sexta-feira, 15 de agosto de 2025

OLHOS VERDES / GREEN EYES (1977) - ESTADOS UNIDOS

 


NA GUERRA, ALGUNS VOLTAM COM MEDALHAS. OUTROS, COM FANTASMAS.

Retornando do Vietnã e após um ano hospitalizado, Lloyd Dubeck (Paul Winfield) descobre um país bem diferente daquele que deixara: desemprego, intolerância racial e desprezo. Os empregos tornam-se escassos para os veteranos e ainda piores para aqueles que, como ele, voltaram com certa incapacitação. Apesar de ter enviado dinheiro, vê sua família vivendo em condições muito ruins.

Desencantado com seu país, resolve retornar a Saigon, onde deixara uma jovem prostituta grávida, no intuito de localizá-la. A única informação que tem é através de uma carta que recebera da mesma informando que seu filho nascera e que possui olhos verdes. Mas o que encontra é um país devastado pela guerra, com milhares de famintos, mutilados e crianças órfãs, muitas delas filhos de soldados americanos que partiram. Ao encontrar Margert Sheen (Rita Tushingham), é desencorajado em sua busca: num momento de caos social como aquele, é quase impossível localizar a mãe e o filho, pois a maioria migrou para outras localidades em busca de sobrevivência. Lloyd começa uma peregrinação por vários orfanatos, na qual se estarrece com o que vê: centenas de crianças largadas à própria sorte, numa luta individual e diária pela sobrevivência.

Ao encontrar um garoto vietnamita chamado Trung (Lemi), de nove anos, uma chama de esperança volta a se acender. O garoto, que vive nas ruas de Saigon, parece ter várias conexões, e uma delas é um amigo americano de Lloyd, Noel Cousins (Jonathan Goldsmith), dado como morto em combate, mas que ficou para trás voluntariamente e descobriu um modo de ganhar dinheiro no mercado negro local. Ele conheceu sua esposa e seu filho de olhos verdes e tem uma vaga ideia de para onde ela pode ter ido, mas adverte Lloyd de que é melhor voltar para o seu país, pois o que busca poderá lhe trazer grande dor.

Olhos Verdes foi um drama produzido pela rede americana ABC, dirigido por John Erman (1935-2021) e que estreou no Brasil em abril de 1987. Gravado nas Filipinas, é muito reflexivo e atual: mostra o flagelo que a guerra produz e as milhares de vidas destruídas, direta ou indiretamente. Há uma forte crítica ao nos mostrar crianças vietnamitas comendo sobras de alimentos descartados nas ruas ou uma festa americana na qual se come do melhor e o desperdício é imenso, enquanto há crianças famintas do lado de fora, esticando as mãos em busca de que alguém lhes jogue migalhas. Ou o abandono, por parte dos soldados, de milhares de filhos que nunca conheceram e nunca conhecerão, conhecidos como "Bui Doi" — termo que, após a guerra, deixou de significar pessoas vivendo à margem, sem casa ou renda estável, passando a se referir às crianças mestiças nascidas da relação entre soldados americanos e mulheres vietnamitas durante o conflito. Essas crianças muitas vezes eram marginalizadas, vivendo na pobreza e sem aceitação social. Crianças cujo “pecado” era simplesmente o nascimento. Lloyd irá em busca do filho enquanto percorre uma cidade que ainda não sabe como se reconstruir.


SPOILER – SE NÃO VIU O FILME, PULE ESTE PARÁGRAFO

Lloyd revela que não ama a mulher grávida que deixou para trás — uma mulher que sua família já rejeita mesmo sem conhecer —, mesmo explicando que a perda de maridos e pais jogou muitas dessas jovens na prostituição numa tentativa de sobreviverem. Quando ele finalmente localiza a mãe de seu filho (Victoria Racimo), o relato desta vem como um misto de resignação e aceitação dos fatos. Ela já tem outro bebê, de outro soldado que provavelmente também nunca mais verá. Sua revelação sobre o destino da criança parece ser coerente dentro daquele caos e dilacera o coração do até então esperançoso veterano de guerra. Mas fica uma dúvida no espectador sobre o que realmente aconteceu com a criança, quando nos lembramos da conversa de Lyod com Margert que lhe revela que crianças afrodescendentes são ainda mais marginalizadas. A mãe dificilmente conseguiria ajuda ou emprego. E Margert  ainda levanta outro ponto: crianças de olhos verdes, nascidas neste contexto, muitas vezes possuem essa cor nos olhos derivada de uma condição provocada pela sífilis. A afirmação de que a criança perdera o uso das pernas pode se referir a poliomelite. E a fala de Trung no final:  “vi meus olhos verdes”, sugere a Lloyd que poderia ver nele uma substituição para o filho perdido. É uma forma simbólica de criar um vínculo e tentar ser adotado. Isso pode significar que o título Green Eyes pode não ser apenas uma questão física (nem a mãe, nem o pai tem olhos verdes no filme), mas também uma metáfora sobre projeção, esperança e substituição afetiva. O epílogo diz que Trung foi um dos últimos órfãos autorizados a deixar Saigon.



No elenco, temos Paul Winfield em grande atuação — ele realmente carregou o filme e transmitiu todas as sensações possíveis de quem ainda possui sentimentos no coração. Seu personagem tenta ajudar, sabendo que, por menor que seja essa ajuda, poderá estar fazendo uma enorme diferença. Rita Tushingham interpretou uma jovem que cuida de um Centro de Recepção (local para onde vão as crianças que estão prestes a serem adotadas) e começa, aos poucos, a compreender a busca de Lloyd. Talvez sua personagem esteja ali por uma questão de moralidade ao espectador, para que estes se sintam menos desconfortáveis tendo uma americana cuidando de algumas dessas crianças, e talvez por isso soe um tanto deslocada no contexto. Victoria Racimo interpretou Em Thuy, a prostituta grávida. Jonathan Goldsmith (usando o nome Jonathan Lippe) fez o amigo que preferiu ser dado como morto e ter a vida que desejava naquele país, seja por revolta a tudo que vira e / ou por pura questão de oportunidade. O menino Lemi interpretou o órfão Trung, e seu desempenho foi muito bom — foi seu único trabalho conhecido. Robert DoQui pode ser visto em algumas cenas como o amigo ocasional na fase Estados Unidos.

Vencedor dos prêmios Humanitas Prize (1977) e Peabody Award (1978), Olhos Verdes atualmente é um telefilme raro, que desapareceu das programações e dificilmente será reprisado. Pode ser encontrado em algumas plataformas como o YouTube (com legendas geradas automaticamente). Indicado para quem gosta de dramas de guerra com mensagem reflexiva. Dentro do gênero, é acima da média.


Curiosidades:

Humanitas Prize - Prêmio anual criado em 1974 por uma organização sem fins lucrativos. Seu Objetivo é reconhecer roteiros de cinema e TV que promovam a dignidade humana, a liberdade e o significado da vida. A obra deve ter conteúdo que inspire, eleve e estimule o público a refletir sobre questões morais e sociais.

Peabody Award - Prêmio criado em 1940 pela Universidade da Geórgia, considerado um dos mais prestigiados no jornalismo, entretenimento e documentários. Seu objetivo é honrar excelência em histórias que tenham impacto profundo e relevância social. Seus critérios são: qualidade narrativa, impacto social e contribuição para o entendimento público

Paul Winfield  faleceu de infarto

Robert DoQui faleceu aos 73 anos de causas naturais

Victoria Racimo faleceu aos 69 anos de causas não reveladas

Saigon atualmente se chama Ho Chi Minh

Cartaz:











Filmografias Parciais:

Paul Winfield (1939-2004)






Com os Minutos Contados (1969); R.P.M.: Revoluções por Minuto (1970); O Estranho John Kane (1971); Lágrimas de Esperança (1972);  O Terrível Mister T (1972); Horror nas alturas (1973); A Guerra de um Homem (1973); Conrack (1974); Huckleberry Finn (1974); Olhos Verdes (1977); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Herança Nuclear (1977); A Cidade dos Anjos (1980);  Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982); Cão Branco (1982); O Exterminador do Futuro (1984); Cidade Corrompida (1986); O Injustiçado (1987); Terror no Oriente Médio (1987); A Maldição dos Mortos-Vivos (1988); O Homem da Máfia (seriado 1989); Acima de Qualquer Suspeita (1990); Dennis, o Pimentinha (1993); Risco Total (1993); Tyson (1995); Marte Ataca! (1996); Comando Estratégico (1997).

Rita Tushingham






Um Gosto de Mel (1961), A Place to Go (1963), Um Amor Sem Esperanças (1964), Doutor Jivago (1965), A Bossa da Conquista (1965), A Morte Ronda na Floresta (1966), As Psicodélicas (1967), Diamantes para o Almoço (1968), A Magia do Guru (1969), A Vida Privada de um Anormal (1972), Destinados a Morrer (1975), Olhos Verdes (1977), Mistérios (1978), Spaguetti House - Onde Tudo Pode Acontecer (1982), Voando para o Sucesso (1986), The Legendary Life of Ernest Hemingway (1989), O Menino Extraterrestre (1996), The Stretford Wives (2002), Adorável Júlia (2004), Angel Cake (2006), Broken Lines (2008), Os Intrusos (2020), Noite Passada em Soho (2021), A Rainha Guerreira (2023), L'orto americano (2024)


Robert DoQui (1934-2008)






O Leão Vesgo (1965); A Mesa do Diabo (1965);  Tarzan e o Silêncio Mortal (1966); O Poder Negro (1968); O Presidente Negro (1972); Coffy: Em Busca da Vingança (1973); Fibra de Valente 2 (1975); O Tesouro de Matecumbe (1976); Olhos Verdes (1977); O Massacre da Guiana (1979); Dançando como Loucos (1982); O Espelho da Alma (1984); Os Heróis Não Têm Idade (1984); Ritmo Quente (1985); A Máquina do Outro Mundo (1985); Entre a Escuridão e o Amanhecer (1985); RoboCop: O Policial do Futuro (1987); Lutadores da Liberdade (1988); RoboCop 2 (1990); Imunidade Diplomática (1991); RoboCop 3 (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); A Lenda do Trovão (1997); Positive (2007)  

Jonathan Goldsmith 






A Marca da Forca (1968), Estação Polar Zebra (1968), Esposas Abandonadas (1972), Sedução (1974), Blood Voyage (1976), Olhos Verdes (1977), Inferno Sem Saída (1978), Só Lhe Restaram as Lágrimas (1980), Um Herói Diferente (1982), Obsessão Fatal (1984), Fúria por Viver (1985), Tripla Cartada (1986), O Fantasma do Shopping: A Vingança (1989), Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2018)

Victoria Racimo (1943-2020)






À Caça de um Clandestino (1968), Céu Vermelho ao Amanhecer (1971), O Dia do Golfinho (1973), Olhos Verdes (1977), A Semente do Diabo (1979), Admirável Mundo Novo (1980), Os Homens da Montanha (1980), Escola Perigosa (1981), Choke Canyon (1986), A Trilha do Bravo (1987), Caninos Brancos 2: A Lenda do Lobo Branco (1994)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre