quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

PROJETO FILADÉLFIA - THE PHILADELPHIA EXPERIMENT (1984) - ESTADOS UNIDOS



SUPOSTA EXPERIÊNCIA REAL DE ALBERT EINSTEIN 

Outubro de 1943. Um grupo de militares, entre eles, David Herdeg (Michael Paré) e  Jim Parker (Bobby Di Cicco) embarcam no USS  Eldridge para participarem do Projeto Filadelfia. O projeto consiste em camuflar o navio aos radares alemães, visto que a marinha americana está com enormes perdas nos campos de batalha naval. A ideia é utilizar um campo de energia elétrico em torno do navio que o impedirá de ser detectado. Algo, de errado, porém, acontece: uma nuvem verde cerca o navio e faz com que este literalmente desapareça. Dentro do navio o caos se instala com os tripulantes enlouquecendo, sofrendo queimaduras e até mesmo com pessoas fundindo-se ao casco. 


David e Jimmy, encarregados de manter os equipamentos ativos dentro do destroier  percebem ser impossível controlá-los e, num impulso, atiram-se da embarcação reaparecendo instantes depois em 1984, em Nevada, a quilômetros de distância da base. Enquanto isso, na época atual, o Dr. James Longstreet (Eric Christmas), responsável pela operação em 1943, acaba de realizar um novo experimento com resultados surpreendentes: uma cidade cenográfica criada desaparece e um enorme vórtice surge no céu mostrando que o espaço-continuum parece estar sendo afetado. O buraco apresenta-se na forma de uma gigantesca tempestade elétrica, que poderá destruir o planeta. A chave do enigma pode estar em David e Jim.


Este excelente filme, do ano de 1984, vem com a informação de ser baseado em fatos reais. A história por trás história é mais interessante sendo atualmente vista mais como uma lenda urbana. Alguns fatos, porém,  teriam supostamente existido, como o projeto de mesmo nome, que ficou a cargo de Einstein e a carta enviada ao governo propondo a experiência.


A partir da experiência (real) propriamente dita é que começam as especulações. Os relatos citam que o navio teria se deslocado a quilômetros de distância e que o que se viu depois foram vários tripulantes mortos, outros enlouquecidos, desaparecidos e até mesmo pessoas que se tiveram seus corpos aderidos ao material do navio (como se uma pessoa tentasse atravessar uma parede e ficasse com metade do corpo de cada lado). Quem assistiu o hoje  esquecido filme "Quarta Dimensão" (que passava na Sessão da Tarde e mostrava um cientista que atravessava um lápis em um objeto, além dos poderes de intangibilidade do personagem) ficará mais familiarizado com o assunto. 


Neste contexto, o diretor  Stewart Raffill (do simpático clone de E.T, “Mac - O Extraterrestre” e o engraçado e sempre lembrado “Manequim - A Magia do Amor”) fez um filme muito interessante, que possui todos os ingredientes que costumam funcionar: viagem no tempo, perigo eminente, romantismo e perseguição. Tudo se encaixa bem no filme e em alguns momentos os cinéfilos podem lembrar de outro clássico oitentista: "O Nimitz Volta ao Inferno", onde um navio é transportado para um pouco antes do ataque a Pearl Harbor. As temáticas são inversas, mas o tema viagem no tempo também é muito bem explorado.
 

Uma breve explicação sobre a lenda urbana (ou não) para o Experimento Philadelphia: Em 1943 a marinha americana vinha obtendo péssimos resultados em confrontos com os navios alemães. A ideia era criar um navio que fosse invisível aos olhos e radares. Eisntein tinha algumas teorias na qual poderiam criar tal navio, por meio do uso de um dispositivo eletromagnético, que desviaria torpedos inimigos,  mas era necessária uma experiência na prática. Existe, inclusive, uma carta datada de 18 de junho de 1943 em que o cientista cita tal fato ao governo americano.


Os ingleses já possuíam certo sucesso nesse campo repelindo  minas inimigas magnéticas contra seu navios, anulando o magnetismo do casco. A ideia era ver se a mesma técnica desviaria torpedos.  O escolhido foi o USS Eldridge, um navio usado para transportar homens e suprimentos para o norte da África. Em 28 outubro de 1943 foi realizado o experimento. A partir deste ponto começam as especulações sobre o chamado "Experimento Filadélfia": uma névoa verde cobriu o navio e, quando se dissipou, o navio havia desaparecido do estado da Filadélfia, aparecendo em Virgínia à centenas de quilômetros de sua base. Alguns membros da pequena tripulação haviam desaparecido, outros foram incorporados ao metal do navio (ou seja, seus corpos foram fundidos ao metal), outros ficaram loucos. O projeto foi cancelado, as informações sobre o ocorrido ocultadas e Einstein, diante do fracasso do experimento, continuou a dedicar-se a construção Bomba Atômica.


Michael Paré (do ótimo ”Ruas de Fogo”; do interessante  "Lua Negra" e do inesquecível seriado cômico “O Super Herói Americano”) é uma ator de altos e baixos. Seus dois melhores filmes incluem o já citado “Ruas de Fogo” e este “Projeto Filadélfia” . O ator apareceria como chamariz na produção de mesmo nome em 2012 do canal Syfy, agora como vilão e na continuação não oficial de "Ruas de Fogo - Road to Hell" (2012) repetindo o personagem.  Nancy Allen é uma ótima atriz e fez grandes filmes como: “Robocop - O Policial do Futuro”; “Um Tiro na Noite”; “Vestida para Matar”; “Carrie, a Estranha”, entre outros). Bobby Di Cicco fez  “1941 - Uma Guerra Muito Louca” (onde Nancy Allen  também trabalhou); "Agonia e Glória”;  “Splash - Uma Sereia em Minha Vida” e “The Last Hour” (ao lado novamente de Parré) entre outros. O restante do elenco está muito bem, os efeitos especiais para época eram bons e a história ficou muito bem desenvolvida


Houve mais dois filmes: Projeto Filadélfia 2 (uma continuação com o ator Brad Johnson fazendo o papel de Paré) e o já citado homônimo de 2012 que, na verdade, é um reboot com uma nova visão para o tema e completamente diferente e sem o charme do filme de 84.


Os anos oitenta nos trouxeram uma rica cinematografia. Muita coisa boa e muita descartável, mas vez por outra surge a vontade de assistir novamente um filme. Projeto Filadélfia é um destes belos exemplos, de uma década celebrada e revolucionária. Um filme para quem gosta de ficção científica com conteúdo, independente de sua veracidade. É divertimento garantido.





Trailer:






Curiosidades:

Vencedor do Fantafestival 1985  de Melhor Filme.

A música que toca durante o filme chama-se The Runner interpretada por  Manfred Mann

A TVS (atual SBT) , em 1991, exibiu o filme com o título "A Um Passo Para o Futuro".

Em 1980, a AVCO Embassy Pictures pediu a John Carpenter, produtor executivo deste filme, que escrevesse e dirigisse este filme após os sucessos de Halloween: A Noite do Terror (1978) e A Bruma Assassina (1980). No entanto, Carpenter mostrou-lhes Fuga de Nova York (1981) (que ele escreveu anos antes)

Embora John Carpenter esteja listado como produtor executivo neste filme, ele e o diretor Stewart Rafill nunca se encontraram pessoalmente.

Stewart Rafill reescreveu o roteiro para que uma história de amor se desenvolvesse entre os personagens David (Michael Paré) e Alison (Nancy Allen). Rafill também removeu muitos diálogos científicos sobre as explicações do porquê e do como do elemento de viagem no tempo do filme.

A Marinha dos Estados Unidos não apoiou a realização do filme, uma vez que não queria ser associada aos eventos supostamente verdadeiros em torno dos eventos do Experimento Filadélfia.

O roteiro original tinha mais incidentes que demonstravam a novidade de David em chegar ao novo período de tempo. Stewart Rafill atenuou esses elementos para se concentrar mais nos dois personagens centrais.

Michael Paré (David Herdeg) mais tarde interpretaria o personagem Hagan em The Philadelphia Experiment (2012), um remake feito para a televisão.

John Carpenter, Joe Dante, Harley Cokeliss e Jonathan Demme foram escalados para dirigir o filme antes de Stewart Rafill ser contratado.

O porta-aviões visto neste filme é o U.S.S. Yorktown (CV-10), o submarino é o U.S.S. Clamagore (SS-343), e o destruidor "U.S.S. Eldridge" é na verdade o U.S.S. Laffey (DD-724). Todos os três navios estão em exibição como navios-museu no Patriot's Point Naval & Maritime Museum, em Charleston, na Carolina do Sul.

Quando Michael Pare assiste ao presidente Ronald Reagan na televisão, ele diz que lhe parece familiar e pergunta se uma entrevista coletiva é um filme. No ano seguinte, de forma muito mais famosa, o personagem de Christopher Lloyd pergunta a Michael J. Fox quem é o presidente, e brinca com o fato de que é o ex-ator, então este filme o ultrapassou em um ano com basicamente a mesma piada.

O trailer deste filme mostra que John Carpenter serviu como escritor, pois ele deu crédito à história. Mas no próprio filme ele não é creditado

Embora as histórias sejam geralmente boatos, uma das teorias alternativas mais prováveis ​​do que pode ter se transformado no chamado "Experimento Filadélfia" é observada na entrada da Wikipedia: "O pesquisador Jacques Vallée [19] descreve um procedimento a bordo do USS Engstrom, que foi ancorado ao lado do Eldridge em 1943. A operação envolveu a geração de um poderoso campo eletromagnético a bordo do navio a fim de desmagnetizar, com o objetivo de tornar o navio indetectável ou "invisível" para minas submarinas fundidas magneticamente e torpedos. Este sistema foi inventado por um canadense, Charles F. Goodeve, quando ele ocupava o posto de comandante na Royal Canadian Naval Volunteer Reserve, e a Royal Navy e outras marinhas o usaram amplamente durante a Segunda Guerra Mundial. ... "

O produtor executivo John Carpenter dirigiria Michael Pare uma década depois, em Cidade dos Amaldiçoados

O trailer australiano mostra a música do filme Trovão Azul (1983).

No ano anterior, Michael Currie, que interpreta o médico do hospital, apareceu em Halloween III: The Season of the Witch como gerente de um motel. Ambos os filmes foram produzidos e não dirigidos por John Carpenter.

Cartazes:








Filmografia Parcial:
Michael Paré









Super-Herói Americano (1981-1983); Eddie, o Ídolo Pop (1983); Ruas de Fogo (1984); Projeto Filadélfia (1984); Clube das Mulheres (1987); Era da Destruição (1987); Estação 44 - O Refúgio dos Exterminadores (1990); The Last Hour (1991); A Cidade dos Amaldiçoados (1995); Lua Negra (1996); Alone in the Dark 2 - O Retorno do Mal (2008); Ação Imediata (2009); Projeto Filadélfia (2012); Ruas de Fogo II (2012); Exorcistas do Vaticano (2015); Os Esquecidos (2015); Rastro de Maldade (2015); O Matadouro (2016); Resgate no Oeste (2016);  Conexão Escobar (2016);  A Destruição da Terra (2017); Renascida das Trevas (2018);  In the Absence of Good Men (2017); O Cara Errado (2017); City of Lies (2018); Desfile de Natal (2018); Making a Deal with the Devil (2019);  Once Upon a Time in Deadwood (2019); Emerald Run (2020);  Invincible (2020); Alone (2020); Meu Ex-Noivo Psicopata (2021); Triassic Hunt (2021); Righteous Blood (2021); Shark Island (2021); Mind Games (2021);


Nancy Allen:









Carrie, a Estranha (1976); 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1979); Vestida Para Matar (1980); Um Tiro na Noite (1981); Estranhos Invasores (1983); Projeto Filadélfia (1984); O Gladiador das Ruas (1986); RoboCop - O Policial do Futuro (1987); Poltergeist III: O Capítulo Final (1988); RoboCop 2 (1990); RoboCop 3 (1993);  Irresistível Paixão (1998) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre