terça-feira, 10 de dezembro de 2019

O ENIGMA DO MAL / THE ENTITY (1982) - ESTADOS UNIDOS



DESCRIÇÃO FICTÍCIA DE UM INCIDENTE VERDADEIRO
(contém spoliers)

Carla Moran (Barbara Hershey) é uma recepcionista e mãe de três filhos: um adolescente e duas meninas. Carla fora largada pelo marido e tem um caso com um homem que está sempre em viagens de negócios. Certa noite é atacada sexualmente, mas não consegue identificar o seu agressor. Seu filho lhe informa que todas as portas e janelas da casa estão fechadas e não há indícios de invasão. Em outra noite ocorre novamente o fenômeno e Carla procura ajuda profissional: Phil Sneiderman (Ron Silver), psiquiatra de uma universidade passa a cuidar de Carla, mas acredita que ela tem alucinações e que um tratamento é o mais indicado. Mesmo com o filho mais velho Billy (David Labiosa) relatando ter sofrido uma fratura causada pela Entidade, Sneiderman acredita que tudo não passa de uma alucinação coletiva ou que seus filhos apenas concordam com o que a mãe crê presenciar.



Os ataques aumentam em frequência e intensidade até que Carla encontra dois pesquisadores parapsicológicos: Gene Kraft (Richard Brestoff) e Joe Mehan (Raymond Singer) que aceitam ir em sua casa em Culver City, California e observam que algo estranho e malévolo ocorre no local, enquanto isso Sneiderman, cético, acredita que tudo é fruto do subconsciente repleto de problemas adversos do passado conturbado de Carla. Quando os parapsicólogos iniciam um estudo mais profundo, Sneiderman tenta advertir que ela está lidando com charlatões que estão incentivando suas fantasias.


Com roteiro de Frank DeFelitta ("As duas Vidas de Audrey Rose"),  baseado em livro homônimo (The Entity / A Entidade) de sua autoria, "O Enigma do Mal" tenta relatar (vagamente) nas telas a experiência de Doris Bither, ocorrida em outubro de 1976 e que se tornou um dos casos mais controversos analisados pela parapsicologia. O diretor canadense Sidney J. Furie ("Superman IV: Em Busca da Paz" e "Águia de Aço I, II e IV") resolveu pisar no terreno do sobrenatural cinematográfico entregando um filme que é um amálgama das informações coletadas por DeFelitta com Doris; invenções narrativas para dar consistência à trama; e fragmentos das experiências dos pesquisadores. O resultado é um filme com uma direção sóbria que evita os efeitos fantasiosos, foge da linha "O Exorcista" e, acertadamente, investe no psicológico, mantendo o espectador em uma angústia e incerteza constante. Mas não se engane, há muita inventividade no filme como a questão psiquiátrica que foi amplificada no filme (o psiquiatra no filme é uma analogia a toda racionalização que surgiu para explicar o caso) ou o arco final que mostra para onde os pesquisadores levam "Carla", segundo DeFelitta a ideia surgiu a partir de uma pergunta: se houvesse mais recursos até onde as pesquisas iriam? A resposta foi: duplicar o ambiente da casa de Carla em um laboratório controlado para descobrir o que "atacava a jovem". Ou seja essa parte foi criada para dar mais conteúdo ao filme, assim como, até hoje reina a controvérsia dos ataques, presenciados pela família, mas nunca presenciados pelos parapsicólogos.



O Enigma do Mal é um filme que prende do início ao fim, apesar das demasiadas e desnecessárias cenas de nudez que a produção usou para garantir maior bilheteria e impacto. A história por si só já levanta várias discussões. Pena que acabou gerando confusão ao juntar uma boa dose de ficção aos fatos para criar uma dramatização maior. Isso terminou por confundir muita gente que acreditou que tudo que fora mostrado condizia com a realidade. No cômputo geral um filme acima da média no gênero, mas que vem sumindo das reprises com o passar dos anos.

Trailer:





Trilha Sonora: 
Saturday Nite's All Right For Fighting - Elton John
Tou Can't Have Me -  Risky Shift
Poor, Poor Pitiful Me -Linda Ronstadt



Curiosidades:
Na vida real eram quatro filhos, uma menina e quatro meninos cada um fruto de um relacionamento distinto

Barbara Hershey ganhou o prêmio de Melhor Atriz  no Avoriaz Fantastic Film Festival de 1983

O filho adolescente de "Carla Moran" da vida real descreveu um ataque particularmente cruel, no qual "Carla" foi jogada pela força malévola e bateu na cabeça dela. Ele tentou intervir, mas também foi jogado, quebrando o braço. Nas filmagens do filme, o ator que interpreta o filho quebrou o braço naquela cena, e as cortinas rasgaram de cima para baixo sem explicação.

Martin Scorsese incluiu este filme em sua lista dos 11 filmes de terror mais assustadores de todos os tempos.

As atrizes Jane Fonda, Jill Clayburgh, Bette Midler e Sally Field foram inicialmente procuradas pelo papel de Barbara Hershey.

O método pelo qual Carla é diagnosticada pelos médicos, um método que depende muito de sua história pessoal e, em particular, seu relacionamento com o pai e seus encontros sexuais com outros homens, reflete um método psicodinâmico em grande parte freudiano de diagnóstico. Isso, combinado com o fato de ela ser inicialmente diagnosticada pela equipe de médicos como tendo "histeria", um distúrbio que desapareceu dos principais diagnósticos psiquiátricos americanos, faz deste filme um dos últimos nos quais os métodos e concepções freudianos (amplamente relacionados a sexo e desenvolvimento infantil) demonstram ter um impacto significativo no diagnóstico dos pacientes. Com o surgimento da neuroquímica, neurociência e testes biológicos nas décadas de 1980, 1990 e além, métodos freudianos como os retratados no filme seriam considerados supersticiosos por muitos psiquiatras biológicos convencionais.

Os atores George Coe (Dr. Weber) e Alex Rocco (Jerry Anderson) morreram em 18 de julho de 2015.

Toda uma sequência de sonhos em que Carla foi forçada a ter pensamentos incestuosos sobre o filho pela Entidade foi descartada para o filme pelo diretor Sidney J. Furie, porque era muito sexualmente controverso na época

O filme de Bollywood "Hawa" (2003) foi baseado neste filme.

Este filme é baseado no ataque da vida real de uma mulher californiana chamada Doris Bither. Segundo Bither, ela era constantemente estuprada pelos espíritos de três homens. Dois a seguravam enquanto o terceiro a estuprava.

Neste filme, o personagem de Barbara Hershey é perseguido por um ser maligno. Eventualmente, ela interpretou um personagem que é a mãe de um homem de família perseguido por um ser maligno, em Sobrenatural (2010) e Sobrenatural: Capítulo 2 (2013)

De acordo com uma atualização do artigo da página da Connecticut Paranormal Research Society na Web intitulado "The Carla Moran Story, the Entity", "A mulher ["Carla Moran"] mudou-se cinco vezes, mas a entidade agressora a seguiu. Ela começou a se mudar para locais cada vez mais distantes. Os fenômenos foram diminuindo e, após cerca de dois anos, os ataques pararam por completo ".

Uma das fotos do evento na casa de Doris:



Vídeo sobre  Doris Bither (em inglês)



 A Foto da "Entidade" que o vídeo acima mostra:



Poster:



Adendo:

Após uma pesquisa mais minuciosa consegui informações a partir do site do Dr. Barry Taff (no filme com o nome de "Gene") e uma entrevista concedida pelo filho de Doris (falecida em 1995, aos 58 anos de idade, por insuficiência respiratória), Brian Harris, a um site americano. Do outro pesquisador, Kerry Gaynor (como o nome de "Joe Mehan" no filme), não encontrei informações sobre o caso:
 
Segundo as informações (alguns trechos) do site de Taff :
" Doris foi muito evasiva e um tanto enigmática em relação ao seu passado, tanto que se recusou a nos dizer sua idade, que sabíamos que era mais velha que nós, mas não em quantos anos. Se tivéssemos pressionado Doris a revelar mais sobre seu passado infernal, esses esforços de nossa parte poderiam ter nos empurrado para fora do caso." 

" Brian conversou com Javier Ortega sobre como sua mãe foi banida por sua família ainda adolescente, devido ao seu estilo de vida indisciplinado e natureza rebelde. Como sua mãe começou a brincar com o Tabuleiro de Ouija ... muito cedo, finalmente misturando isso com drogas e álcool para reprimir a psique irritável dentro dela."

"A entrevista de Brian foi perturbadora em muitos níveis, pois ele se contradiz continuamente em termos de suas respostas a todas as perguntas feitas a ele, certamente prejudicando sua credibilidade como testemunha ..."

"De acordo com os outros filhos de Doris, havia quantidades sutis de fenômenos paranormais presentes muito antes de ela se mudar para Braddock Drive, em Culver City, Califórnia. Eles falavam de alguns eventos psicocinéticos e até de aparições ocasionais, embora eu nunca me referisse a uma ocorrência como sutil."

"No entanto, pouco tempo depois que Doris se mudou de Santa Monica para Culver City, uma estranha mulher hispânica apareceu à sua porta avisando que sua casa era uma habitação ruim ou má. Quando Doris perguntou sobre o que a dama estava falando, a misteriosa dama simplesmente se afastou sem maiores explicações. Pouco tempo depois, Doris foi assediada pelos ataques paranormais. Havia uma conexão, na medida em que a senhora desconhecida sabia algo feio sobre aquele caixote de lixo em que Doris agora morava, ou isso era apenas uma coincidência? Realmente nunca saberemos a menos que encontremos essa mulher, trinta e sete anos depois."

"Compreender completamente a possibilidade de que a mente subconsciente de uma pessoa viva possa involuntariamente gerar tal poder que manifeste anomalias luminosas, aparições e eventos psicocinéticos macroscópicos é para mim muito mais convincente do que se uma inteligência desencarnada fosse responsável.

"Doris Bither faleceu sozinha em uma sala, uma sala da qual seu filho relatou ter visto bolas de luzes aparecerem exatamente como no início dos anos 70. "Doris morreu uma mulher assombrada."

"Minha avaliação e conclusões são totalmente discutidas no Capítulo 2 (O caso da entidade da vida real) do meu livro Aliens Above, Ghosts Below: Explorations of the Unknown."



Leia a íntegra do texto aqui (em inglês):



Trechos do texto escrito por Javier Ortega em 2011 do GhostTheory.com:
"Doris Mcgowan (Mcgowan é seu nome de solteira) veio de uma família de classe média alta. Tão estável quanto muitas pessoas pensam que isso soa, os pais de Doris administravam uma casa turbulenta. Ambos eram alcoólatras e não eram adequados para fornecer uma educação completa para uma criança.
Aos 10 anos, Doris e sua família se mudaram para a Califórnia a partir do centro-oeste. Detalhes da infância de Doris não são claramente conhecidos por seus parentes. Na adolescência, Doris teve uma grande briga com sua família. Seus pais, tia e tio decidiram renegar Doris e fora impedida de ter contato com qualquer membro de sua família."

Brian Harris: "Sim, o filme adicionou muitas coisas. [Muitos eventos do filme foram ficcionais, apesar do pedido de Taff e Gaynor]." "... Barbara Hershey fez um bom trabalho. Foi exatamente como me lembro de minha mãe passando. Os hematomas nas pernas e nas coxas. Os ataques.

"Brian Harris: ”Bem, tudo sobre o que foi relatado era verdade. Isso aconteceu. Morar naquela casa era um inferno.
“... todos nós experimentamos alguma forma de ataque.” “Houve empurrões, mordidas e arranhões sendo feitos em nós.” “… Havia cerca de 4 entidades na casa, e elas apareciam o tempo todo… .I acho que foi preciso muita energia para eles fazerem isso. ”

Pedi ao Sr. Harris para explicar as alegações de seu irmão mais velho ouvindo música satânica, como relatou o Dr. Barry Taff.
Brian Harris: "Isso é tudo besteira. Nós nunca ouvimos "música satânica". Era Black Sabbath e Uriah Heep. Qualquer criança que cresceu nos anos 70 e ouviu Rock, foi o que ouviu. Foi a coisa legal a se fazer. Embora tenhamos notado que quando tocávamos certas músicas, os espíritos ficavam agitados. Há essa música no álbum Uriah Heep "Demons and Wizards", que fala sobre o bem versus o mal. É basicamente sobre o diabo levar um chute no traseiro. Toda vez que tocávamos, eles [espíritos] ficavam agitados. ”

"Perguntei a Brian sobre as características das aparições.
Brian Harris: “Era como uma escultura. Como um corpo esculpido. Não é uma figura completa, mas às vezes podemos ver um pouco disso [a musculatura] “
"... é engraçado, todo o incidente sobre eles serem asiáticos; isso não é verdade. Não sei de onde eles [Taff & Gaynor] tiraram essa ideia. Eles não tinham características asiáticas. Eles não pareciam asiáticos.
Harris estava se referindo à descrição inicial que o Dr. Barry Taff havia feito sobre os espíritos parecendo asiáticos. Segundo Harris, eles não pareciam asiáticos."


"O Dr. Barry Taff relatou apenas três espíritos assombrando a casa. As crianças relataram quatro. Acredito que esses quatro espíritos eram malévolos. O espírito que as crianças chamam de “Sr". provavelmente não era o avô delas. Muito provavelmente, era um espírito maligno tentando brincar com os sentimentos de uma criança que não responde."

Leia a íntegra da entrevista aqui: (em inglês)

Filmografia Parcial:
Barbara Hershey








The Princess and Me (1968); O Último Verão (1969); A Libertação de L. B. Jones (1970); Suplício de uma Vida (1970); O Caminho da Felicidade (1971); Sexy e Marginal (1972); Em Busca do Destino (1974); Diamantes (1975); Os Últimos Machões (1976); Brigada da Morte (1976); Um dia de Sol no Natal (1977); O Substituto (1980); O Enigma do Mal (1982); Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983); Um Homem Fora de Série (1984); Paixão em Singapura (1986); Hannah e suas Irmãs (1986); Momentos Decisivos (1986); Um Mundo à Parte (1988); A Última Tentação de Cristo (1988); Amigas para Sempre (1988); Vítimas do Ódio (1990); Paris Trout (1991); Sem Defesa (1991); Um Dia de Fúria (1993); Os Últimos Rebeldes (1993); Retratos de uma Mulher (1996); À Beira da Loucura (1999); Ao Final do Caminho (1999); O Amor Chega Tarde (2007); Albert Schweitzer (2009); Cisne Negro (2010); Sobrenatural (2010); Sobrenatural: Capítulo 2 (2013) Sobrenatural: A Última Chave (2018);

Ron Silver (1946–2009)











Rhoda (seriado 1975 a 1978);  Fúria Silenciosa (1982); O Enigma do Mal (1982); O Amor tem seu Preço (1983); Silkwood - O Retrato de uma Coragem (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); Presa do Silêncio (1986); Inimigos, uma História de Amor (1989); O Reverso da Fortuna (1990); O Detonador de Alta Voltagem (1992); Chantagem Fatal (1993); Lifepod - O 9º Passageiro (1993); Time Cop - O Guardião do Tempo (1994); A Invasão (1996); Zona de Perigo (1996); Ali (2001); Sob Suspeita (2006); Xenophobia (2008)

Alex Rocco (1936–2015)








O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); O Poderoso Chefão (1972); Uma Questão de Culpa (1978); Ele Vai Ter um Bebê (1978); O Substituto (1980); As Novas Diabruras do Fusca (1980); O Enigma do Mal (1982); Um Rally Muito Louco (1984); Um Homem Destemido (1985); Gotcha!: Uma Arma do Barulho (1985); O Prêmio do Assassino (1985); Em Busca da Fama (1987); Um Sonho Diferente (1989); Na Mira do Passado (1995); O Nome do Jogo (1995); The Wonders: O Sonho Não Acabou (1996); O Casamento dos Meus Sonhos (2001); Confissões de um Apostador (2002); Assassina por Natureza (2003); Sob Suspeita (2006); Don't Sleep (2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre