FIM DE SEMANA NO PARQUE
Mitch (Tommy Lee Jones) é um veterano da Guerra do Vietnã
que após o conflito, como milhares, voltou ao seu país e se sente um estranho em
próprio solo. Com problemas de readaptação, desempregado e em litígio com a
ex-esposa Rachel (Gale Garnett), que lhe nega visitar o filho pequeno, considera-se
um perdedor. Diante da morte de mais um amigo de combate, Mitch recebe uma
última carta deste lhe informando seus motivos para não mais continuar nesse
mundo e um plano que formulara: a tomada do Central Park, no coração de Nova
York, por 72 horas, com armamento bélico como forma de protesto por aqueles
que se tornaram invisíveis pela sociedade. Só que o vice-prefeito decide que
não aceitará um veterano sitiando o lugar e tornado sua administração uma
chacota.
Nova York Terra de Ninguém teve um título nacional bem
infeliz, pois remetia aqueles filmes estilo "Guerreiros do Bronx" ou subprodutos apocalípticos
de "Mad Max". O título americano “The Park is Mine” ("O Parque é Meu") apesar de
ser ruim, pelo menos é fiel ao título do romance do escritor Stephen Peters (que
co-escreveu para o cinema a trilogia “Garotas Selvagens”). Em seu lançamento nos cinemas brasileiros a
crítica especializada teceu comentários positivos e negativos, este último em
maior escala. Um dos motivos seria uma produção pouco caprichada, mas algo não
foi revelado pelos distribuidores em seus releases: a produção fora feita para
o canal HBO. Logo, ainda que exibida em nossos cinemas era um telefilme
produzido para uma emissora a cabo norte americana. Esses tipos de produção não
podem ser comparadas as de cinema, mas diante desse fator, toda análise muda e
tentarei analisa-lo como é originalmente: um telefilme.
Nova York Terra de Ninguém é, antes de tudo, bem intencionado, ainda que o resultado tenha ficado abaixo e que as criticas sociais seriam melhor desenvolvidas nas mãos de um cineasta mais habilidoso (no caso, aqui ficou nas mãos de Steven Hilliard Stern (1937–2018)). O filme
mostra um "órfão da guerra" em plena Era Reagan (1981-1989) que resolve lutar,
com os meios que possui, contra um sistema indiferente e injusto. Ele toma o
Central Park durante a noite, comunica seu protesto e lança no seu discurso um
socorro aqueles que lutaram por seu país e voltaram como párias de uma guerra
que não compreendiam no outro lado do mundo. Só que as coisas começam a
complicar, pois uma repórter bisbilhoteira, chamada Valery (Helen Shaver), à procura
de uma boa notícia, entra no parque e acaba dando de cara com Mitch que passa a ter que se
precaver da reação do Estado e assegurar que Valery saia viva desse confronto para contar sua história.
O filme começa bem morno e continua nesse ritmo enquanto
Mitch faz o seu discurso em prol de seus compatriotas mortos. E dá-lhe polícia
mal treinada (chega a ser engraçado) e um sub prefeito perdido que não sabe
muito bem como agir. O único que parece ter bom senso é Eubanks (Yaphet Kotto),
chefe da SWAT que vê infrutíferas ideias surgindo e se sente de mãos atadas.
Mas lá pelas tantas o filme começa a dar uma melhorada
significativa, pois o Estado começa a entrar em ação e o ato de pacifista de
Mitch o insere dentro de um combate verdadeiro, uma guerra domestica e
particular. E confrontos serão inevitáveis. Mesmo com situações implausíveis o
filme cresce, pois sua vida e a da repórter passam a ser descartáveis nesse jogo que o Estado quer ganhar. E surgem bons momentos de ação que deveriam ter sido utilizados mais vezes ao logo da projeção
Quanto ao elenco Yaphet Kotto, apesar de não vir com o nome em primeiro plano tem sua atuação em ato nível, precedida por Jones e sua AK-47 em uma composição um tanto quanto forçada (mesmo sendo um ótimo ator) num roteiro que não consegue transmitir ao espectador a intensidade do drama. Já Helen Shaver ajuda e muito a fazer o filme funcionar sendo um bom contraponto para o filme não cair no marasmo
Nova York Terra de Ninguém foi um filme mais interessante na época do que agora, pois era um assunto ainda muito abordado em filmes e seriados. Hoje soa um tanto quanto ingênuo em suas propostas (mal desenvolvidas) e intenções. Um filme para se lembrar com carinho de uma América dos efervescentes anos 80. Um filme que poderia ser refeito aproveitando-se a deixa dos conflitos atuais no Oriente Médio que o país se envolve até hoje. Basta um roteiro mais plausível e uma direção mais competente.
Trailer:
Curiosidades:
Helen Shaver é também diretora e já dirigiu vários episódios de séries, entre elas: "Poltergeist: The Legacy"; "The O.C.: Um Estranho no Paraíso"; "Jericho"; "SGU Stargate Universe"; "Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais"; "Vikings"; "13 Reasons Why"; "Orphan Black" ...
Tommy Lee Jones ganhou o Oscar por "O Fugitivo" (1993) e foi indicado outras 3 vezes: "JFK: A Pergunta que Não Quer Calar" (1991); "No Vale das Sombras" (2007) e "Lincoln" (2012)
Primeiro filme feito para a rede HBO
O Livro:
Cartazes do Filme:
Helen Shaver é também diretora e já dirigiu vários episódios de séries, entre elas: "Poltergeist: The Legacy"; "The O.C.: Um Estranho no Paraíso"; "Jericho"; "SGU Stargate Universe"; "Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais"; "Vikings"; "13 Reasons Why"; "Orphan Black" ...
Tommy Lee Jones ganhou o Oscar por "O Fugitivo" (1993) e foi indicado outras 3 vezes: "JFK: A Pergunta que Não Quer Calar" (1991); "No Vale das Sombras" (2007) e "Lincoln" (2012)
Primeiro filme feito para a rede HBO
O Livro:
Cartazes do Filme:
Filmografia Parcial:
Tommy Lee Jones
Os Olhos de Laura Mars (1978); Nova York - Terra de Ninguém (1985); O Super Carro Negro
(1986); Entrega Mortal (1989); Apache: Helicópteros Invencíveis (1990);
JFK - A Pergunta que Não Quer Calar (1991); A Força em Alerta (1992); O Fugitivo (1993); Entre o
Céu e a Terra (1993); Contagem Regressiva (1994); O Cliente (1994); Céu
Azul (1994); MIB: Homens de Preto (1997); U.S. Marshals - Os Federais
(1998); Cowboys do Espaço (2000); MIIB - Homens de Preto II (2002);
Caçado (2003); O Homem da Casa (2005); Onde os Fracos não Têm Vez
(2007); Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); MIB³: Homens de
Preto 3 (2012); Lincoln (2012); Dívida de Honra (2014).
Helen Shaver
El Hombre Desnudo (1976); A Estrada do Medo (1978); Horror em Amityville (1979); O Casal Osterman (1983); A Melhor Defesa é o Ataque (1984); Nova York - Terra de Ninguém (1985); A Cor do Dinheiro (1986); Adoradores do Diabo (1987); O Ataque dos Vermes Malditos 2: Os Vermes Estão de Volta (1996); Jovens Bruxas (1996); Poltergeist: The Legacy (seriado 1996-1999); O Resgate de Emily (2000); D.C. Sniper: 23 Days of Fear (2003); Down River (2013)
Yaphet Kotto (1939-2021)
Crown,
o Magnífico (1968); Pôquer de Sangue (1968); A Libertação de L. B.
Jones (1970); The Limit (1972); Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973);
Resgate Fantástico (1976); Raízes (mini-série 1977); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); Brubaker (1980); Othello (1980); Vingança Final
(1982); O Esquadrão da Justiça (1983); Nova York - Terra de Ninguém
(1985); O Prêmio do Assassino (1985); Inimigo Mortal (1986); O Sobrevivente (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); Do Sussurro ao Grito (1989); Depois do Choque (1990); A
Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final, a Morte de Freddy (1991); Justiça
Extrema (1993); Sob o Domínio dos Aliens (1994); Uma Testemunha Nada
Protegida (2008)
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