segunda-feira, 8 de novembro de 2021

SANGUE SOBRE A NEVE / THE SAVAGE INNOCENTS (1960) - REINO UNIDO / FRANÇA / ITÁLIA

A TRADIÇÃO EM CONFLITO COM A LEI DOS BRANCOS

Com locações no Canadá e Dinamarca, e muito Chroma Key, este filme, do diretor Nicholas Ray ("Juventude Transviada"), tem como pano de fundo o choque de culturas e os efeitos de suas interação. Com algumas cenas possuindo "narração em off", logo no início, lembra um documentário, mas é um filme e as cenas são usadas para ilustrar determinados costumes do povo do Alasca à época de sua produção.

O filme se inicia dando a definição de que esquimó seria "comedores de carne crua". A trama mostra a vida do nômade Inuk (Anthony Quinn), um homem simples, que vive da caça (para sobrevivência) e de interações entre os seus. Sempre lembrado por um amigo que deve ter uma esposa, Inuk recebe a visita de uma senhora com suas filhas. Com a oportunidade de se casar, consegue uma esposa, Asiak (Yôko Tani), mas tem que levar sua mãe junto. Inuk não vê problemas na situação, devido ser considerado bom caçador (as mortes dos animais através da caça, apesar de selvagem, são mostradas como sendo algo absolutamente normal para quem vive naquela realidade).

A vida de Inuk começa a mudar quando, ao tentar matar um urso, um caçador com uma espingarda abate o animal primeiro. Inuk maravilhado com aquele objeto, que nunca havia visto, resolve que terá um, o que facilitará sua luta pela sobrevivência em um lugar tão inóspito. O caçador lhe avisa que o homem branco faz a troca por peles, principalmente de raposa e que precisará de pelo menos 100 peles. Inuk passa uma temporada inteira caçando peles, chegando a colocar em segundo plano a subsistência de sua família.  Ao chegar ao entreposto para a troca, Ikuk tem a sua frente um mundo completamente novo: recebe um rifle, mas para ter balas deve conseguir novas peles (mas, de imediato, não entende que o rifle precisa de balas), ouve música e fica confuso, é apresentado a bebida destilada e não gosta. Ao receber o rifle, fica tão maravilhado que oferece sua esposa a um homem branco para fazer rir (um eufemismo para "relações sexuais"), um costume completamente diferente do homem "civilizado", que não entende como um esquimó pode "emprestar" sua esposa como um ato de cortesia.

Inuk e Asiak voltam para o iglu e recebem a visita de um missionário (Marco Guglielmi) que tenta lhes explicar que os costumes dos brancos são diferentes e tenta iniciar sua catequese. Inok e sua esposa, em sua completa ingenuidade, não conseguem entender as intenções daquele senhor. Inuk tenta ser cordial, oferecendo carne crua e  larvas, mas quando oferece sua esposa e recebe a  resposta de que é pecado, o esquimó ataca o religioso e, como na tradição deles, bate com a cabeça do visitante contra as paredes de gelo, para lhe "colocar razão na cabeça", porém o religioso morre de traumatismo. Inok vai embora com a esposa, apenas considerando que houve um acidente e que a vida continua, porém a lei dos homens brancos não vê dessa forma e manda dois soldados em seu encalço. A pacata vida da família esquimó é transformada em um inferno. E o filme passa a mostrar a que veio: uma crítica em como o choque de culturas afeta os envolvidos; como as pessoas lidam com essa interação e como a civilização atropela sem piedade outras culturas, subjulgando-as e modificando-as. E ainda surgirá um dilema moral para o "nobre selvagem".

A tentativa de apresentar um modo de vida e percepção diferentes, com o indivíduo lutando contra uma sociedade sufocante e hostil a estranhos, logra seu intento, porém em alguns momentos o filme se arrasta e a narração, em forma de documentário, ainda que didática, destoa do filme. Aqui temos a apresentação de vários conceitos: a mãe que, devido a idade, escolhe ser deixada para trás, para morrer, diante da gravidez da filha que trará mais uma boca para alimentar, sendo visto como algo natural; a orientação da mãe à filha que se nascer uma menina, esta deverá ser sacrificada, a não ser que já tenha um filho homem; a consideração da mulher apenas como companhia e procriação e o excesso de superstições infundadas. Mas o maior senão dessa produção está em seu roteiro: o escritor / roteirista Hans Ruesch nunca havia visto um esquimó,  baseando a escrita de seu livro "Top of The World" (1950) no filme "Esquimó" (1933), conforme fontes, ao contrário de Nicholas Ray, que chegou a interagir com uma tribo esquimó por várias semanas. Portanto, quem se dispuser a assistir ao filme deve ter cuidado em assimilar tudo o que este transmitir. Escrever uma obra a partir de outra torna tudo muito pouco crível.

Quanto ao elenco, a atuação de Anthony Quinn é impecável. Ele realmente incorpora o personagem ingênuo e simpático, o bom selvagem. Se não fosse por sua participação, o filme não mais seria mais lembrado nos tempos atuais. Interessante vermos como Hollywood apresentava outras raças e etnias através de atores americanos maquiados. Peter O'Toole, antes de "Lawrence da Arábia", interpreta um soldado local, tendo a voz dublada, motivo que o fez solicitar a retirada de seu nome dos créditos iniciais e finais. A atriz japonesa Yôko Tani faz a esposa Asiak, pelo menos aqui não houve a escalação de uma atriz americana. As locações e fotografia externas são muito boas (os interiores foram filmados nos estúdios Pinewood da Grã-Bretanha e nos estúdios Cinecittà de Roma). 

Co-produção franco-britânica-italiana, filmada em "Technirama", uma contraposição ao formato "Cinemascope", durante muitos anos foi lembrada e citada e ainda pode agradar aqueles que buscam filmes antigos com um roteiro reflexivo. Muitos gostarão, outros tanto não apreciarão, mas não ficarão indiferentes. Talvez a síntese do filme esteja na frase da esposa de Inuk, quando ela fala ao patrulheiro que o homem branco veio para as terras que não lhe pertenciam e resolveu aplicar a sua lei à revelia de quem lá vivia. Uma frase para se pensar muito, pois o assim fizeram e, ainda hoje, o fazem

Curiosidades

O primeiro filme de Anthony Quinn e Peter O'Toole juntos.

Anthony Quinn  (Antonio Rudolfo Oaxaca Quinn) faleceu aos 86 anos de falência respiratória. O ator era de origem Mexicana.

Peter O'Toole faleceu aos  81 anos. Após vencer um câncer no anos 60 teve a saúde prejudicada . O' Toole era britânico de ascendência irlandesa

Yôko Tani faleceu aos 70 anos em decorrência de um câncer 


Cartazes:


            






Filmografia Parcial:

Anthony Quinn (1915-2001)







Tráfico Humano (1937); Lafitte, O Corsário (1938); O Tirano de Alcatraz (1938); A Ilha dos Renegados (1939); O Castelo Sinistro (1940); Dois Contra uma Cidade Inteira (1940); A Volta dos Mosqueteiros (1940); O Intrépido General Custer (1941); O Cisne Negro (1942); Consciências Mortas (1943); Buffalo Bill (1944); O Último Gangster (1944); Espírito Indomável (1945); Simbad, o Marujo (1947); Inferno nos Trópicos (1947); A Máscara do Vingador (1951); Viva Zapata! (1952); Contra Todas as Bandeiras (1952); Cidade Submersa (1953); A Estrada da Vida (1954); Ulysses (1954); O Salário do Pecado (1955); Sete Cidades de Ouro (1955); O Corcunda de Notre Dame (1956); Jornada Inesquecível (1957); A Orquídea Negra (1958); Minha Vontade é Lei (1959); Duelo de Titãs (1959); Sangue Sobre a Neve (1960); Os Canhões de Navarone (1961); Barrabás (1961); Réquiem Para um Lutador (1962); Lawrence da Arábia (1962); Zorba, o Grego (1964); Marco Polo, O Magnífico (1965); Os Canhões de San Sebastian (1968) As Sandálias do Pescador (1968); Maomé - O Mensageiro de Alá (1976); O Leão do Deserto (1980); Salamandra (1981); Vingança (1990); Febre da Selva (1991); Mamãe Não Quer que Eu Case (1991); Império do Crime (1991); O Último Grande Herói (1993); Hércules E as Amazonas (1994); Hércules em Busca do Reino Perdido (1994); Hércules e o Círculo de Fogo (1994); Hércules no Mundo dos Mortos (1994); Hércules E o Labirinto do Minotauro (1994); Missão Perigosa (2002).


Peter O'Toole  (1932–2013)







A Espada de um Bravo (1960); Sangue Sobre a Neve (1960); Lawrence da Arábia (1962); A Bíblia (1966);  A Noite dos Generais (1967); Casino Royale (1967);  O Leão no Inverno (1968); O Homem de la Mancha (1972); Setembro Negro (1975) Alvorada Sangrenta (1979); Calígula (1979); Supergirl (1984); Criador (1985); O Último Imperador (1987); Rei Por Acaso (1991); O Encanto das Fadas (1997); Fantasmas (1998); Quebrando Todas as Regras (2002); Tróia (2004); Stardust: O Mistério da Estrela (2007); Diamond Cartel (2017).


Yôko Tani (1928–1999)







Sindicato da Perdição (1954); Ali-Babá (1954); Porto do Prazer (1955); Deliciosa Loucura (1956); Manequins de Paris (1956); Sedução da Carne (1958); O Americano Tranquilo (1958); O Vento não Sabe Ler (1958); A Primeira Espaçonave em Vênus (1960); Sangue Sobre a Neve (1960); Caminho para a Violência (1960); Guerrilheiros do Gran Khan (1961); A Fúria dos Tártaros (1961); Minha Doce Gueixa (1962); Marco Polo (1962); Quem Anda Dormindo em Minha Cama? (1963); OSS 77: Operazione fior di loto (1965); Agente Z-55 - Em Missão Desesperada (1965); Técnica de Espionagem (1966); O Estripador de Mulheres (1978)

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