sexta-feira, 1 de julho de 2022

A ESTRADA DA VIDA/ LA STRADA / THE ROAD (1954) - ITÁLIA

CADA UM DE NÓS PERCORRE UMA ESTRADA DA VIDA. SEJA DE FLORES, SEJA DE ESPINHOS

O filme conta a vida de Zampanó (Anthony Quinn) um homem bruto e insensível que compra Gelsomina (Giulietta Masina) da mãe que vive em condições miseráveis. Gelsomina passa a acompanhar Zampanó (Anthony Quinn 1915 - 2001), um artista itinerante, que vive de fazer shows solo e cuja maior façanha é arrebentar correntes com a força de seus pulmões inflados de ar.

Gelsomina sem ter para onde ir, vive suas noites em uma caçamba de caminhonete (improvisada como trailer por Zampanó), no meio da estrada, e até ao relento na rua. Zampanó não nutre, aparentemente, nenhum sentimento pela jovem (a atriz já estava com 33 anos na época do filme) a não ser como uma serviçal e ajudante em seus espetáculos. Ao encontrar o circo Giraffa, lhe é feito um convite para juntar-se aos saltimbancos, porém é criada uma inimizade imediata com "Il Matto" ("O Louco"), um equilibrista que caminha na corda bamba, o grande nome do circo. "Matto" começa a caçoar de Zimpanó, ao mesmo tempo em que atrai a simpatia de Gelsomina ao convidá-la para participar de um número. Após uma nova provocação de "Matto", Zimpanó o persegue com uma faca e acaba preso. Ambos são despedidos do circo, até que  certo dia acabam acidentalmente se encontrando e toda a mágoa de Zampanó vem à tona, provocando um evento que mudará para sempre a vida dos três personagens.

Filme do mestre italiano Federico Fellini (1920-1993) que soube tirar ótimas interpretações do trio central. Quinn está excelente no papel do brutamontes que acha que o mundo gira em torno de si. Masina faz a mulher sem esperanças, reduzida a uma força braçal e que não vê sentido em tudo que ocorre em sua vida e, ainda assim, não consegue largar Zampano. Basehart (o Almirante Nelson do famoso seriado “Viagem ao Fundo do Mar”) está irreconhecível como o artista zombeteiro, com uma risada histérica e com pouca instrução. Seu personagem, ainda que não seja o principal, será de suma importância na virada que a história dará.

Um filme a respeito do comportamento humano, do remorso, de não dar valor ao que se tem e as consequências de uma pessoa que rege sua vida através de bebedeiras e brigas. Atuações magistrais neste filme em preto e branco que possui um ritmo mais cadenciado, sem que o espectador saiba o que virá pela frente. As atuações de Quim e Masina (esposa de Fellini) consegue manter o espectador, enquanto o filme vai se desenrolando e mostrando qual a sua mensagem. Este é mais um filme considerado neo-realista, filmes após a 2ª guerra que utilizavam um tema de ficção com elementos do cotidiano, dois outros bons exemplos são “Ladrões de Bicicletas” e “Umberto D.”, ambos do diretor Vitorio De Sica, mas Fellini trazia algo que o distanciava do gênero: o estudo da alma humana  O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1957) e vários prêmios internacionais sendo considerado um dos melhores filmes do cineasta. Filme que vale muito a pena ser assistido.

Trailer:


Curiosidades:

Anthony Quinn estava trabalhando em um filme com Giulietta Masina quando ela o apresentou ao marido, Federico Fellini. Fellini se convenceu imediatamente de que o ator mexicano faria do Zampanò um perfeito homem forte para seu novo filme, que se tornaria A Estrada da Vida (1954), e implorou-lhe que aceitasse o papel. O ator perplexo, que não tinha ideia de quem era Fellini, inicialmente recusou, mas Fellini foi persistente, importunando-o por dias sobre o projeto. Pouco depois, Quinn passou a noite com Ingrid Bergman e seu marido, o diretor Roberto Rossellini. Após o jantar, os três assistiram ao mais recente filme de Fellini filme, a comédia-drama Os Boas Vidas (1953), e Quinn percebeu com espanto que o louco cineasta italiano que o perseguia há dias era um gênio.

Walt Disney expressou grande interesse em criar um filme de animação baseado em Gelsomina, e havia interesse de fabricantes de bonecas e empresas de doces em usar seu nome. "Eu poderia ter vivido de Gelsomina por vinte anos", disse Fellini.

Trilha sonora de Nino Rota e a fotografia preto e branco de Otello Matelli

Federico Fellini teve dificuldade para encontrar produtores que estivessem dispostos a apoiar o filme. Vários dos produtores que haviam financiado anteriormente o trabalho de Fellini sentiram que o roteiro era promissor, mas que o filme provavelmente não daria lucro. Outros apoiadores em potencial foram rejeitados pela insistência de Fellini de que sua esposa, Giulietta Masina, deveria desempenhar o papel de Gelsomina. Fellini começou a filmar o filme antes de qualquer financiador ter assinado oficialmente.

Ganhou o primeiro Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Anthony Quinn disse em uma entrevista alguns anos antes de sua morte que ele originalmente aceitou um acordo que lhe pagaria uma porcentagem dos lucros que este filme gerou em vez de um salário inicial. Quando seu agente descobriu, o agente mudou o acordo e insistiu em um salário adiantado e sem porcentagem. Quinn disse que essa decisão lhe custou vários milhões de dólares.

O diretor Federico Fellini admitiu que cada um dos personagens principais do filme representava os elementos. Zampanò representava a Terra, Gelsomina representava a Água e o Louco representava o Ar.

Muito cedo no processo de filmagem, Giulietta Masina sofreu uma grave entorse no tornozelo. Este foi potencialmente um revés bastante sério, já que o apoio financeiro do filme era tênue e os produtores inicialmente se opuseram à escolha de Masina. A lesão interrompeu a produção por várias semanas e levou a um conflito de agenda para Anthony Quinn, que havia assinado para interpretar o papel-título de A Invasão dos Bárbaros (1954). Em um movimento excepcionalmente gracioso, Quinn se ofereceu para continuar trabalhando neste filme para poupar a produção de mais contratempos. Ele suportou uma agenda extenuante, trabalhando para este filme de manhã e filmando Attila durante a noite.

Selecionado pelo Vaticano na categoria "arte" de sua lista de 45 "grandes filmes".

As vozes de Anthony Quinn e Richard Basehart foram dubladas em italiano por outros atores.

Bob Dylan disse que La Strada foi uma influência para sua música Mr. Tambourine Man.

Kris Kristofferson (Comboio) disse que este filme foi parte da inspiração para sua música "Bobby McGee".

Segundo entrevista a Giulietta Masina, ela contou que a ideia básica do filme veio de uma experiência. Ela e Fellini estavam dirigindo um carro em uma estrada de montanha, onde viram uma motocicleta na beira da estrada com um homem e uma mulher, ambos aparentemente em extrema pobreza. Essa imagem grudou neles e Fellini desenvolveu a história do filme.

O diretor Sam Peckinpah disse que La Strada era um filme que ele gostaria de ter feito.

O diretor Bille August cita "La Strada" como o filme que o fez querer trabalhar no cinema quando o viu ainda na escola.

Dino De Laurentiis e Carlo Ponti originalmente queriam Silvana Mangano (Arroz Amargo) , esposa de Dino, e Burt Lancaster como protagonistas.

Embora o filme tenha se tornado muito popular, o produtor Dino De Laurentiis menciona que não foi bem recebido em sua estreia no festival de Veneza.

Federico Fellini foi nomeado 12 vezes ao Oscar.

Cartazes:





Filmografia Parcial:

Anthony Quinn (1915-2001)







Tráfico Humano (1937); Lafitte, O Corsário (1938); O Tirano de Alcatraz (1938); A Ilha dos Renegados (1939); O Castelo Sinistro (1940); Dois Contra uma Cidade Inteira (1940); A Volta dos Mosqueteiros (1940); O Intrépido General Custer (1941); O Cisne Negro (1942); Consciências Mortas (1943); Buffalo Bill (1944); O Último Gangster (1944); Espírito Indomável (1945); Simbad, o Marujo (1947); Inferno nos Trópicos (1947); A Máscara do Vingador (1951); Viva Zapata! (1952); Contra Todas as Bandeiras (1952); Cidade Submersa (1953); A Estrada da Vida (1954); Ulysses (1954); O Salário do Pecado (1955); Sete Cidades de Ouro (1955); O Corcunda de Notre Dame (1956); Jornada Inesquecível (1957); A Orquídea Negra (1958); Minha Vontade é Lei (1959); Duelo de Titãs (1959); Sangue Sobre a Neve (1960); Os Canhões de Navarone (1961); Barrabás (1961); Réquiem Para um Lutador (1962); Lawrence da Arábia (1962); Zorba, o Grego (1964); Marco Polo, O Magnífico (1965); Os Canhões de San Sebastian (1968) As Sandálias do Pescador (1968); Maomé - O Mensageiro de Alá (1976); O Leão do Deserto (1980); Salamandra (1981); Vingança (1990); Febre da Selva (1991); Mamãe Não Quer que Eu Case (1991); Império do Crime (1991); O Último Grande Herói (1993); Hércules e as Amazonas (1994); Hércules em Busca do Reino Perdido (1994); Hércules e o Círculo de Fogo (1994); Hércules no Mundo dos Mortos (1994); Hércules E o Labirinto do Minotauro (1994); Missão Perigosa (2002).


Giulietta Masina (1921–1994)






Sem Piedade (1948); Mulheres e Luzes (1950); Janelas Fechadas (1951); Wanda, A Pecadora (1952); Tortura de Duas Almas (1953); Mulheres Proibidas (1954); A Estrada da Vida (1954); Boa Noite, Sr. Advogado (1955); A Trapaça (1955); Noites de Cabíria (1957); Inferno na Cidade (1959) Julieta dos Espíritos (1965); A Louca de Chaillot (1969); Ginger e Fred (1986); Um Dia Para Não Esquecer (1991)


Richard Basehart   (1914-1984)







A Estrada da Vida (1954); A Trapaça (1955); Moby Dick (1956);  Os Irmãos Karamazov (1958); Cidade Nua (1962); Os Reis do Sol (1963); Viagem ao Fundo do Mar (seriado 1964-1968);  O Único Sobrevivente; (1970); A Fuga dos Homens Pássaros (1971); O Caçador de Recompensas (1972); Pânico em Munique (1976); Degraus Para o Passado (1976); A Ilha do Dr. Moreau (1977);  Muito Além do Jardim (1979); Os Grandes Heróis da Bíblia (1979).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre