quarta-feira, 27 de outubro de 2021

TROVÃO NEGRO / CHERNAYA MOLNIYA / BLACK LIGHTNING (2009) - RUSSIA

 


HEROI RUSSO AOS MOLDES AMERICANOS

Moscou, 2004, Dima (Grigoriy Dobrygin) é um jovem como outro qualquer que recebe um carro (Volga preto) de presente de seu pai em seu aniversário. O carro na verdade é um projeto secreto de um laboratório militar, possui a capacidade de voar em alta velocidade (graças a um nano-catalisador) e pousar na vertical. Quando ocorre um inesperado e doloroso evento, sua vida se modifica e Dima se transforma no herói Trovão Negro salvando pessoas e prendendo bandidos. 

Apaixonado pela bela Nastya (Ekaterina Vilkova), Dima vê suas chances irem por água a baixo quando outro pretendente, Maks (Ivan Zhidkov), se passando pelo Trovão Negro, atrai a atenção da jovem, ao mesmo tempo um inescrupuloso empresário resolve que o herói pode se transformar em um obstáculo em seus propósitos criminosos de perfurar a cidade em busca de um reduto de diamantes.

Curiosa tentativa do cinema russo de fazer uma aventura de super heroi, com carros voadores e mocinha em perigo. Não há nada de novo neste filme que o torne inesquecível, na qual apresenta vários elementos incorporados  de outros filmes. Pode-se perceber claramente que o diretor Dmitriy Kiselev, aqui em parceria com o produtor Timur Bekmambetov, diretor dos  filmes “Arena da Morte” (aquele das mulheres gladiadoras romanas); “Guardiões da Noite”; “Guardiões do Dia”; “O Procurado” (com Angelina Jolie); “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros” e “Ben-Hur” (2016) seguiram o mesmo padrão narrativo das histórias convencionais de super-heróis, mais particularmente, o “Homem Aranha” com um episódio bem próximo ao  famoso "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Dima tem poderes, mesmo que sejam oriundos de um carro e consegue vantagem sobre seus inimigos. É um estudante tímido, apaixonado por uma bela jovem e possui uma vida dupla. Um incidente transformará sua visão do mundo, mais “Homem-Aranha” impossível (só faltava o carro soltar teia).

Forçando a barra, podemos até ver uma inspiração no visual do herói de Bruce Willis em “Corpo Fechado” (2000), quando nosso herói se utiliza de uma roupa com capuz. E até podemos lembrar-nos de “De Volta para o Futuro”, como se fosse um segundo protótipo do De Lorean de McFly, quando vemos que o vilão criou uma versão para si. Ficou bem parecido. De resto é um filme até assistível, um passatempo sem muita pretensão, mas se vermos com os olhos de uma produção russa, podemos até considerar um bom filme.

Protagonizado por jovens para jovens. Se considerarmos que os efeitos especiais são bons, apesar de a história ser meio que "inspirada" em personagens hollywwodianos (não por acaso a Universal Pictures esteve envolvida no projeto), valerá a pena darmos uma olhada neste curioso  mix de aventura / romance com ficção científica (a destacar a cena do celular do herói tocando debaixo d'agua). Quem sabe um dia o brasileiro possa assistir um filme deste tipo produzido por aqui. Este pode ser uma boa referência na área da criatividade.


Trailer:




Curiosidades:

Este é considerado o primeiro filme de super-herói russo.


Cartazes:







Filmografia Parcial:

Grigoriy Dobrygin







Trovão Negro (2009); Como eu Terminei Este Verão (2010); O Homem Mais Procurado (2014); Mar Negro (2014); Nosso Fiel Traidor (2016); Matilda (2017);


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre