quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

SR NINGUÉM / MR NOBODY (2009) - BÉLGICA / ALEMANHA / CANADÁ / FRANÇA




E SE VOCÊ PUDESSE MANIPULAR O TEMPO PARA TENTAR DESCOBRIR EM QUAL MOMENTO DA SUA VIDA VOCÊ SERIA FELIZ?

A premissa é bem interessante: em 2089, Nemo (Jared Leto), apelidado de Sr. Ninguém (ou Nemo Nobody), devido pouco saberem a seu respeito, é o último ser humano a envelhecer numa sociedade que já suprimiu este desafio. Já na casa dos 118 anos, passa a ser objeto de pesquisa por parte de um médico e sua vida é televisionada ao vivo, como no filme "O Show de Truman" ou um programa estilo "Big Brother". Detalhe: o futuro se passa em Marte, onde pessoas seguiram para colonizarem e estudarem o planeta.


Nemo está em seus últimos dias. Percebendo a morte iminente do seu único e ilustre hóspede, um médico faz de tudo para que o Sr Ninguém relembre os fatos de sua vida e possa servir de base para uma biografia histórica, assim como sanar a curiosidade das pessoas. Nemo passa a lembrar dos fatos que marcaram sua vida e começa a narrar três vidas que tivera, ou que, por linhas temporais e livre arbítrio de escolha, poderia ter seguido. Nessas linhas temporais existem três meninas que serão suas futuras esposas (ou não) e sua vida seguirá para o amor ou para uma vida vazia, de acordo com essas escolhas. Existe a colega de escola pela qual ele se apaixona, mas que por ser rejeitada por seu verdadeiro amor, casa-se com Nemo, vivendo presa à lembrança daquele que a rejeitou. Uma menina (e ele ainda menino), fruto de um segundo relacionamento de sua mãe e uma asiática que conhece em um baile e que se torna sua futura esposa.


O ponto de partida para todas essas linhas do tempo se dá por um grande motivo: Nemo possui uma habilidade única: voltar no tempo e viver cada uma de suas vidas, e irá fazê-lo a partir de um momento chave do filme: após a separação de seus pais numa estação de trem. A mãe embarca no trem e chama por Nemo que larga do pai e corre em sua direção tentando alcançá-la. Ao ouvir seu pai gritar por seu nome, há a hesitação e ele não sabe qual decisão tomar: ficar com o pai ou seguir com a mãe, por isso Nemo resolve viver suas três realidades alternativas para tentar descobrir em qual lhe trará a breve felicidade perto da morte.



O diretor  Jacon Van Dormael (O Novíssimo Testamento de 2015) fez uma salada de teorias. Juntou Teoria das Cordas, com Entropia, Efeito Borboleta, Dimensões Paralelas, Superstição do Pombo, Big Bang, Big Crunch e assim vai. Muitas vezes a aplicação de apenas uma teoria num filme já é o suficiente para causar confusão, imaginem várias. Normalmente o que se sucede são equívocos visuais e teorias confusas. O grande achado deste filme é que, para aqueles que gostaram de Efeito Borboleta e apreciam filmes que mexem com a realidade temporal, como Predestinado, o filme é muito bom. De uma forma bem coesa revelam-se os fatores desencadeadores dos eventos e as teorias que permeiam todas essas premissas. Essa corrente filosófica não é para qualquer pessoa assistir. Muitos acharão o filme confuso, com suas idas e vindas entre passado, presente e futuro, mas quem insistir e chegar ao meio do filme (e não tirar o olho da tela) passará a compreender melhor o início e se envolverá na história


O interessante é que cada espectador poderá encontrar um momento em que a realidade ecoa e isso é muito interessante. As explicações das teorias são dadas por um Nemo em uma realidade na qual é um cientista: o homem que cozinha o ovo (a teoria do Efeito Borboleta); as várias realidades ocultas dentro de um mesmo universo (Teoria das Cordas) onde, assim como o som de uma corda de uma harpa ecoa, essas dimensões fariam com que pequenas cordas vibrassem, em uma frequência tal que mudaria o fluxo continuum; a Entropia, que diz que o universo invariavelmente caminha para o caos / desordem. E a Teoria do Pombo (de B. F. Skinner - a chamada "Caixa de Skinner") que o filme ilustra como pombos que quando levados a repetição para obter comida apresentam determinados comportamentos repetitivos, derivados de um ato espontâneo momentâneo, que assim geraria uma espécie de superstição no pombo (como uma dança da chuva dos índios), que ao repetir o gesto fará com que a comida apareça, não  sabendo que a comida viria de qualquer jeito. Sabe quando achamos que se usarmos ou vestirmos algo, ou não passarmos embaixo de uma escada, mudarão os eventos que ocorrerão? É isso.


Bem, estas foram rápidas explicações para aqueles que leram esta resenha antes de assistir e não querem ficar perdidos, entendam um pouquinho a ideia do filme. Mas se você leu e achou que tirou um pouco da magia, não se preocupe as teorias serão explicadas (algumas de forma mais complexa), mas que não altera em nada o filme.


Bons atores, boa montagem, música de qualidade e fotografia, além de ângulos de câmera criativos. Em suma, um filme para quem gosta de um bom papo-cabeça e filosofar sobre a vida. 


Se você gosta de filmes de ação ininterrupta, fuja. Se você está cansado e não quer assistir filme existencial, nem passe perto. Agora se você gosta de especular, sonhar, filosofar e discutir, talvez seja um bom passatempo, neste filme pouco conhecido em que tudo pode acontecer numa realidade que pode não existir.  No fim das contas o personagem parece querer apenas algo que todos queremos: uma vida que tenha valido a pena ao lado de um amor verdadeiro.


Trailer:








Curiosidades:

Prêmio do Juri de Melhor filme no European Film Awards

Prêmio de Melhor Filme, Diretor e Roteiro no Magritte Awards (Bélgica)

Prêmio de melhor Ficção no Venice Film Festival

O diretor  Jacon Van Dormael relatou ter levado 10 anos para levar o filme às telas : seis anos escrevendo e dois anos na consecução da obra

O filme levou 4 anos para ser exibido nos Estados Unidos e Coréia do Sul.

Jared Leto ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "Clube de Compras Dallas" de 2013 

A atriz Sarah Polley já foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado pelo filme "Longe Dela" (Away from Her) de 2008.

A estação de trem onde o jovem Nemo teve que escolher entre ficar com sua mãe e seu pai se chama "Chance".

A rua onde os pais de Nemo se encontram pela primeira vez é chamada Butterfly Lane N.S., em referência ao efeito borboleta.

Um número de telefone recorrente no filme, 123-581-1321, é o início da sequência da fórmula Fibonacci, desconsiderando o 1 aleatório no meio.

O número 123-581-1321 pode parecer uma sequência de Fibonacci (com um 1 extra no meio), mas na verdade é um carimbo de data/hora do Unix. Traduzido para uma data e hora legível, torna-se "28 de fevereiro de 2009 8:55:21 UTC". Considerando que o lançamento do filme foi em setembro de 2009, o carimbo de data e hora pode ser a data e hora em que o roteiro foi finalizado ou não... talvez só o garoto saiba o que isso significa.

O movimento livre ao longo do tempo é um tema recorrente do filme. O nome do personagem central é Nemo, que quando soletrado de trás para frente é Omen (presságio), uma previsão do futuro. Além disso, seu principal interesse amoroso é Anna e sua filha é Eve, ambas iguais quando lidas ao contrário.

Após este filme, Jared Leto fez uma pausa na atuação para se concentrar em sua banda Thirty Seconds to Mars. Retornou no Clube de Compras Dallas (2013).

O papel de Anna foi oferecido para Eva Green (007 - Cassino Royale)

Com a observação que o jovem Nemo faz 'Enquanto você não escolher, tudo permanece possível', parece ser uma variação da teoria quântica básica, conforme ilustrado por (Erwin) "Gato de Schrödinger" (Schodinger's Cat), invisível, em um experimento mental de caixa, ou seja, que a escolha de tomar uma decisão, de observar o que é, coalesce/desagrega estados de incerteza (o gato só está morto ou vivo, apenas quando olhado), no que experimentamos como nossa = sua, a de Nemo, a realidade final .

A festa de aniversário realizada (no reality de Elise) é com tema de balão, com a música "99 Luftballons" tocada. "Luftballons" é o nome alemão para "balões (ar)". Na versão em inglês da música, no entanto, Nena canta "99 Red Ballons" (99 balões vermelhos).

Anna, Elise e Jean são frequentemente vestidas com cores relacionadas à sua história com Nemo. Anna está vestida de vermelho, que é comumente associado ao amor, Elise de azul, que representa a depressão, e Jean de amarelo, a cor da covardia.


Cartaz:





Filmografia Parcial:
Jared Leto









Prefontaine - Um Nome sem Limites (1997); Além da Linha Vermelha (1998); Clube da Luta (1999); Psicopata Americano (2000) ;Réquiem Para um Sonho (2000); O Quarto do Pânico (2002); Sr. Ninguém (2009); Clube de Compras Dallas (2013); Esquadrão Suicida (2016)

Sarah Polley









As Aventuras do Barão de Münchausen (1988); Madrugada dos Mortos (2004); Sr. Ninguém (2009); Trigger (2010)


Diane Kruger










O Guarda-Costas (2002); Tróia (2004); Paixão à Flor da Pele (2004); A Lenda do Tesouro Perdido (2004); O Segredo de Beethoven (2006); Mandela (2007); A Era da Inocência (2007); A Caçada (2007); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Bastardos Inglórios (2009); Sr. Ninguém (2009); Desconhecido (2011); Forças Especiais (2011); Um Plano Perfeito (2012); Pais e Filhas (2015), Em Pedaços (2017).


Linh Dan Pham









Indochina (1992); Sr. Ninguém (2009); Ninja Assassino (2009);

2 comentários:

  1. Quando confrontados com uma escolha, enquanto você não escolhe, todas as portas continuam abertas. Todas as possibilidades continuam existentes. A obra se baseia exatamente nesse conceito, abortando as diferentes consequências que uma única escolha desencadeia em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo seu comentário Luis Otávio. Realmente você foi no cerne da questão. São as portas e as escolhas. Abraços e volte sempre.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre