro: Ano 2003, Operação Terra (1976); A Volta do Monstro (1978); A Última Viagem da Arca de Noé (1980); O Destino Bate à sua Porta (1981); A Força de um Amor (1983); Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983); Expresso para o Inferno (1985); A Vingança de 1 Predador (1986); Te Pego Lá Fora (1987); Desejo de Matar 4 (1987); Um Tira de Aluguel (1987); Operação Kickbox (1989); A Guerra dos Donos do Amanhã (1990); A Guerra dos Donos do Amanhã (1990); Eternity: O Guerreiro do Tempo (1990); Areias Brancas (1992); Hoffa - Um Homem, Uma Lenda (1992); Ligadas pelo Desejo (1996)


James Lew







A Morte de um Bookmaker Chinês (1976); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Ação Total (1988); Loucademia de Ninjas (1989);  Operação Kickbox (1989); Em Algum Lugar no Futuro (1990); China Cry - O Grito de Nora Lam (1990); A Arma Perfeita (1991); Linha de Fogo (1991);  Massacre no Bairro Japonês (1991); Rajada de Fogo (1992); Leis Marciais 3 (1993); American Ninja 5: O Pequeno Ninja (1993);  Top Gang 2! A Missão (1993); Dois Espiões e um Bebê (1993); Showdown - A Hora de Vencer (1993);  Em Terreno Selvagem (1994); O Sombra (1994); Timecop - O Guardião do Tempo (1994); A Arena da Morte II (1994); A Força em Alerta 2 (1995); Força Excessiva 2 (1995); Caçador da Noite (1996); Fuga de Los Angeles (1996);  Vingador Implacável (1996); Tropas do Futuro (1996);  Ameaça Nuclear (1996);  Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Alta Voltagem (1997);  Assassinos Substitutos (1998); Máquina Mortífera 4 (1998); A Hora do Rush (1998); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); A Hora do Rush 2 (2001); Pecados do Passado (2003); Shira: The Vampire Samurai (2005);  A Hora do Rush 3 (2007);  Trovão Tropical (2008); Vingança Sem Limites (2012);  G.I. Joe: Retaliação (2013);  A Lista (2014); Frankenstein (2015); Made in Chinatown (2021).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre