quinta-feira, 4 de outubro de 2018

ARROZ AMARGO - RISO AMARO - BITTER RICE (1949) - ITÁLIA



O ARROZ DA DISCÓRDIA NA VISÃO DO NEORREALISMO

Roteiro escrito a seis mãos, Arroz Amargo é um filme Italiano, em preto e branco, feito no pós-guerra (1945), que participou de um movimento chamado Neorrealismo que nos brindou com filmes memoráveis como “Umberto D” e “Ladrões de Bicicletas”. Aqui, o filme começa com a dupla Walter  (Vittorio Gassman) e  Francesca (Doris Dowling), fugindo da polícia por terem roubado um valioso colar. Eles se encontram em uma estação de trem que  levará mulheres apelidadas de "mondines" para o norte da Itália onde, durante o mês de maio, de toda parte do país e profissões, são contratadas para cultivar o arroz, recebendo seu pagamento parte em dinheiro parte no próprio resultado do cultivo. As mulheres trabalham o dia inteiro, com o sol sob os ombros e água até o joelho, para a noite dormirem em colchões de palhas confeccionados por elas próprias. A polícia fica de tocaia no local e localiza Walter, que tenta escapar, deixando o produto do roubo com Francesca.
   


Tentando se ocultar na multidão, Walter vê Silvana (Silvana Mangano) dançando alegremente antes do embarque e passa a participar da dança, atraindo a atenção da jovem. Sendo desmascarado, foge e consegue falar com Francesca orientando-a para que embarque no trem com o colar que depois a localizará. Francesca trava uma amizade com Silvana que resolve ajudá-la, após ver Walter conversando com ela. Chegando ao local, tornam-se amigas e Francesca conhece o sargento Marco, que nutre sentimentos por Silvana, mas não é correspondido. Francesca sente uma atração não correspondida por Walter. Quando Francesca dá por si, percebe que Silvana lhe roubou o colar. Silvana a devolve com a intervenção de Marco que fique sabendo da origem do colar, mas resolve não revelar nada até que Walter chega ao arrozal com outras intenções em mente.
            


Na verdade Arroz Amargo não é um bom filme, muito em parte por abandonar sua primordialidade, que seria a denúncia social acerca das condições que as pessoas eram obrigadas a se sujeitarem, para enveredar pelo campo do romance melodramático, com toques de um leve suspense. Com a produção de Dino de Laurentis, o filme investiu em uma boa quantidade de extras para simular o cultivo, dando ao filme em determinados momentos o aspecto de documentário, que por sinal fica bem explícito quando o locutor da rádio (Lamberto Maggiorani , protagonista de “Ladrões de Bicicletas”) explica como se dá toda a situação da época.



A produção se apoiou no quarteto amoroso e privilegiou em closes fartos a exuberância da atriz Silvana Mangano, que se tornaria musa e símbolo sexual, sendo lembrada até hoje entre as grandes atrizes do cinema. Silvana, na época, tinha dezoito anos e foi esposa de Laurentis. Sem dúvida a beleza de Silvana foi o grande atrativo deste filme que não se define muito bem e que tem um início muito lento e sem graça. Após uns cinquenta minutos, o longa torna-se mais atrativo e gera a curiosidade de saber será o seu final, já que Silvana apaixona-se por Walter e aceita acompanhá-lo em seu planejamento de crimes. A jovem fica enfeitiçada por sua vida bandida e a possibilidade de ficar rica. 
 

 
O filme até trabalha bem essa dualidade de desejos que Silvana possui: ao mesmo tempo em que é uma pessoa de bom coração, mas com a cabeça fraca, nutre desejos de riquezas e sabe que, para isso, coisas erradas deverão ser feitas. Francesca é o oposto de Silvana: é cúmplice de um roubo por amor a Walter, que a ignora, pois não tem mais serventia. Francesca ajuda quem precisa e tentar desviar Silvana de Walter para evitar um mesmo destino que o dela ou porque ainda está presa emocionalmente ao cafajeste. Marco (Raf Vallone) é um oficial de uma guerra Itália arrasada, sem glórias, a procura de vida em mundo melhor. Percebe que seu país passa por problemas sociais sérios e deseja viver em outro continente tendo Silvana ao seu lado, mas a jovem não o vê como alguém financeiramente viável.
          

Se você chegou até este ponto, após o que foi narrado acima, o filme pode até não parecer tão ruim, mas infelizmente não é bom. As situações dos personagens são previsíveis, a atuação de Raf Vallone é, em certos momentos, teatral como se estivesse numa peça recitando uma fala. Os diversos coadjuvantes em nada contribuem e chegam a serem até chatos. Se salva o final interessante, os três protagonistas (Vittorio, Doris e Silvana), mas foge do intento: mostrar a realidade social da época, centralizada na opressão que essas mulheres vivIam,  com uma visão mais profunda e reflexiva. 

Trailer:




Curiosidades:
Silvana estreou em 1947 em “O Elixir do Amor”, um ano antes vencera o Miss Itália

Silvana morreu em 16/12/89, aos 59 anos, de parada cardíaca, em consequência de uma operação que a deixou em coma para o tratamento de um câncer mediastino (divisão membranosa entre os pulmões)

Neo-Realismo (simplificando: eram criados filmes de ficção; colocadas situações do cotidiano que visavam mostrar o panorama da época, além da critica pelo momento que o país e seus habitantes passavam)

A palavra italiana "riso" tem dois significados. Um significado é "arroz" e o outro é "riso". O título "Arroz amargo" pode ser facilmente traduzido como "riso amargo".

A atriz Lucia Bosé foi a primeira escolha do diretor Giuseppe De Santis para o papel de Silvana. Até que ele conheceu Silvana Mangano por acaso e decidiu colocá-la no filme. De Santis também queria que Mangano aparecesse em sua próxima produção, "Páscoa de Sangue" (1950), mas quando ela engravidou, foi substituída por Bosé.

Cartazes:





Filmografia Parcial:

Vittorio Gassman (1922–2000)
À Beira da Perdição (1947); A Filha do Capitão (1947); O Homem Sem Pátria (1948); O Cavaleiro Misterioso (1948); Arroz Amargo (1949); O Lobo da Montanha (1949); Giuliano, O Bandido da Sicília (1950); O Príncipe Pirata (1950); O Sonho do Zorro (1952); Mercado de Mulheres (1952); A Muralha da Esperança (1953); Jornada Cruel (1953); Rapsódia (1954); Mambo (1954); Guerra e Paz (1956); Otello (1957); O Milagre (1959); As Surpresas do Amor (1959); Sua Excelência o Trapaceiro (1960); Crime em Montecarlo (1960); Fantasmas em Roma (1961); Barrabás (1961); Alma Negra (1962); Por um Milhão de Dólares (1965); A Guerra Secreta (1965); O Incrível Exército Brancaleone (1966); Fantasmas à Italiana (1967); O Profeta (1968) A Ovelha Negra (1968); O Álibi (1969); Brancaleone nas Cruzadas (1970); Perfume de Mulher (1974); À Meia-Noite, a Ronda do Prazer (1975); O Deserto dos Tártaros (1976); Almas Perdidas (1977); Cerimônia de Casamento (1978); Quinteto (1979); A Bomba Que Desnuda (1980); Caçada em Atlanta (1981); A Família (1987); Armadilhas do Poder (1990); Sherazade (1990); Sleepers: A Vingança Adormecida (1996); O Jantar (1998); 









2 comentários:

  1. Bom dia. Gostaria de ver este filme, até mesmo conseguir uma cópia. Você sabe como conseguir? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Chico Striquer Soares.
    Não trabalho com comercialização de filmes e não saberia te indicar. Para o caso de apenas assistir, o google pode apresentar algumas alternativas on line. Qualquer coisa pode entrar em contato pela página homônima no facebook. Um grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre