sábado, 23 de outubro de 2021

INIMIGO MORTAL - EYE OF THE TIGER (1986) - ESTADOS UNIDOS

 

AÇÃO AO RITMO DE "EYE OF THE TIGER"

Buck Matthews (Gary Bussey), ex-veterano do Vietnã, recentemente libertado da prisão estadual por um assassinato na qual alegara legítima defesa, volta para os braços da esposa e filha planejando retomar a vida que possuía antes, mas o que encontra é sua cidade invadida por uma sádica gangue de motociclistas traficantes de drogas, que passa a aterrorizar os moradores com a conivência do xerife local (Seymour Cassel).

A esposa prefere partir da cidade e recomeçar a vida em um lugar onde ele não seja conhecido podendo conseguir melhores condições de vida. Buck ainda prefere viver na cidade, pois conseguiu trabalho. Certa noite, durante seu turno, ouve uma enfermeira (Kimberlin Brownolly) gritando por ajuda e não hesita em ajudar. Chegando ao local, consegue salvá-la a tempo das garras do grupo de motoqueiros, se tornando herói local. O grupo, chefiado por um homem chamado Blade (William Smith), resolve revidar, atacando a casa de Buck que, no incidente vê a esposa (Denise Galikser) morta e sua pequena filha (Judith Barsi) ir para o hospital traumatizada. Agora Buck irá enfrentar Blade e seus comparsas ao seu próprio modo e, para isso, precisará da ajuda do policial local, JB Deveraux (Yaphet Kotto), e de um gângster que salvara na prisão, enquanto o xerife deseja colocá-lo novamente atrás das grades.

Se você assistiu a gama de produções de ação dos anos 1980 percebeu que essa é uma história não muito diferente das trazidas às telas nesse período: um homem comum, obrigado a se defender, diante de um Estado ineficiente em proteger sua integridade ou dos que estão ao seu lado. Inimigo Mortal bebe na mesma fonte de "Desejo de Matar" e "Fibra de Valente", com um quê de "Mad Max", mas que tem bons momentos, por isso torna-se interessante.

O filme me passou uma forte impressão de estar assistindo a um personagem anos 70 inserido em um filme anos 80, não que isso seja ruim, mas é algo curioso. Curioso também é o título original desse filme: “Eye of the Tiger”. Sabe-se lá o porquê, o roteirista Michael Thomas Montgomery (1942–2018) quis escrever o filme com esse título tendo o diretor  Richard C. Sarafian (1930–2013), de filmes como "Corrida Contra o Destino" (1971) e "A Morte Ronda a Pantera" (1979), a conduzi-lo. O leitor pode pensar que é apenas um título emprestado da música do grupo  Survivor, utilizada no filme Rock III, mas há algo mais. A música é tocada no início e no fim do filme (uma interessante versão demo). Seriam fãs da saga Rocky? Para completar há uma outra música: "Gravity" de James Brown, que tocou "Living in América" em "Rocky IV". Ou seria algo do tipo: amo tanto essa música que quero fazer um filme com ela e com título dela! O resto, eu crio a partir daí. Pode ser. Ou tiveram o tino comercial de perceber que essa música chamaria o público logo no trailer e depois era só colocar a voz de Don La Fountaine (o famoso locutor dos trailers americanos) na narração. Pronto, temos público. Mas teremos filme para este público? Ou esse tipo de filme sempre teve seu público fiel, independente de suas qualidades? Talvez os dois. A verdade foi que, por aqui, o filme  permaneceu pouco tempo em grande circuito (eu assisti no cinema depois de ver o trailer!), mas em VHS ganhou força. Na TV brasileira teve poucas exibições. E vem a famosa pergunta: o filme vale a pena?

Na verdade o filme é melhor do que eu esperava e sobreviveu bem nesse segmento ao longo dos anos, apesar de ter se tornado pouco conhecido. Para começar, quase todos (senão todos) os roteiros de justiceiros trazem um motivo “justificável” de vingança que permite que o espectador se sinta mais confortável com a onda de violência a ser impetrada pelo protagonista. E aqui não será diferente. Temos uma gangue de motoqueiros com viseiras que escondem seus rostos (uma bela maneira de usar figurantes e dublês sem precisar pagar altos salários) e casacos de couro. Nada do estereótipo dos motoqueiros vestidos com jaquetas customizadas e motos Harley-Davidson. Aliás essa gangue está bem antenada, com os equipamentos de segurança em dia. Nosso “herói” (se podemos chamá-lo assim) é apenas um contra dezenas de bandidos, mas ele conheceu um gangster (de terno branco parecendo o “Scarface”, interpretado por Al Pacino) na cadeia que lhe deve um favor e resolve cobrá-lo, ganhando como pagamento uma caminhonete que faria inveja ao "Q" da franquia 007: munida de lança-foguetes, possui blindagem, dispara armas automáticas e resiste a certa quantidade de explosões.

Momentos inventivos não faltam, aliados a certo sarcasmo duvidoso: Blade e sua gangue invadindo a casa dos Matthews e destruindo as paredes com suas motos; Buck (Busey) esticando um fio de aço no caminho dos motoqueiros; um boneco explosivo;  Buck se vestindo como enfermeiro; um "termômetro explosivo" (se vocês assistirem entenderão porque usei esse eufemismo); temos até um avião da primeira guerra em ação. E uma pergunta permanece: como existe um campo de refinamento de drogas a céu aberto e nem o FBI e nem a imprensa sabem? Buck nem precisa se esforçar muito pra descobrir onde está o seu alvo.

Quanto ao elenco, Gary Bussey saiu-se bem com esse personagem. Ironicamente em dezembro de 1988, Busey ficou gravemente ferido em um acidente de motocicleta em que não usava capacete. Seu crânio foi fraturado e ele sofreu danos cerebrais permanentes. Em 1995 Bussey teve uma overdose de cocaína. Em 1996 se declarou publicamente cristão e se casou com a atriz Tiani Warden (1967–2019), que participou de três filmes com o ator: “The Chain” (1997), “Caçador Implacável”(1997) e “Fuga Implacável” (1997). Eles se divorciaram em 2001. William Smith, ficou parecendo um vilão de subgênero de "Mad Max" . O ator sempre teve um jeito bem pitoresco de atuar e fazia seus vilões revestidos de  imponência e arrogância, aliado a expressões faciais bem pessoais.  O embate decisivo entre Blade e Buck  poderia ser melhor desenvolvido, ficou um pouco abaixo do esperado (mas tem a novamente a música do Survivor para dar um clímax diferente). Yaphet Kotto, de longe o melhor ator em cena, aliás ainda não vi uma atuação ruim dele, traz um humor inesperado (o ator normalmente faz papéis bem sérios) na cena de combate em seu avião e tem até sua própria música no filme: "Gravity" de James Brown.  Seymour Cassel (o xerife corrupto), Denise Galik (a esposa Christie), Judith Barsi  (a filha Jennifer ) e Kimberlin Brownolly (a enfermeira) funcionam em seu papeis.

 

Inimigo Mortal é uma produção modesta, mas eficaz. O diretor soube aproveitar as locações e deu um tratamento enxuto, cujo único objetivo era entregar uma diversão de rápido consumo e o fez em um ritmo adequado,  sem os excessivos abusos das produções anos 80. Há até uma homenagem a “Matar ou Morrer” quando o protagonista entra em um bingo (??!!) e pede ajuda da população (a maioria idosos !!!???). Se você gosta dos filmes de ação dos anos 80 e não se importa com algumas liberdades do roteiro é bem provável que o filme lhe agrade.


Trailer:




Curiosidades:

No filme, o caminhão de Gary Busey é um Dodge Ram 4x4 1986 com uma barra de segurança e para-choques dianteiro e traseiro reforçados. Tem uma janela traseira de aço e janelas de enrolar de aço, com fendas de visualização nelas. O vidro frontal é à prova de balas. A cauda possui quatro pequenos morteiros voltados para a retaguarda, 2 morteiros laterais (um de cada lado) e quatro metralhadoras. A área da grade frontal vira para baixo e tem mais 2 metralhadoras. Todas essas armas são controladas por um joystick e painel de controle dentro da cabine do caminhão.

O biplano vermelho de Yaphet Kotto tem um M-16 com um clipe de 30 munições amarrado a cada estrutura de asa, sem meios visíveis de ativá-los na cabine.

Gary Bussey foi indicado ao Oscar por A História de Buddy Holly (1978).

Seymour Cassel  foi indicado ao Oscar por Faces (1968).

Yaphet Kotto faleceu este ano, aos 81 anos. A causa não foi revelada.

Estreou na TV aberta pela Rede Bandeirantes em 08 de dezembro de 1991.


Cartazes:







Filmografia Parcial:

Gary Busey







A Fúria dos 7 Homens (1972); Liberdade Condicional (1978); Bala de Prata ou A Hora do Lobisomem (1985); Inimigo Mortal (1986); Máquina Mortífera (1987); Predador 2 - A Caçada Continua (1990); Caçadores de Emoção (1991); A Força em Alerta (1992); Sobrevivendo ao Jogo (1994); Estrada Perdida (1997); Soldado Universal 2  (1998); O Soldado do Futuro (1998); Latin Dragon (2004); Marcados para Morrer (2005); Dr. Dolittle 3 (2006); Piranha 2 (2012); Sharknado 4 (2016).


Yaphet Kotto (1939 -2021)







Crown, o Magnífico (1968); Pôquer de Sangue (1968); A Libertação de L. B. Jones (1970); The Limit (1972); Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973); Resgate Fantástico (1976); Raízes (minissérie 1977); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); Brubaker (1980); Othello (1980); Vingança Final (1982); O Esquadrão da Justiça (1983); Nova York - Terra de Ninguém  (1985); O Prêmio do Assassino  (1985); Inimigo Mortal (1986); O Sobrevivente (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); Do Sussuro ao Grito (1989); Depois do Choque (1990); A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final, a Morte de Freddy (1991); Justiça Extrema (1993); Sob o Domínio dos Aliens (1994); Uma Testemunha Nada Protegida (2008)


William Smith (1933 -2021)







A Alma de Frankenstein (1942); A Canção de Bernadette (1943); O Bom Pastor (1944); Gilda (1946); O Menino dos Cabelos Verdes (1948); Como Fisgar um Marido (1959); Quando Explodem as Paixões (1959); Atlântida, Continente Desaparecido (1961); Laredo (seriado 1965-1967); Motoqueiros Selvagens (1970); O Monstro de Duas Cabeças (1972); Piranha (1972); O Guerreiro do Futuro (1975); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Hawaii 5-O (seriado 1979-1980); Punhos de Aço- Lutador de Rua  (1980); Conan, o Bárbaro (1982); Vidas Sem Rumo (1983); O Selvagem da Motocicleta (1983); Amanhecer Violento (1984); Inimigo Mortal (1986); Prova de Fogo (1987); Maniac Cop - O Exterminador (1988);  Retratos da Guerra (1988); Seqüestro em Los Angeles (1989); Instant Karma (1990); Cybernator - O Esquadrão de Extermínio (1991); América do Medo (1992);  Maverick (1994) O Mensageiro da Morte (1996); Interview with a Zombie (1997); Warriors of the Apocolypse (1998); The Elite (2001); Rock n' Roll Cops 2: The Adventure Beginse (2003); Duelo dos homens sem lei (2005);Fall Guy: The John Stewart Story (2007); Island of Witches (2014); Irresistible (2020) e participações em vários seriados.


Denise Galik







A Alegre Libertina (1975); Não Atenda O Telefone (1980); Criaturas das Profundezas (1980); Melvin e Howard (1980); A Menina que Viu Deus (1980); Did You Hear About Josh and Kelly? (1980); Jogos Mortais (1982); Dois Tiras Meio Suspeitos (1982); Get Crazy: Na Zorra do Rock (1983); V: A Batalha Final (Minissérie 1984); Inimigo Mortal (1986); Construindo uma Carreira (1991); Tudo por Dinheiro (2005); All She Wants for Christmas  (2006); O Enigma de Andrômeda (Minissérie 2008)


Seymour Cassel (1935–2019)






Canção da Esperança (1961); O Professor Aloprado (1963);  Os Assassinos (1964);  Faces (1968); Meu Nome é Coogan (1968); Assim Falou o Amor (1971); O Último Magnata (1976); Valentino - O Ídolo, o Homem (1977); Comboio (1978); A Morte Ronda a Pantera (1979); Os Homens da Montanha (1980); Retrato Mortal (1982); Inimigo Mortal (1986); A Marca da Corrupção (1987); As Cores da Violência (1988); A Madrasta (1989); Dick Tracy (1990); Caninos Brancos (1991);  Império do Crime (1991); Desejo Selvagem (1991); Lua de Mel a Três (1992); Proposta Indecente (1993); Atraídos pelo Destino (1994); Crimes Imaginários (1994); Alma de Poeta, Olhos de Sinatra (1996); Ponto de Encontro (1996); Obsession (1997); Sedução de Mulher (1998); Três é Demais (1998); Bala na Agulha (1999); Os Excêntricos Tenenbaums (2001); Um Presente de Deus (2002); Ligado em Você (2003); O Solitário Jim (2005); O Inquilino (2005); Viúva Negra (2005); Salve-se Quem Puder! (2007); A Morte de Pete Smalls (2010); Silver Case (2012); Os X-Mercenários (2014); Cosmic Radio (2021)


Kimberlin Brownolly







De Volta às Aulas (1986); Inimigo Mortal (1986); Quem é esta Garota! (1987); Um Pedido Especial (1988); Sexo, Bar e Diversão (1992); Port Charles (seriado 1999 -2001); General Hospital  (seriado 1999 -2002); One Life to Live (1999-2005); The Young and the Restless (seriado 1990-2006); The Bold and the Beautiful (seriado 1992 -2001)


11 comentários:

  1. Gostaria que esse filme fosse reemasterizado em DVD ou postado no YouTube com áudio em português

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite (você não mencionou o seu nome).
    Acredito que em algum momento deveremos ter uma edição Blu Ray desse filme. O YouTube é uma possibilidade mais provável no formato que você citou. Obrigado por comentar e um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Adoraria muito que esse filme fosse reedublado pela estúdio Gávea e lançado em DVD com áudio português sem interferência de áudio e vou ser o primeiro a adiquiri-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite (você esqueceu de mencionar o seu nome)
      Seria muito interessante ver esse filme redublado. Muitos gostaram do filme e acredito que realmente há publico interessado. Muito obrigado por comentar, seja bem-vindo e volte sempre. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Oi meu nome é Luciano e como disse antes gostaria que esse filme fosse reedublado e remasterizado em DVD

    ResponderExcluir
  5. Olá Luciano.
    Esperemos que venha em DVD ou Blu-ray, mas pode ser que surja via streaming em alguma plataforma digital visto que o mercado de DVD vem se retraindo ano após ano. Muito obrigado pelo novo comentário. Feliz Natal e volte sempre

    ResponderExcluir
  6. bem espero que isso aconteça pra coloca-lo em minha coleção,feliz ano novo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Luciano.
    Um Feliz Ano Novo para você e sua família. Que o Novo Ano lhes traga muita saúde e felicidade.

    ResponderExcluir
  8. Faço um apelo para a dubla vídeo São Paulo ou para master sau para redublar esse filme e também a Paragon multimídia remasterizar ele em dvd

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe me informar aonde eu possa assistir esse filme dublado ou até legendado em português?? Pois eu até encontrei ele no YouTube e no Plex mas ele está no som original e com legendas em inglês.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde (você esqueceu de citar o seu nome)
    Esse filme, realmente, só é facilmente encontrado atualmente no YouTube sem legendas. Ano passado um canal de TV a cabo o exibiu, mas é raro encontrá-lo. Obrigado por visitar o blog e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre