sexta-feira, 18 de outubro de 2019

CORINGA / JOKER (2019) - ESTADOS UNIDOS




"PROCURANDO UMA IDENTIDADE E SE TORNANDO UM SÍMBOLO"
(o texto contém spoilers)

Gothan City, 1981. Arthur Fleck (Joaquim Phoenix) é um homem amargurado, com problemas neurológicos, que trabalha vestido de palhaço e sonha ser um comediante stand-up de sucesso. Cuidando de sua mãe (Frances Conroy) doente se considera um invisível perante uma sociedade indiferente, fria e cruel. As pressões cotidianas começam a se tornar insuportáveis para Arthur, cujo atendimento assistencial é suspenso pelo governo agravando sua condição de dependente de remédios para se manter são. A partir do momento que Arthur tem o poder nas mãos surge o Coringa, um "alter ego" insano capaz de qualquer loucura.
 


Temos que entender que "Coringa" é, antes de tudo, um projeto bem autoral. Isso significa que acreditar que terá ligações com os filmes da DC, já feitos, será um grande engano. A boa notícia é que por terem tido liberdade de criar um material novo, desvinculado do que já se viu, sem abandonar as referências com o próprio quadrinho e cinema, é que o filme surpreende positivamente. Muitos hão de perguntar: como um novo Coringa seria capaz de transpor o feito pelo ator Heath Ledger? Na verdade, essa comparação se torna, por incrível que pareça, bem mais difícil do que se possa tentar conjecturar. Os dois atores entregam performances excelentes, mas completamente distintas, em contextos absolutamente diferentes.  Enquanto em "Batman: O Cavaleiro das Trevas" temos o típico filme (por sinal muito bom) de super-herói, recheado de ação e efeitos, este novo exemplar traz um personagem, que sempre foi coadjuvante de luxo, como protagonista da estória, num thriller com o recheio de drama psicológico. O Coringa de Ledger apresentava algo de racional dentro daquela insanidade revelada, o de Phoenix apresenta uma psiquê que lentamente começa a se desintegrar frente a uma sociedade que lhe pressiona até o limite. O Coringa nunca teve uma origem propriamente dita, muita coisa era apenas fragmentada, mas o homem antes da máscara (ou maquiagem) realmente era desconhecido. Mexer em um personagem icônico, sem transformá-lo em uma piada, era um enorme desafio, mas provou-se um grande acerto. Coringa deverá ser uma daquelas produções a frequentar listas de melhores filmes da década (pelo menos). Pode até ser tornar uma produção cult devido a quantidade de subtemas apresentados.
 


O americanismo, que criou há mais de uma década o politicamente correto também para o cinema (nada mais do que um Macarthismo às avessas), chiou dizendo que o filme entregava uma mensagem perigosa: todos aqueles que se sentissem prejudicados pela sociedade passariam a ter um modelo a ser seguido. Bom, Arthur Fleck tem problemas neurológicos e sua condição é bem atípica. Mas pode haver algo de sentido nessa afirmação? "Desejo de Matar" inspirou cidadãos comuns a fazerem justiça no meio da noite? "Taxi Driver" inspirou também? Os filmes do "Justiceiro" inspiraram pessoas comuns a combaterem solitariamente o crime com uma caveira no peito? E "Um Dia de Fúria"? Sempre há a possibilidade, mas numa cultura que vive cercada do medo de estrangeiros, imigrantes e minorias qualquer coisa que mexa no painel sócio-cultural instiga discussões e protestos. Só o tempo irá realmente nos revelar se a produção ganhará, um cunho, que muitos tentam atribuir, de nilista.
 


O filme gira sob a visão de Arthur Fleck (e isso é uma informação muito importante). Quando fica nervoso ri de forma incontrolável, uma risada patológica, o chamado Afeto Pseudobulbar (ou "Transtorno da Expressão Emocional Involuntária" que ocorre em pacientes que tiveram AVC, traumatismos cranianos... Traumatismo craniano? - (outra informação importante!!). Também pode ser um choro incontrolável (não é o caso aqui). O filme utiliza paletas amarelas, azuis e verdes para cada situação mostrada na vida de Arthur (amarelo com azul = verde !!!). Nosso vilão (não esqueçam, ele é vilão!) tem uma postura contida, dura, sempre cabisbaixa, depressiva, enquanto é o simples homem que se veste de palhaço. Quando se transmuta é leve, sorridente e impulsivo. Quando mata pela primeira vez, ele mata também aquele Arthur e tudo que o oprimia, ou seja: mata o seu passado. Surge um novo homem com conceitos e atitudes completamente diferentes e deturpadas. Interessante vermos que Arthur se utiliza de duas máscaras: uma no trabalho e outra em sua mudança.


O filme, propositadamente, brinca com os sentimentos e percepções dos espectadores. No início, muitos se solidarizam com o frágil Arthur, depois na cena do metrô houve quem vibrasse com sua atitude frente a uma absurda situação (ao estilo "Desejo de Matar" de Bronson) e mais tarde, quando passamos a entender o Coringa, nos sentimos amedrontados e apreensivos com uma lagarta que não virará borboleta, mas algo bem pior. É um filme para adultos e não nos esqueçamos disso. Não é um filme de herói e vilão com motivações claras. O tema é muito mais complexo do que isso. Há uma frase dita por Arthur que leva a reflexão: "Sou só eu ou está mais louco lá fora"? Perceberemos que há duas verdades nessa pergunta. Uma Gotham cercada de grandes roedores, greve de garis, dividida por um sistema de classe e um representante da alta sociedade desprezando os que estão abaixo na escala social. Há fogo e há lenha, e está surgindo alguém para juntar os dois. E sempre haverá aqueles que seguirão cegamente quem semeia o caos e não o diálogo (Arthur não se importa com eles quer apenas exposição e idolatria). Antes que perguntem, há o Batman? Sim, de uma forma bem inteligente, assim como seu mordomo Alfred (bem diferente do que nos acostumamos a ver). Mesmo que não esteja ali, "Batman" faz parte da estória e levanta discussões.

 
Phoenix não era a primeira opção. Os estúdios Warner queriam Leonardo Di Carprio (!!??) como Coringa e Scorsese dirigindo, mas ambos estavam envolvidos em projetos. Scorsese foi para a produção e a direção ficou com Todd Phillips (da trilogia "Se Beber Não Case"). E De Niro entrou no projeto. Scorsese e De Niro possuem uma longa parceria, por isso "Taxi Driver" é citado como referência. E De Niro não esconde que "O Rei da Comédia"(1983), feito também pela dupla, foi de grande inspiração e que o personagem Rupert Pupkin seria uma variação do mesmo personagem que interpretara ao lado de Jerry Lewis.  A cena da perseguição do metrô nos lembra o clássico "Operação França". Já Phoenix perdeu quase 30 quilos e fez seu palhaço, que não consegue ser engraçado ou cômico, impactar na tela. Uma performance que será lembrada por muitos anos. Afinal a história fala de Arthur ou do Coringa? Na verdade, todo o elenco está ótimo, assim como a produção num todo.



Coringa é um filme bem diferente do tradicional. Não agradará a todos e nem todos o compreenderão por completo até porque a mente de Arthur, que conduz a estória, é confusa, fora as alegorias e os devaneios do personagem. Tem um final ambíguo, um ar sinistro, violência que pode incomodar, mas nos mostra um novo caminho para personagens dos quadrinhos quando saídos das páginas dos gibis para uma realidade mais palpável.

Trailer:




Curiosidades: (Muitos spoilers e uma possível explicação do final)

O garoto que faz o pequeno Bruce é o ator Dante Pereira-Olson ("Você Nunca Esteve Realmente Aqui" de 2017)

O sucesso de Gary Glitter, de 1972, Rock and Roll Part 2 gerou vários protestos devido o mesmo estar cumprindo pena por abuso de duas menores de idade. A gravadora detentora dos direitos informou que Glitter não receberá um centavo de royalties. A cena com a música ocorre quando o Coringa dança em uma escada, antes de fugir da polícia.

O filme assistido por Thomas Wayne no cinema foi o clássico "Tempos Modernos", de 1936, com Charles Chaplin

No final do filme as pegadas de sangue podem sugerir que seu destino será trilhado por sangue

Também no final, o enfermeiro correndo atrás dele significa que será pego, mas sempre tentará escapar. Uma vida de prisões e fugas.

Até 1988 Joaquin Phoenix usava o nome artístico de Leaf Phoenix

Joaquin Phoenix baseou sua risada em "vídeos de pessoas que sofrem de risadas patológicas". Ele também procurou retratar um personagem com o qual o público não conseguiria se identificar.

Todd Phillips descreveu a opinião de Joaquin Phoenix sobre Arthur como "um cara que procura uma identidade que por engano se torna um símbolo. Seu objetivo é genuinamente fazer as pessoas rirem e trazer alegria ao mundo".

Todd Phillips ganhou o prêmio do festival de cinema de Veneza, o Leão de Ouro, de Melhor Filme. Durante seu discurso agradeceu à "Warner Bros. e DC por saírem de suas zonas de conforto

Phillips e Silver receberam considerável liberdade criativa: "se pressionavam todos os dias para criar algo totalmente insano". Os dois escreveram o roteiro com Phoenix em mente: "O objetivo nunca era introduzir Joaquin Phoenix no universo dos quadrinhos. O objetivo era introduzir filmes em quadrinhos no universo Phoenix".

O filme pretende criar uma nova empresa que produzirá filmes independentes da DC.

A piada "Quando eu era garoto e dizia às pessoas que seria comediante, todo mundo ria de mim. Bem, ninguém está rindo agora" é inspirada no falecido comediante britânico Bob Monkhouse, "As pessoas costumavam rir de mim quando eu dizia: quero ser um comediante. Bem, eles não estão rindo agora. "

Joaquin Phoenix era amigo de Heath Ledger, que ganhou um Oscar por interpretar o Coringa em "Batman: O Cavaleiro das Trevas" (2008).

O primeiro papel de Joaquin Phoenix em um filme de quadrinhos. Anteriormente, ele recusou o papel principal em "Doutor Estranho" (2016), bem como a chance de substituir Edward Norton como Bruce Banner / Hulk em Os Vingadores: Os Vingadores (2012)

A música ouvida no trailer é "Smile", composta por Charles Chaplin para o filme "Tempos Modernos" (1936).

A maquiagem do Coringa é muito parecida com a de John Wayne Gacy, um serial killer que costumava entreter crianças enquanto estava vestido como "Pogo, o Palhaço". Esse estilo de maquiagem foi evitado pelos palhaços que trabalhavam na época, pois foi estritamente proibido "pontas afiadas" (como a da boca do Coringa) em suas maquiagens, pois isso assustava as crianças.

O logotipo da DC Comics não aparece neste filme até depois dos créditos finais. Essa é uma tentativa clara do cineasta de distanciar esse filme dos filmes do universo estendido da DC.

A estreia do filme no Festival de Veneza atraiu aplausos de oito minutos.

Joaquin Phoenix foi considerado para o papel de Batman no filme cancelado de Darren Aronofsky, "Batman: Ano Um"

Embora ele não seja mencionado pelo nome em nenhum lugar do diálogo, o inglês que enfrenta Arthur nos portões da Mansão Wayne é Alfred Pennyworth, o confiável mordomo e confidente de Bruce Wayne.

Viggo Mortensen recusou o papel de Thomas Wayne.

Alec Baldwin estava em negociações para interpretar Thomas Wayne, mas desistiu um dia depois de ser anunciado no papel, devido a conflitos de agendamento.

Frances McDormand recusou o papel de Penny.

Robert De Niro disse que seu papel em Coringa presta uma homenagem a seu personagem de "O Rei da Comédia" (1982), Rupert Pupkin, que é um comediante obcecado por um apresentador de talk show.

Joaquin Phoenix já foi indicado ao Oscar três vezes.

Joaquin Phoenix afirmou que queria que sua versão do Coringa fosse extremamente complexa, e fez uma extensa pesquisa sobre vários transtornos de personalidade, para que nem os psiquiatras pudessem identificar qual era seu personagem.

Quando Arthur / Coringa entra no "The Murray Franklin Show", ele beija uma convidada, uma idosa terapeuta sexual. Esta é uma referência ao gibi "O Cavaleiro das Trevas", de Frank Miller, quando o Coringa faz a mesma coisa (exceto que seu beijo mata o terapeuta sexual).

No final do filme, quando Arthur olha para a foto de sua mãe sorrindo, como você verá na parte de trás da foto, está a frase "Eu sempre amei o seu sorriso", o que você pode ter perdido é que foi rubricado TW (Thomas Wayne). Acrescentando o mistério de ser ele realmente o pai do coringa, considerando seu poder e influência, poderia ter sido fácil criar documentos de adoção, assim como poderia ter sido ela mesma a assinar a foto, devido ao seu estado mental.

Em um ponto do filme, Joker olha para fora de um carro da polícia e a câmera focaliza seu rosto. É uma homenagem a uma cena semelhante em "Batman: O Cavaleiro das Trevas" (2008).

Brett Cullen também aparece como congressista Gilley em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

O personagem de Sharon Washington é chamado Debra Kane, uma homenagem ao criador do Batman, Bob Kane.

Em um ponto do filme, Arthur Fleck diz: "Eu achava que minha vida era uma tragédia, mas agora percebo que é uma comédia". É uma paráfrase da citação de Charles Chaplin que disse uma vez: "A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia a longo prazo".

Os dois filmes que mostram no teatro a família Wayne saindo no final do filme são "Um Tiro na Noite" (1981) e "As Duas Faces de Zorro" (1981). Ambos são filmes reais que foram lançados nos fins de semana consecutivas em julho de 1981.

O endereço das escadas do Coringa é 1165 Shakespeare Ave, The Bronx, NY 10452, EUA. Após o lançamento teatral do filme, as escadas se tornaram uma atração turística.

Em uma entrevista na "Vanity Fair", o neurocriminologista Adrian Raine disse estar surpreso com a autenticidade do filme que descreve a psicologia da mente criminosa. "Por 42 anos, estudei a causa do crime e da violência. E enquanto assistia a este filme, pensei - WOW, que revelação. É uma ótima ferramenta educacional sobre a criação de um assassino", disse ele. No artigo, Raine passou a diagnosticar o caráter de Arthur Fleck com transtorno de personalidade esquizotípico. "Aqueles que sofrem disso têm crenças bizarras, comportamento estranho, aparência estranha, fala estranha, nenhum amigo próximo além de membros da família e problemas afetivos emocionais - sendo completamente desligados ou exagerados", disse Raine. Ele agora usa o filme como parte de um curso que ministra na Universidade da Pensilvânia.

Joaquin Phoenix é o sétimo ator a interpretar o Coringa nos cinemas. Ele segue Cesar Romero (Batman, o Homem Morcego (1966)), Jack Nicholson (Batman (1989)), Mark Hamill (o desenho Batman: A Máscara do Fantasma (1993)), Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) ), Jared Leto (Esquadrão Suicida (2016)) e Zach Galifianakis (LEGO Batman: O Filme (2017)).

Robert De Niro apareceu anteriormente em "Fogo Contra Fogo" (1995), ao lado de Val Kilmer, ator de "Batman". O assalto a banco em "Fogo Contra Fogo" (1995) também foi a inspiração para a sequência de abertura de "Batman: O Cavaleiro das Trevas" (2008), com William Fichtner aparecendo nos dois filmes.

Parece que Arthur é analfabeto até certo ponto, ou disléxico. Em seu diário, ele escreve incorretamente a maioria das palavras como "Espero que minha morte gere mais centavos do que minha vida". Centavos foi escrito como um trocadilho com a palavra "sentido".

Embora este seja o primeiro filme em quadrinhos de Robert De Niro, ele foi considerado para o papel de "O Charada" em "Batman Eternamente" (1995).

Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) é supostamente o filho ilegítimo de Thomas Wayne e, portanto, o meio-irmão de Bruce. No entanto, o filme apresenta um alto grau de ambiguidade: Arthur inicialmente tem a impressão de que seu pai o deixou quando ele ainda era jovem demais para se lembrar dele, mas depois descobre que ele nasceu de um suposto caso secreto entre sua mãe Penny e Thomas Wayne. Ele confronta Alfred (Douglas Hodge) e Wayne (Brett Cullen) com essas informações, mas os dois homens parecem completamente imperturbáveis com a revelação. Eles argumentam que Penny tinha problemas e apenas imaginou esse caso e que Arthur teria sido adotado por ela. Arthur posteriormente obtém o arquivo psiquiátrico de sua mãe, o que parece corroborar esses eventos, bem como o fato de que sua própria condição mental pode ser o resultado de abusos domésticos e negligência. No entanto, tudo isso é questionado quando Arthur encontra uma foto antiga de sua mãe, com o texto "Amo seu sorriso, TW", no verso; isso implica que Penny e Thomas tiveram um caso secreto que produziu Arthur, o que poderia significar que Thomas Wayne usou todo o seu poder para prender Penny em um asilo, e fabricou papéis de adoção para esconder seu filho ilegítimo ... mas Arthur é apresentado como um narrador não confiável que imagina completamente uma relação com sua vizinha Sophie (Zazie Beetz) e, dependendo de como o espectador interpreta o final, todo o filme pode ter sido fantasiado por Arthur.


Filmografia Parcial
Joaquin Phoenix

 








SpaceCamp: Aventura no Espaço (1986); Corrida Contra o Tempo (1987); Testemunha Secreta (1988); O Tiro que não Saiu pela Culatra (1989); Um Sonho sem Limites (1995); Círculo de Paixões (1997);  8mm: Oito Milímetros (1999); Gladiador (2000); Contos Proibidos do Marquês de Sade (2000); Sinais (2002); A Vila (2004); Hotel Ruanda (2004); Johnny & June (2005); Os Donos da Noite (2007); Traídos pelo Destino (2007); Eu Ainda Estou Aqui (2010); O Mestre (2012); Era Uma Vez em Nova York (2013); Ela (2013); Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017); Maria Madalena (2018); Coringa (2019), Sempre em Frente (2021), Beau Tem Medo (2023), Napoleão (2023)
 
Robert De Niro:

 








O Poderoso Chefão II (1973); Taxi Driver (1976); O Franco Atirador; Touro Indomável (1980); Era Uma Vez na América (1984); A Missão (1986); Coração Satânico (1987); Os Intocáveis (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); Não Somos Anjos (1989); Os Bons Companheiros (1990); Tempo de Despertar (1990); Cabo do Medo (1991); Desafio no Bronx (1993); Cassino (1995); Sleepers - A Vingança Adormecida (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); Ronin (1998); Máfia no Divã (1999); Homens de Honra (2000); Entrando Numa Fria (2000); A Máfia Volta ao Divã (2002); Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004); As Duas Faces da Lei (2008); Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (2010); O Lado Bom da Vida (2012); Ajuste de Contas (2013); Um Senhor Estagiário (2015); Joy: O Nome do Sucesso (2015; Coringa (2019; O Irlandês (2019)

Frances Conroy

 









Amor à Primeira Vista (1984); LBJ - A Conquista do Poder  (1987); A Voz do Silêncio (1987); O Rochedo de Gibraltar (1988); Os Safados (1988); Crimes e Pecados (1989); Billy Bathgate, o Mundo a seus Pés (1991); Perfume de Mulher (1992); As Aventuras de Huck Finn (1993); Sintonia de Amor (1993); As Bruxas de Salém (1996); Mulher-Gato (2004); O Aviador (2004); Flores Partidas (2005); A Sete Palmos (seriado 2001 a 2005); O Sacrifício (2006); Um Dia Perfeito (2006); Os Seis Signos da Luz (2007); E Se o Amor Acontece... (2009); O Amor Acontece (2009); O Retorno de Bloodworth (2010); Identidade Paranormal (2010); Homens em Fúria (2010);O Nevoeiro (seriado 2017); História de Horror Americana (seriado 2011 a 2018) Coringa (2019); James vs. His Future Self (2019)

Zazie Beetz

 









Tempestade: Planeta em Fúria (2017); Deadpool 2 (2018); Slice (2018); Coringa (2019); Lucy in the Sky (2019);

Brett Cullen

 









Escola de Aeromoças (1986); O Poder da Imagem  (1990); O Último Duelo (1991); Diário de um Crime (1991); Condomínio do Medo (1993); Wyatt Earp (1994); A Chave do Segredo (1994); Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995); As Oito Condenadas  (2000); Virando o Jogo (2000); Segurança Nacional (2003); Pixel: A Garota Perfeita (2004); A Gangue está em Campo (2006); Motoqueiro Fantasma (2007); Sem Medo de Morrer (2007); Vidas Que Se Cruzam (2008); The Runaways: Garotas do Rock (2010); Skateland: Juventude Perdida (2010); Código de honra (2011); Além da Escuridão (2011); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Amanhecer Violento (2012); 42: A História de uma Lenda (2013); Águas Rasas (2016); Narcos (seriado 2016 a 2017); Coringa (2019)


Fontes:
IMDB
Folha de São Paulo
O Globo
Independente.co
The Guardian
Rolling Stones
N Y Times
Veja SP
Superinteressante
Empire
National Review

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre