domingo, 21 de fevereiro de 2021

NAS PROFUNDEZAS DAS BERMUDAS / THE BERMUDAS DEPHTS (1978) - ESTADOS UNIDOS

 

O CANTO DA SEREIA

Magnus (Leigh McCloskey) é um jovem que ficou órfão quando menino e, agora, após viajar por vários lugares, retorna às Bermudas determinado a descobrir a verdade por trás da morte de seu pai. Ele reencontra seu amigo Eric (Carl Weathers) que trabalha com o Dr. Paulus (Burl Ives)enquanto conclui seu mestrado em Biologia Marinha.  Paulus é um renomado teralogista que trabalhara em determinado momento com o pai de Magnus e pode esclarecer o que aconteceu na noite em que o laboratório foi destruído e o cientista foi dado como morto. Magnus, devido ao trauma de infância, passou por alguns institutos psiquiátricos e Eric acredita que possa ajudá-lo a ter uma nova vida, apesar de que sua esposa Doshan (Julie Woodson) acredita que o comportamento do jovem recém- chegado seja bem estranho.

Magnus encontra em uma praia uma enigmática e bela jovem que diz chamar-se Jennie Hanniver (Connie Sellecca) trazendo na lembrança de Magnus que esta fora sua amiga de infância, que lhe fizera um colar, e na qual ele escreveu “J+M” no casco de uma tartaruga, vendo , posteriormente Jennie desaparecer nas águas acompanhada do animal marinho. Quando o jovem comenta ter conhecido Jennie, Paulus acha engraçado, pois o nome “Jennie Hanniver” refere-se a uma figura de plástico, de uma pequena mulher-peixe, uma lenda do mar, que é vendida aos turistas que visitam as Bermudas.  Só que a empregada de Paulus, Delia (Ruth Attaway), antiga moradora do local, conhece uma história bem interessante sobre uma linda jovem, que no século XVIII, chamada Jennie Hanniver, se recusava a casar até que um dia foi “convencida” embarcando em um navio para visitar os pais de seu pretendente. Na viagem, uma estranha e terrível tempestade assolou a embarcação e enquanto os tripulantes davam por certo seu destino final, Jennie teria feito  uma prece a quem “vivia abaixo”, solicitando que sua vida fosse poupada. A jovem escutou uma voz e se atirou ao mar, transformando-se em sereia.  A lenda diz que Jennie foi presenteada com a vida eterna, permanecendo  jovem e bela, mas  amaldiçoada a viver nas águas eternamente, privada da felicidade.  Delia acredita que Magnus tenha realmente encontrado Jennie e lhe informa que sempre que isso ocorreu os homens terminaram mortos. Magnus passa a manter um romance com Jennie e resolve ajudar Eric e Paulus que procuram uma criatura marinha gigante, provavelmente pré-histórica , chamada de "cryptodira". O que eles não sabem é que Jennie é a guardiã do animal e impedirá qualquer tentativa de fazer mal a este.


Vez por outra tento trazer filmes raros que ficaram na obscuridade das exibições televisivas ou do cinema. Muitas dessas produções tiveram poucas exibições por aqui, mas ficaram na mente dos que as assistiram. Nas Profundezas das Bermudas é um destes exemplos. Exibido pela primeira vez pela “Tv Manchete” em 30 de outubro de 83 na “Sessão das Oito” é um telefilme produzido pela rede americana ABC cujo diretor Tsugunobu Kotani  (assinando com o nome de Tom Kotani ) teve outro filme exibido por aqui (na “Sessão da Tarde”) na Tv Globo: “O Último Dinossauro” (1977).  Por trás da produção tínhamos a Rankin / Bass Productions mais conhecida por produzir os desenhos dos “Thundercats” e “Silverhawks”, além de muitas produções esquecidas de Stop-Montion.  Neste caso Nas Profundezas das Bermudas tornou-se cult no exterior por ser um filme bem realizado e entrou naquele famoso gênero “qual era o nome daquele filme .... (aqui seria o da tartaruga gigante e da sereia de olhos brilhantes).  Apesar de ser um filme do final dos anos 70 nos EUA, só chegou por aqui em meados dos anos 80, mas quem era criança nesse período, tanto lá como cá, deve ter guardado na memória o filme ou mesmo achado que o imaginara ou que jamais saberia o seu nome novamente. Eis o principal motivo deste filme estar sendo analisado no Blog.

O tema sereias (metade mulher, metade peixe e , segundo outros, metade pássaro), cuja origem deriva-se da mitologia grega,  sempre trouxe muita curiosidade.  No livro “A Odisséia” de Homero, Ulisses (Odisseu) resiste à canção encantadora da Sereia. Em  Argonautas temos outra citação quando os viajantes da Argo vão em busca do Velocíneo de Ouro. No cinema, os mais antigos lembraram rapidamente de "Splash - Uma Sereia em Minha Vida" que trazia uma deslumbrante Daryl Hannah ao lado de Tom Hanks. O Tema trouxe outros filmes e até desenhos.  E nas Profundezas das Bermudas juntou alguns ingredientes muito interessantes. Vejamos:  “O Homem do Fundo do Mar” tinha estreado com sucesso um ano antes, trazendo o tema “ser vindo do mar” como uma novidade a ser explorada em outros moldes. O seriado Viagem Fantástica remetia a lenda do Triângulo das Bermudas onde uma equipe desaparece durante a tempestade indo parar em outras épocas e mundos.  O Fundo do Mar (The Deep)  trazia uma aventura de sucesso com o tema Triângulo das Bermudas. O livro “O Triângulo das Bermudas”, de Charles Berlitz, lançado em 1974, fora um sucesso e Jacques Cousteau estava na crista da onda.  Mas há também uma inspiração direta a "Moby Dick" quando comparamos Eric (Weathers)  ao capitão Ahab em sua obsessiva captura do monstro do mar. Mas essa (possível) “salada” criativa trouxe, ao contrário do usual, bons resultados.

O filme cria um romance bem consistente entre o casal Magnus e Jennie e o espectador até torce pela dupla que parece realmente apaixonados. Apesar de apresentar efeitos visuais hoje datados (como barco em miniatura e helicóptero de brinquedo em algumas cenas), se você viveu aquela época com certeza não se incomodará até porque foi uma produção para a TV, onde os orçamentos eram baixos e vários filmes foram concebidos desta forma. Tudo é muito nostálgico. Os envolvidos conseguiram criar uma áurea mística em torno da personagem, cuja presença traz uma sensação fantasmagórica  e um sentimento de tragédia para o filme.  A história do pacto de Jennie foi mostrada modo bem interessante e em alguns momentos do filme me senti vendo um daqueles belos episódios do seriado original "Além da Imaginação". Aliás o roteiro bem escrito, aliado a um bom diretor e elenco bem escalado fez toda diferença. Podemos citar a bela fotografia (inclusive aquática) e paisagens. Não há como deixar de citar a trilha sonora com a melodia Concerto in D Major RV. 93, II-Largo de Vivaldi e a bela canção interpretada por Claude Carmichael chamada "Jennie" no início e final do filme.

Quanto ao elenco, Connie Sellecca estreava aos 22 anos e foi a escolha perfeita para o filme. A atriz estava belíssima e pode ser ao lado de Hannah umas sereias mais bonitas (do cinema e Tv). No Brasil, Sellecca ficou famosa por participar do seriado "O Super Herói Americano" que passava no SBT nos anos 80.  Sua biografia é extensa e composta de telefilmes (como "Capitão América II")  e séries, muitos desses telefilmes que passavam nas noites de sábado da Tv Globo e outras produções saíam em VHS. Carl Weathers se imortalizou na série "Rocky" como "Apollo Creed", além de ser lembrado por "O Predador" e "Ação Total".  Weathers esteve muito bem nesse filme e seu personagem ganha dimensão conforme o filme avança. Burl Ives ganhou um Oscar por “Da Terra Nascem os Homens” (1958) e dá a credibilidade que o filme precisava.  Leigh McCloskey já possuía participação em algumas séries (como "Poderosa Isis") e telefilmes. Participou do seriado "Dallas' e 'General Hospital," assim como outras produções. Julie Woodson só fez dois filmes (este foi o último) e foi a Playmate da Playboy de Abril de 1973.  Ruth Attaway esteve em "Conrack" (1974) e "Muito Além do Jardim" (1979). Faleceu aos 77 anos em 1987.

Nas Profundezas das Bermudas é um filme que, feito nos dias atuais, seria transformado em um filme de monstro e o romance colocado em segundo plano em prol de uma ação ininterrupta. O charme dessa produção está no romance inocente dos personagens; na bela história de um amor impossível;  numa bela e sensual sereia presa a uma maldição;  uma tartaruga gigante, efeitos ultrapassados, e um homem em uma caçada obsessiva. Telefilme raro, nostálgico, indicado aos que não se importam de ver produções antigas e que buscam por um filme que ficou perdido em um cantinho da memória.

Curiosidades:

Foi lançado o DVD em 2009 nos Estados Unidos

Em 2017 foi informada que uma continuação seria produzida, o que não ocorreu até o momento

O filme tornou-se um clássico Cult

O co-roteirista / produtor Arthur Rankin Jr. (1924–2014) mudou-se para as Bermudas depois de fazer o filme, onde viveu  até o fim dos seus dias

Exibições do filme, todas pela Tv Manchete: 30 de outubro de 1983; 09 de dezembro de 1984 e 17 de março de 1985. 



Cartazes:





Jennie - Claude Carmichael


Concerto in D Major RV. 93, II-Largo - Vivaldi



Sellecca em "O Super-Heroi Americano"










Filmografia Parcial:

Leigh McCloskey


Adolescentes Fugitivos (1976);  Alexander: The Other Side of Dawn (1977); Nas Profundezas das Bermudas (1978); Doctors' Private Lives (1978); A Mansão do Inferno (1980); Corações e Armas (1983); Velvet (1984); Quase Igual aos Outros (1985); Hamburguer: O Filme (1986); Roupa Suja (1987); O Armário do Diabo (1988); Dupla Vingança (1988); Dallas  (seriado 1980 - 1988); Santa Barbara (seriado 1988 - 1990);  A um Passo do Inferno (1993); General Hospital (seriado 1992 - 1996); I Might Even Love You (1998); A Rosa Negra (2005)

Connie Sellecca







Nas Profundezas das Bermudas (1978);  Capitão América II (1979);  Modelos para Matar (1979);  Aeroporto Internacional (1985); O Super-Herói Americano (seriado 1981 a 1986);  A Grande Paixão (1987); Preparação de um Crime (1987); Hotel (seriado 1983 - 1988);  Fugindo do Destino (1989); Vôo 243: Pouso de Emergência (1990); Tormenta de Paixões (1990); Pacto do Silêncio (1991); Segredos e Mentiras (1992); Morte em Paris (1933); Vida Dupla (1994); Um Romance Perigoso (1994); A Inquilina (1995); Doomsday Rock (1997); Perigo Iminente (1999); Confusões no Natal (2001); Meu Novo Amigo (2009); All About Christmas Eve (2012)

Carl Weathers (1948-2024)







Magnum 44 (1973); Friday Foster (1975); Rocky: Um Lutador (1976); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); A Disputa dos Sexos (1977); Nas Profundezas das Bermudas (1978);  Comando 10 de Navarone (1978);  Rocky II: A Revanche (1979); Perseguição Mortal (1981); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rocky IV (1985); O Predador (1987); Ação Total (1988);  Hurricane Smith: Tempestade em Ação (1992); Justiça das Ruas (1991 - 1993);  In the Heat of the Night (1993 - 1995);  Um Maluco no Golfe (1996); Guerreiros das Sombras II: A Montanha do Diabo (1999); O Perigo Alienígena (2005); Um Time de Malucos (2007); A Batalha Marítima (2012); O Mandaloriano (seriado 2019 - 2020)

Ruth Attaway (1910–1987)







O Destino me Persegue (1953); Os Jovens não Choram (1957); Terror in the City (1964); Conrack (1974); O Sequestro do Metrô (1974); Nas Profundezas das Bermudas (1978); Muito Além do Jardim (1979)

Burl Ives (1909–1995)







Furacão Negro (1946);  Vidas Amargas (1955); Da Terra Nascem os Homens (1958);  Os Grandes Deste Mundo (1956); Gata em Teto de Zinco Quente (1958);  Jornada Tétrica (1958); Quadrilha Maldita (1959); Labirinto de Paixões (1962); Um Gênio Entrou Lá em Casa (1964); O Barco do Desespero (1964); Aqueles Fantásticos Loucos Voadores (1967);  O Império dos Homens Maus (1970); Psicose Diabólica (1970); Nas Profundezas das Bermudas (1978);  As Novas Aventuras de Heidi (1978); Cão Branco (1982);  Vigaristas do Barulho (1986); Um Toque de Sedução (1988)


4 comentários:

  1. Boa tarde!
    Fquei curiosa em assistir o filme.Gosto de filmes antigos e não me importo nem um pouco com efeitos especiais datados.Gosto de saudar uma época que não vivi,e os filmes nos trazem esse ambiente nostálgico.Amo Muito!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Fabiana.
    É um filme bem legal, muito difícil de ser encontrado e que ninguém mais reprisa. Estava em minhas antigas anotações e achei o momento propício para trazer uma análise. Eu sempre gosto de falar dos efeitos, citando se são datados ou não porque há pessoas que fogem dos antigos (d)efeitos e só desejam ver filmes atuais. Também gosto desses filmes até porque há sempre histórias interessantes em suas concepções, nos bastidores e uma visão de como o filme sobreviveu ao longo dos anos a ser contada. E muitos filmes hoje não trariam bons efeitos se os antigos não tivessem ousado. Sempre tento colocar alguma produção que chamou a atenção na TV, visto que a maioria dos blogs e YouTube ignoram esse segmento. A ideia é trazer filmes conhecidos, mas também aqueles que merecem uma olhada ainda que não tenham saído nos cinemas. Muito obrigado por mais este comentário e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. O filme foi lançado em bluray, no exterior.Já tem para baixar,a legenda também.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Carlos Parna.
    Obrigado pelo comentário e pela informação. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre