quinta-feira, 7 de julho de 2022

007 - OPERAÇÃO SKYFALL / SKYFALL (2012) – REINO UNIDO/ ESTADOS UNIDOS / TURQUIA

O MAIS LUCRATIVO DA FRANQUIA

23º filme do personagem 007, com o sexto ator a interpretar o personagem, em seu terceiro papel, Operação Skyfall é, de certa forma, uma nova abordagem, algo comum, desde a estreia do ator Daniel Craig à frente do personagem. O filme mostra um início como muitos outros da longa franquia: uma missão em andamento, com Bond (Daniel Craig) e sua mais nova parceira, Eve Moneypenny (Naomie Harris), perseguindo um mercenário chamado Patrice (Ola Rapace). Só que as coisas não saem exatamente como o previsto e Bond "morre". Seu "ressurgimento" ocorre quando a sede da MI6 é atacada e parcialmente destruída. M (Judie Dench) escapa, mas tem a comprovação de que essa misteriosa organização realmente colocou os seus tentáculos por todos os lugares, inclusive onde ela nunca acreditaria ocorrer: no cerne de sua organização. A nova situação traz o espião à tona, com o intuito de buscar o cérebro do atentado, que possui em suas mãos a relação de dezenas de espiões ao redor do mundo, infiltrados secretamente em missões, na qual revela aos poucos para o mundo,  fruto da fracassada missão de Bond no início do filme. 

Após o sucesso de “007: Cassino Royale” (2006) e a fraca receptividade do público quanto a “007 - Quantum of Solace” (2008), a expectativa uma nova estória era grande: o filme se equipararia a “Cassino Royale” ou o primeiro filme fora apenas uma falsa recuperação da franquia? Operação Skyfall dá continuidade aos fatos acontecidos nos dois primeiros filmes e nas repercussões dos eventos. Essa nova roupagem resolveu remeter o herói mais aos anos sessenta, da época de Connery (O Bond da velha escola), mas não com vilões determinados a destruir o mundo ou, na última década, um país inimigo. Aqui podemos chamar de inimigo íntimo e seu motivo simples: vingança. Para muitos a ação (ainda que muito eficiente) ficou em segundo plano e, de certa forma, isto ocorreu para, em contra-partida, enxertar uma dose maior de suspense e espionagem. Novos personagens são inseridos à trama, como um jovem Q (Ben Whishaw), além de um forte candidato ao cargo de M. O roteiro peca em alguns momentos pelo excesso de elementos de espionagem, mas as cenas de ação estão lá mais fazendo parte do contexto do que para encher os olhos daqueles que esperam um filme de ação incessante.

Talvez o sucesso da saga Bourne tenha mostrado que é possível fazer um enredo de espionagem, sem colocar o personagem em situações implausíveis. Bond (O Bond da nova escola) continua humano para desespero dos admiradores de Roger Moore (que, diga-se de passagem, dentro das características que lhe foram impostas fez ótimos filmes) e alegria dos que querem ver o agente apanhar e também falhar como qualquer pessoa comum. Bond continua impulsivo, seguindo mais o instinto do que a lógica, mas, de certa forma envelheceu, o que lhe é lembrado de diversas maneiras ao longo do filme. Suas qualidades são postas a prova, seus testes físicos beiram o fracasso, mas a experiência e o conhecimento naquilo que o tornou célebre faz a diferença. Este humanismo faz com que “Skyfall” seja o mais realista e comedido dos últimos anos e o filme de James Bond de maior sucesso nas bilheterias internacionais na história da franquia oficial de filmes.

Com atores de primeira linha como Ralph Fiennes e Javier Bardem, este último, o vilão, se apresenta com um caráter e personalidade dúbias que o transformam num homem disposto a tudo para levar a cabo sua missão e enfrentar a pessoa que, conforme seu ponto de vista, o transformou numa personalidade sociopata. Javier Bardem realmente muda o filme a partir do momento em que entra em cena. Seu vilão foi muito bem concebido e, desde já, deverá ser lembrado como um dos melhores da franquia (muitos o consideram o melhor). Judi Dench, sempre eficiente, encerra sua participação com chave de ouro. A atriz Naomie Harris faz um papel muito bem-vindo e de grande relevância para o filme. Ben Whishaw, o novo Q, reintroduzido neste filme, tenta passar a mensagem de que saem as engenhocas eletrônicas e entra a era da espionagem via sistema, satélite, hackers e afins, mas seu jeito lembra mais um nerd do que um agente em um cargo, cuja missão seja de relevante  importância. A "Bond Girl"a Bérénice Marlohe entra em cena e pouca coisa acrescenta, transmitindo a sensação de que todo filme de 007 tem que ter uma beldade (para os fãs mais antigos tem que ter), independente do que faça na tela.

Uma coisa é certa: cada espectador sairá com um sentimento referente a este filme dirigido por Sam Mendes (Beleza Americana), que pode ser o de considerá-lo  um dos melhores dos últimos tempos, o melhor de toda a franquia ou apenas um bom filme de espionagem com um final interessante e bem diferente do que o público espera. A pergunta que ficaria no ar é se seria a despedida do ator ao personagem que em muitos momentos indicava que sim, mas no final deixava a entender que não. O ator deixaria uma dúvida no ar dizendo que não ter mais interesse em continuar com a personagem e que de certa forma nunca gostou muito, pois o impedia de direcionar sua carreira para outros projetos. Mas faria "o último filme": "007 Contra Spectre" (2015). Só que não seria o último filme e, novamente, Craig voltaria para dar fim a esse novo arco de estórias com  “007: Sem Tempo Para Morrer” (2021).


Trailer:


Curiosidades:

Em cinquenta anos de filmes de James Bond, este é apenas o segundo em que Bond sofre um ferimento de bala. Ele também foi baleado em 007 Contra a Chantagem Atômica (1965)

O passaporte usado por Daniel Craig não foi criado pelo departamento de adereços, mas um documento autêntico emitido pelo Ministério do Interior britânico, segundo o produtor Michael G. Wilson. Tudo, desde o papel, a impressão, a fotografia e a capa, são inteiramente genuínos no "passaporte oficial" de James Bond. No entanto, como medida de segurança, o passaporte é codificado com informações que sinalizam instantaneamente seu uso indevido em qualquer transação oficial. Os detalhes reais mostrados no passaporte de Bond neste filme são os seguintes: Nome = John Adam Bryce; Data de Nascimento = 16 de dezembro de 1968; Sexo = Masculino; Local de Nascimento = Londres; Data de Emissão = 22 de junho de 2012; e Data de Validade = 22 de agosto de 2029.

O papel de Kincade (Albert Finney) foi originalmente escrito com Sean Connery em mente. Os produtores Barbara Broccoli e Michael G. Wilson originalmente queriam que Connery saísse da aposentadoria e fizesse uma aparição surpresa. O diretor Sam Mendes disse ao "The Huffington Post", "Houve uma discussão definitiva sobre (Connery interpretando Kincade), muito, muito cedo. Mas acho que isso é problemático. Porque, para mim, se torna muito ... fora do filme. Connery é Bond, e ele não vai voltar como outro personagem. É como se ele estivesse lá. Então, foi um flerte muito breve com esse pensamento, mas nunca ia acontecer"

Daniel Craig disse que estava preocupado com os atrasos na produção e estava ansioso para voltar ao papel porque, aos 43 anos, sentia que já estava ficando velho demais para lidar com as exigências físicas extremas de interpretar James Bond. Craig começa a preparação para um filme de Bond cerca de seis meses antes das filmagens.

O buldogue de porcelana na mesa de M (que ela mais tarde dá a Bond) está envolto na Union Jack. Estas figuras de buldogue foram criadas pela Royal Doulton durante a Segunda Guerra Mundial para representar o patriotismo. Em O Espião Que Sabia Demais (2011), Control (John Hurt), o chefe do MI6, tem dois buldogues Royal Doulton sentados em sua mesa.

Daniel Craig realizou muitas de suas próprias acrobacias, incluindo a luta no telhado no topo de um trem em movimento viajando a cinquenta quilômetros por hora durante a sequência de abertura. A produtora Barbara Broccoli disse: "Daniel contribui muito para projetar a ação e as lutas em particular, e ele é quem realmente faz isso, porque ele quer fazer o máximo possível. Estávamos na Turquia para a sequência do trem, e eu estava com o coração na boca o tempo todo. Ele e Ola (Rapace) estavam brigando no teto de um trem em movimento, e os movimentos que eles estavam fazendo eram de parar o coração. Daniel é a razão pela qual o ação funciona tão bem quanto funciona, porque ele vende, ele está lá em cima, e acho que o público sabe disso."

Judi Dench tem mais tempo de tela neste filme sozinho do que Desmond Llewelyn teve em seus dezessete filmes como Q, tornando sua interpretação de M o personagem mais recorrente da franquia, depois de Bond (medido pelo tempo de tela).

A Ilha Hashima, local do covil de Tiago Rodriguez, também conhecido como covil de Raoul Silva, é uma pequena ilha industrializada deserta situada na costa sudoeste do Japão, a quinze quilômetros (nove milhas e meia) de Nagasaki, e com apenas quatrocentos e oitenta metros (três décimos de de uma milha) de comprimento e cento e sessenta metros (um décimo de milha) de largura. A pequena ilha é uma das quinhentas e cinco ilhas desabitadas da província de Nagasaki. A ilha também é conhecida como "Ilha Fantasma", bem como "Gunkanjima", que se traduz como "Ilha do Encouraçado". A ilha foi habitada significativamente pela última vez em 1974 e já foi uma próspera comunidade de mineração de carvão. A ilha é notável por seu caráter, devido ao seu paredão e seus edifícios de concreto abandonados e  intocados.

A sequência de abertura filmada em Adana e Istambul, na Turquia, levou cerca de dois meses para ser filmada, três meses de ensaios, quatro meses de preparação, 200 membros da equipe da Inglaterra e mais 200 da equipe local, para produzir cerca de doze a quatorze minutos de tempo de cena .

Judi Dench desempenhou o papel de M neste filme na idade de setenta e sete. A performance também é a sétima vez de Dench interpretando M. Este é o maior papel de Dench na tela interpretando M, o filme de James Bond mais significativo de todos os tempos para explorar uma relação entre M e James Bond. A produtora Barbara Broccoli disse que este filme explora essa relação talvez mais do que em qualquer um dos vinte e dois filmes anteriores. Ela disse: "Queríamos realmente explorar o relacionamento entre Bond e M, porque é o relacionamento mais significativo que ele tem em sua vida. M é a única pessoa que representa autoridade para ele. Você tem dois atores extraordinários, e nós apenas pensamos , vamos até o fim. Funcionou extremamente bem. É uma história muito emocional."

Poucos dias depois que este filme estreou na Grã-Bretanha, o verdadeiro MI6, o Serviço de Inteligência Secreta (S.I.S.), publicou um anúncio de página inteira no "The Times" e "The Sunday Times" com a manchete "Se as qualidades que fazem um bom espião fosse óbvio, eles não seriam um espião muito bom." O objetivo do anúncio era desmascarar a lenda e a mitologia associada aos espiões de ficção cinematográfica, como James Bond neste filme, dizendo que o trabalho de espionagem na vida real não é "perseguições em alta velocidade e tiroteios", um espião médio não é um "agente secreto que trota o globo" e que os perfis psicológicos dos agentes da vida real mostram que eles são realmente "muito mais comuns". O anúncio também descarta o estereótipo de espião branco, dizendo que "a verdade é que não nos importamos com o sexo que você é, ou de onde você é, desde que você seja um cidadão britânico". A campanha publicitária bem-humorada é considerada uma das campanhas de recrutamento mais abertas do MI6. Mas, no verdadeiro estilo de espionagem, o anúncio ainda alerta para o máximo sigilo e estrita confidencialidade, alertando os potenciais candidatos que não podem revelar que estão se candidatando a ninguém.

Se você observar a cena no poço do dragão de Komodo de perto, notará que Daniel Craig tem mãos rechonchudas e de aparência estranha. Isso porque durante as filmagens, Craig tinha ido às lojas e comprado um par de luvas que ele achava que eram adequadas para 007. O diretor Sam Mendes o deixou usá-las na cena, mas depois durante a edição, eles perceberam que as luvas não funcionavam com a lógica da cena: a arma de James Bond é apanhada por um capanga, que é incapaz de disparar porque a arma foi codificada para a impressão da palma da mão de Bond, permitindo apenas que Bond a dispare. Portanto, Bond usando luvas não faz sentido, pois ele não seria capaz de disparar sua arma.

A casa de M (Dame Judi Dench) neste filme é a antiga casa do lendário compositor de James Bond, John Barry. Os cineastas pensaram que seria uma homenagem amorosa ao falecido compositor, que marcou muitos dos filmes de James Bond e definiu a música tema da franquia, seu trabalho sendo uma inspiração central para a música moderna de Bond composta por David Arnold. John Barry morreu em 2011. Diz-se que a trilha de Thomas Newman para este filme é uma homenagem a Barry.

Daniel Craig disse à Rolling Stone Magazine que queria que este fosse seu terceiro e último filme de Bond, dizendo: "Estou tentando sair disso desde o momento em que entrei, mas eles não me deixam ir. "

Para a perseguição de motos na Turquia, a Coca-Cola foi pulverizada no asfalto das ruas de Istambul para evitar que as motos deslizassem. Embora a Coca-Cola não seja uma colocação de produto oficial no filme, houve uma campanha de marketing da Coca-Cola Zero que se vinculou ao filme. A Coca-Cola Zero teria sido menos eficaz, pois o açúcar da Coca-Cola a torna pegajosa.

Adele estava grávida quando gravou a música tema. Em entrevista à BBC, ela disse que seus hormônios da gravidez fizeram com que sua voz ficasse mais profunda, por isso seu tom de canto nesta música é tão baixo. Ela também disse que não é capaz de recriar esse tom baixo agora.

Numerosos membros do elenco, desempenhando papéis menores no filme, nunca receberam um roteiro com o qual trabalhar, devido aos rigorosos protocolos de sigilo da produção, tão rigorosos e rígidos que refletem espionagem de inteligência da vida real. Tonia Sotiropoulou não sabia o que faria neste filme até o momento em que suas cenas foram filmadas. Ela comentou: "Eu era uma das pessoas que nunca teve um roteiro. Acabei de saber o que eu estaria fazendo no set pelo diretor. Eles têm que ser muito cuidadosos. Você tem contratos bastante rígidos que dizem que você pode" não digo nada sobre o enredo, e todos respeitam isso."

A citação que M recita é do poema de Alfred Lord Tennyson "Ulysses", "Esforçar-se, buscar, encontrar e não ceder". Publicado pela primeira vez em 1842, sua recitação no lançamento deste filme em 2012 ocorreu no 170º aniversário do poema.

Naomie Harris afirmou no The Graham Norton Show (2007) que, porque ela estaria usando uma lâmina de barbear real, ela passou seis semanas com um barbeiro profissional treinando para a cena de barbear, experimentando em membros da equipe ao longo do caminho.

Este filme trata da ascendência escocesa de James Bond. A história da família de Bond foi criada por Ian Fleming no romance de Bond "On Her Majesty's Secret Service". Fleming se inspirou para adicionar a história de fundo da genealogia de Bond no livro depois de ver o personagem interpretado por  Sean Connery (um escocês) em 007 Contra o Satânico Dr. No (1962). Esta é a segunda vez na franquia oficial de filmes de James Bond que Bond discute a morte de seus pais. A primeira vez foi em 007 Contra GoldenEye (1995). Os nomes do Clã de Bond, criados pela produção das placas e lápides da capela e do cemitério, incluem: Andrew Bond, Robert Bond, Monique Delacroix Bond, Celia Bond, Kathleen Bond, Elsa/Elsie Louise Bond, Ramsay William Bond e Margaret Jean Davidson Bond.

Os dragões de komodo nas cenas do cassino flutuante foram completamente gerados por computador. As dificuldades em filmar com componentes que não existiam foram suficientes para convencer o diretor Sam Mendes a nunca mais usar personagens criados em CGI.

No início de seu elenco, Javier Bardem disse ao diretor Sam Mendes que queria fazer algumas mudanças particulares em sua própria aparência, principalmente na cor do cabelo e dos olhos. Quando Bardem apareceu no set em seu primeiro dia de filmagem com sua maquiagem e efeitos de Silva, ele não foi reconhecido.

Na cerimônia do Oscar de 2013, este filme se tornou o primeiro filme de James Bond a alcançar vários recordes na história da franquia: O maior número de indicações ao Oscar já recebido por um filme de Bond (cinco: Melhor Canção, Trilha Sonora, Mixagem de Som, Efeitos Sonoros Edição e Fotografia). O primeiro filme de Bond em três décadas a receber indicações ao Oscar. A última vez foi em 1982, quando 007 - Somente Para Seus Olhos (1981) foi indicado para Melhor Canção. 1982 também viu o produtor Albert R. Broccoli receber o Prêmio Thalberg Honorário. Primeiro filme de Bond a ganhar dois Oscars (007 Contra Goldfinger (1964) e 007 Contra a Chantagem Atômica (1965) ganhou apenas um cada). O terceiro filme de Bond a ganhar um Oscar, e o primeiro em quarenta e sete anos, sendo o último 007 Contra a Chantagem Atômica (1965). O Oscar empatado de edição de som deste filme não foi realmente o primeiro nessa categoria, já que 007 Contra Goldfinger (1964) havia vencido por Melhores Efeitos, Efeitos Sonoros; e 007 - Os Diamantes São Eternos (1971) havia sido indicado a Melhor Som. Embora muitas canções de Bond tenham sido indicadas ao Oscar de Melhor Canção (Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973)

Javier Bardem descreveu seu personagem como "Um anjo da morte, uma pessoa muito barbeada que está podre por dentro. Ele tem um objetivo muito pessoal, ele não está tentando destruir o mundo, e ele está em linha reta para esse objetivo. . Ele é um homem em busca de vingança. Trata-se de estar focado na única pessoa que ele quer eliminar." Bardem também explicou sobre encontrar o personagem dentro do vilão: "É sempre sobre quem é a pessoa por trás do personagem. Seria muito difícil para mim interpretar um papel que eu apenas via como algum tipo de símbolo. Neste caso, há um homem sofredor, um homem cheio de dor e frustração, que simplesmente quer consertar a situação. Nessa jornada, havia espaço para ser engraçado ou agressivo, mas eu conseguia entender perfeitamente quem ele era, e isso me ajudou a retratá-lo. "

Primeiro filme de James Bond a faturar mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.

Segunda vez na franquia oficial de filmes de James Bond que Bond invadiu a casa de M (Dame Judi Dench), como fez em 007: Cassino Royale (2006). Naquela época, M disse: "Nunca mais invada minha casa", embora ela não mencione isso neste filme.

Kevin Spacey foi considerado para um papel, mas recusou devido a conflitos de agenda. Acredita-se que o diretor Sam Mendes originalmente ofereceu a Spacey o papel do vilão, Tiago Rodriguez, também conhecido como Raoul Silva. Spacey trabalhou com Mendes em Beleza Americana (1999), no qual o personagem de Kevin Spacey reclamou com a esposa por ter perdido uma maratona de James Bond na televisão.

Quando Bond (Daniel Craig) e Q (Ben Whishaw) se encontram na National Gallery em Londres, Q brinca sobre dar a Bond uma caneta explosiva quando Bond reclama das ferramentas recebidas para cumprir a missão. Dois filmes anteriores tinham Q dando uma caneta a Bond: 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983) e 007 Contra GoldenEye (1995).

O diretor Sam Mendes costumava ter um relacionamento com Rachel Weisz ( A Múmia), que uma vez havia rumores de que seria escalada para este filme. Weisz agora é casada com Daniel Craig. Weisz também apareceu em filmes de espionagem, como O Legado Bourne (2012) e O Jardineiro Fiel (2005), pelo qual ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, e que coincidentemente também estrelou Ralph Fiennes.

Raoul Silva foi modelado no Coringa de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) e no Coronel Hans Landa de Bastardos Inglórios (2009).

Na cena dos cassinos de Macau, Fukutu (Tom So), um dos jogadores de apostas altas de 007: Cassino Royale (2006), pode ser visto claramente jogando bilhar ao fundo.


Cartazes:


ADELE - SKYFALL




Filmografia Parcial:

Daniel Craig







O Poder de um Jovem (1992); Um Garoto na Corte do Rei Arthur (1995); A Vida de Saint-Exupery (1996); Elizabeth (1998); África dos Meus Sonhos (2000); Lara Croft: Tomb Raider (2001); Estrada para Perdição (2002); Sylvia: Paixão Além das Palavras (2003); Marcas da Guerra (2005); Munique (2005); 007: Cassino Royale (2006); Invasores (2007); A Bússola de Ouro (2007); Reflexos da Inocência (2008); 007 - Quantum of Solace (2008); Um Ato de Liberdade (2008); Cowboys & Aliens (2011); Cowboys & Aliens (2011); Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); 007 - Operação Skyfall (2012); 007 Contra Spectre (2015); Logan Lucky: Roubo em Família (2017); 007- Sem Tempo Para Morrer (2020)

Jarvier Bardem








As Idades de Lulu (1990); De Salto Alto (1991); Jamón, Jamón (1992); O Amante Bilíngüe (1993); Ovos de Ouro (1993); A Teta e a Lua (1994); Carne Trêmula (1997); Entre as Pernas (1999); Colateral (2004); Mar Adentro (2004); Sombras de Goya (2006); Onde os Fracos Não Têm Vez (2007); O Amor nos Tempos do Cólera (2007); Comer, Rezar, Amar (2010); 007 - Operação Skyfall (2012); O Franco-Atirador (2015); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); Mãe! (2017); Escobar: A Traição (2017); Todos Já Sabem (2018); Sonhos de Uma Vida (2020); Duna (2021); O Bom Patrão (2021); Duna: Parte Dois (2023)

Judy Dench







Verdade Oculta (1964);  Névoas do Terror (1965); A Performance of Macbeth (1979); O Jardim das Cerejeiras (1981); Tragédia no Vietnã (1983); Sombras do Passado (1985); Nunca te Vi, Sempre te Amei (1987); Henrique V (1989); 007 Contra GoldenEye (1995); 007 - O Amanhã Nunca Morre (1997); Shakespeare Apaixonado (1998); Chá com Mussolini (1999); 007 - O Mundo Não é o Bastante (1999); Chocolate (2000); Chegadas e Partidas (2001); Armadilhas do Coração (2002); 007 - Um Novo Dia Para Morrer (2002); A Batalha de Riddick (2004); O Violinista que Veio do Mar (2004); Orgulho & Preconceito (2005); 007: Cassino Royale (2006); 007 - Quantum of Solace (2008); Rage (2009); Jane Eyre (2011); Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011); Sete Dias com Marilyn (2011); O Exótico Hotel Marigold (2011) 007 - Operação Skyfall (2012); Philomena (2013); Um Amor de Estimação (2015); O Exótico Hotel Marigold 2 (2015); 007 Contra Spectre (2015); O Lar das Crianças Peculiares (2016); Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha (2017); Assassinato no Expresso do Oriente (2017); A Espiã Vermelha (2018); Artemis Fowl: O Mundo Secreto (2020); Seis Minutos Para Meia-Noite (2020); Belfast (2021).


Ralph Fiennes







O Morro dos Ventos Uivantes (1992); O Bebê Santo de Mâcon (1993); A Lista de Schindler (1993); Sunshine - O Despertar de um Século (1999); Quiz Show: A Verdade dos Bastidores (1994); Estranhos Prazeres (1995); O Paciente Inglês (1996); Os Vingadores (1998); Spider - Desafie Sua Mente (2002); Dragão Vermelho (2002); Más Companhias (2005); O Jardineiro Fiel (2005); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); Fúria de Titãs 2 (2012); 007 - Operação Skyfall (2012); O Grande Hotel Budapeste (2014); Um Mergulho No Passado (2015); 007 Contra Spectre (2015); Ave, César! (2016); Holmes & Watson (2018); King's Man: A Origem (2020); 007- No Time to Die (2020)

Naomie Harris






Living in Hope (2002); Extermínio (2002); Trauma (2004);  Ladrão de Diamantes (2004); Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006); Miami Vice (2006); Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007); Reação Colateral (2008); Os Reis da Rua (2008); Ninja Assassino (2009); Uma Lição de Vida (2010); 007 - Operação Skyfall (2012); Mandela - O Caminho Para a Liberdade (2013); Nocaute (2015); 007 Contra Spectre (2015); Nosso Fiel Traidor (2016); Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016); Beleza Oculta (2016); Rampage: Destruição Total (2018); Cores da Justiça (2019); Venom: Tempo de Carnificina (2021); 007: Sem Tempo Para Morrer (2021); O canto do cisne (2021); The Man Who Fell to Earth (seriado 2022)

Ben Whishaw






O Acompanhante (1999); Amor Obsessivo (2004); Nem Tudo é o Que Parece (2004); Stoned - A História Secreta dos Rolling Stones (2005); Perfume: A História de um Assassino (2006); Não Estou Lá (2007); Brideshead: Desejo e Poder (2008); Trama Internacional (2009); O Brilho de uma Paixão (2009); A Tempestade (2010); A Viagem (2012); 007 - Operação Skyfall (2012); The Hour (seriado 2011-2012); O Teorema Zero (2013); Na Cadência do Amor (20140; O Lagosta (2015); A Garota Dinamarquesa (2015); 007 Contra Spectre (2015); No Coração do Mar (2015); O Retorno de Mary Poppins (2018); A História Pessoal de David Copperfield (2019); Surto (2020); Fargo (seriado 2020); 007: Sem Tempo Para Morrer (2021)O Acompanhante (1999); Amor Obsessivo (2004); Nem Tudo é o Que Parece (2004); Stoned - A História Secreta dos Rolling Stones (2005); Perfume: A História de um Assassino (2006); Não Estou Lá (2007); Brideshead: Desejo e Poder (2008); Trama Internacional (2009); O Brilho de uma Paixão (2009); A Tempestade (2010); A Viagem (2012); 007 - Operação Skyfall (2012); The Hour (seriado 2011-2012); O Teorema Zero (2013); Na Cadência do Amor (20140; O Lagosta (2015); A Garota Dinamarquesa (2015); 007 Contra Spectre (2015); No Coração do Mar (2015); O Retorno de Mary Poppins (2018); A História Pessoal de David Copperfield (2019); Surto (2020); Fargo (seriado 2020); 007: Sem Tempo Para Morrer (2021)

Bérénice Marlohe






L'art de séduire (2011); A Felicidade Nunca Vem Só (2012); 007 - Operação Skyfall (2012); Encontro Marcado (2014); De Canção em Canção (2017); Autodestruição (2017); Revolt (2017); Valley of the Gods (2019)


Albert Finney (1936–2019)






Vida de Artista (1960);  As Aventuras de Tom Jones (1963); Um Caminho para Dois (1967); Adorável Avarento (1970); Assassinato no Expresso Oriente (1974); O Irmão mais Esperto de Sherlock Holmes (1975); Os Duelistas (1977); Lobos (1981); Annie (1982); O Fiel Camareiro (1983); À Sombra do Vulcão (1984); Ajuste Final (1990); Nunca te Amei (1994); Um Passo Para a Liberdade (1995); À Beira da Loucura (1999); Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); Um Anjo Rebelde (2001); O Homem que Mudou o Mundo (2002); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003); Doze Homens e Outro Segredo (2004); Um Bom Ano (2006); O Ultimato Bourne (2007); Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (2007); O Legado Bourne (2012); 007 - Operação Skyfall (2012)

terça-feira, 5 de julho de 2022

VOZES / VOCES ( 2021) - ESPANHA


PRODUÇÃO MODESTA, MAS COM BONS SUSTOS

Daniel (Rodolfo Sancho) e Sara (Belén Fabra) possuem o hábito de comprar imóveis em ruínas, para reformá-los e depois colocá-los à venda e assim garantirem um bom lucro. O casal investiu todo o dinheiro que tinham na compra da nova propriedade afastada do centro, enquanto Daniel inicia a reforma. Eric (Lucas Blas), filho do casal de nove anos, parece estar tendo problemas de adaptação na nova moradia.  Uma terapeuta infantil, Dra. Carol (Beatriz Arjona), informa ao casal que é algo passageiro em decorrência da mudança, porém na volta para a casa a jovem sofre um misterioso e terrível acidente, tirando-lhe a vida e o desenho feito por Eric mostra profeticamente um fragmento do acidente.


As vozes que apenas Eric ouve começam a se manifestar com maior intensidade, através de dispositivos eletrônicos. Ruídos estranhos e atividades paranormais também começam a acontecer. Quando numa noite, Daniel acorda com um barulho, descobre o seu filho morto. O casal entra em desespero, mas Daniel não pode abandonar a casa antes de reformá-la. Agora sozinho na casa, escuta a voz do filho e procura um famoso especialista em paranormalidade e autor de vários livros, Germán (Ramón Barea), que a princípio não acredita na estória de Daniel, mas resolve seguir sua intuição e chega à casa com sua filha Ruth (Ana Fernández).  Ao instalarem dispositivos à procura de alguma atividade, descobrem que realmente há uma entidade potencialmente perigosa na casa.

A estreia do diretor Ángel Gómez em longa-metragens nos traz uma estória bem interessante de uma família que tenta recomeçar a vida, mas vai parar em uma casa com um passado assustador, na qual Daniel descobre tempos depois que o povoado a conhece como “a casa das vozes”, um local que serviu de abrigo para a inquisição espanhola” (em meados de 1478), onde ocorreram diversas torturas como forma de descobrir hereges e opositores da fé cristã e que talvez tenha retido uma força diabólica à espreita. Gómez consegue uma aura de situações assustadoras, com um bom suspense e sustos.

Há muito o cinema espanhol consegue, com poucos recursos, o que Hollywood intenta conseguir: um filme de terror que consiga pegar o espectador. E "Vozes" entrega um bom filme: um roteiro bem elaborado, efeitos de baixo custo, mas apropriados ao contexto, e um grupo de ótimos atores. Claro que temos inspirações em filmes como "Amityville" (a casa mal Assombrada; moscas), "O Iluminado" (a bola vermelha) e até, para alguns, "Poltergeist". Talvez, o único porém seja alimentar a história de que  a Inquisição Espanhola (que durou quase 350 anos e matou mais de 300 mil pessoas), teria encontrado praticantes de bruxaria, o que justificaria seus atos, mas até mesmo Hollywood volta e meia passeia por esse tema. 


Produção da Netflix, Vozes é um filme bem interessante, com a proposta de apostar em um suspense com muitos sustos e um final diferente do que o público aguarda, a vantagem de não estar presa às imposições dos estúdios americanos.


Trailer:




Curiosidades:

A certa altura, o pai se apresenta como Daniel Belasco. Daniel Balasco é também o nome do dono da infame casa Belasco no filme A Casa da Noite Eterna (1973) com Roddy McDowell e Pamela Franklin.


Cartazes:




sexta-feira, 1 de julho de 2022

A ESTRADA DA VIDA/ LA STRADA / THE ROAD (1954) - ITÁLIA

CADA UM DE NÓS PERCORRE UMA ESTRADA DA VIDA. SEJA DE FLORES, SEJA DE ESPINHOS

O filme conta a vida de Zampanó (Anthony Quinn) um homem bruto e insensível que compra Gelsomina (Giulietta Masina) da mãe que vive em condições miseráveis. Gelsomina passa a acompanhar Zampanó (Anthony Quinn 1915 - 2001), um artista itinerante, que vive de fazer shows solo e cuja maior façanha é arrebentar correntes com a força de seus pulmões inflados de ar.

Gelsomina sem ter para onde ir, vive suas noites em uma caçamba de caminhonete (improvisada como trailer por Zampanó), no meio da estrada, e até ao relento na rua. Zampanó não nutre, aparentemente, nenhum sentimento pela jovem (a atriz já estava com 33 anos na época do filme) a não ser como uma serviçal e ajudante em seus espetáculos. Ao encontrar o circo Giraffa, lhe é feito um convite para juntar-se aos saltimbancos, porém é criada uma inimizade imediata com "Il Matto" ("O Louco"), um equilibrista que caminha na corda bamba, o grande nome do circo. "Matto" começa a caçoar de Zimpanó, ao mesmo tempo em que atrai a simpatia de Gelsomina ao convidá-la para participar de um número. Após uma nova provocação de "Matto", Zimpanó o persegue com uma faca e acaba preso. Ambos são despedidos do circo, até que  certo dia acabam acidentalmente se encontrando e toda a mágoa de Zampanó vem à tona, provocando um evento que mudará para sempre a vida dos três personagens.

Filme do mestre italiano Federico Fellini (1920-1993) que soube tirar ótimas interpretações do trio central. Quinn está excelente no papel do brutamontes que acha que o mundo gira em torno de si. Masina faz a mulher sem esperanças, reduzida a uma força braçal e que não vê sentido em tudo que ocorre em sua vida e, ainda assim, não consegue largar Zampano. Basehart (o Almirante Nelson do famoso seriado “Viagem ao Fundo do Mar”) está irreconhecível como o artista zombeteiro, com uma risada histérica e com pouca instrução. Seu personagem, ainda que não seja o principal, será de suma importância na virada que a história dará.

Um filme a respeito do comportamento humano, do remorso, de não dar valor ao que se tem e as consequências de uma pessoa que rege sua vida através de bebedeiras e brigas. Atuações magistrais neste filme em preto e branco que possui um ritmo mais cadenciado, sem que o espectador saiba o que virá pela frente. As atuações de Quim e Masina (esposa de Fellini) consegue manter o espectador, enquanto o filme vai se desenrolando e mostrando qual a sua mensagem. Este é mais um filme considerado neo-realista, filmes após a 2ª guerra que utilizavam um tema de ficção com elementos do cotidiano, dois outros bons exemplos são “Ladrões de Bicicletas” e “Umberto D.”, ambos do diretor Vitorio De Sica, mas Fellini trazia algo que o distanciava do gênero: o estudo da alma humana  O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1957) e vários prêmios internacionais sendo considerado um dos melhores filmes do cineasta. Filme que vale muito a pena ser assistido.

Trailer:


Curiosidades:

Anthony Quinn estava trabalhando em um filme com Giulietta Masina quando ela o apresentou ao marido, Federico Fellini. Fellini se convenceu imediatamente de que o ator mexicano faria do Zampanò um perfeito homem forte para seu novo filme, que se tornaria A Estrada da Vida (1954), e implorou-lhe que aceitasse o papel. O ator perplexo, que não tinha ideia de quem era Fellini, inicialmente recusou, mas Fellini foi persistente, importunando-o por dias sobre o projeto. Pouco depois, Quinn passou a noite com Ingrid Bergman e seu marido, o diretor Roberto Rossellini. Após o jantar, os três assistiram ao mais recente filme de Fellini filme, a comédia-drama Os Boas Vidas (1953), e Quinn percebeu com espanto que o louco cineasta italiano que o perseguia há dias era um gênio.

Walt Disney expressou grande interesse em criar um filme de animação baseado em Gelsomina, e havia interesse de fabricantes de bonecas e empresas de doces em usar seu nome. "Eu poderia ter vivido de Gelsomina por vinte anos", disse Fellini.

Trilha sonora de Nino Rota e a fotografia preto e branco de Otello Matelli

Federico Fellini teve dificuldade para encontrar produtores que estivessem dispostos a apoiar o filme. Vários dos produtores que haviam financiado anteriormente o trabalho de Fellini sentiram que o roteiro era promissor, mas que o filme provavelmente não daria lucro. Outros apoiadores em potencial foram rejeitados pela insistência de Fellini de que sua esposa, Giulietta Masina, deveria desempenhar o papel de Gelsomina. Fellini começou a filmar o filme antes de qualquer financiador ter assinado oficialmente.

Ganhou o primeiro Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Anthony Quinn disse em uma entrevista alguns anos antes de sua morte que ele originalmente aceitou um acordo que lhe pagaria uma porcentagem dos lucros que este filme gerou em vez de um salário inicial. Quando seu agente descobriu, o agente mudou o acordo e insistiu em um salário adiantado e sem porcentagem. Quinn disse que essa decisão lhe custou vários milhões de dólares.

O diretor Federico Fellini admitiu que cada um dos personagens principais do filme representava os elementos. Zampanò representava a Terra, Gelsomina representava a Água e o Louco representava o Ar.

Muito cedo no processo de filmagem, Giulietta Masina sofreu uma grave entorse no tornozelo. Este foi potencialmente um revés bastante sério, já que o apoio financeiro do filme era tênue e os produtores inicialmente se opuseram à escolha de Masina. A lesão interrompeu a produção por várias semanas e levou a um conflito de agenda para Anthony Quinn, que havia assinado para interpretar o papel-título de A Invasão dos Bárbaros (1954). Em um movimento excepcionalmente gracioso, Quinn se ofereceu para continuar trabalhando neste filme para poupar a produção de mais contratempos. Ele suportou uma agenda extenuante, trabalhando para este filme de manhã e filmando Attila durante a noite.

Selecionado pelo Vaticano na categoria "arte" de sua lista de 45 "grandes filmes".

As vozes de Anthony Quinn e Richard Basehart foram dubladas em italiano por outros atores.

Bob Dylan disse que La Strada foi uma influência para sua música Mr. Tambourine Man.

Kris Kristofferson (Comboio) disse que este filme foi parte da inspiração para sua música "Bobby McGee".

Segundo entrevista a Giulietta Masina, ela contou que a ideia básica do filme veio de uma experiência. Ela e Fellini estavam dirigindo um carro em uma estrada de montanha, onde viram uma motocicleta na beira da estrada com um homem e uma mulher, ambos aparentemente em extrema pobreza. Essa imagem grudou neles e Fellini desenvolveu a história do filme.

O diretor Sam Peckinpah disse que La Strada era um filme que ele gostaria de ter feito.

O diretor Bille August cita "La Strada" como o filme que o fez querer trabalhar no cinema quando o viu ainda na escola.

Dino De Laurentiis e Carlo Ponti originalmente queriam Silvana Mangano (Arroz Amargo) , esposa de Dino, e Burt Lancaster como protagonistas.

Embora o filme tenha se tornado muito popular, o produtor Dino De Laurentiis menciona que não foi bem recebido em sua estreia no festival de Veneza.

Federico Fellini foi nomeado 12 vezes ao Oscar.

Cartazes:





Filmografia Parcial:

Anthony Quinn (1915-2001)







Tráfico Humano (1937); Lafitte, O Corsário (1938); O Tirano de Alcatraz (1938); A Ilha dos Renegados (1939); O Castelo Sinistro (1940); Dois Contra uma Cidade Inteira (1940); A Volta dos Mosqueteiros (1940); O Intrépido General Custer (1941); O Cisne Negro (1942); Consciências Mortas (1943); Buffalo Bill (1944); O Último Gangster (1944); Espírito Indomável (1945); Simbad, o Marujo (1947); Inferno nos Trópicos (1947); A Máscara do Vingador (1951); Viva Zapata! (1952); Contra Todas as Bandeiras (1952); Cidade Submersa (1953); A Estrada da Vida (1954); Ulysses (1954); O Salário do Pecado (1955); Sete Cidades de Ouro (1955); O Corcunda de Notre Dame (1956); Jornada Inesquecível (1957); A Orquídea Negra (1958); Minha Vontade é Lei (1959); Duelo de Titãs (1959); Sangue Sobre a Neve (1960); Os Canhões de Navarone (1961); Barrabás (1961); Réquiem Para um Lutador (1962); Lawrence da Arábia (1962); Zorba, o Grego (1964); Marco Polo, O Magnífico (1965); Os Canhões de San Sebastian (1968) As Sandálias do Pescador (1968); Maomé - O Mensageiro de Alá (1976); O Leão do Deserto (1980); Salamandra (1981); Vingança (1990); Febre da Selva (1991); Mamãe Não Quer que Eu Case (1991); Império do Crime (1991); O Último Grande Herói (1993); Hércules e as Amazonas (1994); Hércules em Busca do Reino Perdido (1994); Hércules e o Círculo de Fogo (1994); Hércules no Mundo dos Mortos (1994); Hércules E o Labirinto do Minotauro (1994); Missão Perigosa (2002).


Giulietta Masina (1921–1994)






Sem Piedade (1948); Mulheres e Luzes (1950); Janelas Fechadas (1951); Wanda, A Pecadora (1952); Tortura de Duas Almas (1953); Mulheres Proibidas (1954); A Estrada da Vida (1954); Boa Noite, Sr. Advogado (1955); A Trapaça (1955); Noites de Cabíria (1957); Inferno na Cidade (1959) Julieta dos Espíritos (1965); A Louca de Chaillot (1969); Ginger e Fred (1986); Um Dia Para Não Esquecer (1991)


Richard Basehart   (1914-1984)







A Estrada da Vida (1954); A Trapaça (1955); Moby Dick (1956);  Os Irmãos Karamazov (1958); Cidade Nua (1962); Os Reis do Sol (1963); Viagem ao Fundo do Mar (seriado 1964-1968);  O Único Sobrevivente; (1970); A Fuga dos Homens Pássaros (1971); O Caçador de Recompensas (1972); Pânico em Munique (1976); Degraus Para o Passado (1976); A Ilha do Dr. Moreau (1977);  Muito Além do Jardim (1979); Os Grandes Heróis da Bíblia (1979).