VENDE
UMA IDEIA E TRANSMITE OUTRA
(o texto contém várias explicações do filme)
Um
poeta / escritor (Javier Bardem) vive com a sua mulher (Jennifer Lawrence) em uma casa afastada quando recebem a visita de um médico (Ed Harris).
Este homem acaba sendo bem recebido pelo dono da casa apesar do receio da esposa.
Depois chega a mulher deste (Michelle Pfeiffer) e passam a se
sentirem a vontade na casa com o aceite e alegria do dono. A chegada dos dois
filhos dos visitantes inicia uma
gama de eventos, cada vez mais insólitos, que deixarão a dona da casa incrédula, assustada e acuada com o jeito
como o seu marido lida com as situações.
Se
você assistiu o filme e não entendeu nada, não está sozinho. O filme foi feito
em forma de metáforas e sua assimilação só se dá completamente quando temos
contato com as ideias propostas pelos envolvidos. O diretor / roteirista Darren Aronofsky não é um
realizador de projetos fáceis. Seus filmes anteriores tem um quê de estória por
trás da estória (excetuando-se, talvez “O Lutador” seu projeto mais comercial).
Darren aqui mexe com um assunto delicado que sucinta várias discussões: religião. E aí entra a interpretação dos envolvidos que pode ser o
oposto de quem o assiste ou, de acordo com suas crenças e valores, gerar algum tipo de identificação com essas
ideias. Prefiro não entrar no quesito concordância ou discordância da obra,
apenas me atentarei aos aspectos propostos pelo filme e que cada um tenha sua
própria opinião.
< INÍCIO
DOS SPOILERS – SE NÃO ASSISTIU, PULE ESSA PARTE >
MÃE - EXPLICAÇÃO
As analogias podem ser entendidos como: Deus (Bardem); Gaia, a mãe natureza - ou “a casa” – (Jeniffer); o poeta não consegue criar sua obra prima e isto o deixa angustiado; chega Adão (Harris); temos a visão de um corte abaixo da costela deste; eis o surgimento de Eva no dia seguinte e, posteriormente, seus filhos Abel e Caim. O quarto principal representa o paraíso (o Jardim do Éden) e o cristal, o fruto proibido (ou o coração do mundo, ou o Big Bang como queiram). Adão e Eva destroem o cristal e são expulsos do quarto (precisa explicar?) Caim mata Abel e recebe um ferimento na testa durante a luta (a marca, conforme a Bíblia). Os convidados que chegam são os descendentes de Caim e daí pra frente temos os seres humanos destruindo a casa (a mãe natureza); a pia, com um cano de agua estourando (o dilúvio). A paz retorna. Novos humanos estão chegando (surgindo), destruindo o próximo dentro da casa (cruzadas, inquisições e outras conflitos) e fazendo guerras (as guerras mundiais). Cada um quer um pedaço da casa (o ser humano egoísta que loteou o mundo e quer tudo para si), após termos um novo livro feito pelo autor (o novo testamento); um filho nascendo (o Messias) e sendo mostrado ao povo como o amor de Deus por seus filhos e que por fim é morto pelos humanos (uma alusão a crucificação). O apocalipse através do fogo e destruição da "casa" e um novo começo. Claro que há diversas outras, mas me ative apenas a ideia central para não transformar o texto em algo longo e desinteressante.
As analogias podem ser entendidos como: Deus (Bardem); Gaia, a mãe natureza - ou “a casa” – (Jeniffer); o poeta não consegue criar sua obra prima e isto o deixa angustiado; chega Adão (Harris); temos a visão de um corte abaixo da costela deste; eis o surgimento de Eva no dia seguinte e, posteriormente, seus filhos Abel e Caim. O quarto principal representa o paraíso (o Jardim do Éden) e o cristal, o fruto proibido (ou o coração do mundo, ou o Big Bang como queiram). Adão e Eva destroem o cristal e são expulsos do quarto (precisa explicar?) Caim mata Abel e recebe um ferimento na testa durante a luta (a marca, conforme a Bíblia). Os convidados que chegam são os descendentes de Caim e daí pra frente temos os seres humanos destruindo a casa (a mãe natureza); a pia, com um cano de agua estourando (o dilúvio). A paz retorna. Novos humanos estão chegando (surgindo), destruindo o próximo dentro da casa (cruzadas, inquisições e outras conflitos) e fazendo guerras (as guerras mundiais). Cada um quer um pedaço da casa (o ser humano egoísta que loteou o mundo e quer tudo para si), após termos um novo livro feito pelo autor (o novo testamento); um filho nascendo (o Messias) e sendo mostrado ao povo como o amor de Deus por seus filhos e que por fim é morto pelos humanos (uma alusão a crucificação). O apocalipse através do fogo e destruição da "casa" e um novo começo. Claro que há diversas outras, mas me ative apenas a ideia central para não transformar o texto em algo longo e desinteressante.
Tá
complicado? Não para por aí. E as discussões começam agora. Deus é retratado
aqui como um ser que quer, precisa e se nutre de adoração (o oposto, por
exemplo, do filme "A Cabana") e a mãe natureza como uma criatura incrédula diante
da pouca atenção e cuidado que lhe seria dispensada pelo criador . E como isso
tudo é mostrado é o grande “quê” do filme.
Sim
há outras camadas por trás do filme e muitos poderão
entender de outra forma. A questão é que
o diretor, em entrevistas, explicou sua obra. É um roteiro que
expressa a visão de quem o escreve e essa visão pode ser entendida como um
exercício de criatividade (ainda que rodeado de críticas) ou como algo
blasfemo.
<FIM DOS SPOILERS>
Javier
Bardem e Ed Harris são dois grandes atores e sempre entregam grandes performances, mas os
destaques ficam por conta de Michele Pfeiffer numa caracterização
maliciosamente perfeita, com um olhar misterioso, perigoso e com frases debochadas. Perfeita. Além de Jennifer Lawrence (namorada do diretor na vida real) que transmite as várias facetas de sua personagem de uma forma bem intensa e inspirada. Mas não podemos ficar apenas nos atores. Há vários aspectos que distinguem essa obra: a montagem frenética; a ausência de uma trilha sonora (que muitos nem perceberam); a ausência da menção do nomes dos personagens; uma filmagem praticamente toda dentro de uma casa; o modo como prende o espectador com um suspense muito diferente do tradicional (se o entendermos logo de primeira) ou algo até meio sem sentido e surreal (até a atriz Michelle Pfeiffer, ao ler de início, o roteiro, não entendeu a "ideia por trás da ideia")
Mãe! é uma incursão de Darren Aronofsky no cinema surrealista. Darren nos entrega um filme e percebemos depois que havia outro a ser descoberto. Um primeiro filme meio sem nexo, paranoico, risível e tenso em muitos de seus momentos. No segundo filme, a ambição de reescrever uma história sobre a própria ótica do escritor / diretor que cria metáforas para descrever sua visão e acrescenta elementos de suas crenças transformando o filme em um verdadeiro "ame ou odeie". Pode deixar o espectador confuso, mas nunca indiferente.
Trailer:
Curiosidades:
Os atores Brian Gleeson e Domhnall Gleeson, que interpretam os dois irmãos no filme, são irmãos na vida real;
O filme recebeu vaias de boa parte da plateia durante sua estreia no Festival de Cinema de Veneza.
No elenco temos dois ganhadores do Oscar: Javier Bardem e Jennifer Lawrence; e três atores que já concorreram ao prêmio: Ed Harris, Kristen Wiig e Michelle Pfeiffer.
De acordo com o escritor / diretor Darren Aronofsky sua inspiração veio do filme do diretor Luis Buñuel, "O Anjo Exterminador" (1962) e do livro de Susan Griffins "Women and Nature" de 1978
Filmografia Parcial:
Jennifer Lawrence
Inverno da Alma (2010); X-Men: Primeira Classe (2011); Jogos Vorazes (2012); O Lado Bom da Vida (2012); A Última Casa da Rua (2012); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013);Trapaça (2013); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); Serena (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015); Joy: O Nome do Sucesso (2015); Passageiros (2016); Mãe! (2017); Operação Red Sparrow (2018); X-Men: A Fênix Negra (2018)
Javier Bardem
As Idades de Lulu (1990); De Salto Alto (1991); Jamón, Jamón (1992); O Amante Bilíngüe (1993); Ovos de Ouro (1993); A Teta e a Lua (1994); Carne Trêmula (1997); A Segunda Pele (1999); Colateral (2004); Mar Adentro (2004); Sombras de Goya (2006); Onde os Fracos não Têm Vez (2007); O Amor nos Tempos do Cólera (2007); Comer, Rezar, Amar (2010); 007 - Operação Skyfall (2012); O Franco-Atirador (2015); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); Mãe! (2017); Amando Pablo (2017)
Michelle Pfeiffer
Quando o Amor Renasce (1980); Charlie Chan e a Rainha Dragão (1981); Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram (1982); Scarface (1983); Um Romance Muito Perigoso (1985); Ladyhawke - O Feitiço de Áquila (1985); As Bruxas de Eastwick (1987); As Amazonas na Lua (1987); De Caso com a Máfia (1988); Conspiração Tequila (1988); Ligações Perigosas (1988); Susie e os Baker Boys (1989); A Casa da Rússia (1990); Frankie & Johnny (1991); Batman: O Retorno (1992); A Época da Inocência (1993); Lobo (1994); Mentes Perigosas (1995); Íntimo & Pessoal (1996); Nas Profundezas do Mar Sem Fim (1999); Revelação (2000); Hairspray: Em Busca da Fama (2007); Sombras da Noite (2012); Mãe! (2017); Assassinato no Expresso do Oriente (2017); Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Ed Harris
Coma (1978); A Fronteira (1980); Cavaleiros de Aço (1981); Creepshow: Show de Horrores (1982); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); A Baía do Ódio (1985); Walker (1987); Paris Trout (1991); O Sucesso a Qualquer Preço (1992); A Firma (1993); Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995); A Rocha (1996); Poder Absoluto (1997); O Show de Truman (1998); Círculo de Fogo (2001); Uma Mente Brilhante (2001); As Horas (2002); Meu Nome é Radio (2003); Marcas da Violência (2005); O Segredo de Beethoven (2006); Medo da Verdade (2007); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (2008); Sem Dor, Sem Ganho (2013); Expresso do Amanhã (2013); Tempestade: Planeta em Fúria (2017); Westworld (seriado 2016 a 2018)
Darren Aronofsky (diretor)
Pi (1997); Réquiem Para um Sonho (2000); O Lutador (2008); Cisne Negro (2011); Noé (2014); Mãe! (2017)
Fontes:
IMDB
Jornal O Globo
The Guardian
Mãe! é uma incursão de Darren Aronofsky no cinema surrealista. Darren nos entrega um filme e percebemos depois que havia outro a ser descoberto. Um primeiro filme meio sem nexo, paranoico, risível e tenso em muitos de seus momentos. No segundo filme, a ambição de reescrever uma história sobre a própria ótica do escritor / diretor que cria metáforas para descrever sua visão e acrescenta elementos de suas crenças transformando o filme em um verdadeiro "ame ou odeie". Pode deixar o espectador confuso, mas nunca indiferente.
Trailer:
Curiosidades:
Os atores Brian Gleeson e Domhnall Gleeson, que interpretam os dois irmãos no filme, são irmãos na vida real;
O filme recebeu vaias de boa parte da plateia durante sua estreia no Festival de Cinema de Veneza.
No elenco temos dois ganhadores do Oscar: Javier Bardem e Jennifer Lawrence; e três atores que já concorreram ao prêmio: Ed Harris, Kristen Wiig e Michelle Pfeiffer.
De acordo com o escritor / diretor Darren Aronofsky sua inspiração veio do filme do diretor Luis Buñuel, "O Anjo Exterminador" (1962) e do livro de Susan Griffins "Women and Nature" de 1978
Filmografia Parcial:
Jennifer Lawrence
Inverno da Alma (2010); X-Men: Primeira Classe (2011); Jogos Vorazes (2012); O Lado Bom da Vida (2012); A Última Casa da Rua (2012); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013);Trapaça (2013); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); Serena (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015); Joy: O Nome do Sucesso (2015); Passageiros (2016); Mãe! (2017); Operação Red Sparrow (2018); X-Men: A Fênix Negra (2018)
Javier Bardem
As Idades de Lulu (1990); De Salto Alto (1991); Jamón, Jamón (1992); O Amante Bilíngüe (1993); Ovos de Ouro (1993); A Teta e a Lua (1994); Carne Trêmula (1997); A Segunda Pele (1999); Colateral (2004); Mar Adentro (2004); Sombras de Goya (2006); Onde os Fracos não Têm Vez (2007); O Amor nos Tempos do Cólera (2007); Comer, Rezar, Amar (2010); 007 - Operação Skyfall (2012); O Franco-Atirador (2015); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); Mãe! (2017); Amando Pablo (2017)
Michelle Pfeiffer
Quando o Amor Renasce (1980); Charlie Chan e a Rainha Dragão (1981); Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram (1982); Scarface (1983); Um Romance Muito Perigoso (1985); Ladyhawke - O Feitiço de Áquila (1985); As Bruxas de Eastwick (1987); As Amazonas na Lua (1987); De Caso com a Máfia (1988); Conspiração Tequila (1988); Ligações Perigosas (1988); Susie e os Baker Boys (1989); A Casa da Rússia (1990); Frankie & Johnny (1991); Batman: O Retorno (1992); A Época da Inocência (1993); Lobo (1994); Mentes Perigosas (1995); Íntimo & Pessoal (1996); Nas Profundezas do Mar Sem Fim (1999); Revelação (2000); Hairspray: Em Busca da Fama (2007); Sombras da Noite (2012); Mãe! (2017); Assassinato no Expresso do Oriente (2017); Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Ed Harris
Coma (1978); A Fronteira (1980); Cavaleiros de Aço (1981); Creepshow: Show de Horrores (1982); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); A Baía do Ódio (1985); Walker (1987); Paris Trout (1991); O Sucesso a Qualquer Preço (1992); A Firma (1993); Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995); A Rocha (1996); Poder Absoluto (1997); O Show de Truman (1998); Círculo de Fogo (2001); Uma Mente Brilhante (2001); As Horas (2002); Meu Nome é Radio (2003); Marcas da Violência (2005); O Segredo de Beethoven (2006); Medo da Verdade (2007); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (2008); Sem Dor, Sem Ganho (2013); Expresso do Amanhã (2013); Tempestade: Planeta em Fúria (2017); Westworld (seriado 2016 a 2018)
Darren Aronofsky (diretor)
Pi (1997); Réquiem Para um Sonho (2000); O Lutador (2008); Cisne Negro (2011); Noé (2014); Mãe! (2017)
Fontes:
IMDB
Jornal O Globo
The Guardian
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