quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

UM SENHOR ESTAGIÁRIO / THE INTERN (2015) - ESTADOS UNIDOS




QUÍMICA PERFEITA

Ben Whittaker (Robert De Niro)  é um senhor de 70 anos, viúvo, cansado de sua aposentadoria e de sua vida cotidiana que se tornou repetitiva e sem emoções. Ao olhar um anúncio, se interessa pela vaga: estagiário sênior de uma empresa da internet. Um dos requisitos é ser idoso, os outros são:  fazer um vídeo de apresentação, enviar por e-mail ou publicar no Facebook. Com a ajuda do neto, produz um pequeno vídeo, sendo selecionado para a vaga com outros dois seniores e um jovem estagiário Sua função será auxiliar Jules Ostin.  (Anne Hathaway), fundadora da empresa de e-commerce, com 18 meses de existência, que vende roupas do mundo da moda e já é uma sucesso tremendo. Jules não quer um estagiário, muito menos sênior, pois já se encontra atarefada demais para dar atenção a uma pessoa da terceira idade. Jules conversa com Ben e lhe informa que, quando precisar,  lhe mandará uma mensagem pelo e-mail. Só que os dias passam e o e-mail não chega. Ben resolve interagir com a equipe e chama a atenção de Jules. Aos poucos o “senhor simpatia” começa a conquistar a todos, colaborando de uma forma decisiva para o sucesso da empresa.

“Um Senhor Estagiário”, dirigido por Nancy Meyers (Alguém Tem Que Ceder, O Amor Não Tira Férias), que também escreveu a história,  foge  da relação funcionário / empresário, criando algumas subtramas na qual Ben irá interagir com um jovem tentando conquistar sua paixão; um novo estagiário que fica sem teto e um motorista com problemas de álcool. Além da ótima e hilária sequencia em que Ben invade uma residência com seus novos amigos. Meyers resolveu também abordar, de uma forma bem consistente, o papel da mulher no panorama Ocidental: mulher, mãe e empresária bem sucedida, tendo que resolver aspectos de sua família. Seu marido passou a ser o "dono do lar" para poder cuidar da filha do casal. Sua relação com a mãe é considerada muito complicada e ainda tem que administrar uma empresa, às vezes, nos pequenos detalhes, como o caso de uma mercadoria que está chegando de forma inadequada aos consumidores. Jules é workaholic e estressada na mesma proporção e isso impacta em seu casamento. Fundou uma empresa, mas agora tem que lidar com investidores que querem vê-la subordinada a um CEO experiente . Ben passa a funcionar como amigo, confidente e orientador. Uma válvula de escape.


Terceira idade com geração Y.  A interação de pensamentos e comportamento ficou muito bem encaixada, pois não há rivalidades e sim aprendizado dos dois lados, mostrando que faixas etárias diferentes podem sim ter sinergia. Mas há um porém: Ben não envelheceu em espírito e isso faz toda a diferença na vida dele. O torna um otimista, participativo e cúmplice de seus novos (no sentido conotativo e denotativo) amigos. Ben chega sem saber ligar um computador. Não tem Facebook. Quer aprender, ser útil e participativo nesse novo mundo digital e termina ensinando jovens a entenderem as mulheres, a verem o mundo de uma perspectiva diferente e a saberem para o que realmente serve um lenço. 


O filme nos brinda com três gerações: Ben, Jules e os jovens estagiários que, em um determinado momento estarão juntos em um bar em uma conversa informal. Ben já foi vice-presidente em uma empresa que confeccionava listas telefônicas. Agora, humildemente, atua como estagiário. Sua entrevista tem até aquela pergunta bizarra que todo mundo escuta "onde você se vê daqui a 10 anos?". Pergunta tão banal (ainda mais para uma pessoa de 70 anos) e repetitiva. Um péssimo cartão de visitas que a empresa apresenta. Por esse tipo de pergunta, o candidato já pode ter uma ideia da empresa em que vai trabalhar. Aliás, o filme é recheado de críticas sutis, como essa, ao mundo corporativo. Nada está ali por acaso, o roteiro é muito rico nesse aspecto numa narrativa leve,  divertida, despretensiosa e, apesar de sua longa duração, passa sem ser percebido, devido ser contada em alto astral e com um humor refinado.


Robert De Niro dispensa apresentações. Seu personagem faz com que Jules tenha uma visão mais clara de sua vida, que até então estava perdida em seus problemas e prioridades. Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) mostra por que é considerada uma das melhores atrizes de sua geração com um personagem que passa a ter com Ben uma amizade muito forte, que vai sendo desenvolvida até o nível de um pai com uma filha, ao ponto de Ben lhe aconselhar em sua vida e até levar sua filha na escola num sinal de extrema confiança. A química entre os atores está perfeita e a entrada de Rene Russo, como Fiona, traz aquele ar de romantismo necessário para a história funcionar. O restante do elenco está ótimo e agregam valor à produção.


Filme para ver a dois ou com os pais. Um exemplo de como se fazer um filme sem efeitos especiais, numa época em que blockbusters repletos de efeitos dominaram o cinema e filmes “comuns” foram relegados a segundo plano. Este é um bom exemplo de como se pode fazer o velho e bom cinema.


Trailer 1:




Trailer 2:





Trailer com entrevista da diretora:






Curiosidades:

Rene Russo já foi modelo fotográfico

De Niro já conquistou 2 Oscars por: O Poderoso Chefão 2 (1975) e Touro Indomável (1981) e já foi indicado 5 vezes

Anne Hathaway já conquistou um Oscar por: Os Miseráveis (2012)  e foi indicada por  O Casamento de Rachel (2012).

Em uma cena, o personagem de Robert De Niro está confuso sobre quem é Jay-Z. Esta é uma piada interna sobre a treta que Robert De Niro e Jay-Z tiveram entre 2012 e 2016.

Quentin Tarantino nomeou este filme como um de seus filmes favoritos de 2015.

A escritora e diretora Nancy Meyers abordou Jack Nicholson para o papel de Ben Whittaker. Nicholson é mencionado nas divagações filosóficas de Jules no bar.

Reese Witherspoon foi originalmente escalada como Jules, mas desistiu.

Na cena de abertura de Anne Hathaway, ela está preenchendo um pedido por telefone para uma noiva chamada "Rachel". Isso lembra o título de seu filme anterior O casamento de Rachel (2008), pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Neste filme, Ben (Robert De Niro) frequentou a faculdade Northwestern, a mesma faculdade que a personagem de Anne Hathaway em O Diabo Veste Prada (2006) frequentou.

Na cena em que o personagem de Robert De Niro diz que pode dizer tudo o que alguém precisa saber sobre ele em 10 segundos, o que ele diz na verdade leva cerca de 13 segundos.

A maioria do público não percebe o quanto uma partitura musical pode contribuir para a qualidade geral de um filme. Um filme realmente bom não tem apenas música de fundo, mas melodias reconhecíveis que representam personagens, situações ou humores recorrentes. Eles quase podem se tornar personagens em si mesmos. O tema do violoncelo que abre e fecha "The Intern" é repetido ao longo da história. Há um tema suave de guitarra elétrica que entra e sai durante momentos pensativos e meditativos. Há também um tema de guitarra/piano Rhodes/palmas de ritmo acelerado que toca durante cenas ocupadas ou de viagem. "Taxi Driver", outro filme de De Niro, "Midnight Cowboy" e "The Graduate" são outros grandes exemplos de filmes com temas musicais distintos.

Anne Hathaway atuou anteriormente em O Diabo Veste Prada (2006), que tem um cenário semelhante (um escritório de moda de Nova York).

Ao dirigir o carro com Ben pela primeira vez, Jules (Anne Hathaway) está discutindo sobre novos CEOs, e o homem com quem ela está se encontrando se chama Atwood. Em Sem Limites (2011), (no qual Robert De Niro estrelou) o CEO da empresa de seu concorrente se chama Hank Atwood.

Na cena em que Ben e Jules montam seu perfil no Facebook, na seção de livros favoritos, ele menciona Harry Potter, entre outros. Em O Diabo Veste Prada (2006), Anne Hathaway, como secretária de Meryl Streep, teve que correr para encontrar os próximos livros originais de Harry Potter antes de serem publicados, apenas para satisfazer os filhos gêmeos de seu chefe.

Na cena em que Jules vai buscar Ben no café, um dos copos no porta-copos tem o nome "Hallie", que é o nome de uma das filhas de Nancy Meyer. O nome também é apresentado junto com o nome Annie (outra filha de Nancy Meyers) em The Parent Trap, que também é dirigido por Nancy Meyers.

Enquanto Ben atravessa a rua para enfrentar Mike, o motorista de Jules, sua postura, braços e portão são uma réplica exata do eu mais jovem de De Nero como Travis Bickle em "Taxi Driver".

Após seu primeiro dia, o personagem de Robert DeNiro pratica a interação com Jules no espelho, o que lembra uma de suas cenas em Taxi Driver.


Trilha Sonora:

i - Kendrick Lamar

All About That Bass - Meghan Trainor

Closer -Tegan and Sara

Deed I Do - Ray Charles

The Girl From Ipanema - Astrud Gilberto

These Foolish Things (Remind Me of You) - Billie Holiday with Teddy Wilson and His Orchestra 

It's Real - Real Estate

Ain't Misbehavin' - Benny Goodman

Ruben's In - (from Ocean's Eleven (2001))

Break Ya Neck -  Busta Rhymes

This Little Girl - Gary U.S. Bonds

You Were Meant For Me - Gene Kelly

Boogie Shoes - KC & The Sunshine Band



Cartaz:











Filmografia Parcial:

Robert De Niro:







O Poderoso Chefão II (1973); Taxi Driver (1976); O Franco Atirador (1978); Touro Indomável (1980); Era Uma Vez na América (1984); A Missão (1986); Coração Satânico (1987); Os Intocáveis (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); Não Somos Anjos (1989); Os Bons Companheiros (1990); Tempo de Despertar (1990); Cabo do Medo (1991); Desafio no Bronx (1993); Cassino (1995); Sleepers - A Vingança Adormecida (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); Ronin (1998); Máfia no Divã (1999); Homens de Honra (2000); Entrando Numa Fria (2000); A Máfia Volta ao Divã (2002); Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004); As Duas Faces da Lei (2008); Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (2010); O Lado Bom da Vida (2012); Ajuste de Contas (2013); Um Senhor Estagiário (2015); Joy: O Nome do Sucesso (2015); Tirando o Atraso (2016); Mãos de Pedra (2016); O Comediante (2016); O Mago das Mentiras (2017); Coringa (2019); O Irlandês (2019) Em Guerra com o Vovô (2020); Vigaristas em Hollywood (2020)

Anne Hathaway:







O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004); O Segredo de Brokeback Mountain (2005); O Diabo Veste Prada (2006); Agente 86 (2008); O Casamento de Rachel (2008);  Alice no País das Maravilhas (2010); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Os Miseráveis (2012);  Interestelar (2014); Um Senhor Estagiário (2015); Alice Através do Espelho (2016); Colossal (2016); Oito Mulheres e um Segredo (2018); As Trapaceiras (2019); O Preço da Verdade (2019); A Última Coisa que Ele Queria (2020); Convenção das Bruxas (2020); Confinamento (2021)

Rene Russo







Máquina Mortífera 3 (1992); Na Linha de Fogo (1993); Epidemia (1995); O Preço de Um Resgate (1996); Máquina Mortífera 4 (1998); Thomas Crown - A Arte do Crime (1999); Thor: O Mundo Sombrio (2013); Um Senhor Estagiário (2015); Apenas o Começo (2017); Toda Arte é Perigosa (2019); Vingadores: Ultimato (2019)


Nancy Meyers

Como diretora:
Operação Cupido (1998); Do Que as Mulheres Gostam (2000) ;Alguém Tem Que Ceder (2003); O Amor Não Tira Férias (2006); Simplesmente Complicado (2009); Um Senhor Estagiário (2015).

Como escritora ou roteirista:
Salve-me Quem Puder (1986); O Pai da Noiva  (1991); O Pai da Noiva 2 (1995); Operação Cupido (1998); Alguém Tem Que Ceder (2003); O Amor Não Tira Férias (2006); Um Senhor Estagiário (2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre