segunda-feira, 22 de março de 2021

VINHO, MULHERES E GUERRA (1973) / THE SIX MILLION DOLLAR MAN: WINE, WOMEN AND WAR (1973) - ESTADOS UNIDOS

NOS PASSOS DE 007

Após uma fracassada missão de roubar de um cofre um valioso catálogo de um negociante de armas no Egito, sair bem ferido,  e ainda perder a parceira no episódio, Tamara (Catherine Ferrar), o Coronel Steve Austin  entra em conflito com Oscar Goldman e a OSI quando lhe é proposto que volte a campo em uma nova missão. Steve se encontra com um antigo amigo das forças armadas, Harry Donner (Earl Holliman), que lhe convida a passar férias em sua casa, nas Bahamas,  que está disponível, enquanto ele se encontra em serviço, sem aparentemente saber que Steve não pode se ausentar das instalações sem o consentimento de Goldman. Steve elabora uma fuga e parte para o Caribe desconhecendo que tudo fora manipulado pela OSI. Ao chegar Steve encontra um amigo soviético, Alexei Koslov (David McCallum), e sua companheira, Katrina Volan (Britt Ekland),  que parecem estar envolvidos com o traficante de armas Arlen Findletter (Eric Braeden) responsável pela morte de Tamara. O Homem Biônico resolve deter  Findletter e concluir sua vingança.

Segundo de três filmes feitos para a TV transmitidos pela rede ABC em 1973, antes da estreia da famosa série "O Homem de Seis Milhões de Dólares". Em relação ao primeiro filme podemos dizer que praticamente tudo mudou, tanto na equipe técnica, quanto nos atores, restando apenas Lee Majors.  Levemente baseado no segundo livro de Caiidin, Operação Nuke, decidiu-se por produzir um enredo original em vez de uma adaptação direta. E as modificações foram bem acentuadas:  Richard Anderson, como Oscar Goldman, substituiu ator Darren McGavin que interpretara Oliver Spencer. Neste volume Goldman ainda não é o mesmo personagem da série: está intransigente e sarcástico. O Dr. Rudy Wells, no piloto, foi interpretado por  Martin Balsam e agora temos Alan Oppenheimer. 

Mas não ficamos apenas nos atores. A famosa organização responsável pelos biônicos de Steve simplesmente mudou de nomenclatura: era OSO (Office of Strategic Information) e agora é conhecida como OSI (Office of Scientific Information). Austin fora descrito como um piloto de testes civil e membro da NASA, daqui para frente será militar e conhecido como o Coronel Steve Austin. Há uma mudança nos créditos de abertura onde descobrimos que Steve conhecia Oscar.  Pela primeira vez vemos que o olho biônico de Steve é capaz de enxergar no escuro, como os binóculos de visão noturna (aparece uma luz verde em seu olho), mas na série não houve mais a menção desta habilidade.  Steve ainda não corre a 60 milhas/h (96 km/h), em câmera lenta, como na série, e a versão original do telefilme não possui o som biônico, apenas quando o vilão aperta um dos botões dentro da base de mísseis. Aí vai uma informação interessante: quando a série já estava em curso (conforme descrito na análise do primeiro filme) os três telefilmes foram relançados como episódios de duas partes cada e acrescidos da famosa introdução. Dependendo da versão que se assiste, no começo, tem Steve saltando por sobre  uma cerca com o som característico e também em outro momento, mas não fez parte da exibição original. Outros podem perceber também que uma dessas versões menciona, logo no início, “Em algum país da América do Sul”, para depois Steve citar que, na verdade,  esteve em Alexandria e se envolveu em assuntos egípcios, isso por causa do enxerto feito para transformá-lo em um episódio duplo dentro da série. Além da curiosa canção feita para o filme "Six Million Dollar Man” pela cantora Dusty Springfield.

Escrito e produzido por Glen A. Larson   (nome bem conhecido pelos que assistiram os seriados de ação anos 80 como “Galactica: Astronave de Combate”; “Galactica 1980”; “Xerife Lobo”, “Manimal”, “Automan”, “A Supermáquina”, “Duro na Queda” ....) esta segunda aventura do personagem parte direto para a ação, com um enredo mais elaborado e divertido, cuja direção ficou a cargo de Russ Mayberry (1925–2012)  que dirigiu episódios  de dezenas de seriados tais como: “Magnum”; “Duro na Queda”, “Kojak”, “Arquivo Confidencial”. Mayberry ainda dirigiria o terceiro telefilme e o primeiro da série regular. E se aquele que assistir se sentir familiarizado com James Bond, o famoso agente inglês, saiba que não é mera coincidência: há todo um esforço para este exemplar se aproximar do famoso espião, só que um espião ciberneticamente aprimorado, com direito a “Bond Girls” e um vilão excêntrico desejoso de destruir o mundo, tanto que no início vemos Steve de smoking lembrando muito 007. Coincidências ou não a atriz Britt Ekland logo seria escalada como a próxima Bond girl em “007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro” (1974). Em face desses primeiros telefilmes muita coisa mudaria na série, até porque permitiu aos envolvidos traçar um direcionamento ao personagem. Neste exemplar vemos Steve tendo problemas com seu braço que não parece ainda conseguir controlar por completo: ele estoura um copo e arremessa uma bola de golfe a uma enorme distância. Parecia que seria um problema inserido pelo roteiro, mas aos poucos foi esquecido em prol de outros aspectos da história.  Temos Steve quebrando escotilha de um iate, arrebentando uma parede com os punhos, atravessando outra, nadando em alta velocidade no mar com direito a um navio inimigo jogando cargas explosivas para impedi-lo de chegar ao salvamento e até amassando com os dedos o cano de uma metralhadora. Mas há algo que ficou muito dispare da série: o final. Steve detona uma bomba atômica em uma área habitada (!!!!???) e ainda olha direto para o cogumelo atômico junto com Katrina. Algo que seria descartado na série onde Steve não mata, nem se mostra tão violento, mas o telefilme ainda estava incorporado ao livro. Sabiamente os produtores perceberam que nem tudo que funciona no papel, funciona na tela.

Quanto ao elenco, temos Lee Majors desenvolvendo ainda mais seu icônico personagem. Richard Anderson surge como Oscar Goldman, mas ainda não era o melhor amigo de Steve como na série. Na abertura original do filme (abaixo), ao contrário de seu antecessor (do primeiro telefilme), que dizia que o custo era de 6 milhões de dólares, temos agora Oscar dizendo que não importava o custo da cirurgia. Alan Oppenheimer ainda reprisaria seu Dr. Rudy Wells no terceiro telefilme e em alguns episódios da série diante da impossibilidade de Martin Brooks (que permaneceria definitivamente a partir de 1975 até o final da série em 1978).  Britt Ekland, como a russa Katrina, Michele Carey (como Cynthia Holland que ajuda Steve) e Catherine Ferrar (em rápida aparição) estão bem, além de sugerir que o roteirista queria um filme de espião com lindas mulheres.  David McCallum ficaria famoso com o curto seriado “O Homem Invisível” (1975). Eric Braeden vinha do interessante “Colossus 1980” (1970) e “Fuga do Planeta dos Macacos” (1971) e faz um vilão sem exageros. Apareceu na série, em outro personagem, no episódio 12 "Walk a Deadly Wing" da temporada 5. Temos a rápida participação do ator Bob Minor e de Robert F. Simon conhecido por fazer J.J Jameson no seriado do “Homem-Aranha” dos anos 70, que também voltou ao seriado em outro personagem, no episódio 2 da segunda temporada:"The Pioneers". Earl Holliman faz o agente da OSI que ajuda Steve.

Vinho, Mulheres e Guerra, título brasileiro quando exibido pela TV Tupi, em 29 de março em 1975, em termos de ação, supera o primeiro que funcionou como uma apresentação do personagem. Funcionou também, como já dito, para validar alguns aspectos do personagem e mostrar o que deveria ser descartado e qual caminho seria seguido. Um telefilme bem interessante e que prende a atenção até o final.



Robert F. Simon em Homem- Aranha












David McCallum no seriado O Homem-Invisível











Brit Ekland em 007












Eric Braeden em "Fuga do Planeta dos Macacos" e no seriado "Ratos do Deserto"






 





Atores que Participaram da Série

Carl Weathers (Rocky) - Heather Menzies (Logan's Run)

Farrah Fawcett ( As Panteras) - George Foreman (Pugilista)




















Max: O Cão Biônico



Steve Austin Vs Bigfoot



Dusty Springfield - "The Six Million Dollar Man"




Abertura Original do telefilme 


Britt Ekland no Clip  Sailing de Rod Stewart



Britt Ekland no Clip de Rod Stewart: Tonight's the Night (Gonna Be Alright)




Cartaz:


Lee Majors:










O Livro:


Quadrinhos:



















Filmografia Parcial:

Lee Majors







Almas Mortas (1964); ...E o Bravo Ficou Só (1967); The Big Valley (seriado 1965-1969); Weekend of Terror (1970); O Homem de Virgínia (seriado 1970-1971); A Libertação de L. B. Jones (1970); Owen Marshall, Counselor at Law (seriado 1971 -1974); O Homem de Seis Milhões de Dólares (primeiro piloto 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerras (segundo piloto 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: O Resgate de um Bilhão (terceiro piloto 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1974-1978); A Mulher Biônica (6 episódios 1976); U-2 - Vôo Clandestino (1976); O Viking (1978);  O Peixe Assassino (1979); Agência de Assassinos (1980); Matar ou Morrer 2 (1980); Rota do Perigo ou S.O.S Starflight (1983); Duro na Queda (seriado 1981-1986); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólarese da Mulher Biônica (1987); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); O Desafio Final (1989); Biônicos Para Sempre (1994); Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Um Adolescente em Apuros (1997); The Protector (1998);  Musketeers Forever (1998); Primary Suspect (2000); Ardendo no Frio (2001); O Grande Mentiroso (2002); Duelo dos Homens Sem Lei (2005); Pai, Filho e um Espírito Louco!! (2006); Os Irmãos Solomon (2007); Me & Lee? (2007);The Adventures of Umbweki (2009); Johnny (2010); Você Acredita? (2015); Toxin: 700 Days Left on Earth (2015); Wild Bill Hickok: Swift Justice (2016); Victory by Submission (2017); Comer, Brincar e Amar (2017); Ash vs Evil Dead (seriado 2016-2018); Narco Sub (2021)

Richard Anderson (1926–2017)







Aviso Denunciador (1950);  Nobre e Rebelde (1950); Dilema de uma Consciência (1951); Depois da Tormenta (1951); Rica, Bonita e Solteira (1951);  A um Passo do Fim (1951);  Assim são os Fortes (1951); O Homem Desconhecido (1951); Scaramouche (1952); Meu Amigo, o Leão (1952) Procura-se uma Estrela (1953); O Príncipe Estudante (1954); Marujos e Sereias (1955); Planeta Proibido (1956); Um Grito na Escuridão (1956); O Palhaço que não Ri (1957); Glória Feita de Sangue (1957); O Mercador de Almas (1958); A Maldição do Homem Sem Face (1958); Estranha Obsessão (1959); Duelo em Dodge City (1959); O Pior Calhambeque do Mundo (1960); Monte Carlo (1961); O Mensageiro da Vingança (1963); Anjo do Diabo (1964); Perry Mason (seriado 1964-1966); Along Came a Spider (1970);  Menace on the Mountain (1970); Macho Callahan (1970); Tora! Tora! Tora! (1970); Dan August (seriado 1970 - 1971);  Dead Men Tell No Tales (1971); The Astronaut (1972); The Longest Night (1972); A Noite do Estrangulador (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (segundo piloto 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: O Resgate de um Bilhão  (terceiro piloto 1973); Na Mira do Investigador (1974); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1974-1978); A Mulher Biônica (6 episódios 1976); Yasei no shômei (1978); The Immigrants (1978); Murder by Natural Causes (1979); Retrato Falado (seriado 1984 - 1985); O Retorno de Perry Mason (1985); Dinastia (1986-1987); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987);  Stranger on My Land (1988); O Desafio Final  (1989); O Jogador (1992); Anjos Assassinos (1993); Conspiração Policial (1994); Biônicos para Sempre (1994);  Truque do Medo (1996); Kung Fu: A lenda Continua (seriado 1993-1997); Breakout: Uma Aventura Muito Louca (1998); The Blood Trail (2015)

Eric Braeden







Ratos do Deserto (seriado 1966 - 1968); Dayton's Devils (1968); 100 Rifles (1969); Honeymoon with a Stranger (1969); The Mask of Sheba (1970); Colossus 1980 (1970);  Fuga do Planeta dos Macacos (1971); A Juíza (1972); Portrait: A Man Whose Name Was John (1973);  A Deusa do Sexo e os Diamantes Fatais (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973);  Death Race (1973); O Último Desafio (1974); Death Scream (1975); Code Name: Diamond Head (1977); Herbie: Um Fusca em Monte Carlo (1977); Felizes para Sempre (1978); The Power Within (1979); The Aliens Are Coming (1980); A Ambulância (1990); Titanic (1997); Os irmãos Id & Ota (1998); Terra da Violência (2008); Covil de Ladrões (2018); The Young and the Restless (seriado 1980 -2021)

Britt Ekland







Saudades de um Pracinha (1960); O Sétimo Mandamento (1961); Totó, O Comandante (1963); Ladrões de Sobra (1966); Dois Homens Iguais (1967); Quando o Strip-Tease Começou (1968); A Fúria dos Intocáveis (1969); Stiletto (1969); Carter, o Vingador (1971); O Asilo do Terror (1972); Noite Interminável (1972); O Estranho Mundo de Baxter (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973);  O Homem de Palha (1973);  O Último Desafio (1974); 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974);  High Velocity (1976);  Traficantes de Escravos (1977); Os Incríveis Wallendas (1978); Pânico na Torre (1980); Férias da Pesada (1985); Escândalo: A História que Seduziu o Mundo (1989); Cold Heat (1989); The Children (1990); Sök (2006)


Michele Carey (1942–2018)







Como Rechear um Biquini (1965); El Dorado (1966); A Praia dos Desejos (1968); Viva um Pouquinho, Ame um Pouquinho (1968); 5 Homens Selvagens (1970);  O Mais Bandido dos Bandidos (1970); The Norliss Tapes (1973); Savage (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973); The Legend of the Golden Gun (1979); Pânico em Kilimanjaro (1986); The Stay Awake (1988)

Alan Oppenheimer







Gammera - O Monstro Invencível (1966); A Estrela (1968); O Pequeno Grande Homem (1970); Conspiração Infernal (1972); O Ladrão que Veio Jantar (1973); Westworld: Onde Ninguém tem Alma (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: O Resgate de um Bilhão (1973); Young Love (1974); Judgment: The Court Martial of the Tiger of Malaya - General Yamashita (1974); Death Sentence (1974); The Lives of Jenny Dolan (1975); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1974-1975 - 7 episódios); O Dirigível Hindenburg (1975); Resgate Fantástico (1976); Peeping Times (1978); O Fantasma do Voo 401 (1978); You Can't Take It with You (1979); You Can't Take It with You (1979); Macbeth (1981); Divorce Wars: A Love Story (1982); Close Ties (1983); Lembrança do Passado (1985); Errol Flynn: O Preço da Fama (1985); He-Man e os Defensores do Universo (desenho -voz - 1983-1985); Transformers (desenho - voz 1985-1986); Rambo: A Força da Liberdade (desenho - voz -1986); She-Ra: A Princesa do Poder (desenho - voz 1985-1987); Mudança do Barulho (1988); Filho do Bem, Filho do Mal (1991); Invisible: The Chronicles of Benjamin Knight (1993);  Jane Doe: Eye of the Beholder (2008); Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (voz - 2014)

Earl Holliman







Mais Forte Que a Lei (1953);  Ao Sul de Sumatra (1953); As Pontes de Toko-Ri (1954); Planeta Proibido (1956); Assim Caminha a Humanidade (1956); Sem Lei e Sem Alma (1957); Quando Vem a Tormenta (1958); Duelo de Titãs (1959); Rabo de Foguete (1960); O Esquadrão da Morte (1961); Os Filhos de Katie Elder (1965); A Batalha de Anzio (1968); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973); Os Dobermans Atacam (1973); The Solitary Man (1979); Caçada em Atlanta (1981); Gunsmoke: O Retorno a Dodge City (1987); NightMan (1997); The Perfect Tenant (2000)

Bob Minor







Os Gritos de Blácula (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973); Lutador de Rua (1975); O Fundo do Mar (1977); Norma Rae (1979); Fuga de Nova York (1981); Rocky III (1983): Angel City (1980); O Desafio Supremo (1983); Cão Branco (1982); Vingança Violenta ou Vingança Forçada (1982); Golpe de Mestre II (1983); Comando Para Matar (1985); A Manhã Seguinte (1986); Ação Total (1988); Tempo de Glória (1989); Águia de Aço 3 - Ases do Céu (1992); Obsessão Fatal (1992); Inocente Mordida (1992); Justiça Extrema (1993); Sobrevivendo ao Jogo (1994); Assassinos (1995); O Juízo Final (1996); Plantão Médico (1999-2005).


Robert F. Simon (1908–1992)







Só Resta a Lembrança (1951);  Rebelião em Dakota (1954); Pecado e Redenção (1954); 7 Homens Enfurecidos (1955); Sangue de Mestiço (1955); O Escândalo do Século (1955); Mulheres, Sempre Mulheres (1956); Deus é Meu Juiz (1956); O Amor Chegou com a Primavera (1957); Sangue de Pistoleiro (1958); Lafite, o Corsário (1958); Rebeldia de um Bravo (1959); Paga ou Morre (1960); O Jogo Proibido do Amor (1960); Surpresas do Destino (1960); O Mago de Bagdad (1960); O Homem que Matou o Facínora (1962); Labirinto de Paixões (1962); Suplícios do Destino (1963); Pavilhão 7 (1963); De Olhos Vendados (1965); Um Astronauta Fora de Órbita (1967); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973); A Sósia (1977); Homem-Aranha (seriado 1978 -1979)

David McCallum







Almas em Agonia (1957); Na Rota do Inferno (1957); Seduzidos pela Maldade (1958); Somente Deus por Testemunha (1958); Sete Contra a Selva (1961); O Vingador dos Mares (1962); Freud - Além da Alma (1962); Fugindo do Inferno (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); A Volta ao Mundo Sob o Mar (1966); Os Corruptores (1968); O Horror do Passado (1970); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973); A Verdadeira História de Frankenstein (1973); O Homem Invisível (seriado 1975-1976); ães Assassinos (1976); King Solomon's Treasure (1979); Mistério no Bosque (1980); Terminal Choice (1985); Behind Enemy Lines (1985); Em Busca de Liberdade (1988); Morella: O Espírito Satânico (1990); Escute Minha Canção (1991); Pai de Aluguel (1999); NCIS: Investigações Criminais (seriado 2003 -2021)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre