domingo, 10 de outubro de 2021

CAÇADOS / PREY (2007) - ÁFRICA DO SUL

 


DO MESMO LIVRO QUE GEROU O FILME "A SOMBRA E A ESCURIDÃO"

Tom (Peter Weller) e  Amy (Bridget Moynahan)  são um casal americano recém-casados viajando com os filhos de seu primeiro casamento para a África do Sul:  a revoltada Jessica (Carly Schroeder) e o caçula David (Conner Dowds). Jessica não aceita a madrasta e faz de tudo para demonstrar o quanto está odiando a viagem, enquanto Amy reluta criticar a jovem e entrar em atrito o que criará ainda maiores tensões. 

No dia que Tom, um engenheiro contrato para supervisionar a construção de uma barragem, precisa ir até o local, Amy aceita aproveitar a viagem e ir em um safari ecológico com Jessica e David para que o trio possa se conhecer melhor. Durante o passeio, o guia Brian (Marius Roberts) desvia o veículo do caminho normal  no intuito de mostrar um lado mais selvagem e exótico da savana. Mas um mal estar de David obriga Brian a parar o veículo em um local ermo para que a criança possa se “aliviar “ o mais rápido possível. Só que o inesperado acontece: Brian (com as chaves do carro) e David se deparam com duas leoas e um leão. O experiente guia, mesmo armado, "congela" e tenta garantir a volta do menino ao carro. David consegue correr e entrar no carro, Brian é pego por um dos enormes felinos e destroçado na frente da família. Quando Tom descobre que Amy e seus filhos não retornaram ao hotel, se desespera e tenta a ajuda de um caçador local, Crawford (Jamaie Bartlett), que se mostra rude, egoísta e mercenário. Aceitando pagar a vultuosa quantia pedida pelo caçador, a dupla parte para tentar localizar o trio antes que seja tarde demais.

Existem certos filmes que não sabemos o porquê caem no nosso gosto, mesmo que a crítica e a maioria das pessoas qualifique o filme de modo pejorativo. Caçados é um desses exemplos. De origem sul africana e rodado neste país, mas com atores principais americanos, teve uma arrecadação considerada dentro da indústria cinematográfica como  pífia: $3,643,652. Valor que, em uma superprodução, não pagaria sequer o salário dos atores. Apesar do orçamento não ter sido divulgado, podemos perceber que não houve um investimento no filme o que influenciou, de certa maneira, a sua consecução.

Com a informação de baseado em fatos reais, mas sem nenhuma comprovação de tal fato, consegui descobrir que a principal fonte dessa história foi o livro (de 1907) semi-documental “The Man-Eaters of Tsavo” (Os Devoradores de Homens de Tsavo),  escrito pelo soldado britânico John Henry Patterson, relatando suas experiências na África Oriental enquanto supervisionava a construção de uma ponte ferroviária sobre o rio Tsavo, no Quênia, em 1898. Se você está pensando "eu já vi isso em algum lugar", pode estar corretíssimo. O livro foi transformado no filme “A Sombra e a Escuridão” (1996) com Michael Douglas e Val Kilmer que relata a construção de uma ferrovia “amaldiçoada” por dois leões devoradores de uma centena de operários. O engenheiro se une ao caçador e partem para o confronto. A questão aqui é: o que existe nesse filme do livro? O engenheiro e o caçador? O engenheiro tem a família realmente em perigo, como no livro que teria tido essa parte omitida da versão de 1996? Como o livro não foi traduzido para o nosso idioma, fica a dúvida. O que sabemos é que adaptações cinematográficas, em sua maioria, por questões de metragem, ignoram passagens inteiras e modificam o conteúdo de um livro para dar maior dramaticidade a um filme. Assim como “A Sombra e a Escuridão” pode ser um colcha de retalhos do livro, Caçados pode ter pego um fragmento ou um capitulo e o adaptou a  realidade de 2007 para aproximar mais o espectador.


Partindo apenas do filme e ignorando qualquer comparação que posa ter com o livro, podemos dizer que há altos e baixos nessa produção. Dirigido por Darrell Roodt responsável pelo bom filme "Sarafina - O Som da Liberdade" (1992) com Whoopi Goldberg, há momentos de tensão e momentos em que o filme se perde. O uso de leões verdadeiros deu certa veracidade ao filme, mas também o limitou, pois os atores não se arriscariam com os animais selvagens. Percebemos, com isso, que a montagem fez o que pode para “transformar” animais treinados em feras sanguinárias. Em alguns momentos funcionou e em utros percebemos que estão bem mansos. Hoje a computação gráfica melhorou muito. Em 2007, para um filme de baixo orçamento, poderia ter ficado ruim. Em "Nas Garras do Tigre"(2010) a produção soube usar um animal verdadeiro na maioria das cenas e, nas Aventuras de Pi, de  2012, o tigre no barco com o ator é digitalizado, em outros momentos, verdadeiro.

Há certa previsibilidade no roteiro? Sim. Sabemos que Amy e Jessica  se acertarão através de uma discussão de relacionamento, sabemos também que serão resgatadas. Sabemos que Tom será um herói em algum momento. Sabemos que outras mortes ocorrerão e os felinos os perseguirão ao longo do filme (como alguns filmes de tubarão atuais). A diferença é que se esse leões / leoas são os mesmos de “A Sombra e a Escuridão” (seriam na verdade dois) e esses animais apresentaram um comportamento atípico, errático, com uma vontade brutal e misteriosa de atacar seres humanos.  Mas você só sabe disso porque eu pesquisei. O filme poderia ter algo como o caçador dizendo a Tom que esses animais mataram vários moradores e que desaparecem tão rápido quanto surgem. Bastava uma frase para melhorar o filme. 

Quanto ao elenco Peter Weller (Robocop) é um bom ator e está bem como o pai /marido desesperado. Bridget Moynahan (de o Senhor das Armas e do seriado Blue Bloods) é uma ótima atriz, mas aparece quase sempre em papéis abaixo de seu potencial. E Jessica (Carly Schroeder) faz a típica adolescente “rebelde sem causa”. Ela está muito bem em cena e a prova é que o público antipatiza com sua personagem. 

"Caçados" não é uma grande produção, mas tem seus momentos de tensão que garantem sequências interessantes. Apesar de, como já dito, possuir seus altos e baixos, por ser uma produção não americana, de baixo orçamento, com bons atores, revela-se uma diversão interessante. Talvez,  com o passar dos anos, o filme possa trazer aquela sensação de saudosismo e possa amealhar maior simpatia do público e ser (re)visto sob novos olhares. 


Trailer:





Cartaz:












Filmografia Parcial:

Bridget Moynahan







Um Anjo nas Ruas (1999); Eles só Pensam Naquilo (2000); Escrito nas Estrelas (2001); A Soma de Todos os Medos (2002); Eu, Robô (2004); O Senhor das Armas (2005); Caçados (2007); Passando dos Limites (2007); Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (2011); De Volta ao Jogo (2014); John Wick: Um Novo Dia Para Matar (2017); Blue Bloods  (seriado 2010 a 2018) 


Peter Weller







RoboCop - O Policial do Futuro (1987); Leviathan (1989); Perseguição Voraz (1989); RoboCop 2 (1990); Mistérios e Paixões (1991); Screamers - Assassinos Cibernéticos (1995); Poderosa Afrodite (1995); Dark Prince: A Verdadeira História de Drácula (2000); Devorador de Pecados (2003); Caçados (2007); Além da Escuridão - Star Trek (2013); Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014); Filhos da Anarquia (seriado 2013-2014)


Carly Schroeder







Lizzie McGuire, um Sonho Popstar (2003); Quase um Segredo (2004); Firewall: Segurança em Risco (2006); No Mar com os Golfinhos (2006); Caçados (2007); O Ritual (2012); Ligeiramente Solteira (2013); Ouija House (2018); Atormentada (2018)


Conner Dowds








Glory Glory (2002); Krakatoa: The Last Days (2006); Caçados (2007);  American Girl: uma Aventura no Brasil (2016); Missão no Mar Vermelho (2019); Moffie (2019); O Mensageiro do Último Dia (2020) 


Marius Roberts








Number 10 (2006); Cryptid (2006); Caçados (2007)


Jamie Bartlett








A Volta do Guerreiro Americano (1987); Blind Justice (1988); Areias Violentas (1990); Guerreiro Americano 4 (1990); Ernest Vai à África (1997); Amor sem Fronteiras (2003);  12 Dias de Terror (2004); Sombras do Passado (2004); Caçados (2007); Mandela - O Caminho Para a Liberdade (2013); Rhythm City (seriado 2007-2019)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre