segunda-feira, 19 de julho de 2021

MELANCOLIA / MELANCHOLIA (2011) - DINAMARCA / SUÉCIA / FRANÇA / ALEMANHA

 

UMA METÁFORA PARA NOSSA PRÓPRIA MELANCOLIA?

Melancolia é o nome dado pelo diretor Lars Von Trier ao filme, um duplo sentido para o estado de ânimo da personagem Justine (Kirsten Dunst), além do nome dado por John (Kiefer Sutherland) a um planeta que vem em rota de colisão com a terra. Dentro deste contexto se inicia o filme. Os espectadores pouco acostumados a produções do diretor poderão estranhar os quase 10 minutos iniciais de câmera lenta, mostrando os personagens de forma pictória, como numa pintura de tela. Por isso não desista. Após esses minutos o filme realmente começa.

Dividido em duas partes, a primeira narra os acontecimentos do casamento da jovem Justine: a cerimônia de casamento; sua relação amor-ódio com sua irmã Claire (Charlotte Gainsbourg); um pai desligado e ausente (John Hurt);  e uma mãe rancorosa (Charlotte Rampling). 

Ainda nessa primeira parte, temos a jovem Justine, publicitária, casando-se com Michael (Alexander Skarsgård) e chegando atrasada para o jantar de comemoração. Na festa tudo dá errado: Justine dá indícios de desânimo; tem que aturar o duelo de seus pais separados; a briga com o patrão e ainda a traição a Michael. Justine (que levaria este nome em homenagem a personagem da obra do Marquês de Sade) pouco se importa com o que acontece ao seu redor, passando a romper todas as suas amarras no dia de seu casamento. E, claro, as consequências serão catastróficas.

Na segunda parte temos Justine em depressão ao lado da irmã, do filho e marido desta, um milionário e astrônomo amador (Kiefer Sutherland) que, conhecendo os ataques de pânico de Claire, tenta a todo custo convencer a esposa de que na verdade nada de ruim acontecerá.

Não se vê tumultos, notícias, nada que leve a crer que realmente possa ocorrer o choque dos planetas. Von Trier resolveu focar nos relacionamentos humanos e direcionou suas lentes para longe dos filmes comuns do gênero. Esse talvez seja o grande mérito do filme: trazer outra visão ao tema, colocando personagens em conflitos emocionais e familiares tendo como pano de fundo a destruição do planeta. Enquanto Justine parece aguardar ansiosamente a chegada do fim do mundo e, assim dar fim a sua vida, que considera sem esperanças, Claire luta para não perder o que conseguiu: uma família harmoniosa. O desespero de Claire contrastando com a indiferença de Justine, ao que acontece ao redor, é um dos pontos altos do filme.

Kirsten Dunst (conhecida pela franquia da primeira trilogia do Homem Aranha) ganhou o prêmio em Cannes de melhor atriz e desenvolveu uma Justine que ganhou muitos elogios da crítica. Penélope Cruz foi originalmente escalada para interpretar Justine, mas trocou o filme por “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” (2011). Charlotte Gainsbourg (Claire) é outra que se sobressai, tanto na primeira parte, como uma irmã mais racional, como na segunda parte, quando há uma mudança nas características de sua personagem, para uma pessoa desesperada. Essa "dupla interpretação" fez toda diferença no filme. O restante do elenco, até mesmo pela experiência, não poderia fazer feio: John Hurt (O Homem Elefante e 1984), Charlotte Rampling (O Porteiro da Noite e o Veredicto), Kiefer Sutherland (do seriado 24 horas) e Stellan Skarsgård (Thor I e II, Vingadores) estão muito bem e quando entram em cena seguram o espectador. 

Lars Von Trier nos trouxe uma visão o fim do mundo, longe dos esquemas hollywoodianos, que acontece antes nos personagens para depois ocorrer no plano físico, conduzido pela música de Richard Wagner (Tristão e Isolda). O filme suscitará várias comentários: alguns o acharão lento e enfadonho; deprimente; outros perceberão um filme poético com situações bem descritas como depressão, apatia; com várias nuances e metáforas que coloca a ideia central de que a solidão e a ausência de empatia é o que realmente leva a destruição. Talvez Lars Von Trier queira passar a ideia, através da personagem Justine, de que no final somos ruins e ninguém na galáxia sentirá nossa falta. Veja e tire suas próprias conclusões.

 

Trailer:

 

Curiosidades:

A imagem de Justine (Kirsten Dunst) flutuando no riacho com seu buquê foi inspirada na pintura "Ophelia" de John Everett Millais de 1852.

Kirsten Dunst recebeu o papel principal após uma sessão no Skype com o escritor e diretor Lars von Trier por recomendação de Paul Thomas Anderson.

O escritor e diretor Lars von Trier admitiu ter escrito o roteiro sob forte influência de álcool e drogas. Mas ele disse isso sobre muitos de seus filmes.

Durante a coletiva de imprensa do Festival de Cannes para este filme, o escritor e diretor Lars von Trier respondeu a uma pergunta sobre o uso da música de Wagner, dizendo que simpatizava com Hitler. Apesar de se desculpar por suas observações, ele foi banido do restante do festival e declarado persona non grata pelos organizadores do festival, a primeira vez na história do festival.

A pintura vista no prólogo é Hunters in the Snow (1565), de Pieter Breughel. Esta pintura também apareceu com destaque no Solaris de Andrei Tarkovsky (1972). Lars von Trier frequentemente afirmou que Tarkovsky o inspira muito. Chegou a dedicar Anticristo (2009) ao diretor russo.

Penélope Cruz foi originalmente escalada para o papel principal, mas trocou o filme por Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011).

John (Kiefer Sutherland) menciona várias vezes que o campo de golfe em sua propriedade tem dezoito buracos. Perto do final, quando Claire (Charlotte Gainsbourg) caminha no caminho através do granizo, ela passa por uma bandeira que diz "19".

De acordo com o escritor e diretor Lars von Trier, "Buraco 19" é um "limbo".

Segunda parte da "Trilogia da Depressão" também incluindo Anticristo (2009), Ninfomaníaca: Volume 1 (2013) / Ninfomaníaca: Volume 2 (2013).

O anúncio para o qual Justine (Kirsten Dunst) deve apresentar um slogan é baseado em uma pintura a óleo de Pieter Bruegel, o Velho, intitulada "A Terra da Cocanha", um retrato nada lisonjeiro do excesso e do vazio espiritual em uma terra mítica da abundância .

Assim como sua personagem Justine, Kirsten Dunst lutou contra a depressão e completou o tratamento pouco antes de assumir o papel.

John é o único personagem que se refere ao planeta como "Melancolia".

Stellan Skarsgård e Alexander Skarsgård são pai e filho.

O prólogo mostra de forma pictórica e simbólica os acontecimentos de todo o filme. O prólogo também é muito diferente do filme, que é filmado de uma forma bem realista.

Lars von Trier disse que se inspirou no Cataclismo de Nibiru, um possível encontro entre a Terra e um objeto planetário. Um evento também citado na Bíblia (Gênesis 6:13), onde Deus disse a Noé: “Vou acabar com todas as pessoas, pois a terra está cheia de violência por causa delas. Com certeza vou destruir a ambas eles e a Terra. "

Kirsten Dunst disse que estava com medo de trabalhar com Lars von Trier porque todos faziam alarde sobre como ele tortura atrizes. Quando ela o conheceu, ficou chocada com as coisas que ele dizia. Mas o que ela acabou descobrindo foi um diretor muito sensível, engraçado e gentil que era emocionalmente intuitivo e ama as mulheres.

Stellan Skarsgård apareceu em sete filmes de Lars von Trier: O Reino (1994), Ondas do Destino (1996), Dançando no Escuro (2000), Dogville (2003), este filme, Ninfomaníaca: Volume 1 (2013) e Ninfomaníaca: Volume 2 (2013).

O texto de Justine sobre a solidão e maldade da Terra, prestes a ser destruída, refere-se a Gênesis 6:13. Se Justine estiver certa, isso pode explicar as implausibilidades científicas do movimento de “Melancolia” em direção à Terra.

O elenco inclui cinco performers que interpretaram vampiros ou apareceram em pelo menos um filme ou série de televisão sobre vampiros: Udo Kier apareceu em Sangue para Drácula (1974) e Blade: O Caçador de Vampiros (1998), Alexander Skarsgård esteve em True Blood (2008), Kirsten Dunst esteve em Entrevista com o Vampiro (1994), John Hurt esteve em Amantes Eternos (2013) e Kiefer Sutherland esteve em Os Garotos Perdidos (1987).


Cartaz:


 

Filmografia Parcial:

Kirsten Dunst







Fogueira das Vaidades (1990); Entrevista Com o Vampiro (1994); Adoráveis Mulheres (1994); Jumanji (1995); Pequenos Guerreiros (1998); As Virgens Suicidas (1999); O Corvo: Salvação (2000); Homem-Aranha (2002); Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004); Homem-Aranha 2 (2004); Tudo Acontece em Elizabethtown (2005); Maria Antonieta (2006); Homem-Aranha 3 (2007); Melancolia (2011); Quatro Amigas e um Casamento (2012);  Estrelas Além do Tempo (2016); O Estranho que Nós Amamos (2017); Como Se Tornar uma Divindade na Flórida (seriado 2019); The Power of the Dog (2021)

Kiefer Sutherland








Caminhos Violentos (1986); Conta Comigo (1986); Os Garotos Perdidos (1987); 1969 - O Ano que Mudou Nossas Vidas (1988); Os Jovens Pistoleiros (1988); Quase sem Destino (1990); Jovem Demais Para Morrer (1990); Linha Mortal (1990);  Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992); Questão de Honra (1992); O Silêncio do Lago (1993); Punido ao Extremo (1993); Os Três Mosqueteiros (1993); Olho Por Olho (1996); Tempo de Matar (1996); Cidade das Sombras (1998); Dupla Tentação (2000); Espelhos do Medo (2008); 24 Horas (seriado 2001 a 2010);  Melancolia (2011); Pompeia (2014); 24 Horas: Viva um Novo Dia (mini-série 2014); Twin Peaks: O Mistério (2014); O Retorno de John Henry (2015); Além da Morte (2017) 

Alexander Skarsgård







Zoolander (2001); Heróis de Guerra (2006); Saída (2006); 13: O Jogador (2010); Melancolia (2011); Sob o Domínio do Medo (2011); Battleship: A Batalha dos Mares (2012); O Sistema (2013); O Doador de Memórias (2014);True Blood (seriado 2008 a 2014); O Diário de uma Adolescente (2015); Zoolander 2 (2016); A Lenda de Tarzan (2016); Mudo (2018); Noite de Lobos (2018); Casal Improvável (2019); Godzilla vs. Kong (2020) 

Charlotte Gainsbourg







Letra e Música (1984); Ladra e Sedutora (1988);  Noites Com Sol (1990); Jane Eyre - Encontro com o Amor (1996); O Enigma do Tempo (1999); Três Irmãs (1999); 21 Gramas (2003); Sonhando Acordado (2006); Não Estou Lá (2007); Em Busca do Amor (2009); Anticristo (2009); A Árvore (2010); Melancolia (2011); Confissões de um Jovem Apaixonado (2012); Ninfomaníaca: Volume 1 (2013); Ninfomaníaca: Volume 2 (2013); 3 Corações (2014); Independence Day: O Ressurgimento (2016); Norman: Confie em Mim (2016); Crimes Obscuros (2016); Boneco de Neve (2017); Promessa ao Amanhecer (2017); Agora Estamos Sozinhos (2018); Meu Cachorro e Eu (2019); Suzanna Andler (2021)

Charlotte Rampling







Os Reis do Ié-Ié-Ié (1964); Os Turbantes Vermelhos (1967); Os Deuses Malditos (1969); O Asilo do Terror (1972); Henrique VIII e Suas Seis Esposas (1972); Giordano Bruno (1973); Zardoz (1974); O Porteiro da Noite (1974); Orca - A Baleia Assassina (1977); O Veredicto (1982); Coração Satânico (1987); Morto ao Chegar (1988); Asas do Amor (1997); O Jardim das Cerejeiras (1999); O 4º Anjo (2001); Vingança Final (2003); A Confissão (2003); Instinto Selvagem 2 (2006); A Lista: Você Está Livre Hoje? (2008); Missão Babilônia (2008); A Duquesa (2008); Melancolia (2011); Trem Noturno para Lisboa (2013); O Quarto Proibido (2015); 45 Anos (2015); O Sentido Do Fim (2017); Red Sparrow (2018).

Stellan Skarsgård 







A Insustentável Leveza do Ser (1988); Caçada ao Outubro Vermelho (1990);  Insônia (1997);  Amistad (1997); Gênio Indomável (1997); Ronin (1998); Do Fundo do Mar (1999); A Casa de Vidro (2001); Dogville (2003); Rei Arthur (2004);  Exorcista - O Início (2004); Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006); Sombras de Goya (2006); Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007); Arn: O Cavaleiro Templário (2007); Mamma Mia! (2008); Anjos e Demônios (2009); Thor (2011); Melancolia (2011);  Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Thor: O Mundo Sombrio (2013); Ninfomaníaca: Volume 1 e 2 (2013); O Físico (2013); Vingadores: Era de Ultron (2015); The Man Who Killed Don Quixote (2018). 

John Hurt







O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (1966); A Lenda da Flauta Mágica (1972); O Carniçal (1975); O Expresso da Meia-Noite (1978); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); O Homem Elefante (1980); A História do Mundo - Parte I (1981); O Casal Osterman (1983); 1984 (1984); Jake Speed (1986); S.O.S.: Tem um Louco Solto no Espaço (1987); Incontrolável Paixão (1987); Escândalo: A História que Seduziu o Mundo (1989); Terra da Discórdia (1990); Frankenstein, o Monstro das Trevas (1990); Rei Por Acaso (1991); Rob Roy, a Saga de uma Paixão (1995); Contato (1997); O Capitão Corelli (2001); Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); Incrível Obsessão (2003); Hellboy (2004); A Chave Mestra (2005); Tiros em Ruanda (2005); V de Vingança (2005); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); Hellboy II: O Exército Dourado (2008); Outlander: Guerreiro vs Predador (2008); Nova York, Eu Te Amo (2008); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); O Espião Que Sabia Demais (2011); Imortais (2011); Expresso do Amanhã (2013); Hércules (2014); That Good Night (2017); Damascus Cover (2017)

Udo Kier







A Marca do Diabo (1970); Sangue para Drácula (1974);  A História de 'O' (1975); Trauma (1976); Suspiria (1977); A Terceira Geração (1979); Lili Marlene (1981); Dr. Jekyll e as Mulheres (1981); Europa (1991); Garotos de Programa (1991); Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993); Ace Ventura: Um Detetive Diferente (1994); Johnny Mnemonic, o Cyborg do Futuro (1995); Descobertas (1995); O Messias da Destruição (1996); Barb Wire - A Justiceira (1996); Ondas do Destino (1996); As Aventuras de Pinocchio (1996); O Fim da Violência (1997); Armageddon (1998); Blade: O Caçador de Vampiros (1998); Jogos de Espiões (1999); O Trem Desgovernado (1999); Fim dos Dias (1999); Dançando no Escuro (2000); Megiddo (2001); Medo Ponto com Br (2002); Dogville (2003); Drácula 3000: Escuridão Infinita (2004); Modigliani, a Paixão pela Vida (2004); Sobrevivendo ao Natal (2004); Manderlay (2005); Cruzada: Uma Jornada Através dos Tempos (2006); Isolados (2007);  Halloween: O Início (2007); O Retorno da Maldição: A Mãe das Lágrimas (2007); Melancolia (2011); As Senhoras de Salem (2012); Ninfomaníaca: Volume 2 (2013); Beethoven e o Tesouro Secreto (2014); Minha Filha (2018); Bacurau (2019); O Pássaro Pintado (2019); Swan Song (2021)

Jesper Christensen







O Refúgio de Emma (1988); Canção da Rússia (1993); Albert (1998); O Mundo de Sofia (1999); Na China Comem Cães (1999); Italiano para Principiantes (2000); Insurreição (2001); Herança (2003); A Intérprete (2005); 007: Cassino Royale (2006); 007 - Quantum of Solace (2008); A Jovem Rainha Vitória (2009); A Grande Mentira (2010); Melancolia (2011); Ninfomaníaca: Volume 1 (2013); 007 Contra Spectre (2015); Robin (2017); Tempos de Escuridão (2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre