terça-feira, 13 de julho de 2021

POSSESSÃO / THE POSSESSION (2012) - ESTADOS UNIDOS / CANADÁ

 


BOA PRODUÇÃO, MAS SEM GRANDES NOVIDADES

Clyde (Jeffrey Dean Morgan) separou-se de Stephanie (Kyra Sedgwick) e levou suas duas filhas Em (Natasha Calis) e Hannah (Madison Davenport) para conhecer sua nova casa. No meio do caminho, o trio compra objetos vendidos por um morador de uma casa onde vivia uma antiga senhora. Dentre os vários objetos encontra-se uma caixa com dizeres em uma língua desconhecida e que parece ter sido construída de modo que não pode ser aberta. Em resolve ficar com a caixa e estranhos fenômenos começam a acontecer. 

No início Clyde acredita que o comportamento de Em seja devido a separação dos pais, porém começa a perceber que, de alguma maneira, ela está sendo influenciada pela caixa. O pai descobre que o objeto encerra um mal milenar e, que ao ser aberta pela jovem, poderá lhe custar a vida.

Terror sobrenatural dirigido pelo diretor dinamarquês Ole Bornedal e produzido pelo grande diretor Sam Raimi (Homem-Aranha). Possessão não é muito diferente de tantos outros já vistos, nem o demônio judaico. A ideia foi acompanhar filmes como "O Chamado" (como na cena do necrotério) e pegando carona em filmes de exorcismo, muito em moda atualmente. O problema de filmes de terror é que hoje perdem de goleada para o terror incorporado na violência atual, onde os níveis de crueldade assustam mais que qualquer "caixa de pandora". 

Na verdade, as cenas de exorcismo são decepcionantes, pois o filme concentrou-se em mostrar ventania, mortes misteriosas, um ou outro possuído rapidamente e morto. E quando se faz um filme nesse gênero, deve-se tomar um grande cuidado quando se materializa o sobrenatural. O filme "O Exorcista" primava por mostrar a menina como um hospedeiro, mas a entidade que a possui jamais é mostrada, ficando no imaginário de cada um. Aqui, em determinado momento, a criatura aparece e o medo some, pois normalmente é uma faca de dois gumes: ou você se apavora ou você desacelera, ou até pior, cai na gargalhada. Pelo menos o espectador, não rirá, mas alguns poderão passar a desacreditar no filme "baseado em fatos reais". O problema de se divulgar que o filme é baseado em acontecimentos verídicos é que atrai maior atenção restando a dúvida: o fato real é de que a caixa trouxe maldição para alguém, que teve de ser exorcizada, ou é baseado em fatos milenares da cultura judaica? Um exemplo de algo a ser questionado neste filme é a ressonância que aponta "o ser". Ora, se algo assim acontecesse, a comunidade científica estaria debruçada e teríamos quilos de publicações analíticas, além de algumas religiões que sofreriam um abalo em suas teorias. 


Tirando de lado a veracidade, a história é bem legal. O diretor dirige com um ritmo razoável (existem cortes repentinos nas cenas mais tensas), há uma música de fundo que, em minha opinião, tira o clima de suspense (elemento de extrema importância em filmes do gênero) além do bom uso dos efeitos especiais. 

Jeffrey Dean Morgan (do filme "Watchmen" e do seriado "The Walking Dead") é sempre muito eficiente e tentou dar o ar de incredulidade necessário ao filme. Kyra Sedgwick (do filme "Fenômeno" e do seriado "The Closer") teve um papel mais ingrato: limitou-se a reclamar do marido e gritar desesperadamente para que alguém resolvesse seus problemas. Grant Show (do antigo seriado "Melrose") teve uma atuação sem grande destaque, mas não comprometeu. O ator e compositor Matisyahu (como Tzadok) fez um rabino com muita propriedade e, ao surgir em cena,  o filme cresceu. Madison Davenport, a irmã mais velha, teve um bom desempenho em contraponto com Natasha Calis que, quando não estava incorporada, fez uma personagem meio chata, mas conseguiu bons resultados quando sua "outra metade" entrou em cena.

Enfim, é um filme que se posiciona entre o regular e o bom e muito distante de ser uma singular no gênero. Poderia ter acentuado mais o exorcismo e, com isso, ter gerado um clima de maior expectativa (leia-se medo para alguns) como, por exemplo, em “O Exorcista”.

 

Trailer:


 

Curiosidades (o texto contém spoliers):

O demônio na caixa fala polonês.

Ao promover o filme no The Late Late Show com Craig Ferguson (2005) (data de exibição em 29/08/12), Jeffrey Dean Morgan relatou que ocorreram incidentes estranhos durante a produção que não puderam ser explicados. Luzes explodiram durante as filmagens de cenas-chave e, apenas dois dias depois de embrulhar a fotografia principal, todos os adereços do filme, armazenados em caso de refilmagens, foram destruídos em um incêndio que eclodiu misteriosamente de dentro do depósito.

O livro que o pai traz para dentro de casa e lê ao lado da cama de Emma é a edição ArtScroll / Mesorah do Tenach (Bíblia judaica = Antigo Testamento), publicado pela primeira vez em 1996, e ele está lendo a tradução em inglês do Salmo 91. Essa edição segue a afetação Ortodoxa de usar "HaShem" (literalmente, 'O Nome') onde a maioria das outras versões em Inglês tem "O Senhor"; a mesma substituição ocorre nas orações hebraicas recitadas na sinagoga e nas cenas de exorcismo. (fonte IMDB)

Foi originalmente classificado como R pela MPAA americana por "violência, terror e imagens perturbadoras", mas o filme acabou sendo editado para receber uma classificação PG-13 por "material temático maduro envolvendo violência e sequências perturbadoras".

Jeffrey Dean Morgan, Rob LaBelle e Jay Brazeau colaboraram anteriormente em Watchmen: O Filme (2009).

O salmo 91 que foi lido ao lado da cama de Emma é o mesmo usado em outro filme baseado em um dybbuk: The Unborn (2009) Lá é usado para fazer um ritual de exorcismo.

No final, quando o demônio na caixa está falando após o acidente de carro, ele diz -- "So many mushrooms, in the grass sitting..." ("Tantos cogumelos sentados na grama").

Na cena final, após o acidente, a frase que a caixa entoa em polonês - "Tantos cogumelos, sentado na grama ..." - deriva de uma canção infantil polonesa. De acordo com fãs na Polônia, seria como a caixa cantando assustadoramente "Ring around the rosey". A canção original diz: "Mushrooms growing in the grass, mushrooms in the grass, mushrooms in the grass. And they look at the world curiously and look at the world curiously. What will it be, what will it be? So many mushrooms grow everywhere. What will it be, what will it be? So many mushrooms grow everywhere. Children are walking with baskets with baskets, with baskets, let's hide behind the bushes, let's hide behind the bushes. Quiet, quietly quietly, Quick, fast, very fast."("Cogumelos crescendo na grama, cogumelos na grama, cogumelos na grama. E eles olham para o mundo com curiosidade e olham para o mundo com curiosidade. O que será, o que será? Tantos cogumelos crescem em todos os lugares. O que será, o que será? Tantos cogumelos crescem por toda parte. As crianças estão andando com cestos com cestos, com cestos, vamos nos esconder atrás dos arbustos, vamos nos esconder atrás dos arbustos. muito rápido.")

Na cena do estacionamento escuro, onde Emily está conversando com seu "amigo da caixa", pouco antes de possuir a garota, a caixa está dizendo (em polonês): "Posso te levar? Posso morar em você?

O nome do Demônio, Abyzou, significa "o tomador de filhos". Diz-se que Abyzou é uma entidade com inveja da fertilidade porque ela própria era infértil. Ela não tem nenhuma relação teológica com Pazuzu, que é distintamente um demônio masculino com imagens intrinsecamente fálicas.

Nas cenas finais, Em se esconde no necrotério do hospital. O necrotério de um hospital desempenha um papel crucial em O Principal Suspeito / Nightwatch (1997), também dirigido por Ole Bornedal.


Cartazes:







Filmografia Parcial:

Jeffrey Dean Morgan







Road Kill: Uma Estrada para o Inferno (1999); Adivinhe Quem Vem Para Morrer (2004); P.S. Eu Te Amo (2007); Marido por Acaso (2008); Watchmen: O Filme (2009); A Inquilina (2011); Entrega de Risco (2012); Possessão (2012); Amanhecer Violento (2012); A Salvação (2014); Presságios de um Crime (2015); O Sequestro do Ônibus 657 (2015); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); The Good Wife (seriado 2015-2016); The Walking Dead (seriado 2016 -2021)


Kyra Sedgwick







A Conquista de um Império (1986); 1000 Elos: O Preço da Liberdade  (1987); 1000 Elos: Nascido em 4 de Julho (1989); Vida de Solteiro (1992); Assassinato em Primeiro Grau (1995); Fenômeno (1996); Um Bebê a Caminho (2000); Lições para Toda Vida (2003); Obsessão (2005); Gamer (2009); Divisão Criminal (seriado 2005 a 2012); À Beira do Abismo (2012); O Último Ato (2014); Lute Por Sua Vida (2014); Villains (2019) 


Natasha Calis







Christmas Caper  (2007); Nação dos Sonhos (2010); No Limite da Loucura (2011); Possessão (2012); Quando Chama o Coração  (2013); A Ameaça (2013); Nurses (seriado 2020-2021)


Madison Davenport







Enquanto as Crianças Dormem  (2007); Kit: Uma Garota Especial (2008); Parasomnia (2008); João e o Pé de Feijão (2009); Graça e Perdão (2010); Possessão (2012); Noé (2014); Irmãs (2015); Um Drink no Inferno (seriado 2014-2016); Reprisal (2019); Supercool (2021)


Grant Show







Ryan's Hope (seriado 1984-1987); Texas: Poder e Corrupção (1994); Between Love and Honor (1995); Inocente Veneno (1996); Melrose (1992 1997); Os Alquimistas  (1999); Contrato Mortal (2003); Sex & the Single Mom (2003); Segurança Máxima  (2004); A Menina da Porta ao Lado (2007); O Mistério de Natalee Holloway (2009); Justiça para Natalee Holloway (2011); Nascido Para Correr  (2011); Possessão (2012); Nascido Para Correr 2: Velocidade Máxima (2014); Devious Maid (seriado 2013-2016); Segredos em Família (seriado 2016); Dinastia (seriado 2017-2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre