quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

DONNIE DARKO (2001) - ESTADOS UNIDOS


UM DOS FILMES MAIS INSTIGANTES DOS ÚLTIMOS TEMPOS

Donnie Darko não é um filme fácil. O roteiro que inicialmente parece ser "sem pé nem cabeça" revela-se muito detalhado, onde se requer bastante atenção. Lançado diretamente em vídeo no Brasil, é direcionado para quem gosta de pensar e não quem quer assistir filmes como um passatempo rápido e tudo bem mastigado. Aqui, cada detalhe revela uma parte do quebra cabeças. Com excelente atuações dos irmãos  Gyllenhaal (Jake e Maggie na vida real), o filme traça seu caminho por universos paralelos e conceitos de física, ainda que muitos aleguem ser conceitos que mais impressionam do que realmente tenham algum fundamento. 


Questões à parte, a intenção do filme é apresentar um mistério na qual o jovem Donnie Darko vive: ele sofre ataques de aparente esquizofrenia, onde vê um coelho gigante que lhe informa que o fim do mundo se extinguirá dentro de 28 dias (na noite do Halloween) e que deve seguir algumas diretrizes, todas elas mais parecendo como travessuras. Por isso, o espectador não consegue ver muito sentido nas "brincadeiras" de Darko, que é salvo da morte pelo coelho, que lhe retira do quarto minutos antes da queda de uma turbina de avião que destrói seu quarto. O grande mistério não é a visão de Darko, é nenhum órgão oficial ter notícias (ou explicar) sobre um avião que tenha caído ou perdido uma turbina. 


No meio dessa "confusão" temos: a professora Karen Pomeroy (Drew Barrymore), que passa para seus alunos livros de leituras considerados impróprios por "gerar rebeldia"; o professor Kenneth Monnitoff (Noah Wyle dos seriados Plantão Médico e Falling Skies), que tenta explicar os conceitos de física para Darko e a idosa e enigmática Roberta Sparrow ou "Vovó Morte" (Patience Cleveland), uma pessoa que se isolou do mundo e vive os dias indo à sua caixa de correio como que esperando uma correspondência que nunca chega. Aos poucos Darko percebe que ela pode ser a chave para a solução do enigma. Temos ainda o guru da auto ajuda Jim Cunningham (Patrick Swayze) que tem seu método adotado pela escola como se fosse uma lavagem cerebral na qual  Darko rejeita,  com alto grau de desconfiança na imagem do pretenso guru.


Quanto a questão da idosa Roberta Sparrow (a famosa “Vovó Morte” do filme), o que se sabe é que, na vida real, foi a autora do livro “A Filosofia da Viagem no Tempo” (The Philosophy of Time Travel), na qual esse filme se baseia e que informava ao leitor que caso este passasse pelos fatos descritos no livro que a procurasse. O livro foi escrito em 1944 e Roberta era uma freira. Informações pela Internet correlacionam seu pensamento à obra de Stephen Hawking: “Uma Breve História do Tempo” escrito 44 anos depois. Neste caso o filme presta uma homenagem inserindo uma personagem real e seu livro como o fio condutor da história.


Temos críticas ao ensino através da professora Karen que revela uma sociedade que, ao invés de pensar, prefere eleger pessoas que as conduzirão (o guru). Critica uma sociedade que discrimina os idosos e até mesmo os métodos que os profissionais da saúde usam para tratar seus pacientes. Critica a família, na figura dos pais de Darko, que não veem nada de errado no seu modo de educar, pois de certa forma parecem não ter tido também uma boa orientação. Mãe e pai chegam a achar "legais” as travessuras do rapaz. A família desestruturada dá ao filme um ar de surrealidade ainda mais impactante.


Toda essa subtrama não foi jogada à toa dentro do filme. O elenco está excelente o que ajuda em muito o filme. Destaque para Jake Gyllenhaal (quase que o papel foi para o ator Jason Schwartzman),  Patrick Swayze  que teve uma ótima performance, Mary McDonnell (do filme "Dança com os Lobos") e Drew Barrymore ("Como se Fosse a Primeira Vez").  O diretor e roteirista Richard Kelly (em seu filme de estreia) soube casar muito bem os elementos, situando a histórias pelos idos dos anos 90 e colocando uma trilha sonora de primeira com direito a INXS, Tears for Fears, Duran Duran, Echo And the Bunnymen, Joy Division, Oingo Boingo e etc ...


Jake Gyllenhaal, aos 23 anos,  era até então um quase desconhecido, mas sua participação posterior no blockbuster “O Dia Depois de Amanhã” o levou ao estrelado. Sua atuação anterior no filme “O Céu de Outubro” de 1999 chamou a atenção da crítica. O ator quase fez par central com a atriz Kirsten Dunst , com quem namorava na época, na primeira trilogia de “O Homem Aranha”, pois Tobey  Maguire teve um problema de coluna. Depois Jake ganharia uma indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante pelo filme “O Segredo de Brokeback Mountain”


Aqueles que se interessarem por assistir Donnie Darko poderão ter aquela sensação de que, algum tempo depois de terminado, o filme finalmente faça sentido e perceberão que não é uma história de um rapaz esquizofrênico que vê um coelho gigante. Darko é o herói que só será reconhecido (e somente pelo espectador) no final, onde tempo e espaço se unem e voltam a fluir. Portanto, espectador, esteja ciente de que muitas coisas só farão sentido quando informações forem sendo reveladas. O diretor, propositadamente, foi inserindo enigmas e questões filosóficas que, como num quebra-cabeças, só se torna mais fácil de entender quando há um grande número de peças juntas. 


O filme se tornou, com justiça, cult. Não é um filme fácil de se achar ou de ser visto nas programações de Tv porque sua temática incomum foge ao espectador comum. É dirigido a um público que gosta de assuntos ligados a física, ficção, lógica e filosofia No final das contas, tudo que Darko queria era voltar para casa ...


Trailer:



Curiosidades:
 
O filme deve ser visto mais de uma vez, pois a cada novo olhar, uma nova descoberta.

O diretor colocou várias "pistas" dentro do filme, que mesmo que não o solucione, esclarece determinados pontos.

Atenção ao livro e as frases de Sparrow, pois são as explicações para o filme.

Após o termino do filme, pode demorar um pouco até elaborarmos uma teoria.

O filme é amparado em teorias da física, tanto que aparece o livro de Stephen Hawking no filme.

Jake Gyllenhaal é irmão da atriz  Maggie Gyllenhaal que fez o filme "Coração Louco" que deu o Oscar de Melhor Ator para Jeff Bridges e lhe rendeu uma indicação de melhor atriz coadjuvante. O filme também recebeu outro Oscar de  Melhor Canção Original "Weary Kind"

Houve uma continuação em 2009 chamada “S. Darko – Um Conto de Donnie Darko” colocando a história 7 anos depois dos acontecimentos do primeiro filme. O “S.Darko” é de “Samantha Darko” irmã do personagem central.

Na festa de encerramento do filme, Seth Rogen e Jake Gyllenhaal concordaram que não tinham ideia do que era o filme.

Jake Gyllenhaal usa a estratégia de raramente piscar para aumentar sua esquisitice psicótica (como ele é conduzido por Frank).

Filmado durante um período de 28 dias - o que corresponde ao período de tempo retratado no filme.

Na cena do cinema, Richard Kelly originalmente pretendia que Donnie e Gretchen fossem ver C.H.U.D. - A Cidade das Sombras (1984). No entanto, houve problemas em descobrir quem possuía os direitos do filme. Finalmente, Sam Raimi veio em socorro ao permitir que Kelly usasse e distorcesse imagens de Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981), gratuitamente. Esta cena foi filmada no The Aero Theatre em 1328 Montana Avenue, Santa Monica, Califórnia. O Aero fechou em 2003, mas reabriu no início de 2005.

Patrick Swayze usou suas próprias roupas da década de 1980 para o filme.

A primeira edição do filme durou duas horas e quarenta e cinco minutos. A versão do diretor está muito próxima da versão que estreou no Sundance Film Festival em janeiro de 2001.

A música que toca enquanto Donnie está andando de bicicleta para casa na versão teatral é "The Killing Moon" de Echo & The Bunnymen.

A certa altura, parecia que o filme seria lançado diretamente nos mercados domésticos. Christopher Nolan foi um dos fatores influentes para garantir um lançamento no cinema.

No set de As Panteras (2000), Drew Barrymore e Richard Kelly concordaram que sua produtora, Flower Films, produziria este filme por US$ 4,5 milhões (e que Barrymore interpretaria Miss Pomeroy). Kelly diz que se Barrymore não tivesse intervindo, o filme teria ido direto para o vídeo ou para a televisão a cabo via Starz.

O Director's Cut altera bastante o ritmo do filme, adicionando cenas deletadas, novos efeitos visuais e mudando a trilha sonora do filme. Richard Kelly considera esta versão não como uma versão do diretor (este título foi ideia da editora), pois considera a versão teatral muito bem por si só. Em vez disso, para ele, a nova versão é uma edição especial

Bem fora da adolescência, Vince Vaughn supostamente recusou o papel de Donnie devido à sua idade. Mark Wahlberg estava interessado no papel, mas aparentemente só estava disposto a fazer o papel com um ceceio (defeito na fala). Jason Schwartzman também foi fortemente considerado para Donnie, mas desistiu devido a conflitos de agenda. Tim Robbins foi a primeira escolha para o papel de Eddie Darko. Mara Wilson foi considerada para o papel de Samantha Darko, mas recusou.

O pôster preto e branco no quarto de Donnie, de um olho refletindo uma caveira, é uma reprodução de uma gravura (Eye, 1946) do artista M.C. Escher.


Trilha Sonora:
The Killing Moon  - Echo & The Bunnymen
Mad World - Roland Orzabal
Stay - Oingo Boingo
Never Tear Us Apart -   INXS
Head Over Heels -  Tears for Fears
Notorious - Duran Duran
Love Will Tear Us Apart -  Joy Division
Under the Milky Way - The Church
Proud To Be Loud  - The Dead Green Mummies
The Star Spangled Banner -  John Stafford Smith
For Whom the Bell Tolls - Steve Baker and Carmen Daye
Lucid Memory -  Sam Bauer and Gerard Bauer
Lucid Assembly - Gerard Bauer and Michael K. Bauer
Ave Maria - Giulio Caccini and Paul Pritchard

Cartaz:

















 
Filmografia Parcial:
Jake Gyllenhaal:









Donnie Darko (2001); O Dia Depois de Amanhã (2004); O Segredo de Brokeback Mountain (2005); Zodíaco (2007); Entre Irmãos (2009); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); Contra o Tempo (2011); Marcados para Morrer (2012); O Homem Duplicado (2013); O Abutre (2014); Nocaute (2015); Animais Noturnos (2016); Vida (2017). 
 
Maggie Gyllenhaal:









Cecil Bem Demente (2000); Donnie Darko (2001);  Secretária (2002); Confissões de Uma Mente Perigosa (2002); Sherrybaby (2006); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Coração Louco  (2009).

Patrick Swayze (1952–2009):









Vidas Sem Rumo (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Amanhecer Violento (1984); Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987); Crepúsculo de Aço (1987); Matador de Aluguel (1989); Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Caçadores de Emoção (1991); Cidade da Esperança (1992); Estrada Alucinante (1998); Eternamente Lulu (2000).

Drew Barrymore








Viagens Alucinantes (1980);  E.T. - O Extraterrestre (1982); Chamas da Vingança (1984);  Olhos de Gato (1985); Relação Indecente (1992); Waxwork II - Perdidos no Tempo (1992);  Enigma Mortal (1993); Quanto Mais Idiota Melhor 2 (1993);  Quatro Mulheres e um Destino (1994); Batman Eternamente (1995); Pânico (1996); Pânico 2  (1998); Nunca Fui Beijada (1999); As Panteras (2000); Donnie Darko (2001); As Panteras: Detonando (2003); Como se Fosse a Primeira Vez (2004); Bem-vindo ao Jogo (2007); Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009); Estão Todos Bem (2009); Já Estou Com Saudades (2015) 

Katharine Ross 









Shenandoah (1965); Dominique (1966); A Mulher Sem Rosto (1966); O Terceiro Tiro (1967); A Primeira Noite de um Homem (1967); Butch Cassidy (1969); As Esposas de Stepford (1975); A Viagem dos Condenados (1976); O Enxame (1978); O Nimitz Volta ao Inferno (1980); Assassinato no Texas (1981); O Homem com a Lente Mortal (1982); Um Crime Quase Perfeito (1991); Donnie Darko (2001); No Mar com os Golfinhos (2006); O Herói (2017);  Attachments (2019)


Mary McDonnell









Três Vidas em Conflito (1982); Tigre de Varsóvia (1988); Dança com Lobos (1990); Grand Canyon: Ansiedade de uma Geração (1991); Quebra de Sigilo (1992); Independence Day (1996); 12 Homens e uma Sentença (1997); Amores Latinos (1998); Dr. Mumford: Inocência ou Culpa? (1999); Donnie Darko (2001); Battlestar Galactica (seriado 2004 -2009); Pânico 4 (2011); Divisão Criminal (seriado 2009-2012);  Crimes Graves (seriado 2012-2018); Rebelde (seriado 2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre