O
ARROZ DA DISCÓRDIA NA VISÃO DO NEORREALISMO
Roteiro
escrito a seis mãos, Arroz Amargo é um filme Italiano, em preto e branco, feito
no pós-guerra (1945), que participou de um movimento chamado Neorrealismo que
nos brindou com filmes memoráveis como “Umberto D” e “Ladrões de Bicicletas”.
Aqui, o filme começa com a dupla Walter
(Vittorio Gassman) e Francesca
(Doris Dowling), fugindo da polícia por terem roubado um valioso colar. Eles se
encontram em uma estação de trem que
levará mulheres apelidadas de "mondines" para o norte da
Itália onde, durante o mês de maio, de toda parte do país e profissões, são
contratadas para cultivar o arroz, recebendo seu pagamento parte em dinheiro
parte no próprio resultado do cultivo. As mulheres trabalham o dia inteiro, com
o sol sob os ombros e água até o joelho, para a noite dormirem em colchões de
palhas confeccionados por elas próprias. A polícia fica de tocaia no local e
localiza Walter, que tenta escapar, deixando o produto do roubo com Francesca.
Tentando
se ocultar na multidão, Walter vê Silvana (Silvana Mangano) dançando
alegremente antes do embarque e passa a participar da dança, atraindo a atenção
da jovem. Sendo desmascarado, foge e consegue falar com Francesca orientando-a
para que embarque no trem com o colar que depois a localizará. Francesca trava
uma amizade com Silvana que resolve ajudá-la, após ver Walter conversando com
ela. Chegando ao local, tornam-se amigas e Francesca conhece o sargento Marco,
que nutre sentimentos por Silvana, mas não é correspondido. Francesca sente uma
atração não correspondida por Walter. Quando Francesca dá por si, percebe que
Silvana lhe roubou o colar. Silvana a devolve com a intervenção de Marco que
fique sabendo da origem do colar, mas resolve não revelar nada até que Walter
chega ao arrozal com outras intenções em mente.
Na
verdade Arroz Amargo não é um bom filme, muito em parte por abandonar sua
primordialidade, que seria a denúncia social acerca das condições que as
pessoas eram obrigadas a se sujeitarem, para enveredar pelo campo do romance
melodramático, com toques de um leve suspense. Com a produção de Dino de
Laurentis, o filme investiu em uma boa quantidade de extras para simular o
cultivo, dando ao filme em determinados momentos o aspecto de documentário, que
por sinal fica bem explícito quando o locutor da rádio (Lamberto Maggiorani ,
protagonista de “Ladrões de Bicicletas”) explica como se dá toda a situação da
época.
A
produção se apoiou no quarteto amoroso e privilegiou em closes fartos a
exuberância da atriz Silvana Mangano, que se tornaria musa e símbolo sexual,
sendo lembrada até hoje entre as grandes atrizes do cinema. Silvana, na época,
tinha dezoito anos e foi esposa de Laurentis. Sem dúvida a beleza de Silvana
foi o grande atrativo deste filme que não se define muito bem e que tem um início
muito lento e sem graça. Após uns cinquenta minutos, o longa torna-se mais
atrativo e gera a curiosidade de saber será o seu final, já que Silvana
apaixona-se por Walter e aceita acompanhá-lo em seu planejamento de crimes. A
jovem fica enfeitiçada por sua vida bandida e a possibilidade de ficar rica.
O
filme até trabalha bem essa dualidade de desejos que Silvana possui: ao mesmo
tempo em que é uma pessoa de bom coração, mas com a cabeça fraca, nutre desejos
de riquezas e sabe que, para isso, coisas erradas deverão ser feitas. Francesca
é o oposto de Silvana: é cúmplice de um roubo por amor a Walter, que a ignora,
pois não tem mais serventia. Francesca ajuda quem precisa e tentar desviar
Silvana de Walter para evitar um mesmo destino que o dela ou porque ainda
está presa emocionalmente ao cafajeste. Marco (Raf Vallone) é um oficial de uma guerra Itália
arrasada, sem glórias, a procura de vida em mundo melhor. Percebe que seu país
passa por problemas sociais sérios e deseja viver em outro continente tendo
Silvana ao seu lado, mas a jovem não o vê como alguém financeiramente viável.
Se
você chegou até este ponto, após o que foi narrado acima, o filme pode até não
parecer tão ruim, mas infelizmente não é bom. As situações dos personagens são
previsíveis, a atuação de Raf Vallone é, em certos momentos, teatral como se
estivesse numa peça recitando uma fala. Os diversos coadjuvantes em nada
contribuem e chegam a serem até chatos. Se salva o final interessante, os três
protagonistas (Vittorio, Doris e Silvana), mas foge do intento: mostrar a
realidade social da época, centralizada na opressão que essas mulheres
vivIam, com uma visão mais profunda e
reflexiva.
Trailer:
Curiosidades:
Silvana
estreou em 1947 em “O Elixir do Amor”, um ano antes vencera o Miss Itália
Silvana
morreu em 16/12/89, aos 59 anos, de parada cardíaca, em consequência de uma
operação que a deixou em coma para o tratamento de um câncer mediastino
(divisão membranosa entre os pulmões)
Neo-Realismo
(simplificando: eram criados filmes de ficção; colocadas situações do cotidiano
que visavam mostrar o panorama da época, além da critica pelo momento que o
país e seus habitantes passavam)
A palavra italiana "riso" tem dois
significados. Um significado é "arroz" e o outro é "riso".
O título "Arroz amargo" pode ser facilmente traduzido como "riso
amargo".
A
atriz Lucia Bosé foi a primeira escolha do diretor Giuseppe De Santis para o
papel de Silvana. Até que ele conheceu Silvana Mangano por acaso e decidiu
colocá-la no filme. De Santis também queria que Mangano aparecesse em sua
próxima produção, "Páscoa de Sangue" (1950), mas quando ela
engravidou, foi substituída por Bosé.
Cartazes:
Vittorio Gassman (1922–2000)
À Beira da Perdição (1947); A Filha do Capitão (1947); O Homem Sem Pátria (1948); O Cavaleiro Misterioso (1948); Arroz Amargo (1949); O Lobo da Montanha (1949); Giuliano, O Bandido da Sicília (1950); O Príncipe Pirata (1950); O Sonho do Zorro (1952); Mercado de Mulheres (1952); A Muralha da Esperança (1953); Jornada Cruel (1953); Rapsódia (1954); Mambo (1954); Guerra e Paz (1956); Otello (1957); O Milagre (1959); As Surpresas do Amor (1959); Sua Excelência o Trapaceiro (1960); Crime em Montecarlo (1960); Fantasmas em Roma (1961); Barrabás (1961); Alma Negra (1962); Por um Milhão de Dólares (1965); A Guerra Secreta (1965); O Incrível Exército Brancaleone (1966); Fantasmas à Italiana (1967); O Profeta (1968) A Ovelha Negra (1968); O Álibi (1969); Brancaleone nas Cruzadas (1970); Perfume de Mulher (1974); À Meia-Noite, a Ronda do Prazer (1975); O Deserto dos Tártaros (1976); Almas Perdidas (1977); Cerimônia de Casamento (1978); Quinteto (1979); A Bomba Que Desnuda (1980); Caçada em Atlanta (1981); A Família (1987); Armadilhas do Poder (1990); Sherazade (1990); Sleepers: A Vingança Adormecida (1996); O Jantar (1998);
Bom dia. Gostaria de ver este filme, até mesmo conseguir uma cópia. Você sabe como conseguir? Obrigado.
ResponderExcluirBoa Tarde Chico Striquer Soares.
ResponderExcluirNão trabalho com comercialização de filmes e não saberia te indicar. Para o caso de apenas assistir, o google pode apresentar algumas alternativas on line. Qualquer coisa pode entrar em contato pela página homônima no facebook. Um grande abraço e volte sempre.